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EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO RELIGIOSO

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Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO RELIGIOSO"— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO RELIGIOSO

2 OBJETIVOS Entender contexto historico
Tecer paralelos com a doutrina Espirita Desenvolver senso de respeito para com todas as Religiões

3 Allan Kardec e a Moral de Jesus
“Se o ensino moral de Jesus fosse discutido, as seitas teriam, aliás, encontrado nele a sua própria condenação, porque a maioria delas se apegou mais à parte mística do que à parte moral, que exige a reforma de cada um. Introdução ESE

4 Necessidade de Comunicação
Aperfeiçoando as engrenagens do cérebro, o princípio inteligente sentiu a necessidade de comunicação com os semelhantes e, para isso, a linguagem surgiu entre os animais, sob o patrocínio dos Gênios Veneráveis que nos presidem a existência.

5 Expressão das Emoções Contudo, à medida que se lhe acentuava a evolução, a consciência fragmentária investia-se na posse de mais amplos recursos.O Princípio Inteligente passa a expressar também suas emoções A partir do exercício da palavra o homem desenvolve o pensamento contínuo. Assim, suas ideias relâmpagos no reino animal transformam-se em conceitos e inquirições, traduzindo seus desejos íntimos. LINGUAGEM CONVENCIONAL

6 Despreendimento do Corpo
Aprende a desprender-se do carro denso de carne, [...], durante o sono comum, para receber, [...], junto do próprio corpo adormecido, a visita dos Benfeitores Espirituais que o instruem sobre as questões morais.

7 Nossa Imensa Luta Entre a alma que pergunta,
a existência que se expande, a ansiedade que se agrava e o Espírito que responde ao Espírito, no campo da intuição pura, esboça-se imensa luta. [...]

8 Nasce o Culto O Sol propicia-lhe a concepção de um Criador, oculto no seio invisível da Natureza [...] a noite povoa-lhe a alma de visões nebulosas e pesadelos imaginários, dando-lhe a idéia do combate incessante em que a treva e a luz se digladiam

9 A necessidade de Interligar
Abraça os filhinhos com enternecimento feroz, buscando a solidariedade possível dos semelhantes na selva que o desafia. Mentaliza a constituição da família e padece na defesa do lar.

10 Renovando os Porquês Os porquês a lhe nascerem fragmentários, no íntimo, insuflam-lhe aflição e temor. Percebe que não mais pode obedecer cegamente aos impulsos da Natureza, ao modo dos animais que lhe comungam a paisagem, mas sim que lhe cabe agora o dever de superar-lhes os mecanismos, como quem vê no mundo em que vive a própria moradia, cuja ordem lhe requisita apoio e cooperação.

11 Concepção de um Ser Supremo
Nesse concerto de forças, a morte passou a impor-lhe angustiosas perquirições e, enterrando os seus entes amados em sepulcros de pedra, o homem rude, a iniciar-se na evolução de natureza moral, perdido na desértica vastidão do paleolítico, aprendeu a chorar [...]

12 Religião: uma característica essencialmente humana
“Encontram-se no passado, e se encontram até hoje, sociedades que não possuem ciência, nem artes, nem filosofia. Mas nunca existiu sociedade sem religião”. Todas as religiões houveram de ser em sua origem relativas ao grau de adiantamento moral e intelectual dos homens Allan Kardec - O Ceu e o Inferno Cap 1, item 12

13 Animismo Litolatria Fitolatria Zoolatria Idolatria
Adoração de pedras, rochas e relevos de solo Fitolatria Adoração dos vegetais Zoolatria Adoração de animais Idolatria Adoração de Idolos (nascimento da mitologia e politeismo) Todos elementos são passíveis de possuírem: sentimentos, emoções, vontades ou desejos, e até mesmo inteligência. Resumidamente, os cultos animistas alegam que: "Todas as coisas são Vivas", "Todas as coisas são Conscientes", ou "Todas as coisas têm ânima“. (alma)

14 Tudo quanto não compreendia
devia ser obra de um poder sobrenatural, e disso a acreditar em tantas potências distintas quantos efeitos pudesse ver, não ia mais do que um passo. Mas em todos os tempos houve homens esclarecidos, que compreenderam a impossibilidade dessa multidão de poderes para governar o mundo sem uma direção superior, e que se elevaram ao pensamento de um Deus LE –Q-667

15 Definições de Religião
Há várias etimologias (origem): Vem de RE-LEGERE RE- (RE-LER): considerar o que pertence ao culto divino, ler de novo, ou então reunir; Ou ainda, RE-LIGARE (re-ligar): ligar o homem de novo a Deus. O homem vai a Deus e Deus vai ao homem; Re-elegere – Por fim, segundo Santo Agostinho, religião deriva do verbo re-legere que significa reeleger, reescolher, por isso, religião lembraria o bem supremo que deve ser eleito novamente, quando dele nos encontramos distanciados Religião é o sentimento Divino, cujas exteriorizações são sempre o Amor, nas expressões mais sublimes. Enquanto a Ciência e a Filosofia operam o trabalho da experimentação e do raciocínio, a Religião edifica e ilumina os sentimentos O Consolador –Q- 260

16 Elementos Constitutivos da Religião:
DOUTRINA (crença, dogma): toda religião tem sua doutrina, que fala sobre a origem de tudo: sentido da vida, da dor, da matéria, do além. RITOS (cerimônias): o homem não vive sem símbolos, sem ritos, sem estruturas visíveis. Os ritos unem os homens de uma determinada comunidade religiosa. ÉTICA(leis): cada religião traz consigo as conseqüências de sua doutrina, ensinando o que é certo e o que é errado, dentro de sua cosmovisão. Os preceitos mais importantes são: lei da natureza, lei do amor e lei do bom senso. COMUNIDADE OU ADEPTOS: toda religião tende a formar uma comunidade, tende a manifestar a sua fé junto de outros. Não de trata de um sentimento individualista. RELAÇÃO EU-TU – é a relação da pessoa com um diferente, um Tu mais elevado, superior. Toda religião antes de possuir ritos e doutrinas é uma relação pessoal com Deus.

17 Tipos de Religiões PRIMITIVAS: Animismo, Politeísmo, Xamanismo, Totemismo SAPIENCIAIS: Hinduísmo, Budismo... PROFÉTICAS: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo ESPIRITUALISTAS: Espiritismo, Cultos Afro Brasileiros e Umbanda

18 O xamã exerce as funções de curandeiro, sacerdote e condutor de almas.
PRIMITIVAS Politeísmo Xamanismo É uma experiência mística própria de religiões primitivas, centrada na pessoa do xamã, que se acredita capaz de curar e de se comunicar com os espíritos. O xamã exerce as funções de curandeiro, sacerdote e condutor de almas. Os povos que admitem o xamanismo acreditam que a doença é provocada pela perda da alma. Assim, o xamã deve de início descobrir onde se encontra a alma perdida ou seqüestrada por algum espírito do mal Do grego polus= vários + théos= Deus) Religião que admite vários deuses. Consiste na crença em mais do que uma divindade de gênero masculino, feminino ou indefinido, sendo que cada uma é considerada uma entidade individual e independente. Exemplos: Religião Grega, Egípcia, Asteca, Maia, Hinduísmo etc.

19 PRIMITIVAS Totemismo Panteísmo Etimologicamente falando, o
Nesta religião essencialmente primitiva, os adeptos se julgam associados a seres animais e vegetais ou mesmo a fenômenos e elementos naturais como o sol, a água, o trovão, o raio, etc. Todos se crêem ligados entre si, na pessoa de um antepassado heróico, que tanto pode ser um homem, como um animal, como uma planta. Esculpiam seus símbolos em pedras, umas empilhadas em cima das outras, com imagens de animais sobre seus brasões Panteísmo Etimologicamente falando, o termo panteísmo deriva das palavras gregas pan ("tudo") e teísmo ("crença em deus"), sustentando a idéia da crença em um Deus que está em tudo, ou a de muitos deuses representados pelos múltiplos elementos divinizados da natureza e do universo.

20 Religiões Sapiencais Hinduísmo Budismo
Religiões sapienciais”, são aquelas que se baseiam na sabedoria humana e na experiência da vida. Em geral, mostram ao homem um caminho a seguir, acentuando a meditação e a sabedoria. Às vezes, nessas religiões, é difícil discernir o que é religião e o que é filosofia ou sabedoria. Acentuam a compaixão, a contemplação, o autoconhecimento, possuindo, de modo genérico, um elevado ideal ético. Hinduísmo  É uma das religiões mais antigas do mundo. Eles acreditam que nós temos muitas vidas diferentes, e que nós aprendemos lições espirituais através da nossa experiência na terra. Acreditam em karma, que é um sistema que cada ação feita aqui na terra será refletida de alguma forma no nosso futuro. A pessoa comete um ato bom ou ruim, não parece ter resultado imediatamente no presente, mas no futuro seus atos irão refletir em coisas boas ou ruins.

21 Hinduísmo O Hinduísmo é a principal religião da Índia, professada por mais de 80% dos indianos. É uma mistura de vários tipos de crenças com diversos estilos de vida, originárias das várias tradições étnicas que habitam esse país. É conhecida há mais de 8.000/3.000 anos a.C., e não possui fundador. Seus livros sagrados são os Vedas e os Upanishads. Apesar do hinduísmo ser conhecido como uma religião politeísta, com cerca de 330 milhões de deuses, também tem um "deus" que é supremo: Brahma. Acredita-se que Brahma é uma entidade que habita em toda área de realidade e existência, por todo o universo. Acredita-se que Brahma é um deus impessoal e que não pode ser conhecido e que ele existe em três formas separadas: Brahma—Criador; Vishnu—Preservador Shiva – Destruidor. Essas "faces" do Brahma são também conhecidas através de muitas encarnações de cada uma.

22 Criação das Castas Antigamente, o sistema de castas era seguido como lei, mas depois que Mahatma Gandhi contestou-o, em nome dos direitos humanos, a mobilidade social começou a dar alguns frágeis passos no país.

23 Fundamentos Básicos do Hinduísmo
1- cada pessoa possui um espírito (atman), que é uma força perene e indestrutível. Sua trajetória depende das ações de cada um, de acordo com a Lei do Carma, onde a toda ação corresponde uma reação; 2- até atingir a libertação final (moksha), o indivíduo passa continuamente por mortes e renascimentos, cujo ciclo é chamado de Roda de Samsara, da qual só sai após atingir a Iluminação; 3- os rituais compõem-se de dois elementos principais: Darshan, que é a meditação/ contemplação da divindade, e o Puja (oferenda); 4- a alimentação vegetariana é um de seus pontos principais, pois é livre da impureza (morte/sangue), e como todo alimento deve ser antes oferecido aos deuses, não se pode ofertar algo que seja “sujo”;

24 Budismo Sistema ético, religioso e filosófico fundado pelo príncipe hindu Sidarta Gautama ( a.C.), ou Buda, por volta do século VI. O relato da vida de Buda está cheia de fatos reais e lendas, as quais são difíceis de serem distinguidas historicamente entre si. O Budismo consiste no ensinamento de como superar o sofrimento e atingir o nirvana (estado total de paz e plenitude) por meio da disciplina mental e de uma forma correta de vida. Também crêem na lei do carma, segundo a qual, as ações de uma pessoa determinam sua condição na vida futura. A doutrina é baseada nas Quatro Grandes Verdades de Buda A existência implica a dor -- O nascimento, a idade, a morte e os desejos são sofrimentos. A origem da dor é o desejo e o afeto As pessoas buscam prazeres que não duram muito tempo e buscam alegria que leva a mais sofrimento. O fim da dor -- só é possível com o fim do desejo. A Quarta Verdade -- se prega que a superação da dor só pode ser alcançada através de oito passos:

25 Budismo Compreensão correta: a pessoa deve aceitar as Quatro Verdades e os oito passos de Buda. Pensamento correto: A pessoa deve renunciar todo prazer através dos sentidos e o pensamento mal. Linguagem correta: A pessoa não deve mentir, enganar ou abusar de ninguém. Comportamento correto: A pessoa não deve destruir nenhuma criatura, ou cometer atos ilegais. Modo de vida correto: O modo de vida não deve trazer prejuízo a nada ou a ninguém. Esforço correto: A pessoa deve evitar qualquer mal hábito e desfazer de qualquer um que o possua. Desígnio correto: A pessoa deve observar, estar alerta, livre de desejo e da dor. Meditação correta: Ao abandonar todos os prazeres sensuais, as más qualidades, alegrias e dores, a pessoa deve entrar nos quatro gráus da meditação, que são produzidos pela concentração.

26 CONFUCIONISMO O confucionismo é um sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tzu (Confúcio). Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião.

27 Espiritismo-Prática da virtude
1- Educação Confucionismo Espiritismo-Prática da virtude O ponto de partida é a formação do indivíduo. Através do ensinamento e da autodisciplina, o indivíduo chega ao conhecimento e à prática da virtude; descobre sua autêntica natureza, interioriza as disposições do Tian (Céu) , podendo assim agir com espontaneidade, sem necessidade da coação de leis para fazer o bem. Chegando a esse ponto, ele é um homem superior ou verdadeiro e tem o poder de influenciar positivamente sobre os outros, transformando-os. Qual a mais meritória de todas as virtudes? – Todas as virtudes têm seu mérito, porque indicam progresso no caminho do bem... mas a sublimidade da virtude é o sacrifício do interesse pessoal pelo bem de seu próximo, sem segundas intenções. caridade. (LE – 893)

28 2- Familia Confucionismo Espiritismo
O primeiro âmbito em que o ser humano se forma e aprende a agir com autenticidade é a família. O filho aprende com os pais, especialmente no exercício da piedade filial (xiao), ou seja, o filho deve aos pais respeito, obediência, deferência, sustento na velhice, enquanto o pai dá ao filho, proteção e ajuda em sua formação. Quem nos diz que a família é espaço de convivência são os Espíritos ao responderem à questão 714 de "O Livro dos Espíritos": "Os liames sociais são necessários ao progresso e os laços de família resumem os liames sociais: eis porque eles constituem uma lei natural. Deus quis que os homens, assim, aprendessem a amar-se como irmãos

29 3- Sociedade Confucionismo Espiritismo
O segundo âmbito é a sociedade, onde se aprendem e se praticam as virtudes sociais, sobretudo, a justiça (yi), a generosidade para com os outros, o perdão (shu) e a benevolência (ren). Esta última é uma virtude fundamental no pensamento confucionista, cujo extenso significado compreende tudo o que torna o homem verdadeiramente bom. Deus fez o homem para viver em sociedade. Deus não deu inutilmente ao homem a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação (LE – Q- 766) O homem deve progredir, mas sozinho não o pode fazer não possui todas as faculdades; precisa do contato dos outros homens. No isolamento ele se embrutece . (LE – Q – 768) .

30 4- O Estado É no Estado, que coincide com sociedade ou mundo civil, em contraposição a uma condição de não civilização, que o homem aprende e pratica a virtude da lealdade-fidelidade (zhong). Os súditos, especialmente os funcionários públicos, devem ser leais ao soberano que, por sua vez, se compromete em administrar o Estado e governar o mundo, não por uma rigorosa aplicação das leis, mas pelo exercício das virtudes. Se o soberano for virtuoso, o Estado permanecerá estável, a sociedade irá se manter ordenada, a família viverá na harmonia; da mesma forma, se as relações familiares forem corretas, a ação na sociedade também o será e o mundo viverá em paz. No confucionismo, as duas virtudes mais importantes são: a benevolência (ren) que emana do coração, centro da personalidade, e torna o homem verdadeiramente homem e (li) a maneira correta de agir e de relacionar-se com os outros. Sem o ren, vive-se o formalismo, sem o li, cai-se na rudeza e na barbárie. As ações humanas virtuosas feitas com o ren e o li são o cumprimento das ordens do Tian (Céu) que se difundem sobre a terra, tornando-a humana e fazendo emergir as normas e os princípios que permeiam a realidade.

31 Religiões Proféticas Por “religiões proféticas” entendemos
aquelas em cuja origem se encontra um profeta, que comunica a revelação recebida de Deus e denuncia as injustiças. Por Também chamadas religiões monoteístas (do grego mónos, "único" e theós, "Deus”) É a crença em um só Deus, diferente do politeísmo que conceitua a natureza de vários deuses. São elas: Judaísmo, Cristianismo, Islamismo “profeta” entendemos um porta-voz

32 Profeticas Judaismo O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida. Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra um grande número de praticantes

33 Judaísmo Há mais de 5000 anos, depois de um período de seca assolou a Península Arábica, os cananeus, tribos dos árabes semitas(Sem,Cam e Jafe), vieram se estabelecer nos territórios a leste do Mar Mediterrâneo que formam, hoje, a Síria, o Líbano, a Jordânia e a Palestina. Os Jebusitas, um subgrupo cananeu, fundaram Jebus - Jerusalém- no lugar onde ele está localizada hoje. Aproximadamente 2000 anos mais tarde, os filisteus, vindos de Creta, chegaram na terra de Canaã. Misturaram-se com as tribos cananéias e viveram na área sudoeste da moderna Palestina, sobre a costa do Mar Mediterrâneo na área que agora se estende na Faixa de Gaza até Ashdod e Ashkelon. Os cananeus deram aos territórios que eles habitaram o nome bíblico de "A Terra de Canaã", enquanto os filisteus deram-lhe o nome de Filistina ou 'Palestina'

34 Mapa da Região Os cananeus descobriram que estavam numa localização estratégica e cercada por poderosos impérios originários do Egito a sudoeste, através do Mar Mediterrâneo a leste, e Mesapotâmia e Ásia a oeste Mais de um milênio antes do nascimento de Cristo, egípcios, assírios, babilônicos, persas, mongóis, gregos e romanos cresceram ao redor da terra dos cananeus e filisteus e a governaram por variados períodos de tempo. Por volta do século XX a.C., Abraão veio de Ur, no norte da Mesopotâmia, para a terra de Canaã. Ele se estabeleceu nas cercanias do Vale do Jordão. Visto que nem o velho e nem o Novo Testamento não haviam sido revelados durante sua vida, Abraão não era nem judeu nem cristão, mas um crente na unicidade de Deus

35 Isaque – Rebeca- Esau e Jaco
As Conquistas Quando Abraão chegou à Palestina, encontrou os cananeus e os filisteus com os quais teve que lutar para conquistar as terras da Palestina Abraao-Agar – Ismael Abraao- Sarah – Isaque Isaque – Rebeca- Esau e Jaco Jaco – Lea e Raquel Jaco as doze tribos Migração para Egito A era de Moises A comunidade familiar na palestina era patriarcal. O poder passava do pai para o filho mais velho.

36 Decálogo Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo.
Não desejarás a mulher do teu próximo; Não cobiçarás… nada que pertença ao teu próximo. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, dessa casa da escravidão. Não terás outros deuses diante de Mim. Não invocarás em vão o Nome do Senhor teu Deus.... Guarda o dia do Sábado para o santificar Honra teu pai e tua mae... Não matarás. Não cometerás adultério Não furtarás.

37 Cristianismo Cristianismo (do grego Xριστός, "Cristo") é uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador e Senhor. Neste período, a religião Cristã se expandiu através da vida e pregações realizadas pelos doze apóstolos de Jesus Cristo (André, Bartolomeu, Felipe, Tiago, Tiago filho de Alfeu, João, Judas Iscariotes, Judas Tadeu, Mateus, Pedro, Tadeu e Tomás).

38 Doutrina Cristã De acordo com a fé cristã, Deus mandou ao mundo seu filho para ser o salvador (Messias) dos homens. Este, seria o responsável por divulgar a palavra de Deus entre os homens. Foi perseguido, porém deu sua vida pelos homens. Ressuscitou e foi par o céu. Ofereceu a possibilidade da salvação e da vida eterna após a morte, a todos aqueles que acreditam em Deus e seguem seus mandamentos. A principal idéia, ou mensagem, da religião cristã é a importância do amor divino sobre todas as coisas. Para os cristãos, Deus é uma trindade formada por : pai (Deus), filho (Jesus) e o Espírito Santo. Atualmente o cristianismo possuí cerca de 2,13 bilhões de adeptos, sendo a maior religião mundial adotada por cerca de 33% da população do mundo. É a religião predominante na Europa, América, Oceania e em grande parte de África e partes da Ásia.

39 A Influência do Cristianismo
O Cristianismo é na verdade a história da civilização ocidental. O Cristianismo tem tido uma influência marcante na sociedade como um todo arte, linguagem, política, lei, vida familiar, datas no calendário, música e a forma que pensamos. Tudo tem sido colorido pela influência Cristã .

40 A igreja começou 40 dias depois da ressurreição de Jesus (35.D.C.).
O Início da Igreja A igreja começou 40 dias depois da ressurreição de Jesus (35.D.C.). Jesus tinha prometido que Ele iria construir sua igreja (Mateus 16:18), e com a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes (Atos 2:1-4), a Igreja (a “assembléia convocada para fora”) começou oficialmente. Três mil pessoas responderam ao sermão de Pedro naquele dia e escolheram seguir a Cristo.

41 O Início da Igreja Os novo convertidos ao Cristianismo eram judeus ou prosélitos ao judaismo, e a igreja era localizada em Jerusalém. Por causa disso, Cristianismo foi visto de primeira como um culto, parecido com os fariseus, saduceus e essênios. No entanto, a pregação dos apóstolos era completamente diferente dos ensinamentos dos outros grupos judeus. Jesus era o Messias judeu (o Rei ungido) que tinha vindo cumprir a Lei (Mateus 5:17) e instituir a Nova Aliança baseada em Sua morte (Marcos 14:24). Essa mensagem, com a acusação de que eles tinham assassinado seu próprio Messias, enfureceu muitos líderes judeus, e alguns, como Paulo de Tarso, fez algo para exterminar “o Caminho” (Atos 9:1-2).

42 O Crescimento da Igreja Primitiva
Não muito tempo depois de Pentecostes, as portas da Igreja foram abertas aos não-judeus. O Apóstolo Filipe pregou aos samaritanos (Atos 8:5), e muitos deles acreditaram em Cristo. O Apóstolo Pedro pregou à família gentia de Cornélio (Atos 10), e eles também receberam o Espírito Santo. O Apóstolo Paulo (o antigo perseguidor da Igreja) proclamou o Evangelho ao mundo Greco-Romano, alcançando até mesmo Roma (Atos 18:16), e possivelmente até a Espanha.

43 A Ascenção da Igreja Romana
Em mais ou menos 70 D.C., Jerusalém foi destruída, os livros do Novo Testamento tinham sido completados e estavam circulando pelas igrejas. Pelos próximos 240 anos, os Cristãos foram perseguidos por Roma – às vezes aleatoriamente, às vezes por decreto do governo. No segundo e terceiro séculos, a liderança da igreja se tornou mais e mais hierárquica à medida que seus números aumentavam. Várias heresias foram expostas e refutadas durante esse período, e o cânon do Novo Testamento foi estabelecido. Perseguição continuava a se intensificar.

44 A Ascenção da Igreja Romana
Então, em 312 D.C., o Imperador Romano Constantino clamou ter se convertido. Mais ou menos 70 anos depois, durante o reino de Teodósio, o Cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano. Bispos passaram a ocupar posições de honra no governo, e em mais ou menos 400 D.C., os termos Romano e Cristão eram praticamente sinônimos. Depois de Constantino, então, os Cristãos não foram mais perseguidos .

45 A Ascenção da Igreja Romana
Com o passar do tempo, foram os pagãos que passaram a ser perseguidos a menos que se “convertessem” ao Cristianismo. Essa conversão forçada levou muita gente a entrar na igreja sem uma verdadeira conversão em seu coração. Os pagãos trouxeram consigo seus ídolos e as práticas às quais estavam acostumados, e a Igreja mudou Arquitetura elaborada, peregrinações e a adoração de santos foram adicionados à simplicidade do louvor da igreja primitiva. Mais ou menos durante o mesmo tempo, alguns Cristãos fugiram de Roma, escolhendo viver em isolamento como monges, e o batismo de bebês foi introduzido como uma forma de purificação do pecado original.

46 O primeiro cisma da da Igreja Romana
Através dos próximos séculos, vários conselhos se reuniram na tentativa de determinar a doutrina oficial da igreja, para criticar os abusos cléricos, e para fazer um acordo entre os partidos que estavam lutando entre si. Quando o Império Romano ficou mais fraco, a Igreja se tornou mais poderosa, e muitas discórdias passaram a acontecer entre as igrejas do Ocidente e as do Oriente. A Igreja Ocidental (Latina), localizada em Roma, clamava autoridade apóstolica sobre todas as outras igrejas O bispo de Roma tinha até começado a se chamar de “Papa” (o Pai). A Igreja Oriental (grega), localizada em Constantinopla não aceitou isso muito bem. Divisões teológicas, políticas, procedimentais e línguisticas contribuíram para o Grande Cisma do Oriente em 1054, no qual a Igreja Católica Romana (“Universal”) e a Igreja Ortodoxa excomungaram uma a outra e quebraram todos os laços

47 Igreja Romana Sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia) que "lançam os alicerces da vida cristã: os fiéis, renascidos pelo Batismo, são fortalecidos pela Confirmação e alimentados pela Eucaristia" Sacramentos da cura (Penitência e Unção dos enfermos) Sacramentos ao serviço da comunhão e da missão (Ordem e Matrimônio).

48 Igreja Ortodoxa Doutrina é muito semelhante à da Igreja Católica, preservando os sete sacramentos, o respeito a ícones, o uso de roupas litúrgicas nos seus cultos (denominados de divina liturgia) PAPA – A doutrina da Igreja Ortodoxa é idêntica à de Roma em tudo, só que não aceitam o papa como suprema e única autoridade da Igreja CELIBATO – Não é obrigatório. O casado pode ser padre, mas o padre não pode se casar. A opção é livre. DIVÓRCIO – O casamento é indissolúvel, mas há uma exceção. Em caso de adultério, em favor da parte inocente, é possível um novo matrimônio. ECUMENISMO - É permitido aos católicos freqüentar as igrejas ortodoxas, se houver motivo suficiente. Ex.: inexistência da Igreja na região.

49 A Idade Média - Abusos Cléricos
Durante a Idade Média na Europa, a Igreja Católica Romana continuou a ter poder, com os papas clamando autoridade sobre todas as áreas da vida e vivendo como reis. Corrupção e avareza na liderança da igreja eram muito comuns. De 1095 a 1204 os papas endorsaram um série de cruzadas sangrentas e caras na tentativa de repelir avanços muçulmanos e de libertar Jerusalém *Descobrimento 1500

50 Dogmas 1º) a observação dos fatos;
“Por conseguinte no espiritismo , o método é: 1º) a observação dos fatos; 2º) a sua generalização e a investigação da lei; 3º)a indução racional que, além dos fenômenos fugitivos e mutáveis, percebe a causa permanente que a produz,” Assim — podemos agora repetir com ênfase — o método espírita tem a seu favor, no enunciado da Verdade, esse caminho novo e todo especial, embora muito simplista: a Razão e os Fatos experimentais, depois, obviamente, da Revelação Reformador – fevereiro de 1964 Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, dogma é um "ponto fundamental de uma doutrina religiosa, apresentado como certo e indiscutível, cuja verdade se espera que as pessoas aceitem sem questionar". Todo sistema religioso tem seus pontos fundamentais e indiscutíveis aos quais chamamos de dogmas. São “verdades” aceitas sem discussão, apenas pela fé O Concílio Ecumênico, Assembléia de Bispos e principais dignitários da Igreja, sob a presidência papal, tem por objeto a formulação dos artigos de fé e moral (dogmas) com o caráter de infalibilidade. O Dogma da Infalibilidade Papal, o Dogma da Imaculada Conceição, o Dogma das Penas Eternas, o Dogma do Pecado Original

51 Igreja Católica Domínio da Igreja Católica sobre a sociedade europeia.
Clero vive no luxo e na opulência. Corrupção e imoralidade frequente entre os clérigos. Humanistas criticam modo de vida dos eclesiásticos. Papas rejeitam críticas e como tal não estão dispostos a reformar a Igreja.

52 Indulgências Em 1513, o Papa Leão X pede aos fiéis que contribuíssem com dinheiro para as obras da Basílica de S. Pedro. Em troca os fiéis recebiam uma bula de indulgências , que declarava o perdão das almas do purgatório. 1517, Martinho Lutero, tomou uma posição pública contra a doutrina das indulgências, numa proclamação conhecida como as Noventa e Cinco Teses

53 O Reformador Acabou por ser excomungado pelo Papa, e só a protecção de alguns príncipes alemães impediu que fosse condenado à morte. Mais tarde criticou a ideia de que o Homem só poderia alcançar a salvação eterna através da prática de boas obras e da mediação do clero. Para Lutero o fundamental era a fé, isto é, o homem salvava-se se tivesse fé ( acreditasse em Cristo e na sua palavra. Por isso traduziu a Bíblia para alemão, para que cada crente a pudesse ler e interpretar livremente, sem precisar do clero.

54 O Culto Reformista O culto devia limitar-se á leitura da Bíblia e ao cântico de hinos. Reduziu os sacramentos, mantendo apenas o baptismo e a comunhão. Aboliu o culto dos santos e da Virgem Maria. Defendeu a extinção das ordens monásticas do celibato. Estabeleceu que a Igreja não devia possuir propriedades. Esta ideia teve o apoio de muitos príncipes alemães a apoiar o luteranismo, seduzidos pela possibilidade de ficarem com os bens da Igreja Católica

55 Meados do século XVI a Europa estava dividida:
Católicos: Portugal, Espanha, França, Itália, entre outros; Luteranos: Alemanha; Calvinismo: Holanda, Escócia e em algumas regiões da França. Na Inglaterra em 1534, o rei Henrique VIII, fundou a Igreja Anglicana, da qual se tornou chefe supremo. O Anglicanismo procurava conciliar princípios católicos e calvinistas. A grande ruptura no entanto é entre Católicos e protestantes, conduzindo a violentos confrontos.

56 A reação Católica: Reforma Católica e Contra-Reforma
Às críticas dos humanistas e avanços do protestantismo respondeu a Igreja Católica com um movimento que foi simultaneamente de renovação interna (Reforma Católica) e de combate à expansão do protestantismo (Contra-Reforma Reforma Católica - Movimento de renovação interna que redefiniu a doutrina oficial da Igreja e reestruturou o clero, de forma a melhorar a sua formação e a sua conduta Este processo de renovação interna da Igreja foi desencadeado a partir do Concílio de Trento ( ), convocado e presidido pelo Papa Paulo III, no qual foram tomadas decisões relacionadas com a fé e a disciplina do clero. Papa Paulo III ( )

57 Foi presidido pelos papas Paulo III, Júlio III, Marcelo II e Pio IV.
Contra Reforma Reafirmação da doutrina oficial da Igreja posta em causa pelos protestantes. Reestruturação do clero, impondo uma disciplina mais severa para combater a ignorância, a falta de formação e os abusos dos membros do clero: Criação de seminários como centros de formação dos padres; Proibição da acumulação de cargos; Proibição da ordenação sacerdotal antes dos 25 anos; Manutenção do celibato. Criação do Index Librorium Proibitorium -Índice de Livros Proibidos evitar a propagação de ideias contrárias à Igreja Católica Tribunal do Santo Ofício - Inquisição : punir e condenar os acusados de heresias Concílio de Trento ( ) Foi o mais longo concílio da história da Igreja. Teve uma duração real de 8 anos divididos por três períodos: , e Foi presidido pelos papas Paulo III, Júlio III, Marcelo II e Pio IV. 1549 chega ao Brasil (Bahia) o primeiro grupo de seis missionários liderados por Manuel da Nóbrega, trazidos pelo governador-geral Tomé de Sousa.

58 A Era de Missões/ A Igreja Moderna
De 1790 a 1900, a Igreja mostrou um interesse sem precedente em trabalho missionário. A colonização tinha aberto os olhos à necessidade para missões, e industrialização tinha providenciado dinheiro suficiente para as pessoas sustentarem missionários. Missionários foram enviados ao mundo todo para pregar o evangelho, e muitas igrejas foram estabelecidas. Hoje, a igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa têm seguido certos passos para consertar o relacionamento quebrado, assim como os Católicos e Luteranos. A igreja evangélica é fortemente independente e firmada na teologia reformada. A Igreja também tem visto a ascenção do pentecostalismo, do movimento carismático, do ecumenicalismo e de vários cultos.

59 Islamismo Em árabe, a palavra Islã significa "rendição" ou "submissão" e se refere à obrigação do muçulmano de seguir a vontade de Deus. O termo está ligado a outra palavra árabe salam, que significa "paz" - o que reforça o caráter pacífico e tolerante da fé islâmica. O termo surgiu por obra do fundador do islamismo, o profeta Maomé, que dedicou a vida à tentativa de promover a paz

60 Islamismo O Islamismo é a religião fundada pelo profeta Maomé no início do século VII, na região da Arábia. O Islã é o conjunto dos povos de civilização islâmica, que professam o islamismo; em resumo, é o mundo dos seguidores dessa religião. O muçulmano é o seguidor da fé islâmica, também chamado por alguns de islamita.

61 Princípios básicos da fé Islâmica
Ter fé em Alá, único Deus existente; Acreditar nos Anjos, seres criados por Alá; Acreditar no Alcorão como o derradeiro e completo livro sagrado; Acreditar nos vários profetas enviados por Alá á humanidade; Acreditar no Juízo Final, no qual as acções de cada pessoa serão avaliadas; Acreditar na predestinação: Alá tudo sabe e possui o poder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa Os cinco pilares do Islamismo: 1.º Pilar- Profissão de fé; 2.ºPilar- Oração; 3.ºPilar-Esmola; 4.ºPilar-Jejum; 5.ºPilar-Peregrinação;

62 Islamismo O Islã reúne hoje entre 1 a 1,3 bilhão de crentes. Apenas 18% dos muçulmanos vive no mundo árabe, um quinto encontra-se espalhado pela África subsariana, cerca de 30% vive no Paquistão, Índia e Bangladesh, e a maior comunidade nacional encontra-se na Indonésia. Há significantes populações islâmicas na China, Ásia Central, e Rússia. O Islão no mundo contemporâneo: o verde representa uma maioria sunita e o azul uma maioria xiita.

63 Espiritualismo Doutrina filosófica que admite a existência de Deus e da alma. Contrapõe-se ao Materialismo, que só admite a matéria. Todos os religiosos, como aceitam a Alma e Deus, são, por isto mesmo, espiritualistas. Assim, a palavra espiritualista tem significado muito vasto, abrangendo o católico, o protestante, o umbandista, o candomblecista, o israelita ou judeu, o islâmico ou mamometano etc.

64 Espiritismo Doutrina filosófica também espiritualista, mas que se diferencia das outras correntes filosóficas por Ter características bem definidas, a saber: a – concepção tríplice do homem: Espírito – Perispírito – Corpo Físico; b – sobrevivência do Espírito como individualidade; c – continuidade da responsabilidade individual; d – progressividade do Espírito dentro do processo evolutivo em todos os níveis da natureza; e – comunicação mediúnica disciplinada voltada para o esclarecimento e a consolação de encarnados e desencarnados; f – volta do Espírito à matéria (reencarnação) tantas vezes quantas necessárias para alcançar a perfeição relativa a que se destina, não admitindo, no entanto, a metempsicose, ou seja, a volta do Espírito no corpo de animal para pagar dívidas, como aceita o Hinduísmo. Conforme o Espiritismo, o Espírito não retroagrada; g – ausência total de hierarquia sacerdotal; h – abnegação na prática do bem, ou seja, não se cobra nada por esta ou aquela atividade espírita i – terminologia própria, como por exemplo, perispírito, Lei de Causa e Efeito, médium, Centro Espírita, e nunca corpo astral, Exu, Orixá, "cavalo", "aparelho", "terreiro", "encosto", vocábulos utilizados por outras religiões e que não têm cabimento no meio espírita; j – total ausência de culto material (imagens, altares, roupas especiais, oferendas, velas etc.); l – na prática espírita não há batismo nem culto ou cerimônia para oficializar casamento; m – respeito a todas as demais religiões, embora não incorpore a seu corpo doutrinário os princípios e rituais delas; n – a moral espírita é a moral cristã: "Fazer ao próximo aquilo que dele se deseje".

65 Candomblé O candomblé é uma religião iniciática, que apesar de bem deturpada, tem seus fundamentos nas religiões tribais africanas (milenares) trazidas pelos escravos para o Brasil. E com eles vieram os orixás africanos, todos negros, sem mistura de credo, pois não conheciam as religiões católica e espírita. O Candomblé é uma religião africana que existe desde os tempos mais remotos daquele continente e foi trazida para o Brasil através do fluxo da escravatura. Escravos de diversas tribos e nações Africanas continuaram a cultuar no Brasil os Orixás negros, suas divindades, e estiveram na origem da criação das chamadas “Casas de Santo” (Ilê), onde continuaram com os seus rituais e preceitos Africanos.

66 Umbanda A Umbanda, é até ao momento, a única religião criada no Brasil, foi fundada em 1917 na cidade de Niterói e reúne na sua filosofia, conhecimentos do Catolicismo, do Kardecismo, do Budismo, do Islamismo e do Candomblé, de onde tirou a forma de vestir dos médiuns (roupas de baianas), o uso dos atabaques (instrumentos de percussão) Na Umbanda trabalham com espíritos como caboclos, pretos-velhos e ciganos, entre outros. No candomblé, só os Orixás podem provocar a possessão; a nenhum espírito que tenha tido vida na terra, é permitido este fenómeno. Na Umbanda é permitida a incorporação de qualquer tipo de entidade.

67 AS TRÊS REVELAÇÕES A Primeira Revelação refere- se
a Moisés e sua missão. A Segunda Revelaç ão foi a Revelação de Amor, que Jesus ensinou e vivenciou , exemplificando para nós. A Terceira Revelação é a Doutrina Espírita que veio nos dar mais um pedacnho de nossa evolução, trazendoo conhecimento sobre a existência, a comunicabilidade e a eternidade do Espírito. Cada uma dessas revelações foi trazida até nós, na medida em que o homem e a sociedade na qual vive sofreram alterações e já estava com capacidade de poder melhor escutar, estudar e entender cada uma delas, que fazem parte do progresso a que nos é destinado.

68 Examinai tudo. Retende o bem.”
O Futuro Creio na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Creio que são todas concebidas por Deus e creio que eram necessárias para os povos a quem essas religiões foram reveladas. E creio que se pudéssemos todos ler as escrituras das diferentes fés, sob o ponto de vista de seus respectivos seguidores, haveríamos de descobrir que, no fundo, foram todas a mesma coisa e sempre úteis umas as outras”. Mahatma Gandhi Examinai tudo. Retende o bem.” Apostolo Paulo (1Ts5.21) (...) Sua marcha progressiva tão rápida, (a Doutrina Espírita) desde que entrou na via filosófica séria, é-nos garantia segura do futuro que lhe é reservado e que, como sabeis, está anunciado em todo o mundo. Discurso na Sociedade Parisiense de estudos Espiritas – 5 de Abril de 1861

69 JESUS NAO VEIO DESTRUIR
“O diálogo inter-religiosos é capaz de compreender outros vínculos com o mistério e deixar-se enriquecer por ele, sem quebrar o vínculo com minha tradição religiosa. A medida que eu aprofundo a minha tradição, mais eu me abro ao outro.” Faustino Teixeira

70 Bibliografia LUIZ, André. Evolução em dois mundos.[psicografado por Francisco Cândido Xavier]. Rio de Janeiro XAVIER, Francisco Cândido - A Caminho da Luz XAVIER, Francisco Cândido -O Consolador KARDEC, Allan -O Ceu e o Inferno KARDEC, Allan o A Genese KARDEC, Allan – O Livro dos Espiritos Federacao Espirita Brasileira – Curso de estudo Aprofundado da Doutrina Espirita- Programa Religiao a Luz do Espiritismo ALMEIDA,Joao Ferreira de – Biblia Edicao Revista e Corrigida Reformador – fevereiro de 1964


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