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Técnicas e Dinâmicas de Grupo

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Apresentação em tema: "Técnicas e Dinâmicas de Grupo"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas e Dinâmicas de Grupo
Stella Alves Rocha da Silva

2 Parada para a primeira atividade Um sabor? Um cheiro? Uma música?
Confecção de crachá - Quem sou EU? Um sabor? Um cheiro? Uma música? Uma cor? Um personagem? Um filme? Um livro? 5min./25min

3 Grupos A vida humana é grupal. 3

4 O QUE É UM GRUPO  É um conjunto formado por duas ou mais pessoas, que para atingir determinado objetivo, necessita de algum tipo de interação, durante um intervalo de tempo sem o qual seria difícil ou impossível obter o êxito. 4

5 Sociedade Família Escola Criança 5 5

6 mútuo, porem cada participante é diferente, tem sua identidade.
O que é um grupo? Segundo Pichon-Riviere, é quando um conjunto de pessoas movidas por necessidades semelhantes se reúnem em torno de uma tarefa especifica, ou seja um grupo com um objetivo mútuo, porem cada participante é diferente, tem sua identidade.

7 Segundo Zimmerman, “O individuo desde o nascimento participa de diferentes grupos numa constante dialética entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social” Todo individuo passa a maior parte do tempo de sua vida em grupos – convivendo e interagindo. 7

8 Todo educador, gestor ou psicopedagogo ensina para seu grupo, mas só sabe o que vai ensinar quando conhece o seu grupo.

9 Parada para a segunda atividade
REDES Cada um em uma folha de sulfite montar seu mapa de redes (Família nuclear, extensa, vizinhos, trabalho, recursos da comunidade, amigos, escola, igreja, etc) 6min

10 Parada para a terceira atividade Pizza do meu tempo!
Cada participante recebe uma folha de sulfite com um círculo desenhado no meio e deverá marcar quanto tempo do seu dia gasta nas suas diferentes atividades. 6min

11 Grupo: Qual (is)?

12 Tipos de Grupos Primário = Família
Secundário = grupos de trabalho, estudos e outras instituições.

13 Estruturações de nossa identidade;
A pertença ao grupo possibilita Nossa formação; Estruturações de nossa identidade; Desenvolvimento de nossas capacidades; Definição de papéis, a identidade social e a produtividade

14 A inserção no grupo Conscientes= aderimos por uma opção pessoal; Os não conscientes = participação nos demais é feita, geralmente, de maneira rotineira e sem nos darmos conta; E muitas vezes somos carregados pelo grupo.

15 A formação dos grupos... “Espontâneos" ou “Naturais";
Estruturados com finalidades específicas, organizados e coordenados pelos próprios participantes, ou por profissionais das mais variadas formações;

16 Premissas para se conhecer o grupo
A ação grupal deve ser entendida numa perspectiva histórica, com determinações econômicas, institucionais e ideológicas. O grupo é um processo histórico O grupo reproduz ideologias

17 Análise do indivíduo pertencente a um processo grupal
O homem está sujeito alienação: Indivíduo livre, reprodutor da ideologia capitalista Manutenção do status quo, reprodução da lógica dominador-dominado

18 Todo grupo existe dentro de uma instituição:
Análise do processo de inserção no interior da instituição

19 Todos os grupos podem estar a serviço da transformação social quanto da sua manutenção;
Estamos, portanto, rodeados de grupos e participando ou negando participar deles em todos os momentos de nossas vidas.

20 Ampliando a definição de GRUPO
Uma entidade moral; dotada de finalidade, existência e dinamismo próprios; distinta da soma dos indivíduos que a constituem, mas se estabelecem entre estes diferentes indivíduos. P

21 O grupo não é simplesmente a soma de indivíduos e comportamentos individuais.
O grupo assume uma configuração própria que influi nos sentimentos e ações de cada um e desenvolve o seu próprio processo. 21

22 Funcionamento do Grupo
Pode-se, também, estudar um grupo considerando sua dinâmica, os componentes que constituem forças em ação e que determinam os processos de grupo. São elas: objetivos, motivação, comunicação, processo decisório, relacionamento, liderança e inovação. Moscovici (2001,p. 96) 22

23 Todos esses componentes influem na definição de normas de funcionamento e estabelecimento do clima do grupo. Orientação de vida valores Pessoas Conhecimento mútuo Normas coletivas, tácitas e explicitas na dinâmica Base para 23

24 Funcionamento do Grupo
Características individuais Valores Normas Sentimentos Objetivos Motivação Comunicação Processo decisório Relacionamento Liderança Inovação Individualização Cultura do grupo Clima do grupo Comportamento grupal Desempenho grupal Satisfação Produtividade 24

25 O grupo constrói um clima emocional próprio por meio das relações entre os seus membros.
A dimensão em que o grupo opera compreende os movimentos do conjunto como um todo, em seus níveis de interação intrapessoal e interpessoal. 25

26 De acordo com Moscovici (1999), equipe é um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los de maneira compartilhada. Para isso, a comunicação entre os membros do grupo deve acontecer de forma verdadeira, com estímulo de opiniões divergentes, a confiança deve ser grande para possibilitar o assumir riscos e para atingir os resultados. Os objetivos devem ser compartilhados. 26

27 O respeito e a cooperação devem ser elevados e deve haver investimento constante do grupo em seu próprio desenvolvimento.

28 CONDIÇÕES QUE ESTIMULARAM O DESENVOLVIMENTO DA DINÂMICA DE GRUPO
28

29 Fatos no campo político-ideológico norte-americano
Os ideais de democracia e participação. O associativismo. As dramáticas mudanças na economia americana ocorridas na década de trinta. O advento das inovações tayloristas e fordistas que levaram à elevação dos lucros mas também à deterioração das relações tanto dos operários entre si quanto em relação a chefias e patrões . 29

30 A Preocupação com o Grupo
Data-se que no século XVIII, o termo grupo passou a significar "reunião de pessoas"; O termo também está ligado a ideia de "laço, coesão", quanto a de "círculo".

31 A Preocupação com o Grupo...
A Sociologia e a Psicologia têm demonstrado interesse no estudo dos pequenos grupos, pensando o "grupo" como uma intermediação entre o "indivíduo" e a "massa"; A Psicologia, inicia os estudos na década de 30 e 40, com Moreno e Kurt Lewin;

32 A Preocupação com o Grupo...
O uso das técnicas grupais se faz necessário para manter a coesão do grupo e construir um caminho para seu pleno desenvolvimento. Caso contrário o grupo poderá estar a serviço de instituições, como instrumento de controle sobre os indivíduos.

33 Parada para a terceira atividade Aspirações, projetos
Cada um em uma folha de sulfite montar seu mapa de aspirações, projetos, ambições, sonhos para: 1 MÊS 6 MESES 1 ANO 2 ANOS 15min

34 Principais Teóricos

35 Kurt Lewin Campo social= uma totalidade constituída de entidades coexistentes. Coexistem no campo, grupos, subgrupos, indivíduos, cada qual com sua posição (relativa).

36 Kurt Lewin Grupo= Onde o indivíduo se mantém (firme, móvel, fluído)
Para satisfação das necessidades psíquicas e aspirações sociais É a realidade, mesmo para os isolados, ignorados e rejeitados. É o espaço vital, onde ele se desenvolve e evolui.

37 Kurt Lewin Comunicação= bloqueios prejudicam a integração e a criatividade e, prol da coesão e solidariedade, que permita operar mudanças de clima e atitudes. Teoria das necessidades interpessoais.

38 Kurt Lewin Necessidade de inclusão= aceitação, status positivo.
Necessidade de controle= definição de responsabilidades, autoridades. Necessidade de afeição= valorização como pessoa.

39 Kurt Lewin Papel do coordenador= não diretivo e não autoritário. Catalizador, permissivo, aberto.

40 Carl Rogers Criador da abordagem centrada no cliente.
Busca da compreensão das relações interpessoais para promover o autoconhecimento dos participante.

41 Carl Rogers Campo da experiência= percepções, eventos que a pessoa tem ou não consciência, é privativo e pessoal que pode ou não corresponder a realidade objetiva. Self= é a visão que a pessoa tem de si baseada em experiências passadas, estimulações presentes e expectativas futuras. É susceptível as mudanças.

42 Carl Rogers Congruência= exatidão entre a comunicação e a tomada de consciência. Incongruência= diferença ente a tomada de consciência, a experiência e a comunicação Tendência à atualização= tornar-se pessoa, desenvolver-se, amadurecer, ativar capacidades.

43 Max Pagès Os sentimentos e afetos regem os grupos, de forma inconsciente, mas que governa o vida dos grupos. Os problemas no grupo são resolvidos pelo inconsciente coletivo. O grupo é agente de mudanças.

44 Pichon -Rivière O outro como fator de constituição do sujeito – o humano do SER não se estabelece sem a interação com outros seres humanos.

45 Pichon -Rivière Dimensões da investigação
Psicossocial= do indivíduo para fora. Sócio dinâmica= analisa o grupo como estrutura Institucional= um grupo ou instituição como objeto de estudo.

46 Pichon -Rivière Grupo= possibilita o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Assunção de papéis para o pleno desenvolvimento do grupo. Grupo externo= realidade objetiva Grupo interno= realidade subjetiva

47 Pichon -Rivière Grupos Homogêneos e Heterogêneos= referencial específico. Ex: homens e mulheres grupos distintos, grupos por profissões. Intragrupos e extragrupos= identificação. Grupo horizontal=todos os membros participam das decisões. Grupo vertical= uma ou mais pessoas toma para si a decisão das tarefas do grupo.

48 Discutindo os grupos Em geral, os(as) autores(as), ao se referirem ao conceito de grupo, partem da descrição do mesmo fenômeno social: a reunião de duas ou mais pessoas com um objetivo comum de ação; O que difere é a leitura que os mesmos fazem do processo de constituição do grupo e do entendimento da finalidade do mesmo;

49 Discutindo os grupos Pontos importantes para o estudo de pequenos grupos sociais: o contato entre as pessoas e a busca de um objetivo comum; a interdependência entre seus membros; a coesão ou espírito de grupo que varia em um contínuo que vai da dispersão até unidade.

50 Discutindo os grupos O grupo também pode ser visto como um lugar onde as pessoas mostram suas diferenças; Onde as relações de poder estão presentes e perpassam as decisões cotidianas, onde o conflito é interente ao processo de relações que se estabelece; Onde há uma convivência do diferente, do plural; Num confronto de idéias, buscando conciliar apenas o conciliável, deixando claro as individualidades, o diferente; A importância de afirmar que as pessoas são diferentes, possuem e pensam valores diferentes.

51 Como "Funciona" o Processo Grupal?
As chamadas "dinâmicas de grupo" são técnicas de submissão do grupo ao profissional e à instituição/organização. A constituição do grupo em processo pode requerer a presença de um profissional – técnico em processo grupal; O coordenador deve auxiliar as pessoas envolvidas na experiência para que pensem o processo que estão vivenciando;

52 Grupo Ideal? Existe um modelo ideal de grupo?

53 Parada para a quinta atividade Aspirações, projetos
O QUE PRECISO PARA REALIZAR O PROJETO EU. 15min

54 Parada para a sexta atividade
Produzir um texto a partir do fragmento a seguir, considerando o seu papel como líder, que objetivos você estabeleceria para integração do grupo Entregar no próximo encontro.

55 Para que haja comportamento de grupo é necessário que vários indivíduos experimentem as mesmas emoções de grupo, que estas emoções sejam suficientemente intensas para integrá-los e deles fazer um grupo, que, finalmente, o grau de coesão atingido por esses indivíduos seja tal que eles se tornem capazes de adotar o mesmo tipo de comportamento. 55


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