A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida. A ginástica laboral é a prática de atividades físicas orientada, realizada pelos trabalhadores coletivamente,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida. A ginástica laboral é a prática de atividades físicas orientada, realizada pelos trabalhadores coletivamente,"— Transcrição da apresentação:

1 Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida

2 A ginástica laboral é a prática de atividades físicas orientada, realizada pelos trabalhadores coletivamente, feita no próprio local de trabalho, durante a sua jornada diária, visando melhorar a condição física e diminuir os impactos negativos na saúde do trabalhador.

3 Objetivos : - Prevenir as lesões (L.E.R / D.O.R.T.); - Prevenir a fadiga muscular; - Melhorar a capacidade funcional dos trabalhadores; - Possibilitar consciência corporal e incentivar a qualidade de vida; - Melhorar a relação inter pessoal; - Diminuir a tensão e o estresse.

4 Benefícios para a Empresa: - Diminuir gastos com assistências médicas; - Diminuir o número de acidentes de trabalho; - Melhorar o rendimento do trabalhador e conseqüentemente aumentar a produtividade ; - Integração Funcionário/ Empresa. “Funcionário Saudável significa Empresa Saudável”

5 Benefícios para o Funcionário: Fisiológicos Psicológicos Sociais :

6 BENEFÍCIOS FISIOLÓGICOS: - Aumenta disposição e bem estar; - Previne doenças profissionais (sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade); - Melhora flexibilidade, coordenação, força, ritmo, agilidade e resistência; - Aumenta mobilidade e postura; - Diminui tensão e esforço muscular desnecessário; - Redução da sensação de fadiga no final da jornada.

7 BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS: - Favorece a mudança da rotina; - Reforça a auto-estima e melhora a auto-imagem; - Mostra a preocupação da Empresa com seus funcionários; - Melhora a capacidade de atenção e concentração no trabalho; - Desenvolve a consciência corporal; - Melhora o equilíbrio emocional.

8 BENEFÍCIOS SOCIAIS: - Desperta novas lideranças; - Favorece o contato pessoal; - Promove a integração social; - Favorece o trabalho em equipe; - Melhora as relações interpessoais. “Amizade e Trabalho se completam”

9 Segundo Oliveira (2007), após três meses a um ano da implantação de um programa de GL, já são percebidos benefícios, como diminuição dos casos de LER/ DORT, menores custos com assistência médica, alivio das dores corporais, diminuição das faltas, mudanças no estilo de vida e o mais interessante para as empresas, aumento da produtividade.

10 A GL é um instrumento importante dentro da empresa, porque faz parte de um processo de melhoria da Qualidade de Vida e da Qualidade Total.

11 TIPOS DE GINÁSTICA LABORAL A ginástica laboral pode ser realizada no início (preparatória), durante (compensatória) e após o trabalho (de relaxamento).

12 GINÁSTICA PREPARATÓRIA: Início da jornada ou nas primeiras horas, com duração de 5 a 10 minutos. Objetivo: preparar o trabalhador aquecendo os grupos musculares que serão solicitados nas suas tarefas e para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho. Indicada para os setores onde existe emprego de força ou esforço físico intenso. Deveríamos fazer um aquecimento independente da função ou local de trabalho todos os dias, pois, o nosso organismo inicia suas atividades após um período de repouso, sendo que o nosso corpo ainda não está totalmente ativado.

13 GINÁSTICA COMPENSATÓRIA: Durante a jornada, com duração de 10 minutos. Objetivo: interrompe a monotonia operacional, com exercícios específicos para compensar os esforços repetitivos, e às posturas inadequadas dos postos operacionais. Indicada para os setores onde há repetitividade ou necessidade de atenção centrada por longos períodos. Com a ginástica de pausa, é possível, além de aplicar os exercícios compensatórios, incentivar a correção postural, a conscientização, as automassagens e massagens.

14 GINÁSTICA DE RELAXAMENTO: Após expediente com duração de 10 a 15 minutos. Tem como objetivo reduzir a tensão muscular criada pelas atividades realizadas no trabalho, prevenindo micro lesões que podem piorar com o passar dos dias. Melhora a disposição para o dia seguinte. Indicada para todos os setores, principalmente aqueles que dependem de descanso após o trabalho (turnos da noite e madrugada), setores administrativos e atendimento ao público. Os exercícios de relaxamento realizados em forma de alongamento e consciência corporal possibilitam que a pessoa encontre o autoconhecimento.

15 Atualmente, a melhoria dos níveis de qualidade de vida é fator diferencial entre as empresas na competição por produtividade, qualidade e desempenho comercial (Verderi, 2001).

16 " Estilo de Vida é uma questão de atitude" Estilo de vida é uma expressão moderna que se refere a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivenciam o mundo e, em conseqüência, se comportam e fazem escolhas. Normalmente buscamos um estilo de vida agradável, que nos proporcione segurança, bem estar, saúde e tranquilidade, visando sempre alcançar a melhora da Qualidade de Vida (QV).

17 Quando falamos de QV, é importante lembrar que estamos falando de algo subjetivo, ou seja, próprio de pessoa para pessoa. Muitos são os fatores que influenciam na qualidade de vida e os mais importantes dependem de cada um de nós, da nossa visão do ideal, da nossa herança familiar e cultural, da fase da vida em que estamos, da nossa expectativa em relação ao futuro, etc.

18 Por isso, a GL deve não apenas trabalhar o funcionário no seu ambiente laboral, mas orientá-lo a práticas saudáveis no seu dia a dia, buscando estimular uma atitude concreta na busca por um estilo de vida mais saudável. Assim alcançamos também melhoras qualitativas e quantitativas na vida dessas pessoas e consequentemente nas empresas.

19 A prática da GL quando bem orientada, favorece a aquisição e manutenção dos níveis de saúde promovidos pela atividade física regular e pela conscientização corporal, influenciando diretamente na postura adequada nos postos de trabalho e, indiretamente, incentivando a aquisição de um estilo de vida mais saudável.

20 Trabalho em Grupo Elaborar séries de GL, especificando grupo que será trabalhado: função, nº de funcionários, horário (turno), etc...(entregar por escrito); Será avaliado o conteúdo entregue e a postura do grupo enquanto aplica a série para a turma.  Grupos 1,2,3,4,5 – preparatória  Grupos 6,7,8,9,10 – compensatória  Grupos 11,12,13,14,15 – de relaxamento Reservar uma atividade lúdica que possa ser aplicada para beneficiar o grupo de uma maneira descontraída, reforçando valores necessários.

21 OBRIGADA!!!!!


Carregar ppt "Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida. A ginástica laboral é a prática de atividades físicas orientada, realizada pelos trabalhadores coletivamente,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google