A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTIN - Módulo de Desenvolvimento Profissional Inglês Técnico aplicado à Informática Prof. Marivane Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTIN - Módulo de Desenvolvimento Profissional Inglês Técnico aplicado à Informática Prof. Marivane Santos."— Transcrição da apresentação:

1 FTIN - Módulo de Desenvolvimento Profissional Inglês Técnico aplicado à Informática Prof. Marivane Santos

2 TEACHING AIM Identify the main technical terms of the Information and Communications Technology (ICT) or Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) jargon, writing and pronouncing them correctly. Understand the basic English grammar focused in language skills reading technical manuals. Recognize the false friends that confuse the correct translation in technical texts

3 RECONHECIMENTO DE GÊNEROS TEXTUAIS Gêneros textuais são tipos de texto cuja função comunicativa é reconhecida social e culturalmente por determinada comunidade.. Além de terem essa função comunicativa específica, os gêneros textuais se caracterizam por organização, estrutura gramatical e vocabulário específico.

4 TÉCNICAS PARA LEITURA tual Palavra chave e inferência contextual

5 TÉCNICAS PARA LEITURA TEXT We dont call them Oysters for nothing. Carved from a solid ingot of metal, the case of a Rolex is massively strong. It has to be, for within lies a thing of beauty: the delicate self-winding movement. Just as it takes time for a pearl to form within an oyster, so it takes about a year to create the movement of a Rolex chronometer. Every single one of its tiny parts will have been tested and inspected.

6 TÉCNICAS PARA LEITURA Then cleaned ultrasonically until it sparkles like jewellery. So, next time you find yourself admiring the glittering exterior of na Oyster, remember this: in a Rolex, beauty is never only skin-deep.

7 ACTIVITY 1. 1.Observando as ilustrações e o título desse texto, procure antecipar o assunto do mesmo. 2. Como você classifica no que se refere ao gênero textual? a.Relato de pesquisa b.Receita culinária c.Anúncio Publicitário d. Carta

8 ACTIVITY Releia o texto mais detalhadamente e combine os itens listados de acordo com a descrição do autor: A caixa do Rolex é 1. delicado. O movimento da corda 2. brilha c/ jóia. automática é Cada uma de suas 3. somente na minúsculas peças superfície. Num Rolex, a beleza 4. muito forte. nunca está

9 TÉCNICAS PARA LEITURA Marcadores Discursivos Freqüentemente representados por conjunções, são termos utilizados para ligar orações e idéias, indicando como elas se relacionam. Através dessas palavras de ligação, os autores mostram com maior clareza a organização de suas idéias. Elas constituem, portanto, importante recurso de coesão textual.

10 TÉCNICAS PARA LEITURA Marcadores Discursivos Os marcadores discursivos expressam idéias de adição, contraste, causa/consequência, tempo, sequência cronológica,etc. No slide a seguir, observe alguns exemplos de marcadores de discurso.

11 TÉCNICAS PARA LEITURA Marcadores Discursivos – ADIÇÃO And (e) And (e) Furthemore (além do mais) Furthemore (além do mais) In addition (além disso) In addition (além disso) Morever,besides (além disso) Morever,besides (além disso) In addition to...(além de...) In addition to...(além de...) As well as....(assim como) As well as....(assim como) Also/too/as well (também) Also/too/as well (também) Both...and...(tanto...quanto...) Both...and...(tanto...quanto...) Not only.../but also...(não apenas.../mas também...) Not only.../but also...(não apenas.../mas também...)

12 TÉCNICAS PARA LEITURA Marcadores Discursivos – CONTRASTE But (mas) But (mas) However/Yet/, Nevertheless (entretanto) However/Yet/, Nevertheless (entretanto) Although,though (embora) Although,though (embora) Despite the fact that... (apesar do fato de...) Despite the fact that... (apesar do fato de...) In spide of... (apesar de...) In spide of... (apesar de...) Rather tha.../instead of (ao invés de.../em vez de...) Rather tha.../instead of (ao invés de.../em vez de...) On the other hand (por outro lado) On the other hand (por outro lado) While/whereas (enquanto que/ao passo que) While/whereas (enquanto que/ao passo que) Still (ainda assim) Still (ainda assim)

13 TÉCNICAS PARA LEITURA Marcadores Discursivos – CAUSA E CONSEQUÊNCIA So (assim) So (assim) Therefore/Thus Therefore/Thus Because of this,For this reason (portanto) Because of this,For this reason (portanto) Consequently, As a result (consequentimente) Consequently, As a result (consequentimente) Since(visto que) Since(visto que) Because (porque, por causa de) Because (porque, por causa de) So that ( a fim de que) So that ( a fim de que)

14 TÉCNICAS PARA LEITURA Marcadores Discursivos – TEMPO First/ To start with (primeiramente) First/ To start with (primeiramente) Second/Third...( em segundo, terceiro lugar...) Second/Third...( em segundo, terceiro lugar...) Then/Next,/After that, (a seguir) Then/Next,/After that, (a seguir) Finally, (finalmente) Finally, (finalmente) Formely (anteriormente) Formely (anteriormente) Nowadays/ currently (atualmente) Nowadays/ currently (atualmente) Afterwards (posteriormente) Afterwards (posteriormente) Before (antes) Before (antes) After (depois) until (até) while (enquanto), when (quando) After (depois) until (até) while (enquanto), when (quando)

15 TÉCNICAS PARA LEITURA Marcadores Discursivos – EXEMPLIFICAÇÃO For example/ for instance/e.g./i.e. (por exemplo) For example/ for instance/e.g./i.e. (por exemplo) Such as ( tal/ tais como) Such as ( tal/ tais como) Like (como) Like (como) – ÊNFASE As a matter of fact,/ In fact,/Actually,/Indeed,(De fato,/Realmente) As a matter of fact,/ In fact,/Actually,/Indeed,(De fato,/Realmente)

16 TÉCNICAS PARA LEITURA Marcadores Discursivos – CONCLUSÃO In short, / In conclusion /In summary, /Finally, /To sum up, (Finalmente/em resumo) In short, / In conclusion /In summary, /Finally, /To sum up, (Finalmente/em resumo) – COMPARAÇÃO In the same way, /Likewise, /Similarly, /Correspondingly, (Da mesma forma) In the same way, /Likewise, /Similarly, /Correspondingly, (Da mesma forma)

17 ACTIVITY Although the idea sounds more like the premise of a B movie than scientific theory, two scientists at the University of Wisconsin in Madison believe theyve found a virus that causes some people to get fat. 2. Because humans were unlikely to volunteer for such the antibodies.

18 ACTIVITY 1. Although na linha 01 se refere à: a) a) Exemplificação b) b) Contraste c) c) Relações lógicas d) d) Adição 2. Because na linha 01 se refere à: a) a)Exemplificação b) b)Contraste c) c)Relações lógicas d) d)Adição

19 TÉCNICAS PARA LEITURA AFIXOS É uma letra ou grupo de letras que se acrescenta ao começo (prefixo) ou final (sufixo) da raiz de uma palavra para formar novas palavras. Por exemplo, quando a raiz comfort é acrescida do prefixo un- e do sufixo – able, forma-se uma nova palavra: uncomfortable. O conhecimento dos afixos é muito importante porque facilita a identificação de novas palavras e, em consequência, a compreensão durante o processo de leitura. Além disso, possibilita ao leitor ampliar seu vocabulário pessoal.

20 TÉCNICAS PARA LEITURA PREFIXOS Alguns prefixos (tais como dis-, il-, im-, in-, ir- e un-) indicam negação, como em disapprove, illegal, impossible, insecure, irregular e unidentified Ex. Do you disapprove of advertisements for cigarettes? Cocaine is na illegal drug Impossible mission

21 TÉCNICAS PARA LEITURA PREFIXOS Outros, com o prefixo over-, são usados com o sentido de demais, em excesso,como por exemplo overtired, overwork, overuse e overweight. E.g.Children often become tearful when theyre overtired. We all tend to overuse certain expressions.

22 TÉCNICAS PARA LEITURA PREFIXOS O prefixo under - significa o oposto, isto é, menos que o necessário ou desejado, como em underdressed, underestimate, underage e underpaid. E.g. Without a jacket or a tie, I felt rather underdressed at their wedding. Never underestimate your enemy !

23 TÉCNICAS PARA LEITURA PREFIXOS O prefixo mis -, por sua vez, indica a ideia de erro, como em misconduct, misunderstand. E.g. I think we have a misunderstand here. you need to avoid a misconduct.

24 TÉCNICAS PARA LEITURA SUFIXOS PARA FORMAR VERBOS - ify – simple – simples (adj) simplify – simplificar (verbo) simplify – simplificar (verbo) -ize/ise – beauty – beleza (subst) beautify – embelezar (verbo) beautify – embelezar (verbo) -en – dark – escuro (adj) darken – escurecer (verbo) darken – escurecer (verbo) short – curto (adj) short – curto (adj) shorter – encurtar (verbo) shorter – encurtar (verbo)

25 TÉCNICAS PARA LEITURA SUFIXOS PARA FORMAR SUBSTANTIVOS -ee – employ – empregar (verbo) employee – empregado(substantivo) train – treinar (verbo) trainee – estagiário (substantivo) -er/or – run – correr (verbo) runner – corredor (substantivo) act – atuar (verbo) actor – ator (substantivo)

26 TÉCNICAS PARA LEITURA SUFIXOS PARA FORMAR SUBSTANTIVOS -ion/-ation/-ition/-ision – educate – educar (verbo) – education – educação (substantivo) add – adicionar (verbo) addition - adição (substantivo) collide – colidir (verbo) collision – colisão (substantivo) -ment – govern – governar (verbo) government – governo (substantivo) -ness – dark – escuro (adj) darkness– escuridão (substantivo)

27 TÉCNICAS PARA LEITURA SUFIXOS PARA FORMAR SUBSTANTIVOS - - ness – dark – atuar (adj) darkness– escuridão (substantivo) happy – feliz (adj) happiness – felicidade (substantivo) -ship – partner – par/parceiro (verbo e substantivo) partnership– parceria (substantivo)

28 TÉCNICAS PARA LEITURA SUFIXOS PARA FORMAR SUBSTANTIVOS - - let – pig – porco (substantivo) piglet – leitão (substantivo) book – livro/reserva (substantivo/verbo) booklet – livreto (substantivo)

29 ACTIVITY Relacione cada grupo a sua função correspondente (negação ou advérbios de modo) e traduza Dislike simply Unfamiliar heavily Disorientated totally

30 TÉCNICAS PARA LEITURA SUFIXOS –ING e -ED -ING – Gerúndio, quando precedidos do verb be. He is working hard on this project. Substantivo, quando precedido de adj.,advérbio ou artigo e, em alguns casos, quando iniciam orações.

31 TÉCNICAS PARA LEITURA SUFIXOS –ING e -ED -Ex. Nursing is hard work, but it can be very (advérbio) fulfilling. Lasers provide good quality (adj) printing.

32 TÉCNICAS PARA LEITURA SUFIXOS –ING e -ED ED – Passado, quando são o verbo da oração. Ex. He worked hard on his project. I watched a good movie on tv last Saturday. Adjetivo, quando se referem a um substantivo.. Ex. A balanced diet is essential for good health.

33 TÉCNICAS PARA LEITURA SUFIXOS –ING e -ED Particípio, quando acompanham os verbos be and have. Particípio, quando acompanham os verbos be and have. Ex. Some people are influenced by strange factors. Although she had studied a lot for the tes, she didnt do well in it. Although she had studied a lot for the tes, she didnt do well in it.

34 WEEKLY ACTIVITY 1. 1.Enviar uma lista com 10 marcadores discursivos que expressam idéias de adição, contraste, causa/consequência, tempo, sequência cronológica Buscar na net manuais em Inglês e destacar 10 sentenças que tenham adjetivos transformados em verbo (slide 24) e verbos transformados em substantivos (slide 25).

35 ACTIVITY : Deadline for posting activity : 02/06/12 até às 23:55h *AVOID LEAVING HIS POST OF AC TIVITY FOR THE LAST DAY. * DOING THIS, YOU WILL NOT HARM CONTINGENCY. *REMEMBERING THAT YOUR ORGANIZATION IS ALSO BEING EV ALUATED

36 ATIVIDADE EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA Entrega: 02/06/2012 até às 23:00hrs

37 QUESTIONS... Access the forum questions and discussions Daily Chat on Tuesday: the day 29/05/12 in time: from 20:30 to 22:00 GOOD STUDY !

38 QUESTIONS... Access the forum questions and discussions Daily Chat on Tuesday: the day 29/05/12 in time: from 20:30 to 22:00 GOOD STUDY !


Carregar ppt "FTIN - Módulo de Desenvolvimento Profissional Inglês Técnico aplicado à Informática Prof. Marivane Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google