A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO CUIDADO COM OS ALIMENTOS DURANTE AS FESTAS DE FINAL DE ANO Ana Valéria de Almeida Carli Coordenadora do SIM-CURITIBA/

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO CUIDADO COM OS ALIMENTOS DURANTE AS FESTAS DE FINAL DE ANO Ana Valéria de Almeida Carli Coordenadora do SIM-CURITIBA/"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO CUIDADO COM OS ALIMENTOS DURANTE AS FESTAS DE FINAL DE ANO Ana Valéria de Almeida Carli Coordenadora do SIM-CURITIBA/ VISA – ALIMENTOS Fabiane Antunes¹;Fernanda Nogari¹; Inês G. S. Irineu¹; Paula R. R. Martins¹; Moacir Gerolomo¹; Rosana L. R. Zappe¹ Porto Alegre 2008

2 J USTIFICATIVA As intoxicações alimentares ocorrem com maior freqüência no verão podendo ser justificadas pelo fato de que os organismos patogênicos ou deteriorantes crescem melhor a 37ºC, embora a maioria se multiplique entre 15ºC e 45ºC. A contaminação de um alimento pronto para o consumo pode advir da matéria-prima que lhe deu origem ou das inúmeras e sucessivas fases de preparo. Todavia, um alimento mesmo adequadamente preparado, apresenta sempre um risco potencial de contaminação

3 O BJETIVO Este trabalho teve por objetivo divulgar orientações aos consumidores sobre medidas capazes de diminuir o risco de toxinfecções alimentares nas festas de final de ano, onde o preparo antecipado de alimentos bastante elaborados, geralmente em grandes quantidades, associa-se às temperaturas elevadas do verão constituindo grande risco à saúde, por facilitar a multiplicação de microrganismos.

4 M ETODOLOGIA Elaboração de filipeta em formato de guirlanda. Inclusão de informações que se fazem necessárias durante e após as compras dos produtos alimentícios como: forma de acondicionamento, preparo e conservação dos alimentos em casa, assim como informações quanto à higiene dos alimentos. Distribuição em hipermercados, supermercados, feiras livres e mercado municipal. Disponibilidade nos Distritos Sanitários onde se localizam as Vigilâncias Sanitárias do município de Curitiba.

5 R ESULTADOS Vinte e um mil exemplares de guirlandas distribuídas nos pontos de maior circulação de pessoas na semana que antecedeu o Natal. Divulgação dos cuidados com os alimentos no período das festas de Natal e Ano Novo, através de orientações para a população.

6

7

8 CONSIDERAÇÕES O consumidor tem buscado, cada vez mais, atualizar seus conhecimentos a respeito dos diversos assuntos relacionados à alimentação, sendo um fator determinante na promoção da saúde e prevenção de doenças. A educação é um processo contínuo, portanto, constantemente devem-se divulgar orientações sobre segurança alimentar e condições higiênico- sanitárias adequadas para que a população adquira e reforce seus conhecimentos quanto à importância destes fatores na prevenção de doenças transmitidas por alimentos.

9 Obrigada! sim@sms.curitiba.pr.gov.brv visa.alimentos@sms.curitiba.pr.gov.br tel.: 41 3350-9394/3350-9382


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO CUIDADO COM OS ALIMENTOS DURANTE AS FESTAS DE FINAL DE ANO Ana Valéria de Almeida Carli Coordenadora do SIM-CURITIBA/"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google