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Estratégia empresarial

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Apresentação em tema: "Estratégia empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia empresarial
Albertina Sousa

2 Conteúdo programático
Planejamento: definição, origem, espírito, princípios e tipos empresariais Planejamento estratégico por negócio Formulação de estratégia: missão, visão e objetivos ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

3 Quem decide pode errar; quem não decide já errou. Herbert Von Karajan
Cinco dimensões do planejamento Assunto abordado Elementos Tempo Unidades organizacionais características Produção Pesquisas Novos produtos Finanças Marketing Instalações Recursos humanos Propósitos Objetivos Estratégias Políticas Programas Orçamentos Normas Procedimentos Longo Médio Curto Corporativo Unidades estratégicas Subsidiárias Grupos funcionais Divisões Departamentos Produtos Complexidade ou Simplicidade Quantidade ou qualidade Planejamento estratégico ou tático, confidencial ou público Formal ou informal Econômico ou caro ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

4 Planejamento ou processo?
ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

5 Não confundir planejamento com
Previsão: esforço para verificar quais serão os eventos futuros Projeção: situação em que o futuro tende a ser igual ao passado Predição: situação em que futuro tende a ser diferente do passado, sem controle sobre o processo Resolução de problemas: aspectos imediatos que procuram a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a empresa e as forças externas relevantes Plano: documento formal consolidando as informações e atividades desenvolvidas no planejamento, visão estática do planejamento ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

6 O que é planejamento? Modo de pensar Que envolve indagações Indagações que envolvem questionamentos sobre O QUE FAZER, COMO, QUANDO, QUANTO, PARA QUEM, POR QUE, POR QUEM E ONDE ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

7 Propósito do planejamento
Estado futuro desejado Delineamento de meios para o alcance dos objetivos Desenvolvimento de processos Técnicas e atitudes administrativas Reduzir as incertezas envolvidas no processos decisório e Aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

8 Princípios específicos do planejamento
Planejamento participativo: O principal benefício do planejamento não é o seu produto, ou seja, o plano, mas o processo envolvido. Nesse sentido, o papel do responsável pelo planejamento não é, simplesmente elaborá-lo, mas facilitar o processo de sua elaboração pela própria empresa e deve ser realizada pelas áreas pertinentes ao processo; Planejamento coordenado: Todos aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem interdependentemente, pois nenhuma parte ou aspecto de uma empresa pode ser planejado eficientemente se o for de maneira independente de qualquer outra parte ou aspecto; Planejamento Integrado: Os vários escalões de uma empresa - de porte médio ou grande – devem ter seus planejamentos integrados. nas empresas voltadas para o ambiente, nas quais os objetivos empresariais dominam os de seus membros, geralmente os objetivos são escolhidos de cima para baixo e os meios para atingi-los, de baixo para cima, sendo este último fluxo usualmente invertido em uma empresa cuja função primária é servir a seus membros; Planejamento permanente: essa condição é exigida pela própria turbulência do ambiente,pois nenhum plano mantém seu valor com o tempo. ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

9 Princípios gerais do planejamento
O princípio da contribuição aos objetivos e, nesse aspecto, o planejamento deve, sempre, visar aos objetivos máximos da empresa; O princípio da precedência do planejamento, correspondendo a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle); O princípio de maior penetração e abrangência, pois o planejamento pode provocar uma série de modificações em: pessoas, tecnologia e/ou sistemas; O princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade. O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências. ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

10 Filosofias do planejamento
Filosofia de satisfação = preocupação com o aspecto financeiro (orçamento e projeções) – com quantidade de recursos monetários, o restante pode ser obtido. Sobrevivência.realizado em pouco tempo, custa pouco exige menor capacitação técnica. Filosofia da otimização = uso de técnicas matemáticas e estatísticas, modelos de simulação e pesquisa operacional, solução de problemas. Modelos para analisar tamanho e localização, logística, substituição de equipamentos. Filosofia da adaptação = planejamento inovativo – ênfase no processo de elaboração, supõe que a demanda do planejamento decorre da ineficácia administrativa, o conhecimento do futuro pode ser: certeza, incerteza e ignorância – homeostase (equilíbrio –interno e externo) ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

11 Partes do planejamento
Planejamento do fins – especificação dos estado futuro Planejamento dos meios – proposição de caminhos para chegar aos estado futuro Planejamento organizacional – estruturação da empresa em unidades estratégicas de negócios Planejamento dos recursos – dimensionamento de requisitos humanos, tecnológicos e materiais Planejamento da implantação e do controle – acompanhar e avaliar os resultados ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

12 O planejamento deve ser
Planejado Interativo Iterativo ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

13 Tipos de planejamento Planejamento estratégico Planejamento tático
Planejamento operacional Nível estratégico Decisões estratégicas Planejamento estratégico Nível tático Decisões táticas Planejamentotático Nível operacional PlanejamentoOperacional Decisões Operacionais ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

14 Sua empresa tem planejamento estratégico?
Peça ao gestor para responder as seguintes questões: Conhece seu negócio? Sabe qual a real amplitude dele? Conhece a interação com outros negócios? Tem perfeita interação entre os fatores externos – ou não controláveis – e os fatores internos – ou controláveis – em sua empresa? Conhece a real capacitação de sua empresa? Conhece sua vantagem competitiva? E as dos concorrentes? E a vantagem competitiva que o mercado quer comprar? A sua empresa tem uniformidade de atuação? Tem caminhos alternativos para o caso do plano básico não dar certo? Todos na empresa têm entendimento e comprometimento para os resultados esperados? Todos têm acompanhamento e avaliação dos resultados em tempo real? ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

15 As empresas utilizam “normalmente” o planejamento estratégico para...
Contrabalançar as incertezas, desenvolvendo planos alternativos Concentrar atenção nos resultados esperados, representados por objetivos, desafios e metas Otimizar o modelo de gestão da empresa Facilitar o controle, a avaliação e o aprimoramento dos resultados Otimizar o processo de identificação de oportunidades no mercado Consolidar a vantagem competitiva da empresa ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

16 Planejamento operacionais
Planejamento tático Planejamento estratégico Planejamentos táticos Planejamento operacionais Resultados esperados pelas unidades organizacionais Resultados apresentados pelas unidades organizacionais Mercadológico Financeiro Recursos humanos Produção Organizacional Retroalimentação e avaliação ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

17 Planejamento operacional
Formalização – documentos escritos Descrição das metodologias de desenvolvimento Descrição da implementação de resultados específicos Elaboração dos planos de ação ou planos operacionais Descrição: Recursos para desenvolvimento e implementação Procedimentos básicos a serem adotados Resultados finais esperados Prazos estabelecidos Responsáveis pela execução e implantação ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

18 Diferenças entre os três tipos de planejamento
Discriminação Planejamento estratégico Planejamento tático Planejamento operacional Prazo Longo prazo (5 anos) Médio prazo (1 ano) Curto prazo (imediato) Amplitude Todo Parcial Local/restrita Riscos Maiores Médios Nenhum* Atividades Fins e meios Meios Flexibilidade Menor que o tático Maior que o estratégico e menor que o operacional Maior que o tático OLIVEIRA (2010, 20) ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

19 Empresa como sistema Por que o planejamento estratégico é considerado um sistema? Conjunto de partes interagentes e interdependentes Consolidar fatores controláveis e não controláveis Busca resultados Otimizar o processo decisório ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

20 Elementos componentes do sistema
OBJETIVOS PROCESSOS TRANSFORMAÇÕES ENTRADAS SAÍDAS RETROALIMENTAÇÃO CONTROLES E AVALIAÇÕES ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

21 Conjunto de fatores que não pertencem ao sistema
Ambiente Conjunto de todos os fatores como influentes sobre a operação do sistema Qualquer alteração no sistema pode mudar ou alterar os fatores externos ou não controláveis Qualquer alteração nos fatores externos pode mudar ou alterar o sistema ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

22 Ambiente do sistema-empresa
mercado de mão-de-obra concorrência governo Empresa consumidores fornecedores comunidade sistema financeiro sindicatos tecnologia ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

23 Processo de planejamento estratégico
Onde estamos? Onde queremos ir? Podemos chegar lá? Quais os caminhos? Que decisões tomar agora para chegarmos lá? ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

24 Capítulo 2 Elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas
Qual a contribuição do planejamento estratégico para as organizações? Ponto forte Ponto fraco Análise Interna Variáveis controláveis Análise Externa Oportunidade Ameaça Variáveis incontroláveis ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

25 Definir um plano de trabalho
Premissas (s.f. Ideia ou fato inicial de que se parte para formar um raciocínio ou um estudo. Lóg. Cada uma das duas proposições, a maior e a menor, de um silogismo) básicas Expectativas das situações almejadas Caminhos, inclusive os alternativos para alcançar os resultados esperados O quê, como, quando, por quanto, por quem, para quem,, por que e onde devem ser realizados os planos de ação Como e onde alocar os recursos – atuais e futuros ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

26 Quais os resultados esperados?
Direcionamento dos esforços para os resultados comuns Consolidação do entendimento por todos os funcionários da visão, missão, dos valores, dos propósitos, das políticas, da postura, dos objetivos, dos desafios, das metas, das estratégias, dos projetos e indicar a elaboração do programa de atividades das várias unidades que integram a estrutura organizacional Estabelecimento de uma agenda de trabalho por período de tempo que permita o trabalho observando as prioridades e as exceções justificadas ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

27 ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

28 Metodologia do planejamento estratégico (fase I) diagnóstico estratégico
identificação da visão:ela identifica os limites que os principais responsáveis pela empresa conseguem enxergar dentro de um período mais longo e uma abordagem mais ampla. proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado pela empresa. explicita o que a empresa quer ser. identificação dos valores:representam o conjunto dos princípios, crenças e questões éticas fundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação a todas as suas principais decisões. análise externa:identificação de oportunidades e de ameaças com melhores maneiras de usufruir ou evitar. –oportunidades: fatores externos incontroláveis pela empresa que podem favorecer sua ação estratégica, desde que reconhecidos e aproveitados enquanto perduram.–ameaças: fatores externos incontroláveis pela empresa que criam obstáculos à sua ação estratégica, mas que poderão ou não ser evitados, desde que reconhecidos em tempo hábil. ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

29 Fase I – Diagnóstico estratégico
análise interna:identificação de pontos fortes e fracos com as melhores maneiras de utilizar ou eliminar. pontos fortes: vantagens estruturais controláveis pela empresa que a favorecem perante as oportunidades e ameaças do ambiente (não controlável). pontos fracos: desvantagens estruturais controláveis pela empresa que as desfavorecem perante as oportunidades e ameaças do ambiente. pontos neutros: variáveis identificadas pela empresa mas que, no momento, não existem critérios e parâmetros de avaliação para sua classificação como ponto forte ou fraco. ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

30 Fase I – Diagnóstico estratégico
análise dos concorrentes:foco básico: vantagem competitiva:– da empresa.–de cada um dos principais concorrentes.obs.: a) análise impessoal e estruturada.b) pensamento de Sun Tzu: se você conhece o inimigo e também a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma descoberta. se você não conhece nem o inimigo, nem a si mesmo, perderá todas as batalhas. ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

31 Fase I – Diagnóstico estratégico
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32 Metodologia do planejamento estratégico fase II: Missão da empresa
A –estabelecimento da missão da empresa:é a razão de ser da empresa; a conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro. Explica a quem a empresa atende com seus produtos e serviços. B –estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais:são compromissos que a empresa se impõe no sentido de cumprir sua missão. Representam grandes áreas de atuação selecionadas no contexto da missão estabelecida, nas quais a empresa atua no momento ou pretende atuar no futuro. C –estruturação e debate de cenários:representam situações, critérios e medidas para a preparação do futuro da empresa. D –estabelecimento da postura estratégica:é o caminho ou ação para cumprir a missão da empresa. Representa uma escolha consciente de uma das alternativas possíveis, respeitando a realidade da empresa em determinado período de tempo, tendo em vista seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças identificadas. E –estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

33 Macroestratégias: são as grandes estratégias e caminhos que a empresa vai adotar com a finalidade de atuar nos propósitos atuais e potenciais identificados dentro da missão, tendo como motor de arranque sua postura estratégica. Macropolíticas: são as grandes orientações que a empresa, em sua totalidade, deve respeitar e que facilitarão e agilizarão suas ações estratégicas. ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

34 Metodologia do planejamento estratégico Fase 3: instrumentos prescritivos e quantitativos
A –estabelecimento dos objetivos, desafios e metas: Objetivos: são alvos ou situações que se pretende alcançar. Desafios: são realizações que devem ser continuadamente perseguidas, perfeitamente quantificáveis e com prazos estabelecidos, que exigem esforços extras e representam a modificação de uma situação, bem como contribuem para ser alcançada uma situação desejável. Representam a quantificação dos objetivos, com os correspondentes prazos para realização. Metas: são etapas realizadas para o alcance dos objetivos ou desafios. São fragmentos dos objetivos e desafios e sua utilização permite melhor distribuição de responsabilidades, como também melhor controle dos resultados concretizados pelos diversos participantes da equipe de trabalho. B –estabelecimento das estratégias e políticas: Estratégias: são os caminhos, maneiras ou ações formuladas e adequadas para alcançar, preferencialmente de maneira diferenciada, os objetivos, desafios e metas estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente. Políticas: são parâmetros ou orientações para a tomada de decisão. Representam a definição dos níveis de delegação, faixas de valores e/ou quantidades-limites e de abrangência das estratégias e ações para a consecução das metas, desafios e objetivos. 1 –Instrumentos prescritivos: Quais resultados alcançar? O que deve ser feito? ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

35 Metodologia do planejamento estratégico Fase 3: instrumentos prescritivos e quantitativos
1 –Instrumentos prescritivos(continuação): c –Estabelecimento dos projetos e planos de ação: Projetos: são trabalhos a serem executados, com responsabilidades de execução, resultados esperados com quantificação de benefícios e prazos de execução preestabelecidos, considerando os recursos humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e de equipamentos, bem como as áreas envolvidas e necessárias ao seu desenvolvimento. Programa: conjunto de projetos homogêneos quanto a seu objetivo maior. Plano de ação: correspondem ao conjunto das partes comuns dos diversos projetos quanto ao assunto que é tratado (recursos humanos, tecnologia etc.). 2 –Instrumentos quantitativos: •projeções econômico-financeiras. •Recursos necessários e expectativas de retornos. •Planejamento orçamentário. •Fluxo de caixa projetado. •Balanço projetado. ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

36 Metodologia do planejamento estratégico Fase 4: controle e avaliação
Indicadores de desempenho previamente estabelecidos. Avaliação de desempenho dos profissionais envolvidos. Comparação dos resultados com os objetivos, desafios, metas, projetos e planos de ação estabelecidos. Análise dos desvios. Ações corretivas. Acompanhamento e análises. Adição de informações complementares. ALbertina Sousa Estratégia Empresarial

37 ALbertina Sousa Estratégia Empresarial


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