A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 4 – Biomecânica Ocupacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 4 – Biomecânica Ocupacional"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 4 – Biomecânica Ocupacional
SEGURANÇA DO TRABALHO – Módulo VI ERGONOMIA Prof. Patrícia Bianca Capítulo 4 – Biomecânica Ocupacional

2 Definição A biomecânica ocupacional estuda as interações entre o trabalho e o homem sob o ponto de vista dos movimentos músculos-esqueléticos envolvidos e as suas conseqüências. Analisa a questão das posturas corporais no trabalho e a aplicação de forças. Muitos produtos e postos de trabalho inadequados provocam tensões musculares, dores e fadiga que, em certos casos, podem ser resolvidas com providências simples como o aumento ou a redução da altura da mesa ou da cadeira. Há situações em que a solução não é tão simples, por envolver um conflito fundamental entre as necessidades humanas e as necessidades do trabalho.

3 Corpo Humano

4 Sistemas do Corpo Humano
Sistema Tegumentar: formado pela pele e seus anexos. Protege o corpo contra a entrada ou saída exagerada de líquidos (desidratação), mantém a temperatura interna estável, defende das agressões ambientais. Sistema Esquelético: é constituído pelos ossos, cartilagem e articulações. Função sustentação do corpo, proteção dos órgãos situados em cavidade por ele limitados, ”exemplo” tórax e crânio. Sistema muscular: formado pelos músculos. Função de dar movimento ao corpo, postura, produção de calor e nutrição. Sistema nervoso: formado pelo encéfalo, medula espinhal e nervos. Função de controlar as funções orgânicas e a integração ao meio ambiente. Sistema sensorial: formado pelos órgãos dos sentidos que nos conectam ao mundo externo. Sistema Endócrino: formado pelas glândulas endócrinas que produzem os hormônios responsáveis pelo controle de outros órgãos. Sistema Cardiovascular: formado pelo coração, artérias, veias e capilares e sangue que transportam todas as substâncias necessárias para a manutenção da nossa vida.

5 Sistemas do Corpo Humano
Sistema Linfático: formado pelos órgãos linfáticos, gânglios linfáticos, ductos linfáticos e linfa que realizam a defesa do nosso corpo. Sistema Respiratório: formado pelo nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e pulmões. Responsáveis pela captação de oxigênio do meio ambiente e eliminação de gás carbônico de nosso corpo. Sistema Digestivo: formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Responsável pela captação de nutrientes para o funcionamento de nosso corpo e eliminação de restos sem utilidade. Sistema Urinário: formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra e é responsável pela eliminação de produtos sem utilidade em nosso corpo e equilíbrio hídrico. Sistema Reprodutor Masculino: formado pelo escroto, testículos, epidídimo, ducto deferente, vesícula seminal, próstata, uretra e pênis responsável pela manutenção da espécie humana na Terra. Sistema Reprodutor Feminino: formado pelos ovários, tubas uterinas, útero, vagina, pequenos e grandes lábios e também responsável pela manutenção da espécie humana na Terra.

6 Sistema Esquelético Ossos, cartilagem e articulações.
São de forma variada. Adulto são em número de 206. Esqueleto é um conjunto de ossos que constitui que dá sustentação ao corpo. Se dividi em duas partes: Esqueleto axial: Cabeça, coluna vertebral e tórax Esqueleto Apendicular: Membro superior e membro inferior. Articulação é o local da união, em geral mais ou menos móvel, entre dois ou mais ossos. Tendões: liga uma parte óssea a um músculo. Não tem flexibilidade durante o movimento.

7 Coluna Vertebral Coluna possui um total de 33 ossos que são:
7 vértebras cervicais – C1 a C7 12 vértebras torácicas – T1 a T12 5 vértebras lombares – L1 a L5 5 vértebras sacrais – S1 a S5 (vértebras fundidas) 4 vértebras coccígeas – C1 a C4

8 Vértebra e Disco Intervertebral
O corpo das vértebras é formado por um anel ósseo, entre uma vértebra e outra existe um disco fibrocartilaginoso que é capaz de absorver os aumentos de pressão e dar mobilidade entre as vértebras, este disco recebe o nome de disco intervertebral. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\

9 PATOLOGIAS QUE PODEM SURGIR DO MOVIMENTO INCORRETO
Além das curvaturas normais, em alguns casos, podemos observar a hiper-lordose e a hiper-cifose, que é são curvaturas muito acentuadas, fora do comum. NORMAL PATOLOGIAS

10 Sistema Muscular Os músculos do corpo humano classificam-se em três tipos: estriados ou esqueléticos, lisos e do coração. Desses três tipos, os músculos estriados ou esqueléticos são aqueles que estão sob controle consciente do homem e é através deles que o organismo realiza trabalhos externos, através dos inúmeros vasos sanguíneos, chamados CAPILARES, que transportam oxigênio até os músculos e retira os subprodutos do metabolismo.

11 Qual a mágica para explicar as figuras abaixo?
ANTES DEPOIS

12 Meninos para não ficar com inveja!!!

13 Trabalho Muscular Estático
Essas duas formas diferentes de solicitação muscular (contração contínua e contração alternada) são utilizadas para classificar o trabalho muscular em duas formas distintas: a) trabalho muscular estático: é aquele que exige contração contínua de alguns músculos, para manter uma determinada posição. Ocorre, por exemplo, com os músculos dorsais e das pernas para manter a posição de pé, músculos dos ombros e do pescoço para manter a cabeça inclinada para frente, músculos da mão esquerda segurando a peça para martelar com a mão direita, entre outros. Dicas!!! O trabalho estático é altamente fatigante e, sempre que possível, deve ser evitado. Quando isso não for possível, pode ser aliviado, permitindo mudanças de posturas, melhorando o posicionamento de peças e ferramentas ou providenciando apoios para partes do corpo com o objetivo de reduzir as contrações estáticas dos músculos. Também devem ser concedidas pausas de curta duração, mas com elevada freqüência, para permitir relaxamento muscular e alívio da fadiga.

14 Trabalho Muscular Dinâmico
b) trabalho muscular dinâmico: é aquele que permite contrações e relaxamentos alternados dos músculos, como na tarefa de martelar, serrar, girar um volante ou caminhar. O músculo opera em condições desfavoráveis de irrigação sangüínea durante o trabalho estático, com a demanda superando o suprimento, enquanto há equilíbrio entre a demanda e o suprimento durante o repouso e o trabalho dinâmico.

15 Aplicação prática da Biomecânica Ocupacional
desfavorável modificada Atividade da mão e tarefa manual: adaptações de empunhadura em função da anatomia da mão.


Carregar ppt "Capítulo 4 – Biomecânica Ocupacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google