A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ginástica nos ciclos de educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ginástica nos ciclos de educação"— Transcrição da apresentação:

1 Ginástica nos ciclos de educação

2 Ginástica nos ciclos de educação
A elaboração de um programa de ginástica para as diferentes séries exige pensar na evolução que deve ter em sua abordagem, desde as formas espontâneas de solução dos problemas com técnicas rústicas nas primeiras séries, até a execução técnica aprimorada nas últimas séries do ensino fundamental, bem como do ensino médio, onde se atinge a forma esportiva, com e sem aparelhos formais.

3 Ginástica nos ciclos de educação
Deve-se desenvolver um programa de ginástica que provoque no aluno atitudes de "curiosidade", "interesse", "criatividade" e "criticidade"

4 Ginástica no 1o Ciclo. Educação Infantil e Organização da identificação da realidade (1 a 3 série): Formas ginásticas que impliquem as próprias possibilidades de saltar, equilibrar, balançar e girar em situações de: Desafios que apresenta o ambiente natural Desafios que apresenta a própria construção da escola, praça, rua, quadra e etc (onde acontece a aula); Desafios propostos por meio de organização motivadora de materiais ginásticos, formais ou alternativos.

5 Ginástica no 1o Ciclo. Formas ginásticas que impliquem diferentes soluções aos problemas do equilibrar, trepar, saltar, rolar/girar, balançar/embalar. (Sugere-se o início com técnicas rudimentares, criativas dos alunos, evoluindo para formas técnicas mais aprimoradas.) Formas ginásticas organizadas para possibilitar a identificação de sensações afetivas e/ou cinestésicas, tais como prazer, medo, tensão, desagrado, enrijecimento, relaxamento etc.

6 Ginástica no 1o Ciclo. Formas ginásticas que contribuam para promover o sucesso de todos. Formas ginásticas com fundamentos iguais para os dois sexos. Formas ginásticas coletivas em que se combinem os cinco fundamentos: saltar, equilibrar, trepar, embalar/balançar e rolar/girar. (Recomenda-se promover a exibição pública das habilidades ginásticas desenvolvidas, bem como a avaliação individual e coletiva para evidenciar o significado das mesmas na vida do aluno.)

7 Ginástico 2o Ciclo. Ginástica no Ciclo de Iniciação à Sistematização do Conhecimento (4ª a 6ª Serie): Formas técnicas de diversas ginásticas (artística, rítmica, ginásticas suaves, ginástica aeróbica etc). Projetos individuais e coletivos de prática/exibições na escola e na comunidade.

8 Ginástico 3o Ciclo. A Ginástica no Ciclo de Ampliação da Sistematização do Conhecimento (7ª a 8ª séries) Programas de formas ginásticas, tecnicamente aprimoradas considerando os objetivos e interesses dos próprios alunos. Formação de "grupos ginásticos" que pratiquem e façam exibições dentro e fora da escola, envolvendo a comunidade.

9 Ginástico 4o Ciclo. A Ginástica no Ciclo de Aprofundamento da Sistematização do Conhecimento (Ensino Médio): Formas ginásticas que impliquem/conhecimento técnico/artístico aprofundado da ginástica artística ou olímpica, da ginástica rítmica desportiva ou de outras ginásticas. Formas ginásticas que impliquem conhecimento científico/técnico aprofundado da ginástica em geral para permitir o planejamento do processo de treinamento numa perspectiva crítica do significado a ela atribuído socialmente.


Carregar ppt "Ginástica nos ciclos de educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google