A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Sintagma Nominal Sem Núcleo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Sintagma Nominal Sem Núcleo."— Transcrição da apresentação:

1 O Sintagma Nominal Sem Núcleo

2 Sintagma Nominal Antes de encerrar o estudo do sintagma nominal, precisamos considerar o problema da análise de certos casos em que se poderia defender que o SN ocorre sem Núcleo.

3 Exemplos: Alguns pensam que educação é escola.
Muitos gostam de uísque com guaraná. Todos desconfiam de Sueli.

4 Problemas de Análise O problema é se consideramos o termo (muitos) como quantificador, que é sua função habitual ou como NSN, já que ele constitui, por si só, um SN.

5 Núcleo do SN O Gramático Mário A. Perini defende que se trata de um NSN. O que acarreta duas generalizações: 1. Todo SN tem um núcleo. 2. Certos itens da área esquerda podem também ocorrer como NSN.

6 Análise automática Isso quer dizer que, em outras palavras, encontrando-se um item como (muitos) não se pode analisá-lo automaticamente como quantificador.

7 Outra Análise: Alguns pensam que educação é escola.
Poderíamos analisar (alguns) como determinante, deixando assim o SN sem núcleo. Mas essa análise traz certos inconvenientes:

8 Como determinante A propriedade de ocorrer sozinho no SN não vale para todos os elementos que podem ser determinantes. Por exemplo: o, este, aquele, etc. Então, o item (alguns) não pode ser considerado um determinante.

9 Como NSN Já se analisarmos (alguns) como NSN, a diferença entre (alguns) e os demais itens será expressa da seguinte maneira: (Alguns) pode ser NSN e (o, este) podem ser Det, mas não NSN.

10 Outro Exemplo: Todos desconfiam de Sueli.
Existe aqui, evidentemente, uma relação de concordância entre (todos) e (desconfiam). Mas, se (todos) for PDet, não será parte de nenhum SN. Consequentemente não haverá SN Sujeito.

11 Por outro lado Por outro lado, se (todos) for NSN, teremos um SN (e nenhum PDet), e a concordância funcionará de maneira habitual. Temos, então, um segundo argumento em favor de postular um NSN nas frases em pauta.

12 Conclusão Portanto, analisaremos as frases:
Alguns pensam que educação é escola. Muitos gostam de uísque com guaraná. Todos desconfiam de Sueli. Como contendo cada uma um sujeito.

13 Sujeitos Os sujeitos são, respectivamente:
(alguns), (muitos) e (todos). O item (alguns) pode desempenhar as funções de Det e NSN. O item (muitos) pode desempenhar as funções de Qf e NSN. O item (todos) pode desempenhar as funções de PDet e NSN.

14

15


Carregar ppt "O Sintagma Nominal Sem Núcleo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google