A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMBIENTE SOCIOCULTURAL Definição O Ambiente sócio-cultural, composto por aquela parte do ambiente de marketing externo da firma em que mudanças sociais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMBIENTE SOCIOCULTURAL Definição O Ambiente sócio-cultural, composto por aquela parte do ambiente de marketing externo da firma em que mudanças sociais."— Transcrição da apresentação:

1

2 AMBIENTE SOCIOCULTURAL Definição O Ambiente sócio-cultural, composto por aquela parte do ambiente de marketing externo da firma em que mudanças sociais ou culturais (isto é, mudanças no sistema de valores de uma sociedade) agem de modo a afetar o esforço de marketing da firma; variações no ambiente sócio-cultural podem apresentar ameaças ou oportunidades.

3 Ambiente sociocultural Por sermos organismos vivos e dependermos das relações interpessoais, obedecemos a crenças, normas e valores quase que inconscientemente. Temos uma visão de mundo sob vários ângulos, temos perspectivas de nosso relacionamento com a sociedade, pessoas, organismos, universo e com a natureza.

4 Ambiente sociocultural Essas relações nos colocam muitas vezes a frente de novidades e modismos aos quais fazem com que seguimos outras pessoas, querendo ser iguais, usar roupas parecidas, ter um corte de cabelo do mesmo estilo, fazendo de alguém famoso, um ídolo e seguindo seus gostos e valores.

5 Ambiente sociocultural Este estudo visa a observação desses modismos do ambiente sócio- cultural, visa mostrar a influencia que exerce sobre a visão das pessoas e o que os profissionais de marketing podem fazer para atender as necessidades desse ambiente.

6 Ambiente sociocultural As pessoas possuem também visões sobre outras pessoas. Hoje em dia se preocupam mais com as outras pessoas, com a miséria, a violência, com as vítimas e com outros problemas sociais, ou seja, as pessoas estão procurando viver de forma mais humana, procurando outras pessoas com as mesmas características, ou seja, semelhantes para conviverem, evitando estranhos, preferindo poucos amigos, mas que sejam duradouros e confiáveis

7 Ambiente sociocultural O marketing se beneficiaria dessa situação enxergando que o mercado deve oferecer mais produtos e serviços sociais que propiciem como cita Kotler, (2002), "relações diretas entre seres humanos, como spas, cruzeiros e atividades religiosas. Elas sugerem também um mercado crescente para substitutos sociais - coisas que permitam que as pessoas que estejam sozinhas sintam-se como se não estivessem, como televisão, os videogames e as salas de bate papo na Internet".

8

9 Valores Culturais A sociedade desenvolve nas pessoas determinadas crenças e valores que ficam enraizadas e são transmitidas. Crenças e valores centrais são repassados de pais para filhos e reforçados pelas escolas, igrejas, empresas e governo. Ex: casamento, trabalho, honestidade, caridade. As crenças e os valores secundários são mais abertos à mudanças. Os profissionais do marketing podem mudar valores secundários, mas dificilmente mudarão valores centrais. Ex: acreditar no casamento é uma crença central. Crer que as pessoas devem casar cedo é uma crença secundária

10 Subculturas Cada cultura é constituída por subculturas, que fornecem identificação e socialização mais específicas para seus membros, pode-se classificar como subculturas a partir da nacionalidade, religião, grupos raciais e regiões geográficas, muitas subculturas criam importantes Segmentos de mercado, e os profissionais de Marketing geralmente elaboram programas de Marketing e produtos sob medida para as suas necessidades

11 Mudanças nos Valores Secundários Impacto de grupos musicais, celebridades, figuras públicas, cortes de cabelo e normas sexuais para jovens. É desejo constante dos profissionais de marketing conseguir prever mudanças culturais de forma a reconhecer ameaças ou pelo contrário novas oportunidades.

12 Contextos e Tendências Industria cultural – sinais de enfraquecimento dos valores culturais centrais ( a cultura se transforma em atividades humanas pagas); Domínio da mídia e de empresas de entretenimento na criação de uma cultura homogenizada e de um estilo de vida global (geração Big Brother); Define-se um consenso mundial sobre o bem e o mal, sobre o bom e o ruim, sobre o ético e o anti-ético; Flexibilização das crenças, valores e princípios; Novos modelos de comportamento religioso, étnico e ético; Mudanças nas questões críticas da geopolítica - conflitos concentrados não somente no controle dos recursos naturais e humanos, mas também no campo do acesso à cultura local e global, e dos canais de comunicação que transportam conteúdos ideológicos e culturais, sob a forma comercial; Proximidade e integração cultural;

13 Contextos e Tendências Novos modelos de relacionamento através da internet – contraposição às relações sociais tradicionais; Motivação individual apoiada na estabilidade financeira e profissional – relações mais competitivas; De forma velada, o racismo e preconceitos étnicos e de classes ainda predominam – disfarçados e protegidos por questionáveis padrões de ética; Evidência da mulher, do que ela faz e pensa; Mulheres, jovens, crianças, gays e terceira idade com destaque no mercado de consumo. O indivíduo menos sensível à família, ao lar e a sim mesmo; Mudanças na estrutura familiar; Redução do tempo livre; Relacionamentos - as relações tendem à superficialidade, linguagem homogênea em grupos, simulação de opiniões e sentimentos reais, relações de curto prazo.

14 Obrigado


Carregar ppt "AMBIENTE SOCIOCULTURAL Definição O Ambiente sócio-cultural, composto por aquela parte do ambiente de marketing externo da firma em que mudanças sociais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google