A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os efeitos da abertura do mercado ressegurador Brasileiro sobre os consumidores de seguro Agosto 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os efeitos da abertura do mercado ressegurador Brasileiro sobre os consumidores de seguro Agosto 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Os efeitos da abertura do mercado ressegurador Brasileiro sobre os consumidores de seguro
Agosto 2007

2 Perguntas mais freqüentes
O que ocorrerá com os Prêmios? Aumento ou Redução das Taxas? Comportamento das Franquias? Aumento ou Redução? O Processo será mais Transparente? Qualidade e Quantidade de Informações? Quando iniciar o Processo? Clausulados? Mais Restritivos ou Compreensivos? Surgirão Novas Coberturas e Opções de Seguros? Como se dará a Regulação de Sinistros? Como se dará a Participação do Segurado no Processo de Contratação do Resseguro? Como fica o Risco de Crédito? As Regras para Abertura do Mercado atenderão aos Anseios e Demandas do Segurado?

3 O que ocorrerá com os Prêmios? Aumento ou Redução das Taxas?
Abertura do mercado ressegurador Brasileiro O que ocorrerá com os Prêmios? Aumento ou Redução das Taxas? Fator cíclico Tendência de atrair grande interesse = maior competição = provável redução de taxas em determinados segmentos/ramos Avaliação mais criteriosa, podendo haver percepções negativas a determinados riscos, resultando em elevação dos prêmios. Soft market Hard market t

4 Comportamento das Franquias? Aumento ou Redução?
Abertura do mercado ressegurador Brasileiro Comportamento das Franquias? Aumento ou Redução? Expectativa de não haver grandes mudanças. Comportamento das franquias tende a acompanhar a evolução cíclica do mercado. Possibilidade de criar combinações de diferentes estruturas de franquia/retenção de risco. Tendência do mercado: evitar as chamadas “Perdas Normais ou Esperadas” e prover cobertura para evento ou eventos “Fora da Curva”.

5 O Processo será mais Transparente?
Abertura do mercado ressegurador Brasileiro O Processo será mais Transparente? Maior visibilidade da eficiência no processo: Fim do clássico “A Culpa é do IRB.” Caberá à seguradora, utilizando os meios que melhor lhe convier, decidir sobre a visibilidade da operação.

6 Qualidade e Quantidade de Informações? Quando iniciar o Processo?
Abertura do mercado ressegurador Brasileiro Qualidade e Quantidade de Informações? Quando iniciar o Processo? A. Comparativo entre uma colocação de papéis (ações, levantamento de financiamentos / empréstimos) e colocação de resseguro Quanto mais informações de qualidade Maior conforto e interesse dos resseguradores B. Interessante manter um canal de comunicação aberto/constante: “Relação de Longo Prazo” C. Quanto mais cedo, melhor! Dar tempo para digestão pelos diversos resseguradores e eventual retorno para discussões.

7 Clausulados? Mais Restritivos ou Compreensivos?
Abertura do mercado ressegurador Brasileiro Clausulados? Mais Restritivos ou Compreensivos? Necessário diferenciar: Clausulado de Seguro x Clausulado de Resseguro Mercado aberto dará muito mais oportunidades para se buscar condições “sob medida” Eventual flexibilização dos clausulados de resseguro podem influenciar clausulados de seguro Obtenção de condições que atendam as demandas dos segurados dar-se-á na medida em que se consiga negociar com seguradores e resseguradores

8 Surgirão Novas Coberturas e Opções de Seguros?
Abertura do mercado ressegurador Brasileiro Surgirão Novas Coberturas e Opções de Seguros? Sim ! Abertura irá despertar interesses, criatividades, necessidades ... “Processo Natural” C. Por demanda do segurado Por iniciativa da seguradora

9 Como se dará a Regulação de Sinistros?
Abertura do mercado ressegurador Brasileiro Como se dará a Regulação de Sinistros? A. A lei prevê importante proteção ao segurado contra o risco de insolvência da seguradora, ao permitir o pagamento direto dos resseguradores ao segurado (ao invés à massa liquidando da seguradora) B. “Follow the Fortune” – É importante que se definam com clareza os casos de aplicação da regra e suas exceções. C. Segurança quanto à participação do ressegurador no processo, para evitar conflitos posteriores com a seguradora, podendo atrasar ou dificultar o recebimento da indenização pelo segurado. D. Importante que o segurado exija que as regras estejam pré-definidas. E. Tendência é de prestação de melhores serviços (“amarras de empresas estatais”).

10 Abertura do mercado ressegurador Brasileiro
Como se dará a Participação do Segurado no Processo de Contratação do Resseguro? A. 2 contratos distintos: Seguro e Resseguro Segurado Seguradora Seguradora Ressegurador B. O segurado tem o direito de indicar agentes de sua preferência, cabendo à seguradora decidir de acordo com sua política. Contrato de seguro Contrato de resseguro

11 Como fica o Risco de Crédito?
Abertura do mercado ressegurador Brasileiro Como fica o Risco de Crédito? Regras ainda a serem definidas pela SUSEP quanto ao rating dos resseguradores. Hoje, risco de crédito é do IRB Brasil Re (“Bonus do Monopólio”). No mercado aberto, será das seguradoras.

12 Abertura do mercado ressegurador Brasileiro
As Regras para Abertura do Mercado atenderão aos Anseios e Demandas do Segurado? A. Preocupações no que tange a competitividade : Limite de utilização de mercados em paraísos fiscais Limite de utilização de mercados com mais de 5 anos de constituição / operação Retenção de reservas nos País dos resseguradores admitidos e eventuais O volume das garantias dos Resseguradores Admitidos Limite do percentual de cessão aos Resseguradores Eventuais B. Operacionalidade da Oferta Preferencial Caso tenha mais de um ressegurador local, a seguradora será obrigada a trabalhar com todas ? Há risco de se reduzir a concorrência de seguradora caso não exista interesse em trabalhar com determinada resseguradora.

13 Muito Obrigado!


Carregar ppt "Os efeitos da abertura do mercado ressegurador Brasileiro sobre os consumidores de seguro Agosto 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google