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CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MBA – SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÕES MÓVEIS U NIVERSIDADE F EDERAL F LUMINENSE.

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1 CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS MBA – SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÕES MÓVEIS U NIVERSIDADE F EDERAL F LUMINENSE

2 LUIZ FERNANDO TABOADA ENGENHEIRO ELETRÔNICO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ). ESPECIALISTA NAS ÁREAS DE REGULAMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS, TENDO TRABALHADO NA CETEL, TELERJ E EMBRATEL, OCUPANDO DIVERSOS CARGOS GERENCIAIS E EXECUTIVOS. PROFESSOR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF), COM PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO HOLÍSTICA DE BASE PELA UNIPAZ. COORDENADOR, DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES DA UFF, DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DOS CURSOS MBA – SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES, ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÕES MÓVEIS E MBA EM TV DIGITAL, RADIODIFUSÃO & NOVAS MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA DA UFF. DOUTORANDO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS PELA UNIVERSIDADE NACIONAL DE LA MATANZA DA ARGENTINA. Contatos: Telefones: CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Currículo

3 Agenda CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARTE I - CONCEITOS BÁSICOS PARTE II - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA PARTE III - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL PARTE IV - MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA PARTE V - MERCADO DE ACESSOS MÓVEIS BANDA LARGA PARTE VI - MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA PARTE VII - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO PARTE VIII - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

4 CONCEITOS BÁSICOS Competitividade ESTABELECER ESTRATÉGIAS QUE NEUTRALIZEM OU MINIMIZEM AS AÇÕES DA CONCORRÊNCIA ESTUDO E ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE

5 O Ambiente Competitivo e a Empresa COMITÊ EXECUTIVO GERÊNCIA DE SERVIÇOS DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS ENGENHARIA PLANEJAMENTO VENDAS PREÇO EMPRESA FORNECEDORES PARCEIROS MERCADO LEGISLAÇÃO CONCORRÊNCIA CONCEITOS BÁSICOS

6 Obtenção e Geração de Informações CONCEITOS BÁSICOS SELEÇÃO DAS FONTES INVESTIGAÇÃO COLETA DE DADOS ANÁLISE GERAÇÃO DE INFORMAÇÃO DIVULGAÇÃO

7 CONCEITOS BÁSICOS INFORMAÇÕES Concorrência INFORMAÇÕES BÁSICAS RAZÃO SOCIAL. FATURAMENTO/RECEITA. MARKET-SHARE. INFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS CARACTERÍSTICAS/FACILIDADES. BENEFÍCIOS/APLICAÇÕES. PONTOS FORTES/PONTOS FRACOS. PREÇOS PREÇO BÁSICO. POLÍTICA DE DESCONTOS. CONDIÇÕES COMERCIAIS. FORMA DE PAGAMENTO. REAJUSTE PRAÇA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA DE VENDA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA. LOGÍSTICA.

8 CONCEITOS BÁSICOS INFORMAÇÕES Concorrência PROMOÇÃO DIVULGAÇÃO. VENDAS. ESTRATÉGIAS COMERCIAIS. TÁTICAS COMERCIAIS/METODOLOGIA DA ABORDAGEM. MERCADO (LADO DO CONCORRENTE) QUEM SÃO. ONDE ESTÃO. VANTAGEM COMPETITIVA. OPORTUNIDADES. AMEAÇAS. MERCADO (LADO DO CONSUMIDOR) MOTIVAÇÃO DE COMPRA. INFLUÊNCIAS PARA A COMPRA. MÉTODO DE ANÁLISE PARA A COMPRA.

9 CONCEITOS BÁSICOS Concorrência HISTÓRICO/ORGANIZAÇÃO. ORGANOGRAMA. CLIENTES. SERVIÇOS. INVESTIMENTOS. TECNOLOGIA. COMPOSIÇÃO ACIONÁRIA. ANÁLISE SWOT. CONDIÇÕES COMERCIAIS. NICHOS DE MERCADO. ESTRATÉGIAS DE PRODUTO. ESTRATÉGIA CORPORATIVA. PARCERIAS E FORNECEDORES. CANAIS DE VENDAS. INDICADORES FINANCEIROS. OI TELEFÔNICA/VIVO EMBRATEL/CLARO TIM/INTELIG GVT Concorrentes A NÁLISE COMPARATIVA DOS SERVIÇOS T ECNOLOGIAS CLIENTES E CONCORRÊNCIA S

10 CONCEITOS BÁSICOS M ERCADO B RASIL Barreiras de Entrada CONDIÇÕES NECESSÁRIAS IMPOSTAS PELOS CLIENTES PARA A ENTRADA DE NOVOS CONCORRENTES: EMPRESAS COM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL. EMPRESAS COM CAPACIDADE DE OFERTA DE SOLUÇÕES GLOBAIS. EMPRESAS COM CAPITAL DE INVESTIMENTO ABUNDANTE. NECESSIDADE DE ALTOS INVESTIMENTOS EM BACKBONES. NECESSIDADE DE NEGOCIAÇÕES PARA AUMENTAR OS PONTOS DE PRESENÇA. PODER DE BARGANHA DOS CLIENTES, O QUE PODE OCASIONAR UMA GUERRA DE PREÇOS PARA PRODUTOS COMMODITIES. NECESSIDADE DE CRIAÇÃO DE PORTFÓLIOS DE PRODUTOS DIFERENCIADOS POR REGIÕES.

11 CONCEITOS BÁSICOS M ERCADO B RASIL Barreiras de Entrada DIFICULDADES DE OBTER FINANCIAMENTO DE LONGO PRAZO NO EXTERIOR. O INVESTIMENTO PODE NÃO SER REMUNERADO DEVIDO À OBSOLESCÊNCIA RÁPIDA DA TECNOLOGIA E DA BAIXA ESCALA.

12 CONCEITOS BÁSICOS O S 4 P´ S E M C C ARTHY Marketing É A ARTE DA SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES E DESEJOS DO CONSUMIDOR EM UM PROCESSO CONTÍNUO DE TROCA. PRODUTO M ARCA G ARANTIAS SLA S ERVIÇOS P RAZOS PREÇO P REÇO B ÁSICO D ESCONTOS DE Q UANTIDADE D ESCONTOS P ROMOCIONAIS D ESCONTOS C OMERCIAIS PRAÇA P ONTOS DE V ENDA PROMOÇÃO PUBLICIDADE PROPAGANDA PROMOÇÃO DE VENDAS VENDA PESSOAL TELEMARKETING

13 CONCEITOS BÁSICOS F ATORES C RÍTICOS DE S UCESSO Mercado Corporativo e Consumidor GERENCIAMENTO ADEQUADO DO RELACIONAMENTO COM OUTRAS EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES PARA FACILITAR O ACESSO ÀS REDES, PARCERIAS E ALIANÇAS. AGILIDADE NA ATIVAÇÃO DO SERVIÇO. MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO RÁPIDAS. SERVIÇO DE PÓS-VENDA BEM ESTRUTURADO. DIFERENCIAÇÃO DO PRODUTO COM ACRÉSCIMO DE SERVIÇOS AGREGADOS. AGRESSIVIDADE, FLEXIBILIDADE E AGILIDADE EM MARKETING E VENDAS PARA CONTRA-ATACAR A CONCORRÊNCIA. CONVERGÊNCIA DE SERVIÇOS.

14 CONCEITOS BÁSICOS F ATORES C RÍTICOS DE S UCESSO Mercado Corporativo e Consumidor ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES DOS CLIENTES COMO O PONTO DE PARTIDA PARA ESTRUTURAR AS OFERTAS DE PRODUTOS. CAPACIDADE DE DAR RÁPIDO FEEDBACK AO CLIENTE (EM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS E RECLAMAÇÕES DOS CLIENTES). CAPACIDADE DE REAÇÃO ÀS RÁPIDAS MUDANÇAS DO MERCADO. PARCERIAS PARA AGILIZAR O LANÇAMENTO DE PRODUTOS.

15 CONCEITOS BÁSICOS F ATORES C RÍTICOS DE S UCESSO Mercado Corporativo INVESTIMENTO CONTÍNUO EM EQUIPAMENTOS E INFRA- ESTRUTURA DA REDE. GARANTIA DE SEGURANÇA DO SISTEMA. CAPACIDADE DE OFERECER INTEGRAÇÃO DE VOZ, DADOS E IMAGEM. EXISTÊNCIA DE CUSTOMER CARE PRÓ-ATIVO, QUE IDENTIFIQUE NOVOS PROBLEMAS E SOLUÇÕES. ATUALIZAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. FORÇA DE VENDAS COM CONHECIMENTO DOS NEGÓCIOS E SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES, BEM COMO DAS NECESSIDADES DO CLIENTE, APTA A OFERECER AS SOLUÇÕES MAIS ADEQUADAS. ONE-STOP-SHOPPING.

16 CONCEITOS BÁSICOS F ATORES C RÍTICOS DE S UCESSO Mercado Consumidor CAPILARIDADE DA REDE. TEMPO DE RECUPERAÇÃO E INSTALAÇÃO REDUZIDOS. SISTEMA DE BILLING SIMPLES E EFICAZ, CRM, ETC. OFERTA DE PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA A FAMÍLIA OU PARA SMALL OFFICE. MARCA CONFIÁVEL E QUE EXPRESSE ATRIBUTOS DE QUALIDADE E BOM ATENDIMENTO. CONSCIÊNCIA DE MARCA DOS PRODUTOS COMMODITIES. FORMAS DE PAGAMENTO E DESCONTOS ALTERNATIVOS (EXEMPLO: BASEADOS EM PROGRAMAS DE FIDELIDADE). PONTOS DE VENDA ACESSÍVEIS: INTERNET, TELEMARKETING ATIVO. CENTRAL DE ATENDIMENTO ÁGIL E ACESSÍVEL.

17 CONCEITOS BÁSICOS Indústria de Telecomunicações REGIME DE INCERTEZAS TECNOLÓGICO (DIGITAL) ECONÔMICO (ORIENTADO A SERVIÇO) INSTITUCIONAL (CONCORRÊNCIA) REGIME DE ESTABILIDADE TECNOLÓGICO (ELETROMECÂNICO) ECONÔMICO (MONOPRODUTO) INSTITUCIONAL (MONOPÓLIO) CONVERGÊNCI A E CONSOLIDAÇÕE S R OMPIMENTO DA B OLHA DE C RESCIMENTO A INTERNET SE TORNA COMERCIAL E EXPLODE A HIPERCOMMUNICATIONS. O SURGIMENTO DA TVD E A MULTIPLICAÇÃO DO CELULAR. NASCE O PRIMEIRO PADRÃO MODERNO DE COMUNICAÇÃO CELULAR, O AMPS. QUEBRA DO MONOPÓLIO DA AT&T NASCE A ARPANET. INVENTADA A COMUNICAÇÃO CELULAR S ÉCULO R ETRASADO Nasce a Indústria de Telecom. com o Telégrafo e a Telefonia A INDÚSTRIA SE CONSOLIDA COM A TECNOLOGIA DE TRANSMISSÃO SEM FIO, NASCE O RÁDIO MODERNIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSMISSÃO. APARECEM O FM E A TV A PARECEM O 1 º C OMPUTADOR, O T RANSISTOR E O PCM A INDÚSTRIA DE SEMICONDUTORES SE CONSOLIDA, SURGE O 1 º CI E O PRIMEIRO COMPUTADOR COMERCIAL A INDÚSTRIA DE MAINFRAMES SE CONSOLIDA. S URGEM OS PRIMEIROS PROJETOS DE REDES DE COMPUTADORES. S URGE O SERVIÇO 0800

18 CONCEITOS BÁSICOS Agentes Transformadores - Telecom DIGITALIZAÇÃO Início: Anos 70. Convergência tecnológica, funcional e organizacional entre os setores de telecom. e de informática. Mudança do paradigma Hardware para o Software. Padronização. Homogeneização da Rede. Processamento no Terminal. Ganho de Escala. Uma rede para cada serviço para uma rede multisserviços. Serviços customizáveis mais aderentes a realidade. Mudança do paradigma regulado pela oferta para pela necessidade (mercado). COMPETIÇÃO Início: Anos 80. Mudança do paradigma de Serviço-Produto para Serviço orientado ao Mercado. Demanda dada pelas premissas de mercado e não pela oferta. Customização ao invés do mesmo formato. Ciclo de vida mais rápido Pressão para redução de preços. INTERNET Início: Anos 90. Viabilização das comunicações globais. Responsável pela criação de novos serviços e mercados. Principal agente de inovações tecnológicas, com produtos substitutos aos tradicionais. Responsável pela destruição do valor do serviços tradicionais por uma nova filosofia de modelo de negócio. Homogeneização das redes.

19 CONCEITOS BÁSICOS Planejamento Estratégico Questões Estratégicas Análise Exógena Análise Endógena Grandes Balizadores Decisões Estratégicas Fatos invariantes, Tendências, Fatos de Futuro, Cenários, Oportunidades e Ameaças Forças e Fraquezas, Cadeia de Valor, Competências essenciais, infra-estrutura, Produtos Missão, Visão, Valores da Empresa, Visão do Corpo Executivo Plano Estratégico Análise da Concorrência Análise SWOT Análise de Riscos Orientações Estratégicas Planejamento de LP Planejamento Tático Planejamento Operacional Análise de Cenários

20 CONCEITOS BÁSICOS P RINCIPAIS R ESULTADOS Análise Exógena CONSISTE NA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERIOR À EMPRESA. FATOS INVARIANTES: VARIÁVEIS MACRO-ECONÔMICAS RELACIONADAS DIRETAMENTE OU INDIRETAMENTE COM O OBJETO DO PLANO ESTRATÉGICO, QUE NÃO SE ALTERAM AO LONGO DO TEMPO. EX: CRESCIMENTO POPULACIONAL. TENDÊNCIAS: SÃO VARIÁVEIS MACRO-ECONÔMICAS CUJO COMPORTAMENTO NO TEMPO É CONSTANTE, E INFLUENCIAM DE MANEIRA DIRETA OU INDIRETA O OBJETO DE ANÁLISE DO PLANO ESTRATÉGICO. FATOS DO FUTURO: VARIÁVEIS QUE PODEM INFLUENCIAR OU NÃO O OBJETO DE ANÁLISE DO PLANO ESTRATÉGICO. CENÁRIOS: OBTIDOS DOS RESULTADOS ANTERIORES E CONSTITUEM NUM CONJUNTO DE ESTADOS ONDE AS VARÁVEIS MACRO-ECONÔMICAS MAIS RELEVANTES PODEM ASSUMIR, HIPÓTESES E TRAJETÓRIAS, DADA A SITUAÇÃO ATUAL, LEVAM A ESTES ESTADOS. PARA EFEITO DE MINIMIZAÇÃO DE COMPLEXIDADE DO PLANO, TIPICAMENTE SÃO CONSIDERADOS APENAS TRÊS: OTIMISTA, MEDIANO E PESSIMISTA. OPORTUNIDADES E AMEAÇAS: SÃO INERENTES A CADA CENÁRIO E RESULTANTES DE SUA ANÁLISE E AVALIAÇÃO. CONSTITUEM EM UMA AVALIAÇÃO DO NEGÓCIO, UTILIZANDO A QUESTÃO ESTRATÉGICA.

21 CONCEITOS BÁSICOS P RINCIPAIS R ESULTADOS Análise Endógena CONSISTE NA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE INTERIOR À EMPRESA. FORÇAS E FRAQUEZAS: SÃO AVALIAÇÕES RELATIVAS OU ABSOLUTAS DAS VANTAGENS OU DESVANTAGENS COMPETITIVAS DA EMPRESA ASSOCIADAS DIRETA OU INDIRETAMENTE À QUESTÃO ESTRATÉGICA. CADEIA DE VALOR: ASSOCIADO AO PROCESSO PRODUTIVO DA EMPRESA, É CARACTERIZADA PELAS PRINCIPAIS FASES DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE VALOR DOS PRODUTOS E SERVIÇOS DESTA EMPRESA, INDICANDO OS PRINCIPAIS FORNECEDORES E CLIENTES. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS: SÃO DIFERENCIAIS COMPETITIVOS ASSOCIADOS À MISSÃO E AOS VALORES DA EMPRESA. GRANDES BALIZADORES: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA, RESPONSÁVEL PELA DEFINIÇÃO DA PERSONALIDADE DA EMPRESA.

22 CONCEITOS BÁSICOS Ameaças e Oportunidades OPORTUNIDADE Situação Favorável + Pontos Fortes AMEAÇA Situação Desfavorável + Pontos Fracos

23 CONCEITOS BÁSICOS Ameaças e Oportunidades OPORTUNIDADES AMEAÇAS OTIMISTAMEDIANOPESSIMISTA

24 CONCEITOS BÁSICOS Forças que Governam a Competição O Setor competindo por uma posição entre os concorrentes Poder de barganha dos fornecedores Ameaça de Entrada Ameaças de Produtos Substitutos Poder de barganha dos clientes AMEAÇA DE ENTRADA É CONCEBIDO COMO A POSSIBILIDADE DE INGRESSO NO SETOR DE UM NOVO CONCORRENTE. A AGRESSIVIDADE DE UM NOVO ENTRANTE DEPENDE BASICAMENTE DA BARREIRA DE ENTRADA, QUE PODE SER ECONOMIA DE ESCALA, DIFERENCIAÇÃO DE PRODUTO, NECESSIDADE DE CAPITAL, DESVANTAGENS DE CUSTO INDEPENDENTE DO PORTE, ACESSO A CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E POLÍTICA GOVERNAMENTAL. FORNECEDORES PODEROSOS EXERCE SEU PODER DE BARGANHA PARA DEFINIÇÃO DE PREÇOS, REDUÇÃO DA QUALIDADE DAS MERCADORIAS E SERVIÇOS ADQUIRIDOS. O FORNECEDOR É PODEROSO SE: PERTENCE A UM OLIGOPÓLIO OU MONOPÓLIO, SEU PRODUTO FOR PECULIAR, SE IMPUSER AMEAÇA DE INGRESSAR NO SETOR DA INDÚSTRIA, SE O SETOR NÃO REPRESENTA INTERESSE PELO FORNECEDOR. CLIENTES PODEROSOS O CLIENTE É PODEROSO SE: REPRESENTAR UM GRANDE CLIENTE, SE OS PRODUTOS DO SETOR FOREM HOMEGENIZADOS, SE O PRODUTO DO SETOR NÃO REPRESENTAR ECONOMIA PARA O COMPRADOR, SE OBTIVER LUCROS BAIXOS, SE A QUALIDADE DO PRODUTO FOR DE POUCA IMPORTÂNCIA. PRODUTOS SUBSTITUTOS OS PRODUTOS SUBSTITUTOS PODEM SER DEFINIDOS COMO ALTERNATIVAS AOS PRODUTOS JÁ EXISTENTES EM FUNÇÃO DO CICLO DE VIDA EM DECLÍNIO, CARACTERIZADOS PRINCIPALMENTE POR: PERDA DE MS, INTRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO COMO NA DEFINIÇÃO DO PRODUTO.

25 PARTE I - CONCEITOS BÁSICOS PARTE II - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA PARTE III - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL PARTE IV - MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA PARTE V - MERCADO DE ACESSOS MÓVEIS BANDA LARGA PARTE VI - MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA PARTE VII - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO PARTE VIII - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA Agenda CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

26 Players do Mercado MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO TELEMAR REGIÃO I TELEFÔNICA REGIÃO III BRASIL TELECOM REGIÃO II EMBRATEL REGIÃO IV DOMINANTES NOVOS ENTRANTES VÉSPER REGIÃO I VESPER REGIÃO III GVT REGIÃO II INTELIG REGIÃO IV

27 Concessionárias do STFC OI TELEFÔNICA EMBRATEL EMPRESAACIONISTAS AG TELECOM (19,34%), LA FONTE (19,34%), FUNDAÇÃO ATLANTICO (11,5%), BNDESPAR (13,08%), PREVI (9,69%), PETROS (7,48%) FUNCEL (7,48%), PORTUGAL TELECOM (12,07%) TOTAL DE 53,8% DAS AÇÕES ORDINÁRIAS QUE CORRESPONDEM A 17,9% DO TOTAL DAS AÇÕES Telefonica Internacional – 34,87% SP Telecomunicações- 50,71% Outros - 14,30 % das ações ordinárias TOTAL DE 85,57% DAS AÇÕES ORDINÁRIAS E 89,13% DAS AÇÕES PREFERENCIAIS TELMEX POSSUI 98,06% DAS AÇÕES DA EMBRAPAR QUE POR SUA VEZ DETÉM 99,2% DAS AÇÕES DA EMBRATEL Total de 99,2% das ações MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

28 OI Posição Acionária da Oi com a Portugal Telecom EM 27 DE JULHO DE 2010 A PORTUGAL TELECOM (PT) E A OI ASSINARAM UM TERMO DE COMPROMISSO PARA A ENTRADA DA PT NA OI, ADQUIRINDO 10% DE PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA NA TELEMAR PARTICIPAÇÕES E 35% DO CAPITAL DA AG TELEFOM E L.F. TEL, CONTROLADORAS DA TELEMAR PARTICIPAÇÕES. SERÁ REALIZADO AINDA UM AUMENTO DE CAPITAL DE R$ 12 BILHÕES NA TNL E OUTRO DE R$ 12 BILHÕES NA TMAR, PARA OS QUAIS A PT SE COMPROMETEU EM INVESTIR R$ 2 BILHÕES E R$ 1,7 BILHÕES RESPECTIVAMENTE. NO FINAL DO PROCESSO A PT INVETIRIA R$ 8,4 BILHÕES (3,7 BILHÕES DE EUROS) E TERIA UMA PARTICIPAÇÃO DIRETA E INDIRETA MÍNIMA DE 22,38% NA TMAR. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

29 OI Posição Acionária da Oi com a Portugal Telecom ESTA PREVISTA AINDA AQUISIÇÃO DE 10% DA PT PELA TMAR POR UM PREÇO ESTIMADO DE R$ 1,8 BILHÕES. SEGUNDO NOTÍCIA PUBLICADA NO JORNAL VALOR (29/10/2010) A PARTICIPAÇÃO DA PT NA TELEMAR PARTICIPAÇÕES SERÁ DE 12% E NÃO 10 % COMO HAVIA SIDO INICIALMENTE NEGOCIADO. A ANATEL CONCEDEU ANUÊNCIA PRÉVIA PARA ESTA OPERAÇÃO EM 29/10/2010. A PARTICIPAÇÃO DE 25,28% DA PT NA TMAR É RESULTADO DE: UMA PARTICIPAÇÃO DIRETA DE 35% NO CAPITAL DA AG TELECOM PARTICIPAÇÕES S.A. UMA PARTICIPAÇÃO DIRETA DE 35% NA LF TEL S.A. UMA PARTICIPAÇÃO DIRETA DE 12,07% NO CAPITAL DA TMARPART. UMA PARTICIPAÇÃO DIRETA DE 10,49% NO CAPITAL DA TNL. UMA PARTICIPAÇÃO DIRETA DE 9,43% NO CAPITAL DA TMAR. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

30 Principais Autorizatárias GLOBAL VILLAGE INTELIG TELECOM EMPRESAACIONISTAS TIM (100% das ações) TOTAL DE 100% DAS AÇÕES V IVENDI (87%) E O UTROS (13%) TOTAL DE 100% DAS AÇÕES MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

31 Outras Prestadoras ALGAR TELECOM SERCOMTEL EMPRESA CONCESSÃO/AUTORIZAÇÃO GRUPO ALGAR – 97% DAS AÇÕES ORDINÁRIAS E 18,6% DAS AÇÕES PREFERENCIAIS P REFEITURA DE L ONDRINA E C OMPANHIA P ARANAENSE DE E NERGIA TOTAL DE 83,6% DAS AÇÕES MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

32 Dados de Planta LINHAS INSTALADAS E EM FUNCIONAMENTO – OI VALORES EM MILHÕES Fonte: OI/BRT (a partir de 2009 ) I NSTALADAS F UNCIONAMENTO MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

33 Dados de Receita e Lucro RECEITA LÍQUIDA E LUCRO LÍQUIDO – OI VALORES EM BILHÕES DE REAIS Fonte: OI/BRT (a partir de 2009) (Obs: inclui os resultados do Serviço Móvel) R ECEITA L ÍQUIDA L UCRO L ÍQUIDO MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

34 Dados de Investimento INVESTIMENTO – OI VALORES EM BILHÕES DE REAIS Fonte: OI/BRT (a partir de 2009) Obs: inclui investimentos no Serviço Móvel MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

35 OI Comentários PERDA DE UM MILHÃO E MEIO DE CLIENTES NA TELEFONIA FIXA AO LONGO DO ANO DE ARPU DE R$ 53,7 NA TELEFONIA FIXA, R$ 42,7 NA BANDA LARGA E R$ 23,5 NO OI MÓVEL. MENOR NÍVEL DE INVESTIMENTO DESDE A PRIVATIZAÇÃO. PERDA DE MARKET-SHARE EM TODOS OS MERCADOS, NO SERVIÇO FIXO, NO SERVIÇO MÓVEL E NA BANDA-LARGA. A EXPECTATIVA É DE QUE COM O NOVO ACIONISTA A EMPRESA RETOME O SEU CICLO DE INVESTIMENTOS. A DÍVIDA LÍQUIDA PERMANECE NA FAIXA DOS 18,7 BILHÕES DE REAIS. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

36 Dados de Planta LINHAS INSTALADAS E EM FUNCIONAMENTO – TELEFÔNICA VALORES EM MILHÕES Fonte: TELEFÔNICA I NSTALADAS F UNCIONAMENTO MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

37 Dados de Receita e Lucro RECEITA LÍQUIDA E LUCRO LÍQUIDO – TELEFÔNICA VALORES EM BILHÕES DE REAIS Fonte: TELEFÔNICA R ECEITA L ÍQUIDA L UCRO L ÍQUIDO MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

38 Dados de Investimento INVESTIMENTO – TELEFÔNICA VALORES EM BILHÕES DE REAIS Fonte: TELEFÔNICA MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

39 TELEFÔNICA Comentários MANUTENÇÃO DA CARTEIRA DE CLIENTES TOTAL DA TELEFONIA FIXA, EM 2010, CONSIDERADO UM BOM RESULTADO, UMA VEZ QUE NO ANO DE 2009 FORAM DESLIGADAS CERCA DE LINHAS TELEFÔNICAS FIXAS NO MERCADO RESIDENCIAL E LINHAS NO MERCADO NÃO RESIDENCIAL. PERDA DE MARKET-SHARE NO MERCADO DE TELEFONIA FIXA. O RESULTADO ECONÔMICO-FINANCEIRO ESTÁVEL. DÍVIDA LÍQUIDA DE 174 MILHÕES DE REAIS. FATO RELEVANTE DIVULGADO EM 25 DE MARÇO DE 2011 APRESENTOU OS TERMOS E CONDIÇÕES, APROVADOS PELOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO DA VIVO E DA TELESP PARA A REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA CONCERNENTE À INCORPORAÇÃO DAS AÇÕES DA VIVO PART. PELA TELESP. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

40 TELEFÔNICA Comentários A TELESP INCORPORARÁ AO SEU PATRIMÔNIO A TOTALIDADE DAS AÇÕES DA VIVO PART., QUE PASSARÁ A SER UMA SUBSIDIÁRIA INTEGRAL DA TELESP. OS TITULARES DAS AÇÕES DA VIVO PART. RECEBERÃO AÇÕES DA TELESP NA SEGUINTE RELAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO: PARA CADA AÇÃO ORDINÁRIA OU PREFERENCIAL DA VIVO PART., SERÃO EMITIDAS 1,55 AÇÕES DA TELESP DA RESPECTIVA ESPÉCIE. AS AÇÕES DA VIVO PART. A SEREM INCORPORADAS PELA TELESP FORAM AVALIADAS EM R$ ,89. A ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA COMPANHIA PARA A APROVAÇÃO DA REESTRUTURAÇÃO FOI REALIZADA NO DIA 27 DE ABRIL DE MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

41 TELEFÔNICA Comentários NA MESMA DATA DA AGE, A VIVO PART. INCORPORARÁ AS HOLDINGS BRASILEIRAS TBS CELULAR PARTICIPAÇÕES LTDA., PORTELCOM PARTICIPAÇÕES S.A. E PTELECOM BRASIL S.A. (CONJUNTAMENTE, AS HOLDINGS BR), AS QUAIS TEM POR OBJETO SOCIAL DETER AÇÕES DA VIVO PART. E QUE SÃO CONTROLADAS PELA TELEFONICA S.A.. A ANATEL APROVOU EM 24 DE MARÇO A INCORPORAÇÃO DA VIVO PELA TELESP. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

42 Dados de Receita e Lucro RECEITA LÍQUIDA E LUCRO LÍQUIDO – EMBRATEL VALORES EM BILHÕES DE REAIS Fonte: EMBRATEL R ECEITA L ÍQUIDA L UCRO L ÍQUIDO MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

43 Dados de Receita e Lucro LINHAS EM FUNCIONAMENTO – EMBRATEL VALORES EM BILHÕES DE REAIS Fonte: TELECO L INHAS EM F UNCIONAMENTO MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

44 E MBRATEL Comentários A NOVA LINHA DE NEGÓCIOS TV POR ASSINATURA VIA SATÉLITE, CUJO LANÇAMENTO OCORREU EM 01/12/2008, ENCERROU 2009 COM VENDAS. DESDE MARÇO DE 2009, A PORTABILIDADE NUMÉRICA, SEGUINDO O CRONOGRAMA ESTABELECIDO PELA ANATEL, FOI IMPLANTADA EM TODOS OS DDD´S DO BRASIL (TOTAL DE 67), E A EMBRATEL ESTÁ ENTRE AS PRIMEIRAS OPERADORAS DE TELECOMUNICAÇÕES NO RANKING DE RECEPÇÃO DE LINHAS, MANTENDO-SE NA PRIMEIRA POSIÇÃO ENTRE AS OPERADORAS DE TELEFONIA FIXA AO FINAL DE JUNHO DE CRESCIMENTO GRADUAL DA BASE DE ACESSOS LOCAIS. EMPRESAS PERTENCENTES AO GRUPO EMBRATEL: VIA EMBRATEL, CLICK21, STAR ONE, BRASIL CENTER, PRIMESYS. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

45 Dados de Receita e Lucro RECEITA LÍQUIDA E LUCRO LÍQUIDO – GVT VALORES EM BILHÕES DE REAIS Fonte: GVT R ECEITA L ÍQUIDA L UCRO L ÍQUIDO MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

46 GVT Comentários O ANO DE 2007 MARCOU O INÍCIO DA EXPANSÃO NACIONAL DA EMPRESA PARA REGIÕES FORA DE SUA ÁREA DE ATUAÇÃO ORIGINAL. BELO HORIZONTE (MG), EM SETEMBRO DE 2007, PASSOU A RECEBER OFERTA DE SERVIÇOS DA GVT. UM ANO DEPOIS, OCORREU A PRIMEIRA INCURSÃO DA OPERADORA NA REGIÃO NORDESTE, A PARTIR DE SALVADOR (BA). SE 2007 FOI O ANO DA EXPANSÃO, 2009 FOI DECISIVO NA VIDA DA GVT. NESTE ANO, EM SETEMBRO, DEPOIS DE ACIRRADA DISPUTA NO MERCADO, O GRUPO FRANCÊS VIVENDI ASSINOU UM ACORDO COM O GRUPO SWARTH (CAPITAIS ISRAELENSES) E COM A GLOBAL VILLAGE TELECOM (HOLLAND) BV, OS ACIONISTAS FUNDADORES E CONTROLADORES DA GVT (HOLDING) S/A. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

47 GVT Comentários O ACORDO PERMITIU À VIVENDI LANÇAR OFERTA PÚBLICA AMIGÁVEL PARA A AQUISIÇÃO DE 100% DO CAPITAL DA GVT. A VIVENDI ATUA, GLOBALMENTE, NA ÁREA DE JOGOS ELETRÔNICOS, MÚSICA E EM TELEFONIA MÓVEL E FIXA, ONDE OCUPA A POSIÇÃO DE SEGUNDA MAIOR OPERADORA NA FRANÇA. A RECEITA LÍQUIDA DA GVT NO ANO DE 2010, CRESCEU 43,0% ATINGINDO R$ 2,43 BILHÕES. O EBITDA (LUCROS ANTES DE JUROS, IMPOSTOS, DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO) AJUSTADO DA EMPRESA FOI DE 41,3%, REPRESENTANDO O MONTANTE DE R$ 1,003 BILHÕES. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

48 GVT Comentários A VISÃO DE FUTURO PARA A GVT SE TRADUZ POR "CASA CONECTADA". A IDÉIA É HAVER, EM CADA RESIDÊNCIA, UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO - UMA HOME GATEWAY - INTELIGENTE, COM INTERATIVIDADE E GERENCIAMENTO PARA OS DIVERSOS SERVIÇOS DE INTERNET BANDA LARGA. TECNICAMENTE, A PERSPECTIVA NA REDE É MAIS FIBRA ÓPTICA E MENOS PAR DE COBRE, MAS AMBOS OS MEIOS VÃO CONVIVER CADA CASO, SENDO CADA CASA UM CASO. NA TOPOLOGIA, UM ANEL ÓPTICO METROPOLITANO TERÁ DERIVAÇÕES DE COBRE COM ADSL (ASYMMETRIC DIGITAL SUBSCRIBER LINE) PARA VELOCIDADES DE 2 A 20 MBIT/S E ATÉ 70 MBIT/S SE A DISTÂNCIA FOR DE ATÉ 200 M DO ANEL. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

49 GVT Comentários COM A FIBRA ATÉ A CASA DO CLIENTE OU FTTH (FIBER TO THE HOME), A OFERTA DE VELOCIDADE SOBE PARA 100 MBIT/S. EM 2010, A BASE DE CLIENTES DA GVT TINHA 60% DE ACESSOS OPERANDO A 10 MBIT/S. ESSA VELOCIDADE, EM 2011, DEVE AUMENTAR PARA 15 MBIT/S E PARA 2012, PARA 35 MBIT/S. O PREÇO POR MBIT/S PARA 2011 DEVERÁ SOFRER UM DECRÉSCIMO EM RELAÇÃO AO COBRADO EM A VELOCIDADE MÍNIMA PODERÁ SER DE 5 MBIT/S. FALA-SE TAMBÉM NO POWER MUSIC CLUB: OFERTA GRATUITA DE MILHARES DE MÚSICAS E DE VIDEOCLIPES EM STREAMING - MAS NÃO EM DOWNLOAD - AOS ASSINANTES DA GVT. A UNIVERSAL MUSIC, SEGUNDA MAIOR GRAVADORA DA INDÚSTRIA DA MÚSICA, É CONTROLADA PELA VIVENDI FRANCESA QUE CONTROLA A GVT. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

50 GVT Comentários ALÉM DE MÚSICA, A GVT VAI ACRESCENTAR VIDEOGAMES AO SEU PORTFÓLIO E VAI SER UMA DAS PRIMEIRAS OPERADORAS A OFERECER IPTV (INTERNET PROTOCOL TELEVISION). EM 2011, SERÃO LANÇADOS PRODUTOS COM BASE NA INTERNET, CABO E SATÉLITE DTH (DIRECT TO HOME). MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

51 Evolução de Linhas em Funcionamento e Taxa de Penetração PENETRAÇÃO 2010 – 21,7PENETRAÇÃO 2010 – 17,3 MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ITU E ANATEL PENETRAÇÃO 1º S – 2011 – 21,8

52 Evolução da Taxa de Penetração no Brasil e no Mundo MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ITU E ANATEL

53 Comportamento do Mercado Local – Brasil ADIÇÕES LÍQUIDAS DE LINHAS FIXAS EM FUNCIONAMENTO NO BRASIL X 10 3 MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : PRESTADORAS

54 Comportamento do Mercado Local – Brasil BRASIL 2005 – S ERVIÇO L OCAL – A CESSOS EM F UNCIONAMENTO (M ARKET -S HARE ) C ONCESSIONÁRIA A UTORIZATÁRIAS REGIÃO III C ONCESSIONÁRIA A UTORIZATÁRIAS REGIÃO II C ONCESSIONÁRIA A UTORIZATÁRIAS REGIÃO I TOTAL DE 39,8 MILHÕES DE LINHAS EM FUNCIONAMENTO MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ANATEL

55 Comportamento do Mercado Local – Brasil BRASIL 2011 (1 º S) – S ERVIÇO L OCAL – A CESSOS EM F UNCIONAMENTO (M ARKET -S HARE ) C ONCESSIONÁRIA A UTORIZATÁRIAS REGIÃO III C ONCESSIONÁRIA A UTORIZATÁRIAS REGIÃO II C ONCESSIONÁRIA A UTORIZATÁRIAS REGIÃO I TOTAL DE 42,5 MILHÕES DE LINHAS EM FUNCIONAMENTO MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ANATEL

56 Comportamento do Mercado Local – Telefônica MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO FONTE: TELEFÔNICA

57 Comportamento do Mercado – Brasil BRASIL 2011 (1 º S) – S ERVIÇO L OCAL – M ARKET -S HARE A CESSOS EM F UNCIONAMENTO OI – 45,7% EMBRATEL – 18,2% OUTRAS – 1,7% GVT – 5,9% TELEFÔNICA – 26,9% CTBC – 1,7% SERCOMTEL – 0,4% MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ANATEL

58 Portabilidade no Mundo TELEFONIA FIXA 1996 Reino Unido e Hong Kong 1997 Finlândia 1998 França, Alemanha 1999 Holanda, EUA, Suécia e Dinamarca 2000 Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Singapura, Suíça e Irlanda 2001 Portugal 2003 Grécia e Coréia 2004 Eslováquia, Estônia, Lituânia, Hungria e Chipre 2007 Canadá 2008 Brasil MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

59 Quantidade de Terminais Fixos e Móveis em Funcionamento – Brasil IMPLEMENTAÇÃO DA PORTABILIDADE CAGR F IXO : ,57% CAGR M ÓVEL : ,96% Evolução da Quantidade de Terminais Móveis (milhões) Evolução da Quantidade de Terminais Fixos (milhões) MERCADO PARA A PORTABILIDADE MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

60 Mercado de Telefonia Fixa com a Portabilidade – Brasil ADIÇÕES LÍQUIDAS DE TERMINAIS FIXOS PORTADOS NO BRASIL X 10 3 MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ABRTELECOM

61 Taxa de Penetração da Telefonia Fixa com a Portabilidade – Brasil PORTABILIDADE – EVOLUÇÃO DA TAXA DE PENETRAÇÃO DE TERMINAIS FIXOS PORTADOS NO BRASIL MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

62 Comportamento do Mercado LDN – Brasil BRASIL 2005 – S ERVIÇO LDN (M ARKET -S HARE MINUTOS ) OI B RASIL T ELECOM E MBRATEL TELEFÔNICA O UTROS MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ANATEL

63 Comportamento do Mercado LDN – Brasil BRASIL 2011 ( JUN ) – S ERVIÇO LDN (M ARKET -S HARE MINUTOS ) OI O UTROS E MBRATEL TELEFÔNICA TIM GVT MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO I NTELIG T ELECOM F ONTE : ANATEL

64 Comportamento do Mercado LDN – Brasil MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO BRASIL 2010 ( JUN ) – S ERVIÇO LDN (M ARKET -S HARE MINUTOS )

65 Comportamento do Mercado – Brasil BRASIL – S ERVIÇO LDN – M ARKET -S HARE R ECEITA – 1 º S – 2011 EMBRATEL – 30,2% TELEFÔNICA – 29,0% OUTRAS – 0,8% TIM – 14,6% OI – 25,4% MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO

66 Comportamento do Mercado LDI – Brasil BRASIL 2006 – S ERVIÇO LDI (M ARKET -S HARE MINUTOS ) OI I NTELIG T ELECOM O UTROS E MBRATEL TELEFÔNICA MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ANATEL

67 Comportamento do Mercado LDI – Brasil BRASIL 2011 ( JUN ) – S ERVIÇO LDI (M ARKET -S HARE MINUTOS ) OI O UTROS E MBRATEL TELEFÔNICA TIM GVT I NTELIG T ELECOM MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ANATEL

68 Mercado LDI – Brasil MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

69 Mercado dos Estados Unidos Q UANTIDADE DE L INHAS F IXAS EM F UNCIONAMENTO NOS EUA X 10 6 MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ITU

70 Monopólios x Novas Tecnologias T ELEFONIA F IXA EMPRESA DE TELEFONIA PELA INTERNET (SKIPE) CHEGA A MAIS DE 663 MILHÕES DE USUÁRIOS REGISTRADOS (MARÇO DE 2011). EMPRESAS TELEFÔNICAS TRADICIONAIS TÊM SUAS RECEITAS AMEAÇADAS COM ESTA FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, INCLUSIVE COM VERSÕES QUE PERMITEM FAZER LIGAÇÕES PARA TELEFONES FIXOS E CELULARES. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

71 Monopólios x Novas Tecnologias T ELEFONIA F IXA AS PRESTADORAS DE SERVIÇOS VOIP NO BRASIL SÃO CLASSIFICADAS EM TRÊS CATEGORIAS: PROVEDORES DE TELEFONIA FIXA VOIP. ESTAS PRESTADORAS POSSUEM AUTORIZAÇÃO DE STFC NO BRASIL E PODEM OFERECER UM NÚMERO TELEFÔNICO PARA RECEBER CHAMADAS COMO ACONTECE EM UM TELEFONE CONVENCIONAL. PRESTAM SERVIÇO SEMELHANTE AO OFERECIDO PELA VONAGE NOS ESTADOS UNIDOS. PROVEDORES DE TELEFONIA FIXA VOIP NO EXTERIOR. OFERECEM A POSSIBILIDADE DE UM NÚMERO TELEFÔNICO NO EXTERIOR. PROVEDORES DE CHAMADAS VOIP. OFERECEM APENAS A POSSIBILIDADE DE FAZER CHAMADAS VIA INTERNET. NÃO OFERECEM UM NÚMERO TELEFÔNICO FIXO NO BRASIL OU NO EXTERIOR. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

72 Análise do Cenário T ELEFONIA F IXA MODELO ATUAL DE ATENDIMENTO DO MERCADO EM DECLÍNIO. PROJEÇÕES PARA OS PRÓXIMOS ANOS INDICAM UMA FORTE REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE LINHAS EM FUNCIONAMENTO, COM A MIGRAÇÃO DO FIXO PARA O MÓVEL E A CONSEQUENTE DEVOLUÇÃO DAS LINHAS CONVENCIONAIS. NECESSIDADE DE ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE SINERGIAS ENTRE PRESTADORAS DE SERVIÇO PERTENCENTES AO MESMO GRUPO ACIONÁRIO, OU DO ESTABELECIMENTO DE PARCERIAS ENTRE INSTITUIÇÕES DE GRUPOS ACIONÁRIOS DIFERENTES (SKY E AT&T NOS EUA). RECEITAS DECRESCENTES, TRIBUTOS ELEVADOS, OCIOSIDADE DOS ATIVOS (PGMU). CERCA DE 120 (CENTO E VINTE) EMPRESAS AUTORIZATÁRIAS COM LICENÇA PARA PRESTAR O STFC NO BRASIL. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

73 Análise do Cenário T ELEFONIA F IXA AS CONCESSIONÁRIAS DEVEM BUSCAR, RAPIDAMENTE, NOVAS ALTERNATIVAS DE COMPENSAÇÃO DE PERDA DE RECEITA: LINHAS VINCULADAS A COBRANÇA DA ASSINATURA BÁSICA. TRÁFEGO INTERURBANO E INTERNACIONAL. CRESCIMENTO DA PARTICIPAÇÃO DAS AUTORIZATÁRIAS NO MERCADO LOCAL (23,5% DE MARKET-SHARE EM 2010). SURGIMENTO DE NOVAS PROPOSTAS DE VALOR PARA OS CLIENTES NO SERVIÇO DE LDN, COM ÊNFASE NO MERCADO CELULAR. USO CADA VEZ MAIOR DO RECURSO DA PORTABILIDADE COMO UM INSTRUMENTO DE CONQUISTA DE CLIENTES DA CONCORRÊNCIA (32,5% DOS TERMINAIS PORTADOS SÃO FIXOS). USO CRESCENTE DE OFERTAS COMBINADAS, JÁ NO CONTEXTO DA CONVERGÊNCIA, PARA A CONQUISTA E/OU RETENÇÃO DE CLIENTES. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

74 Análise do Cenário T ELEFONIA F IXA NOS EUA O ÚLTIMO TELEFONE FIXO JÁ TEM DATA PARA SER DESLIGADO: SERÁ EM 2025, SEGUNDO MATÉRIA NO THE ECONOMIST BRITÂNICO. O DESAPARECIMENTO DA TELEFONIA FIXA NOS PRÓXIMOS ANOS É JUSTIFICÁVEL, POIS BOA PARTE DOS AMERICANOS ESTÃO DESATIVANDO OS SEUS TELEFONES FIXOS EM FAVOR DO MÓVEL. ANALISTAS ESTIMAM ATUALMENTE QUE 25% DAS RESIDÊNCIAS AMERICANAS SÓ TÊM TELEFONES MÓVEIS. SE O ESTADO DE NOVA YORK FOSSE UM BUSINESS ISOLADO DE TELEFONIA FIXA, JÁ TINHA DECRETADO A FALÊNCIA. NOS ÚLTIMOS ANOS, A TELEFONIA FIXA PERDEU 40% DAS LINHAS E A RECEITA CAIU MAIS DE 30% NESTE ESTADO. A 1ª TELCO AMERICANA – A AT&T – TEM SOFRIDO FORTEMENTE COM O DECLÍNIO DA TELEFONIA FIXA NA SUA BASE. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

75 Análise do Cenário T ELEFONIA F IXA APENAS NO 2º TRIMESTRE DE 2009, A AT&T JÁ REPORTOU UMA QUEDA DE 12% NA SUA RECEITA DE VOZ E 15% NA SUA RECEITA LONGA DISTÂNCIA. COM OS CLIENTES DESPLUGANDO CADA VEZ MAIS SEUS TELEFONES FIXOS E UTILIZANDO SERVIÇOS DE INTERNET COM TARIFA FLAT PARA FAZER CHAMADAS DE LONGA DISTÂNCIA (ONDE A VOZ AGORA É DADO), A SUA RECEITA OPERACIONAL CAIU 36%. NO REINO UNIDO, SEGUNDO O ÓRGÃO REGULADOR BRITÂNICO, A OFCOM INFORMOU RECENTEMENTE QUE A RECEITA DA TELEFONIA FIXA ESTÁ CAINDO DESDE O ANO 2000, QUANDO ELA ATINGIU 12,3 BILHÕES DE LIBRAS, DESPENCANDO EM TERMOS NOMINAIS 26,9%, PARA 9,0 BILHÕES DE LIBRAS EM 2008 (VER THE COMMUNICATIONS MARKET 2009, OFCOM, AUGUST 2009). MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA NO BRASIL E NO MUNDO

76 Agenda CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARTE I - CONCEITOS BÁSICOS PARTE II - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA PARTE III - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL PARTE IV - MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA PARTE V - MERCADO DE ACESSOS MÓVEIS BANDA LARGA PARTE VI - MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA PARTE VII - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO PARTE VIII - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

77 Evolução das Linhas em Funcionamento no Mundo MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO Q UANTIDADE DE A CESSOS M ÓVEIS NO M UNDO X 10 6 F ONTE : ITU

78 Evolução das Linhas em Funcionamento – Brasil Q UANTIDADE DE A CESSOS M ÓVEIS NO B RASIL X 10 6 MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ANATEL

79 Evolução da Taxa de Penetração no Brasil e no Mundo MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ITU E ANATEL

80 Comportamento do Mercado no Mundo T OP S IX M UNDIAL DE L INHAS C ELULARES X º T 2010 MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

81 Comportamento do Mercado – Brasil ADIÇÕES LÍQUIDAS DE LINHAS MÓVEIS NO BRASIL X 10 3 MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : PRESTADORAS

82 Comportamento do Mercado – Brasil – Market-share MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : PRESTADORAS

83 Comportamento do Mercado – Brasil T OTAL – 1 º S EM LINHAS M ARKET -S HARE POR OPERADORA – 1º S – 2011 MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ANATEL

84 Comportamento do Mercado – Brasil EVOLUÇÃO DO MERCADO PRÉ-PAGO NO SERVIÇO MÓVEL CELULAR MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ANATEL

85 Comportamento do Mercado no Mundo T OTAL – 2006 ( MUNDO ) APAS A CESSOS M ÓVEIS – M ARKET S HARE POR V ENDORS NO M UNDO MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : TELECO

86 Comportamento do Mercado no Mundo T OTAL – 2010 ( MUNDO ) APAS A CESSOS M ÓVEIS – M ARKET S HARE POR V ENDORS NO M UNDO MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : TELECO

87 Portabilidade no Mundo TELEFONIA FIXA 1996 Reino Unido e Hong Kong 1997 Finlândia 1998 França, Alemanha 1999 Holanda, EUA, Suécia e Dinamarca 2000 Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Singapura, Suíça e Irlanda 2001 Portugal 2003 Grécia e Coréia 2004 Eslováquia, Estônia, Lituânia, Hungria e Chipre 2007 Canadá 2008 Brasil SERVIÇO MÓVEL 1997 Singapura 1999 Reino Unido, Hong Kong e Holanda 2000 Suíça 2001 Dinamarca, Suécia e Austrália 2002 Portugal, Itália, Alemanha e Espanha 2003 Finlândia, França, Bélgica e EUA 2004 Lituânia, Hungria, Chipre, Áustria e Eslováquia 2005 Estônia 2006 Eslovênia, Paquistão e Japão 2007 Índia 2008 Brasil MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

88 Taxa de Penetração da Portabilidade no Mundo (F ONTE : TMG R EPORT -2008) MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

89 IMPLEMENTAÇÃO DA PORTABILIDADE CAGR F IXO : ,57% CAGR M ÓVEL : ,96% Evolução da Quantidade de Terminais Móveis (milhões) Evolução da Quantidade de Terminais Fixos (milhões) MERCADO PARA A PORTABILIDADE Quantidade de Terminais Fixos e Móveis em Funcionamento – Brasil MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

90 Mercado do Serviço Móvel Pessoal com a Portabilidade – Brasil ADIÇÕES LÍQUIDAS DE LINHAS MÓVEIS PORTADAS NO BRASIL X 10 3 MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ABRTELECOM

91 Taxa de Penetração do SMP com a Portabilidade – Brasil PORTABILIDADE – EVOLUÇÃO DA TAXA DE PENETRAÇÃO DE LINHAS MÓVEIS PORTADAS NO BRASIL MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

92 Evolução do 3G – Brasil Q UANTIDADE DE ACESSOS CELULARES 3G NO B RASIL X 10 6 T ERMINAL DE D ADOS ( VELOCIDADE > 256 K BPS ) A PARELHOS 3G MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

93 Evolução de Outras Receitas no Brasil R ECEITA B RUTA DE D ADOS E O UTROS S ERVIÇOS X 10 6 VIVO (23,0%) TIM (13,6%) OI (11,0% ) MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : TELECO

94 Evolução de Outras Receitas Vinculadas ao SMP no Mundo R ECEITA DE D ADOS COM % DA R ECEITA PARA AS PRINCIPAIS OPERADORAS 3G NO MUNDO EMPRESAPAÍS1T092T093T094T091T102T103T104T10 SOFTBAN K JAPÃO47,5%46,7%48,0%49,0%55,0%52,4%53,3%54,1% NTTJAPÃO41,043,8%44,9%43,8%44,5%46,1%48,8%49,5% VERIZONEUA27,9%29,3%30,5%31,9%33,3%34,5%35,7%37,1% AT&TEUA27,3%28,8%29,5%30,8%32,1%33,2%34,8%35,7% ORANGE FRANÇ A 25,7%24,7%26,7%28,6%30,4%29,3%31,7%33,2% SK TELECOM CORÉI A 27,5%27,6%27,5%29,6%29,0%31,0%33,2%36,8% VODAFON E EUROP A 25,3% 26,0%27,3%28,3%28,9%28,6%29,9% TELEFÔNI CA AL17,2%17,0%17,1%19,4%20,6%21,2%21,0%23,0% MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : TELECO

95 Análise do Cenário S ERVIÇO M ÓVEL P ESSOAL BRASIL ULTRAPASSOU A TAXA DE PENETRAÇÃO DE 1 CELULAR POR HABITANTE EM CRESCIMENTO ANUAL QUANTITATIVO COM UM VALOR MÉDIO DE 25 MILHÕES DE LINHAS. CHURN MENSAL DE 3,2% ENTRE AS OPERADORES DO SMP PARA O ANO DE A PORTABILIDADE TEM SE MOSTRADO UM RECURSO CONCORRENCIAL MAIS IMPACTANTE PARA O SERVIÇO FIXO DO QUE PARA O SERVIÇO MÓVEL. O MERCADO PRÉ-PAGO PERMANECE RAZOAVELMENTE ESTÁVEL NA FAIXA DE 82,0%. MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

96 Análise do Cenário S ERVIÇO M ÓVEL P ESSOAL O PERCENTUAL DA RECEITA DE DADOS DAS OPERADORAS NO BRASIL AINDA ESTÁ MUITO AQUÉM DOS VALORES NOS PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS NO MUNDO. LEILÃO DA BANDA H (3G) REALIZADO EM DEZEMBRO DE 2010, DEFINIU A NEXTEL COMO A QUINTA PRESTADORA DE ABRANGÊNCIA NACIONAL DO SERVIÇO MÓVEL PESSOAL. MUNDO CHEGA A 5,3 BILHÕES DE CELULARES, QUATRO E MEIO VEZES MAIS DO QUE O NÚMERO DE TERMINAIS FIXOS EM FUNCIONAMENTO. RECEITA DE DADOS CADA VEZ MAIS SIGNIFICATIVA NAS PRINCIPAIS OPERADORAS DO SERVIÇO CELULAR NO MUNDO. PADRÃO EUROPEU (WCDMA) PREDOMINANTE NO 3G. MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

97 Evolução dos Indicadores – VIVO VIVO Bandas A, B, L, SE e 3G: VIVO S/A Fonte: VIVO VIVO – 1º Sem CLIENTES RECEITA (R$) LUCRO (R$) (1º TRI) EBITDA30,8%31,9%32,2%34,3% (1º TRI) ARPU (R$)29,2/MÊS26,5/MÊS25,2/MÊS25,1/MÊS MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

98 Comentário dos Indicadores VIVO FATO RELEVANTE DO ANO FOI IA FUSÃO DA VIVO COMA A TELEFÔNICA. LIGEIRA QUEDA DE MARKET-SHARE EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR. MELHORIA SIGNIFICATIVA NO DESEMPENHO ECONÔMICO- FINANCEIRO DO GRUPO PASSANDO DE UM PREJUÍZO DE CERCA DE R$ 100 MILHÕES EM 2007 PARA UM LUCRO DE R$ MILHÕES EM CHURN MENSAL DE 2,7% MANTENDO O RESULTADO DO ANO ANTERIOR. O ARPU DECRESCENTE AO LONGO DOS ANOS. RECEITA BRUTA DE DADOS E SVA COM RESULTADOS BEM ABAIXO DAS PRINCIPAIS PRESTADORAS DO SERVIÇO MÓVEL NO MUNDO. INVESTIMENTOS DE R$ 2,5 BILHÕES EM2010. REDUÇÃO DA DÍVIDA LÍQUIDA DE R$ 5,3 BILHÕES EM 2008 PARA R$ 3,8 BILHÕES EM 2009, PARA R$ 1,7 BILHÕES EM 2010 E PARA R$ 1,6 BILHÕES MO PRIMEIRO TRIMESTRE DE MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

99 Evolução dos Indicadores – TIM Fonte: TIM TIM – 1º Sem CLIENTES RECEITA (R$) INTEL LUCRO (R$) – INTEL EBITDA22,2%23,5%25,3%27,2% ARPU (R$)29,9/MÊS26,5/MÊS23,7/MÊS21,2/MÊS TIM Bandas A, B, D, E, SE e 3G: TIM MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

100 Comentário dos Indicadores TIM GRUPO DE ACIONISTAS (TIM BRASIL SERVIÇOS E PARTICIPAÇÕES – 66% E OUTROS – 34%). AUMENTO DE 1,5% DE MARKET-SHARE NO ANO DE 2010, ACABOU POR SUPLANTAR A CLARO AGORA EM JULHO DE RECUPERAÇÃO PROGRESSIVA NO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO. CHURN AINDA ELEVADO COMPARATIVAMENTE COM OS ANOS DE 2006 E 2007, ACUMULANDO 3,5% MENSAL EM 2010 E 4,2% EM ARPU CAINDO SIGNIFICATIVAMENTE ANO APÓS ANO, PRINCIPALMENTE EM FUNÇÃO DO PERFIL DOS CLIENTES NOVOS CONQUISTADOS. RECEITA BRUTA DE DADOS E SVA COM RESULTADOS BEM ABAIXO DAS PRINCIPAIS PRESTADORAS DO SERVIÇO MÓVEL NO MUNDO. DÍVIDA LÍQUIDA DE R$ MILHÕES EM 2011 CONTRA R$ 984 MILHÕES EM INVESTIMENTOS DE R$ 2,836 BILHÕES EM 2010 E 1,016 BILHÕES NO 1 º SEMESTRE DE 2011, INCLUINDO A INTELIG. MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

101 Evolução dos Indicadores – CLARO CLARO – 1º SEM CLIENTES RECEITA (R$) LUCRO (R$) ND EBITDA23,5%24,2%ND25,6% ARPU (R$)25,5/MÊS22,8/MÊS18,0/MÊS17,5/MÊS CLARO Bandas B, D, E, L, SE e 3G: CLARO Fonte: CLARO MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

102 Comentário dos Indicadores CLARO PERDA DO 2º LUGAR EM JULHO DE 2010 NO QUESITO MARKET-SHARE CLIENTES PELA TIM. ARPU (AVERAGE REVENUE PER USER) DECRESCENTE, O PIOR DE TODAS AS PRESTADORAS DO SERVIÇO MÓVEL PESSOAL CHURN CRESCENTE COMPARADO AOS ANOS ANTERIORES (3,15% AO MÊS). SEM INFORMAÇÕES QUANTO ÀS RECEITAS DE DADOS. SEM INFORMAÇÕES SOBRE INVESTIMENTOS. MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

103 Evolução dos Indicadores – OI OI Bandas D, E, SE, M e 3G: OI Fonte: OI OI2009 – OI/BRT – 1º SEM CLIENTES RECEITA (R$) LUCRO (R$) EBITDA24,3%33,8%29,8% ARPU (R$)22,0/MÊS22,6/MÊS21,2/MÊS MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

104 Comentário dos Indicadores OI PERDA DE 0,5% DE MS DE CLIENTES, REFLETINDO O BAIXO NÍVEL DE INVESTIMENTOS REALIZADOS PELA EMPRESA NO ANO ANTERIOR. CRESCIMENTO DO CHURN MENSAL, EVIDENCIANDO A NECESSIDADE DE UMA PREOCUPAÇÃO IMEDIATA COM A RETENÇÃO DE CLIENTES. ARPU MANTEVE-SE NOS MESMOS PATAMARES DO ÚLTIMO ANO. RESULTADOS ECONÔMICO-FINANCEIROS ACABARAM POR POTENCIALIZAR BONS VALORES. RECEITA BRUTA DE DADOS E SVA COM RESULTADOS BEM ABAIXO DAS PRINCIPAIS PRESTADORAS DO SERVIÇO MÓVEL NO MUNDO. INVESTIMENTOS ACUMULADOS BAIXOS SE COMPARADOS AOS PATAMARES DE MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL NO BRASIL E NO MUNDO

105 Agenda CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARTE I - CONCEITOS BÁSICOS PARTE II - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA PARTE III - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL PARTE IV - MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA PARTE V - MERCADO DE ACESSOS MÓVEIS BANDA LARGA PARTE VI - MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA PARTE VII - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO PARTE VIII - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

106 MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO T OTAL DE 497,77 X 10 6 ACESSOS – 2 º T T OTAL DE X 10 3 ACESSOS – 2010T OTAL DE X 10 3 ACESSOS – 2010 Evolução dos Acessos em Funcionamento F ONTE : ITU E ANATEL T OTAL DE X 10 3 ACESSOS – 1 º S – 2011

107 Evolução da Taxa de Penetração da BL Fixa no Brasil e no Mundo MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ITU E ANATEL

108 Comportamento do Mercado – Brasil U SUÁRIOS DE I NTERNET NO B RASIL X 10 6 MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO

109 Comportamento do Mercado – Brasil ADIÇÕES LÍQUIDAS DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA EM FUNCIONAMENTO NO BRASIL X 10 3 MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : PRESTADORAS

110 Comportamento do Mercado no Mundo B ANDA L ARGA F IXO NO M UNDO – A TENDIMENTO POR T ECNOLOGIA – 2010 ADSL – 63,4% CMODEM – 20,3% OUTRAS – 2,5% FTTx – 13,8% MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : PRESTADORAS

111 Comportamento do Mercado – Brasil B ANDA L ARGA F IXO NO B RASIL – A TENDIMENTO POR T ECNOLOGIA – 1 º S – 2011 ADSL – 63,7% CMODEM – 28,2% OUTRAS – 8,1% MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO

112 Comportamento do Mercado – Brasil ADSL – 65,0% CMODEM – 27,7% OUTRAS – 7,3% MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO B ANDA L ARGA F IXO NO B RASIL – M ARKET -S HARE POR E MPRESAS – 1 º S – 2011 OI – 30,5% TELEFÔNICA – 22,8 % OUTRAS – 12,5% GVT – 8,8% NET – 25,4%

113 Comportamento do Mercado ADSL – Brasil OI – 35,1% TELEFÔNICA – 24,2% OUTRAS – 8,2% GVT – 7,2% NET – 25,3% ADIÇÕES LÍQUIDAS - BANDA LARGA ADSL X 10 3 MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : PRESTADORAS

114 Comportamento do Mercado ADSL – Brasil OI – 35,1% TELEFÔNICA – 24,2% OUTRAS – 8,2% GVT – 7,2% NET – 25,3% B ANDA L ARGA ADSL NO B RASIL Q UANTIDADE DE A CESSOS – X 10 3 – 1 º S – 2011 OI – 47,3% GVT – 13,9% TÊLEFÔNICA – 36,2% OUTRAS – 2,6% MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO

115 Comportamento do Mercado Cable Modem – Brasil ADIÇÕES LÍQUIDAS - BANDA LARGA CABLE MODEM X 10 3 MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : PRESTADORAS

116 Comportamento do Mercado Cable Modem – Brasil MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO B ANDA L ARGA C ABLE M ODEM NO B RASIL NET – 90,2% OUTRAS – 9,8% Q UANTIDADE DE A CESSOS – X 10 3 – 1 º S – 2011

117 Análise do Cenário A CESSOS F IXOS B ANDA L ARGA ADIÇÕES LÍQUIDAS PARA O SERVIÇO ADSL CRESCENTE AO LONGO DO ANO DE 2010, APRESENTANDO UM ACRÉSCIMO EM RELAÇÃO AO ANO DE 2009, QUE FICOU COMPROMETIDO DEVIDO A SUSPENSÃO DA COMERCIALIZAÇÃO DO SERVIÇO SPEEDY DA TELEFÔNICA. COM RELAÇÃO AO DESEMPENHO DE EMPRESAS, A OI VEM PERDENDO SHARE NO MERCADO, APÓS A INCORPORAÇÃO DA BRASIL TELECOM. A TELEFÔNICA TEVE A SUA PARTICIPAÇÃO REDUZIDA DEVIDO AO 3º TRIMESTRE DE 2009, MAS TEM SE RECUPERADO NOS TRIMESTRES SUBSEQUENTES. JÁ A GVT VEM AUMENTANDO A SUA PARTICIPAÇÃO TRIMESTRE APÓS TRIMESTRE. ALGUMAS PRESTADORAS DE SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÕES JÁ PRESTAM O SERVIÇO DE BANDA LARGA: 15 MBPS – ADSL. 50 MBPS – VDSL. MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO

118 Análise do Cenário A CESSOS F IXOS B ANDA L ARGA OBSERVAR QUE O SERVIÇO IPTV ATRAVÉS DA REDE TELEFÔNICA, SERÁ VIABILIZADO COM A TECNOLOGIA VDSL. BRASIL OCUPA A NONA POSIÇÃO EM ACESSOS BANDA LARGA ATRAVÉS DA REDE FIXA NO MUNDO. A CHINA FICA EM PRIMEIRO LUGAR COM MAIS DE 120 MILHÕES DE ACESSOS. CRESCIMENTO SURPREENDENTE DAS ADIÇÕES LÍQUIDAS DOS ACESSOS DE TV A CABO NOS ÚLTIMOS TRIMESTRES DE PREDOMINÂNCIA ABSOLUTA DA NET DO MERCADO DE CABLE MODEM REFLETINDO AS ESTRATÉGIAS DA EMPRESA NO TOCANTE A AQUISIÇÃO DE NOVOS ATIVOS, BEM COMO A AUSÊNCIA DE LICITAÇÕES PELA ANATEL PARA CONCESSÕES DO SERVIÇO DE TV A CABO QUE NÃO ACONTECEM DESDE O ANO DE NET JÁ OFERECE O SERVIÇO DE BANDA LARGA ATÉ A VELOCIDADE DE 100 MBPS. MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO

119 Análise do Cenário A CESSOS F IXOS B ANDA L ARGA JAPÃO E CORÉIA JÁ INICIARAM O PROCESSO DE DESATIVAÇÃO DO ADSL, SUBSTITUINDO ESTA TECNOLOGIA PELO FTTX. AS REDES FTTH OFERECEM VELOCIDADES DE ATÉ 100 MBPS. COM A CRESCENTE DA BANDA LARGA E A BUSCA POR VELOCIDADES MAIORES, AUMENTARAM OS INVESTIMENTOS NESTAS REDES EM TODO O MUNDO. EM 2009 EXISTIAM 50 MILHÕES DE ACESSOS FTTH NO MUNDO, SENDO 38 MILHÕES NA ÁSIA, 7,6 MILHÕES NOS ESTADOS UNIDOS E 3,5 MILHÕES NA EUROPA (FTTH COUNSIL). A NTT NO JAPÃO E A VERIZON SÃO AS OPERADORAS LÍDERES NA IMPLANTAÇÃO DE REDES FTTH. A REDE FTTH DA VERIZON ESTAVA DISPONÍVEL PARA 12,9 MILHÕES DE RESIDÊNCIAS NO 2T09 E POSSUÍA 3,8 MILHÕES DE ACESSOS BANDA LARGA E 3,2 MILHÕES DE TVS. MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO

120 Análise do Cenário M ERCADO BRASIL DEFINE O SEU PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA PARA O PERÍODO CRESCIMENTO DA TAXA DE PENETRAÇÃO NO BRASIL VEM SUBINDO PROGRESSIVAMENTE, MAS AINDA INFERIOR A MÉDIA MUNDIAL. TAXA DE PENETRAÇÃO MÉDIA DA BL ATRAVÉS DE REDE FIXA É DE 24,6 PARA OS PAÍSES DESENVOLVIDOS NO ANO DE EUA DEFINE O SEU PNBL QUE ESTABELECE COMO META A OFERTA DE SERVIÇOS COM VELOCIDADE DE 1 GBPS PARA INSTITUIÇÕES COMO HOSPITAIS, ESCOLAS E PRÉDIOS PÚBLICOS EM TODO O TERRITÓRIO NORTE-AMERICANO. TAMBÉM PREVÊ SERVIÇOS COM VELOCIDADE DE 100 MBPS ACESSÍVEIS PARA 100 MILHÕES DE LARES NOS PRÓXIMOS 10 ANOS (2020). MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO

121 Agenda CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARTE I - CONCEITOS BÁSICOS PARTE II – MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA PARTE III - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL PARTE IV - MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA PARTE V - MERCADO DE ACESSOS MÓVEIS BANDA LARGA PARTE VI - MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA PARTE VII - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO PARTE VIII - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

122 Evolução dos Acessos em Funcionamento MERCADO DE ACESSOS MÓVEIS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO ACUMULADO DE 27,9 MILHÕES – 1ºS – 2011 Acessos Móveis Banda Larga no Brasil (x 10 3 ) F ONTE : PRESTADORAS

123 Evolução da Taxa de Penetração da BL Móvel no Brasil e no Mundo MERCADO DE ACESSOS MÓVEIS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO ACUMULADO DE 24,3 MILHÕES DE ACESSOS – 1ºS 2011 F ONTE : ITU E ANATEL

124 Evolução da Taxa de Penetração do 3G em relação ao Celular – Brasil MERCADO DE ACESSOS MÓVEIS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO

125 Taxa de Penetração do 3G em relação ao Celular – Mundo (F ONTE : T ELECO ( SET -2010)) MERCADO DE ACESSOS MÓVEIS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO

126 Análise do Cenário A CESSOS M ÓVEIS B ANDA L ARGA O MUNDO FECHOU O ANO DE 2010 COM UMA TAXA DE PENETRAÇÃO DE 13,6%, O QUE SIGNIFICA DIZER QUE ESTÁVAMOS DEFASADOS CERCA DE SEIS MESES, EM RELAÇÃO À MÉDIA MUNDIAL. PELA EVOLUÇÃO DOS NÚMEROS PODEMOS INFERIR QUE É PROVÁVEL ALCANÇAR O VALOR MÉDIO DE TAXA DE PENETRAÇÃO MUNDIAL EM JÁ QUANTO AO ATINGIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS NO PNBL (60 MILHÕES DE ACESSOS MÓVEIS ATÉ 2014) É PRATICAMENTE CERTO QUE VENHAMOS ATINGIR AS METAS ESTABELECIDAS. A TAXA DE PENETRAÇÃO DO 3G NO TOTAL DE CELULARES VEM CRESCENDO EM UMA PROPORÇÃO QUE NOS PERMITE ASSEGURAR NOSSAS PREVISÕES MERCADO DE ACESSOS MÓVEIS BANDA LARGA NO BRASIL E NO MUNDO

127 Agenda CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARTE I - CONCEITOS BÁSICOS PARTE II - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA PARTE III - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL PARTE IV - MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA PARTE V - MERCADO DE ACESSOS MÓVEIS BANDA LARGA PARTE VI - MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA PARTE VII - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO PARTE VIII - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

128 Definições SL/SCM O SERVIÇO LIMITADO ESPECIALIZADO (SLE) É O SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÕES LIMITADO, TELEFÔNICO, TELEGRÁFICO, DE TRANSMISSÃO DE DADOS OU QUALQUER OUTRA FORMA DE TELECOMUNICAÇÕES, DESTINADO À PRESTAÇÃO A TERCEIROS, DESDE QUE SEJAM ESTES UMA MESMA PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS NATURAIS OU JURÍDICAS, CARACTERIZADO PELA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADE ESPECÍFICA. CONSTITUEM SUB-MODALIDADES DE SERVIÇO LIMITADO ESPECIALIZADO, DENTRE OUTROS: SERVIÇO DE CIRCUITO ESPECIALIZADO. SERVIÇO DE REDE ESPECIALIZADO. MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

129 Definições SL/SCM O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA (SCM) É O SERVIÇO DE TELECOMUNICAÇÕES FIXO DE INTERESSE COLETIVO, PRESTADO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL, NO REGIME PRIVADO, QUE POSSIBILITA A OFERTA DE INFORMAÇÕES MULTIMÍDIA (DADOS, VÍDEO, ÁUDIO, SONS E IMAGENS), UTILIZANDO QUALQUER MEIO, A ASSINANTES DENTRO DE UMA ÁREA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

130 Outorga e Serviços SL/SCM PROCESSO DE OUTORGA É FEITO MEDIANTE AUTORIZAÇÃO E MIGRAÇÃO DO SLE PARA O SCM. CERCA DE EMPRESAS AUTORIZADAS A PRESTAR O SERVIÇO EM MEADOS DE AS PRINCIPAIS EMPRESAS SÃO AS PRÓPRIAS CONCESSIONÁRIAS DO STFC, ALÉM DE OUTRAS COMO A TELMEX DO BRASIL, A GLOBAL CROSSING, A DIVEO, A AT&T GLOBAL NETWORKS SERVICE BRASIL. PRINCIPAIS SERVIÇOS ENVOLVIDOS SÃO: CONEXÃO DIGITAL. ATM. IP. VPN. ACESSO À INTERNET. MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

131 Prestadoras SCM EVOLUÇÃO DA QUANTIDADE DE PRESTADORAS MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA F ONTE : ANATEL

132 Acessos de SCM EVOLUÇÃO DA QUANTIDADE DE ACESSOS X 10 6 MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA F ONTE : ANATEL

133 Players do Mercado T ELMEX DO B RASIL A TELMEX É A EMPRESA LÍDER EM TELECOMUNICAÇÕES NA AMÉRICA LATINA, COM OPERAÇÕES NO MÉXICO, ARGENTINA, BRASIL, COLÔMBIA, CHILE, PERU E ESTADOS UNIDOS. DE 1990 A 2003, A TELMEX REALIZOU INVESTIMENTOS SEM PRECEDENTES DE MAIS DE 27 BILHÕES DE DÓLARES PARA ASSEGURAR O CRESCIMENTO E A MODERNIZAÇÃO DE SUA INFRA-ESTRUTURA. SUA PLATAFORMA TECNOLÓGICA 100% DIGITAL OPERA UMA REDE DE FIBRA ÓPTICA DE 74 MIL KM, QUE É ATUALMENTE UMA DAS MAIS AVANÇADAS DO MUNDO E CONTA COM CONEXÕES VIA CABO SUBMARINO COM 39 PAÍSES. A CARSO GLOBAL TELECOM POSSUI A MAIORIA DAS AÇÕES DE CONTROLE DA TELMEX, E A AMERICA TELECOM TEM A MAIORIA DAS AÇÕES DE CONTROLE DA AMÉRICA MÓVIL. A EMBRATEL PARTICIPAÇÕES INCORPOROU A TELMEX DO BRASIL EM SETEMBRO DE MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

134 Players do Mercado D IVEO A DIVEO FOI FUNDADA EM 1996, VISANDO SUPRIR UMA NOVA DEMANDA POR SERVIÇOS DE BANDA LARGA E DE INTERNET DE ALTA QUALIDADE NA AMÉRICA LATINA. DESDE ENTÃO, VEM ATUANDO COM SUCESSO NOS MAIORES MERCADOS, OFERECENDO INFRA-ESTRUTURA INTERNET. PRODUTOS E SERVIÇOS: CONEXÕES COM A INTERNET, VPN/IP, INTERCONEXÃO DE LANS, SERVIÇOS DE SUPORTE, BACKBONE, DATA CENTER. MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

135 Clientes da Diveo MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

136 Players do Mercado G LOBAL C ROSSING A IMPSAT É UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES POR FIBRA ÓPTICA, SATÉLITE E RÁDIO COMEÇOU A OPERAR NO BRASIL EM SEUS PONTOS FORTES SÃO SOLUÇÕES COM ACESSO NAS TECNOLOGIAS ANTERIORES, POSSUINDO PREÇOS MUITO COMPETITIVOS EM SERVIÇOS IP E DADOS DEDICADOS. ADQUIRIDA EM MAIO DE 2007 PELA GLOBAL CROSSING, EMPRESA QUE PROVÊ SOLUÇÕES DE TELECOMUNICAÇÕES EM NÍVEL MUNDIAL ATRAVÉS DE UMA REDE IP. ESTA REDE CONECTA MAIS DE 300 CIDADES EM 29 PAÍSES AO LONGO DO MUNDO E ENTREGA SERVIÇOS EM MAIS DE 60 PAÍSES E 6 CONTINENTES. MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

137 Serviços de Comunicação de Dados ORGANIZAÇÃO OS SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO DE DADOS PODEM SER DIVIDIDOS EM TRÊS GRANDES GRUPOS: ALUGUEL DE CIRCUITOS DE DADOS (TDM) OU CIRCUITOS VIRTUAIS EM REDES DE PACOTES (ATM, FR OU X.25) PARA USO DE OUTRAS OPERADORAS OU REDES CORPORATIVAS. SERVIÇOS DE REDES DE DADOS PARA O MERCADO CORPORATIVO. CIRCUITO PARA ACESSO A INTERNET, COMO O ADSL OFERECIDO PELAS OPERADORAS DE TELEFONIA FIXA (VELOX, SPEEDY), PELAS OPERADORAS DE TV A CABO OU COM ACESSO ATRAVÉS DE RÁDIO (WIRELESS). MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA

138 Serviços de Comunicação de Dados MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA EVOLUÇÃO DA RECEITA BRUTA DE DADOS – R$ X 10 6 F ONTE : PRESTADORAS

139 Agenda CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARTE I - CONCEITOS BÁSICOS PARTE II - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA PARTE III - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL PARTE IV - MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA PARTE V - MERCADO DE ACESSOS MÓVEIS BANDA LARGA PARTE VI - MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA PARTE VII – MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO PARTE VIII - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA

140 Principais Acontecimentos SME O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO (SME), TAMBÉM CONHECIDO COMO TRUNKING OU SISTEMA TRONCALIZADO, É UM SERVIÇO MUITO SEMELHANTE AO SERVIÇO CELULAR SENDO EM MUITOS PAÍSES ENQUADRADO NESTA CATEGORIA. AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO SERVIÇO CELULAR NO BRASIL SÃO: O SME É DESTINADO A PESSOAS JURÍDICAS OU GRUPOS DE PESSOAS CARACTERIZADOS PELA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADE ESPECÍFICA. OFERECE A POSSIBILIDADE DE COMUNICAÇÃO TIPO DESPACHO (PUSH TO TALK) PARA UM GRUPO. FAIXA PRINCIPAL: MHZ E MHZ. MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO

141 Foco nos Principais Segmentos SME TRANSPORTE. SEGURANÇA. ASSISTÊNCIA TÉCNICA. VENDAS. EMERGÊNCIA. CONSTRUÇÃO. SERVIÇO PÚBLICO. SAÚDE. AGRICULTURA. MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO

142 Interesse dos Prestadores P ARTE JÁ CONSEGUIDA TARIFA DE REMUNERAÇÃO DE REDE. INTERCONEXÃO PLENA ÀS OUTRAS REDES. FIM DAS RESTRIÇÕES DE TRÁFEGO. INTERCONEXÃO COM OUTRAS REDES E ROAMING ENTRE REDES SME. NUMERAÇÃO PRÓPRIA. AMPLIAÇÃO DO UNIVERSO DE OFERECIMENTO DO SERVIÇO DE PESSOAS JURÍDICAS PARA PESSOAS NATURAIS. MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO

143 Adiçoes Líquidas de Acessos – SME P RINCIPAL P LAYER – N EXTEL (99,5% DE MARKET - SHARE ) MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO F ONTE : PRESTADORA

144 Principal Player NE XTEL POSSUI LICENÇAS PARA OPERAR O SERVIÇO EM 27 DAS PRINCIPAIS ÁREAS ECONÔMICAS DO PAÍS, COBRINDO UMA POPULAÇÃO DE 50 MILHÕES DE PESSOAS E RESPONSÁVEL POR 34% DO PIB. COM COBERTURA NOS ESTADOS BAHIA, CEARÁ, DISTRITO FEDERAL, ESPÍRITO SANTO, GOIÁS, MINAS GERAIS, PARANÁ, PERNAMBUCO, RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO SUL, SÃO PAULO E SANTA CATARINA. POSSUI INVESTIMENTOS EM 5 (CINCO) PAÍSES: MÉXICO, ARGENTINA, BRASIL, PERU E CHILE. FECHOU O 1 º S DE 2011 COM 3,713 MILHÕES DE ACESSOS (99,5 % DE MS) E JÁ CONTABILIZOU UM AUMENTO DE RECEITA NO ANO DE MAIS DE 49,4% EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DO ANO ANTERIOR. POSSUI UM CHURN SIGNIFICATIVAMENTE MENOR EM COMPARAÇÃO ÀS OPERADORAS DE CELULAR (CERCA DE 1,5% AO MÊS). ARPU DE R$ 70 NO ANO DE 2011 (CRESCIMENTO DE 10%). MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO

145 Agenda PARTE I - CONCEITOS BÁSICOS PARTE II - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TELEFONIA FIXA PARTE III - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL PESSOAL PARTE IV - MERCADO DE ACESSOS FIXOS BANDA LARGA PARTE V - MERCADO DE ACESSOS MÓVEIS BANDA LARGA PARTE VI - MERCADO PARA O SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA PARTE VII - MERCADO PARA O SERVIÇO MÓVEL ESPECIALIZADO PARTE VIII - MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA CONCORRÊNCIA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

146 Quadro Comparativo entre Países MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO TAXA DE PENETRAÇÃO DA TV POR ASSINATURA NO MUNDO POR 100 DOMICÍLIOS – 2008

147 Evolução dos Acessos de TV por Assinatura – Brasil T OTAL DE X 10 3 A CESSOS DE TV POR A SSINATURA – 1 º S – 2011 MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ANATEL

148 Evolução da Taxa de Penetração por cada 100 Habitantes – Brasil MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ANATEL

149 Comportamento do Mercado – Brasil ADIÇÕES LÍQUIDAS DE ACESSOS DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL X 10 3 MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : PRESTADORAS

150 Outorga dos Serviços (contratos) MMDS 78 (OPERAÇÃO) + 3 (INSTALAÇÃO) TV A CABO 242 (OPERAÇÃO) + 20 (INSTALAÇÃO) TV A 25 (OPERAÇÃO) DTH 10 (OPERAÇÃO) + 3 (INSTALAÇÃO) MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ANATEL

151 Prestadoras de Serviços – Brasil MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO F ONTE : ANATEL

152 Atendimento do Serviço – Brasil TV POR A SSINATURA MUNICÍPIOS ATENDIDOS – 465. % DE MUNICÍPIOS ATENDIDOS – 8,4%. POPULAÇÃO % DA POPULAÇÃO – 51,9%. DOMICÍLIOS URBANOS % DE DOMICÍLIOS – 53,7%. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

153 Comportamento do Mercado – Brasil TV POR A SSINATURA NO B RASIL – A TENDIMENTO POR T ECNOLOGIA – 2007 CABO – 60,3% DTH – 32,9% MMDS – 6,5% TVA – 0,3% MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

154 Comportamento do Mercado – Brasil TV POR A SSINATURA NO B RASIL – A TENDIMENTO POR T ECNOLOGIA – 1 º S – 2011 CABO – 46,6% DTH – 51,0% MMDS – 2,4% MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO TVA – 0,005%

155 Comportamento do Mercado – Brasil TV POR A SSINATURA NO B RASIL – M ARKET -S HARE POR E MPRESAS – 2004 NET – 39,0% TVA – 6,0% OUTRAS – 10,0% TV CIDADE – 2,0% SKY – 32,0% VIVAX– 9,8% MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

156 Comportamento do Mercado – Brasil TV POR A SSINATURA NO B RASIL – M ARKET -S HARE POR E MPRESAS – 1 º S – 2011 NET – 39,8% TELEFÔNICA – 6,1% OUTRAS – 8,5% OI – 3,0% SKY – 28,8% EMBRATEL– 13,9% MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

157 Principais Acontecimentos TV POR A SSINATURA EM 11/02/2004 A GLOBOPAR E DIRECTV ANUNCIARAM UM ACORDO PARA A FUSÃO DA DIRECTV E SKY NO BRASIL. A NOVA EMPRESA, APESAR DE MANTER O NOME DE SKY BRASIL, SERÁ CONTROLADA PELA DIRECTV (72%) FICANDO A GLOBOPAR COM OS 28% RESTANTES. A GESTÃO DA SKY BRASIL SERÁ EXERCIDA PELA DIRECTV. A FUSÃO FOI APROVADA EM MAIO DE TELMEX PASSA A PARTICIPAR DO GRUPO DE CONTROLE DA NET. EM SETEMBRO DE 2005 A EMBRATEL PARTICIPAÇÕES ANUNCIA A INCORPORAÇÃO DA TELMEX DO BRASIL E DA PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA DE 37,1% DO CAPITAL SOCIAL DA NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO S.A. DETIDA PELA TELMEX DO MÉXICO. EM MARÇO DE 2006 A ANATEL APROVA A AQUISIÇÃO DE AÇÕES DA NET PELA TELMEX, ENCAMINHANDO PARA A APROVAÇÃO DO CADE. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

158 Principais Acontecimentos TV POR A SSINATURA A INFOVIAS, EMPRESA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS DA CEMIG ERA A CONTROLADORA DA WAY BRASIL. ELA VENDEU A OPERADORA, ATRAVÉS DE LEILÃO NO BOVESPA EM 27/07/2006, PARA A TNL PCS DO GRUPO TELEMAR POR R$ 132 MILHÕES. O CONSELHO DIRETOR DA ANATEL NEGOU EM 19/03/07 O PEDIDO DE ANUÊNCIA DA TELEMAR (OI) PARA ESTA AQUISIÇÃO. EM OUTUBRO DE 2006 A NET ANUNCIOU A AQUISIÇÃO DA VIVAX. A OPERAÇÃO FOI EFETIVADA EM 5/12/2006 E APROVADA PELA ANATEL EM 16/05/2007. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

159 Principais Acontecimentos TV POR A SSINATURA EM 29/10/06 A ABRIL E A TELEFÔNICA ANUNCIARAM QUE A TELEFONICA ESTÁ ADQUIRINDO A TOTALIDADE DAS OPERAÇÕES DE MMDS (MULTICHANNEL MULTIPOINT DISTRIBUTION SERVICE) DA TVA NAS CIDADES DE SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, CURITIBA E PORTO ALEGRE, ALÉM DE 100% DAS AÇÕES PREFERENCIAIS E PARTE DAS AÇÕES ORDINÁRIAS DAS OPERAÇÕES DE TV A CABO EM SÃO PAULO, CURITIBA, FLORIANÓPOLIS E FOZ DO IGUAÇU, NOS LIMITES DE PARTICIPAÇÃO PERMITIDOS PELA LEGISLAÇÃO. O NEGÓCIO DEVE SER AINDA APROVADO PELA ANATEL E PELO CADE. EM 22/03/07 A ABTA APRESENTA OPOSIÇÃO AO CADE E PEDE MEDIDA CAUTELAR PARA EVITAR QUE A OPERAÇÃO SE CONCRETIZE. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

160 Principais Acontecimentos TV POR A SSINATURA O CONSELHO DIRETOR DA ANATEL AUTORIZOU EM 07/03/07, A A.TELECOM S/A, SUBSIDIÁRIA DO GRUPO TELEFÔNICA, A PRESTAR SERVIÇOS DE TV POR ASSINATURA COM TECNOLOGIA VIA SATÉLITE (DTH). EM 23/10/2007 O CONSELHO DIRETOR DA ANATEL AUTORIZOU A AQUISIÇÃO DA OPERADORA DE CABO WAY TV PELA CONCESSIONÁRIA DE TELEFONIA FIXA OI/TELEMAR EM MINAS GERAIS. A NET ANUNCIOU EM DEZEMBRO DE 2007 A AQUISIÇÃO DA BIGTV. A ANATEL APROVOU A OPERAÇÃO EM DEZ/08. A BIGTV CONTAVA COM CERCA DE 107 MIL ASSINANTES CONECTADOS DE TV POR ASSINATURA E 56 MIL ASSINANTES CONECTADOS DE INTERNET BANDA LARGA, COM UMA REDE QUE COBRE CERCA DE 409 MIL DOMICÍLIOS COM UMA EXTENSÃO DE CERCA DE 3 MIL KM. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

161 Principais Acontecimentos TV POR A SSINATURA A OPERADORA DE TV POR ASSINATURA BIGTV ATUA EM 12 CIDADES, NOS ESTADOS DE: SÃO PAULO (GUARULHOS, VALINHOS, BOTUCATU, JAÚ, SERTÃOZINHO E MARÍLIA), PARANÁ (PONTA GROSSA, CASCAVEL, CIANORTE E GUARAPUAVA), ALAGOAS (MACEIÓ) E PARAÍBA (JOÃO PESSOA). EM 24 DE ABRIL DE 2008, A ANATEL AUTORIZOU A EMBRATEL PRESTAR SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA VIA SATÉLITE (DTH) COM A FINALIDADE DE DISTRIBUIR SINAIS DE SONS E IMAGENS (TELEVISÃO) E ÁUDIO. A EMPRESA SE COMPROMETEU A TRANSPORTAR PARA O PODER EXECUTIVO UM CANAL DE PROGRAMAÇÃO EDUCACIONAL PARA TODAS AS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR SEM QUAISQUER ÔNUS. FORNECERÁ UM CONJUNTO COM ANTENA, DECODIFICADOR E APARELHO DE TV PARA 2 MIL ESCOLAS SELECIONADAS PELO GOVERNO. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

162 Principais Acontecimentos TV POR A SSINATURA A NET EM SET/08 ANUNCIOU A AQUISIÇÃO DA ESC 90 TELECOMUNICAÇÕES, OPERADORA DE TV POR ASSINATURA E BANDA LARGA QUE ATUA NAS CIDADES DE VITÓRIA E VILA VELHA NO ESPÍRITO SANTO. O NEGÓCIO ENVOLVEU R$ 94,6 MILHÕES E DEPENDE AGORA DE APROVAÇÃO DA ANATEL. SKY ADQUIRIU A TV FILM (ITSA) QUE POSSUÍA 12 OUTORGAS DE MMDS. A ANATEL APROVOU A OPERAÇÃO EM DEZ/08. A ANATEL APROVOU NO DIA 25/11/10 UM NOVO PLANEJAMENTO DO SERVIÇO DE TV A CABO, ACABANDO COM A LIMITAÇÃO DO NÚMERO DE COMPETIDORES E COM A NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO DE LICITAÇÕES PARA A OBTENÇÃO DE LICENÇAS. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

163 Principais Acontecimentos TV POR A SSINATURA O PREÇO DA OUTORGA SERÁ EQUIVALENTE AO CUSTO ADMINISTRATIVO DE SUA EXPEDIÇÃO, A EXEMPLO DO QUE OCORRE COMA AS AUTORIZAÇÕES DE SERVIÇO TELEFÔNICO FIXO COMUTADO (STFC) E DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA (SCM). O PROCESSO SERÁ REGULADO POR REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA DO SERVIÇO DE TV A CABO A SER ELABORADA PELA ANATEL. A ANATEL RETIROU TAMBÉM DOS CONTRATOS DE CONCESSÃO DE TELEFONIA FIXA AS RESTRIÇÕES EXISTENTES PARA QUE AS ESTAS CONCESSIONÁRIAS PRESTASSEM O SERVIÇO DE TV A CABO. A EXCLUSÃO POR SI SÓ NÃO LIBERA A PARTICIPAÇÃO DAS TELES NESSE MERCADO, POIS A LEI DO CABO TAMBÉM RESTRINGE A ATUAÇÃO DESSAS EMPRESAS A NÃO SER CASO NÃO EXISTAM OUTROS INTERESSADOS NA OFERTA DO SERVIÇO. MAS A QUEDA DA CLÁUSULA É UMA BARREIRA A MENOS PARA AS EMPRESAS E ESTÁ ALINHADA À INICIATIVA DA AGÊNCIA DE ACABAR MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

164 Principais Acontecimentos TV POR A SSINATURA COM O LIMITE DE EMISSÃO DE OUTORGAS DE TV A CABO. JUNTAS, AS DUAS MUDANÇAS PODEM FACILITAR A ENTRADA DAS TELES NESSE MERCADO. RESTA AINDA A RESTRIÇÃO AO CAPITAL ESTRANGEIRO EXISTENTE NA LEI DO CABO E QUE IMPEDE QUE EMPRESAS COMO TELEFÔNICA, EMBRATEL E GVT OFEREÇAM ESTE SERVIÇO. O PLC 116/2010 (ANTIGO PL 29) FOI APROVADO NO SENADO EM 16/08/2011, DEVENDO SER REMETIDO NO INÍCIO DE SETEMBRO À CÂMARA E DAÍ A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PARA SANCIONAR A LEI. A APROVAÇÃO DO PLC 116 PERMITIRÁ, AINDA ESTE ANO, QUE O BRASIL, EVOLUA PARA UM NOVO QUADRO COMPETITIVO COM AS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES OFERECENDO SERVIÇOS DE TV A CABO. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

165 Análise do Cenário TV POR A SSINATURA BRASIL APRESENTA UMA TAXA DE PENETRAÇÃO BAIXA, MUITO DISTANTE DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS E DE OUTROS PAÍSES DA PRÓPRIA AMÉRICA LATINA. A CAUSA FUNDAMENTAL PARA OS RESULTADOS ANTERIORES ESTÁ LIGADA AOS PREÇOS PRATICADOS, SENDO O IMPOSTO E O BAIXO NÍVEL DE CONCORRÊNCIA OS PRINCIPAIS OFENSORES. AUSÊNCIA DE INVESTIMENTO NO SERVIÇO PERÍODO TAMBÉM CONTRIBUIU SUBSTANCIALMENTE PARA O CENÁRIO ATUAL. AS ADIÇÕES LÍQUIDAS APRESENTAM UMA TENDÊNCIA CRESCENTE, PROJETANDO UMA RECUPERAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS. A ANATEL JÁ SINALIZOU AO MERCADO QUE IRÁ PROMOVER AO LONGO DE 2011, NOVAS LICITAÇÕES PARA O CONCESSÃO DO SERVIÇO DE TV A CABO QUE ESTAVAM PARADAS DESDE O ANO DE MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

166 Principais Resultados NET BASE DE CLIENTES DE TV POR ASSINATURA – 4,2 MILHÕES (CRESCIMENTO DE 14% EM RELAÇÃO A 2009). BASE DE CLIENTES DE BANDA LARGA– 3,5 MILHÕES (CRESCIMENTO DE 22% EM RELAÇÃO A 2009). LINHAS EM SERVIÇO DE TELEFONE FIXO – 3,2 MILHÕES (CRESCIMENTO DE 23% EM RELAÇÃO A 2009). RECEITA LÍQUIDA ACUMULADA EM 2010 DE R$ 5,4 BILHÕES DE REAIS (CRESCIMENTO DE 17,2% EM RELAÇÃO A 2009). CRESCIMENTO DO ARPU EM 3%. A PARTIR DO 4 º T 2010 A NET PASSOU A RESTRINGIR INFORMAÇÕES ECONÔMICAS E DADOS OPERACIONAIS. MERCADO PARA O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA NO BRASIL E NO MUNDO

167 Proposta 1 B ANDA LA RGA CONSIDERANDO O PLANO NACIONAL DE BANDA LARGA, FAÇA UMA PROJEÇÃO PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS, EM FUNÇÃO DA EVOLUÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS: VERIFIQUE SE AS METAS ESTABELECIDAS NO PNBL PODEM SER ATINGIDAS TANTO NO FIXO QUANTO NO MÓVEL. CASO NEGATIVO, ALÉM DAS QUESTÕES ENVOLVENDO A REDUÇÃO DE PREÇOS E A CRIAÇÃO DE INCENTIVOS FISCAIS, QUAIS SERIAM AS PRINCIPAIS AÇÕES A SEREM EMPREENDIDAS TANTO NO ÂMBITO DO SERVIÇO FIXO QUANTO DO MÓVEL. DATA DE ENTREGA: 10/09/2011 EXERCÍCIO

168 Proposta 2 TV POR A SSINATURA CONSIDERANDO O SERVIÇO DE TV POR ASSINATURA, FAÇA UMA PROJEÇÃO PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS, EM FUNÇÃO DA EVOLUÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS: VERIFIQUE SE AS PROJEÇÕES ESTABELECIDAS NO PGR SERÃO SUPERADAS. AVALIE, ADICIONALMENTE, QUE NOVAS AÇÕES PODERIAM VIR A CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DOS INDICADORES, ALÉM DE QUESTÕES ENVOLVENDO A REDUÇÃO DE PREÇOS. DATA DE ENTREGA: 10/09/2011 EXERCÍCIO

169 FIM Obrigado!


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