A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTINUANDO....

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTINUANDO...."— Transcrição da apresentação:

1 CONTINUANDO...

2 Estudos para o PPA ÁRVORE DE PROBLEMAS
Árvore de Problemas é um instrumento que permite a ordenação e hierarquização das causas e efeitos de um problema escolhido para dar início ao processo de planejamento. Em última análise, representa o foco das preocupações de um grupo ou instituição. É um agrupamento de problemas, composto tanto pelo problema originário da análise, chamado de problema central (ao centro do diagrama), como por suas causas (abaixo no diagrama) e efeitos (acima no diagrama). A estruturação em forma de diagrama facilita a visualização dos participantes.

3 CONT... A escolha do problema central (diferença existente entre o estado atual e onde desejo chegar)deve ser feita de forma muito objetiva e criteriosa. Ele deve refletir o cerne da questão em relação a uma situação que se quer modificar ou melhorar. Por exemplo, se uma comunidade aponta a má qualidade e ineficiência dos serviços de saúde, de nada adiantaria ter como problema central a qualidade de vida, pois isto daria origem a uma análise de variantes que não estariam diretamente relacionadas ao problema em si. A prática de não focalizar os problemas acaba por criar expectativas além das possibilidades de atuação de um projeto, desacreditando todo o processo e trazendo grande frustração aos envolvidos. É importante ainda que se levantem as evidências (dados e fatos) da existência do problema, para que a análise seja possível de ser comprovada e não se limite ao senso comum.

4

5 ESTRATÉGIAS PARA O PLANEJAMENTO
Planeja quem executa – coordenar e capacitar equipes finalísticas; Planeja quem controla os meios – integração das equipes com o nível estratégico; Planeja quem conhece os meios – integrar as equipes finalísticas, de planejamento, de orçamento e finanças; Planejar e não poder executar causa descrédito – considerar os meios disponíveis (financeiros, orçamentários, institucionais e humanos); Planejar é priorizar – escolher as ações e metas que temos que entregar e/ou que causarão maior impacto; Aproveitar a oportunidade da formulação para refletir nas estratégias de execução – não apenas preencher formulários.

6 TÉCNICA FLUXO DE ELABORAÇÃO DO PPA
Cenário Fiscal Participação dos Conselhos Cenário Sócio-Econômico MT+20 5 Elaboração e ajuste dos programas 2 Orientação Estratégica de Governo 3 Orientação Estratégica Setorial Proposta de campanha PPA e LOA 2008 Avaliação do PPA 2004/2007 RAG 1 Preparação das equipes FIPLAN 3 Demandas regionais MT+20

7 Conteúdo do Documento Mensagem do Governador Projeto de Lei Anexos
situação sócio-econômica e ambiental; cenário fiscal; análises e orientações estratégicas. Projeto de Lei o contexto e as disposições preliminares; a forma de gestão do Plano; revisões do Plano. Anexos programas de governo e suas ações; a regionalização do planejamento.

8

9

10

11

12

13 VIVA!!!!!


Carregar ppt "CONTINUANDO...."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google