A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estatística Alexandre Lima ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. IDADE MÉDIA: as informações eram tabuladas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estatística Alexandre Lima ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. IDADE MÉDIA: as informações eram tabuladas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Estatística Alexandre Lima

3 ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. IDADE MÉDIA: as informações eram tabuladas com finalidades tributárias e bélicas. SEC. XVI: surgem as primeiras análises sistemáticas, as primeiras tabelas e os números relativos. SEC. XVIII: a estatística com feição científica é batizada por GODOFREDO ACHENWALL. As tabelas ficam mais completas, surgem as primeiras representações gráficas e os cálculos de probabilidades. A estatística deixa de ser uma simples tabulação de dados numéricos para se tornar : "O estudo de como se chegar a conclusão sobre uma população, partindo da observação de partes dessa população (amostra)". Atualmente, a Estatística não atente somente as necessidades dos governos. Existe uma finalidade mais ampla relacionada à discrição, organização, resumo, comunicação e análise de dados

4 O que é Estatística ? O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

5 Definições básicas: FENÔMENO ESTATÍSTICO: é qualquer evento que se pretenda analisar, cujo estudo seja possível a aplicação do método estatístico. DADO ESTATÍSTICO: é um dado numérico e é considerado a matéria-prima sobre a qual iremos aplicar os métodos estatísticos. POPULAÇÃO: é o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma característica comum. AMOSTRA: é uma parcela representativa da população que É EXAMINADA com o propósito de tirarmos conclusões sobre a essa população. PARÂMETROS: São valores singulares que existem na população e que servem para caracterizá-la. Para definirmos um parâmetro devemos examinar toda a população. Ex: Os alunos do 2º ano da FACEV têm em média 1,70 metros de estatura.

6 VARIÁVEL: É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno. E esta pode ser: VARIÁVEL QUALITATIVA: Quando seu valores são expressos por atributos: sexo, cor da pele,etc. VARIÁVEL QUANTITATIVA: Quando os dados são de caráter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numérica, trata-se portanto da estatística de variável e se dividem em : ATRIBUTO: quando os dados estatísticos apresentam um caráter qualitativo, o levantamento e os estudos necessários ao tratamento desses dados são designados genericamente de estatística de atributo. ESTIMATIVA: é um valor aproximado do parâmetro e é calculado com o uso da amostra.

7 Organização dos dados Uma professor fez um levantamento da estatura, em centímetros, de cada um dos 30 alunos de determinada turma e anotou Os 30 alunos representam a população estatística. As estaturas representam a variável, isto é,a caracteristica da população que pretendemos estudar Estes dados serão organizados em uma tabela de frequência:

8 Frequência Absoluta ( f i ) - é o número de vezes que o valor de determinada variável é observado. Frequência Relativa ( f ri ) - é o quociente entre a frequência absoluta do valor da variável e o número total de observações. Em geral é dada em forma de porcentagem. EstaturasFrequência Absoluta Frequência Relativa ,33% ,67% % , % % % 17226,67% TOTAL301000%

9 Exemplo Às pessoas presentes em um evento automobilístico foi feita a seguinte pergunta: Qual a sua marca de carro preferida? Pedro: Ford Bruna: Peugeot Anete: Ford Paulo: Peugeot Célio: VolksManoel: GM Carlos: GMFred: VolksSérgio: FiatGilson: GMRui: FiatCláudia: Volks Antônio : FiatMárcio: VolksMarcelo: GMAna: Nissan Geraldo: Volks Rita: Ford Pedro: Ford Alicia: Renault Meire: GM Flávio: Peugeot Lia: GM Fabio: Renault MarcasFrequência Absoluta (FA)Frequência Relativa (FR) Ford416,7% Fiat312,5% GM625% Nissan14,2% Peugeot312,5% Renault28,3% Volks520,8% Total24100%


Carregar ppt "Estatística Alexandre Lima ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. IDADE MÉDIA: as informações eram tabuladas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google