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Reforma Curricular Curso de Arquitetura e Urbanismo | UFJF

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Apresentação em tema: "Reforma Curricular Curso de Arquitetura e Urbanismo | UFJF"— Transcrição da apresentação:

1 Reforma Curricular Curso de Arquitetura e Urbanismo | UFJF
Núcleo de REPRESENTAÇÃO E MODELAGEM

2 PROCESSO Troca de informações sobre programas e direcionamento das disciplinas (ajuste de conteúdos para o primeiro semestre de 2011) Diagnóstico sobre a atual situação da área no curso. Habilidades necessárias na área de representação e modelagem para o Arquiteto e Urbanista Estudo da organização da área de representação e modelagem nos principais currículos nacionais e internacionais Definição das diretrizes para a área no novo currículo Definição da estrutura da grade curricular

3 DIRETRIZES Quanto aos arquitetos que serão formados
Arquitetos generalistas capazes de articular diferentes formas de representação e modelagem podendo optar pelo aprofundamento em determinados aspectos deste campo do conhecimento.

4 DIRETRIZES Quanto ao peso das disciplinas na grade
Redução do peso atual na grade do curso

5 DIRETRIZES Quanto à quantidade de disciplinas na grade
Redução do número atual de disciplinas obrigatórias

6 DIRETRIZES Quanto distribuição dos conteúdos nas disciplinas
extremo Conteúdos concentrados em poucas disciplinas com  muita carga horária (UFMG e UFSM) extremo Conteúdos dispersos em um grande número de disciplinas (UFJF) Neste caso caminhamos para uma junção de disciplinas que não signifique uma redução tão radical quanto à UFMG.

7 DIRETRIZES Quanto o obrigatoriedade de disciplinas
extremo  Currículo com o mínimo de disciplinas obrigatórias e um leque maior com eletivas - UnB extremo Currículo com todas as disciplinas do campo da representação obrigatórias (UFJF). Currículo obrigatório reduzido (mas não tão mínimo).

8 DIRETRIZES Quanto a distribuição dos conteúdos ao longo do curso
caminho Distribuição ao longo de quase todo o curso (proposta de reforma curricular 2009 da UFJF) caminho Concentração dos conteúdos nos primeiros semestres  (UFSM / UFRGS: até o quarto período - UFMG: até o segundo período) caminho Concentração nos primeiros períodos e com algumas disciplinas em períodos avançados (UFJF / UFRJ / PUC | RJ: até o quarto e no nono) Concentração até o terceiro período – eletivas nos períodos posteriores

9 DIRETRIZES Quanto a ordem do ensino analógico e digital
caminho Início com ensino analógico e ensino digital posterior caminho Analógico e digital conjuntos Analógico e digital conjuntos em disciplinas separadas no início e juntas posteriormente

10 efeitos das DIRETRIZES
Algumas disciplinas constituíam-se um fim em si mesmas passam a ser entendidas como um meio como é o caso dos conteúdos de PERSPECTIVA e GEOMETRIA DESCRITIVA. O ensino analógico não deve ser um preparativo para o digital (o que passa a idéia de um conteúdo descartável), entendemos que os dois configuram linguagens distintas que precisam ser trabalhadas de forma integrada.

11 efeitos das DIRETRIZES
Cursos estritos para o ensino de softwares específicos (AutoCad / Photoshop / 3DStudio....) deverão ser eletivos ou de curta duração. Quando necessário, para a compreensão de um conteúdo do curso, serão abordados aspectos dos softwares em um contexto especial. Por exemplo: Ensino de Representação normativa de projeto será feita através de softwares específicos

12 efeitos das DIRETRIZES
A redução das disciplinas obrigatórias permitirá o oferecimento de disciplinas eletivas que atendam melhor a diversidade dos interesses dos alunos

13 PROPOSTA Curricular Curso de Arquitetura e Urbanismo | UFJF
Núcleo de REPRESENTAÇÃO E MODELAGEM

14 disciplinas obrigatórias propostas
PROPOSTA CURRICULAR disciplinas obrigatórias propostas créditos propostos período proposto conteúdo/período atual atuais depart. Estudo e Percepção da Forma 3 1o. . Plástica (1o) . Maquete (1o) . GD (2o) 6 Artes Representação e Expressão de AU ANALÓGICA 01 . Desenho Obs. (1o) . TRG (2o) . Perspectiva (3o) 4 Representação e Expressão de AU DIGITAL 01 . Des. Téc. I (2o) . TRIAU I (3o) . TRIAU II (4o) 5 AUR Representação e Expressão de AU ANALÓGICA 02 2o. . Des. Téc. II (4o) Representação e Expressão de AU DIGITAL 02 Multimídia aplicada à AU 3o. . Multimídia (6o)

15 efeitos da PROPOSTA CURRICULAR
DEPARTAMENTO DE ARTES CREDITAÇÃO e HORAS DE TRABALHO Creditação obrigatória dedicadas ao CAU ATUAL 21 créditos* DEMANDA 12 créditos Horas obrigatórias dedicadas ao curso de Arquitetura ATUAL 24 horas* DEMANDA 24 horas * várias disciplinas atuais, embora sejam práticas, possuem apenas uma turma

16 efeitos da PROPOSTA CURRICULAR
DEPARTAMENTO AUR CREDITAÇÃO e HORAS DE TRABALHO Creditação obrigatória dedicadas ao CAU ATUAL *=34 créditos DEMANDA *=25 créditos Horas obrigatórias dedicadas ao CAU ATUAL **=65 horas DEMANDA **=50 horas * Créditos para as disciplinas na engenharia ** Horas para as disciplinas na engenharia

17 efeitos da PROPOSTA CURRICULAR
DEPARTAMENTO AUR CREDITAÇÃO e HORAS DE TRABALHO Horas restantes para complementar as 65 horas atuais: 15 horas OPÇÃO 01: criação de 5 disciplinas eletivas de 3 créditos OPÇÃO 02: criação de disciplinas para acompanhamento dos semestres (4o. ao 9o.)+ 3 disciplinas eletivas OPÇÃO 03: distribuição dos créditos para outros núcleos

18 efeitos da PROPOSTA CURRICULAR
HORÁRIOS as disciplinas de representação terão módulos de 3 horas e sugerimos a organização em horários concomitantes para as eletivas, sugerimos que a grade preveja uma tarde livre para este conjunto de disciplinas de todas as áreas.

19 PRÓXIMOS PASSOS Colegiado: definição sobre a relação das disciplinas com o eixo de projeto Negociação com o Departamento de Artes para a ampliação das disciplinas Eletivas Negociação com o Curso de Engenharia Civil sobre o dimensionamento das disciplinas do DAUR no curso

20 Núcleo de REPRESENTAÇÃO E MODELAGEM
AUR JORGE ARBACH (40 DE) Frederico Braida (40 DE) Klaus Chaves Alberto (40 DE) SUELI BRAGA (40 DE) ELVIRA (40 DE - ACOMPANHANDo) Ramon FONTES (40 sub) ALINE CALAZANS (40 sub) CAMILA (bolsista) IAD Juliane Figueiredo (20h) vinícius RESENDE (20h) Daniela britto (40 sub) Núcleo de REPRESENTAÇÃO E MODELAGEM


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