A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Faculdade de Educação/Curso PIE 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Faculdade de Educação/Curso PIE 1."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Faculdade de Educação/Curso PIE 1

2 2

3 3 O BRASIL Perguntei ao céu tão lindo: _ Por que é todo cor de anil? Ele me disse, sorrindo: _ Eu sou o céu do Brasil! Perguntei ao sol, então, A causa de tanta luz: _ Sou a glorificação Da Terra de Santa Cruz! (sic) Céu e sol, o luar e cantos, Florestas e fontes mil Enchem de eternos encantos És minha Pátria – o Brasil!

4 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Faculdade de Educação/Curso PIE 4 Que abordagem histórica podemos caracterizar de acordo com a charge e o poema anterior? É comum encontrarmos em livros didáticos esse tipo de poema? Como podemos caracterizar aulas de história que privilegiam nomes e datas sucessivas? Você percebe no poema algum tipo influência moralizante?

5 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Faculdade de Educação/Curso PIE 5

6 6 Onde começa a história?

7 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Faculdade de Educação/Curso PIE 7 Eram os donos das matas, dos rios e dos campos. Conheciam todos os caminhos e todas as águas. Havia muitas nações. Essa gente vivia em harmonia com a terra. A terra era um bem de todos.

8 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Faculdade de Educação/Curso PIE 8 Os índios das nações Tupi habitavam o litoral Leste da América do Sul, quando os portugueses chegaram, em 1500, para explorar a terra.

9 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Faculdade de Educação/Curso PIE 9 Os índios, submetidos pela força da espada, viram, assim, suas terras serem ocupadas por estrangeiros.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Faculdade de Educação/Curso PIE 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google