A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Marta Moura. 1. Destes Movimentos quais foram influenciados pelo iluminismo? Arraste o gif para os itens dos movimentos que foram entusiasmados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Marta Moura. 1. Destes Movimentos quais foram influenciados pelo iluminismo? Arraste o gif para os itens dos movimentos que foram entusiasmados."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Marta Moura

2 1. Destes Movimentos quais foram influenciados pelo iluminismo? Arraste o gif para os itens dos movimentos que foram entusiasmados por tais ideais. Revolução Francesa Revolução Russa Inconfidência Mineira Movimentos de Independência na América Revolta do Malês Guerra Civil Inglesa Guerra dos Emboabas Independência dos Estados Unidos Tomada de Constantinopla

3 O Homem é o Lobo do Homem 2. O Homem é o Lobo do Homem, esta é uma frase de Thomas Hobbes. Segundo esta afirmativa podemos chegar a que conclusão em relação ao sentido de seu discurso? Laissez faire, laissez passer. 3. Laissez faire, laissez passer. Este é um célebre slogan do pensamento do Liberalismo econômico. Em que sentido esta frase se refere? Nenhum homem nasce ignorante de razão, todos os homens são resultado da educação que tiveram. 4. Nenhum homem nasce ignorante de razão, todos os homens são resultado da educação que tiveram. Este é um pensamento de Jean-Jacques Rosseau, um importante pensador do Iluminismo. O que podemos entender com esta afirmação?

4 Thomas Hobbes John Locke Todos devem concordar em se submeter à autoridade do Estado. Pois o Estado é o responsável por impedir os conflitos sociais nocivos a sociedade. O Estado foi criado por homens primitivos e havia nascido para proteger a vida, a liberdade e a propriedade dos indivíduos. Se o Estado fosse tirânico a sociedade tinha o direito de se rebelar contra a opressão. 5. Segundo os pensadores Thomas Hobbes e Jonh Locke o Estado é um elemento importantíssimo capaz de regular a sociedade. Porém eles diferem em intensidade deste poder regulador do Estado.( Arraste as frases para seus respectivos autores.)

5 a) Foi um movimento filosófico-cultural desmembrado do Ilustracionismo, desenolvido na França e que buscava catalogar todo o conhecimento humano a partir dos novos princípios da razão. b) É considerada a primeira escola de economia científica. Consideram o sistema econômico como um "organismo" regido por leis intrínsecas (pela ordem natural das coisas), sendo elas assim, cientificamente relevantes. c) É uma teoria política que defende que uma pessoa (em geral, um monarca) deve deter um poder absoluto. Em muitos casos essa teoria esteve associada com com a doutrina do "Direito Divino dos Reis", que defende que a autoridade do governante emana directamente de Deus. d) Foi uma forma reformista de governar característica da Europa, era apoiada por princípios iluministas. Desenvolveu-se no leste europeu onde a economia ainda era atrasada e a burguesia era muito fraca ou inexistente. Visava acelerar o processo de modernização de alguns países e assim aumentar seu poder econômico. 6. Preencha a Cruzadinha do Slide 7 de acordo com os itens abaixo:

6 e) Eram grupos radicais ingleses que reivindicavam, entre outras coisas, o voto universal. Seu desejo era de igualdade política. Desejavam formar uma República de pequenos proprietários. f) Foi um movimento de trabalhadores rurais pobres, liderado por Gerrard Winstanley entre os anos de 1649 e 1650 na Inglaterra, e que pretendia substituir a ordem feudal por uma sociedade com propriedade comunal. g) Dinastia originária de uma família de Bretã com origem no século XI, que alcançou o trono da Escócia e depois a coroa de Inglaterra. Suas relações políticas eram fundamentalmente com a aristocracia feudal e pelos estudiosos considerado uma monarquia retrograda. h) Foi uma dinastia de monarcas britânicos que reinou em Inglaterra entre o fim da Guerra das Rosas em 1485 e Neste período a economia e o comércio prosperaram apesar dos conflitos internos que marcaram o período, resultantes do repúdio da autoridade papal da Igreja Católica Romana e da fundação da Igreja Anglicana chefiada pelo próprio rei.

7 a) b) c) f) d) g) e) h)

8 7. Observe atentamente a figura: a) Esta figura relaciona um importante acontecimento na História do Comércio Marítimo do qual a Inglaterra foi a protagonista principal. Sobre este fato podemos afirmar que foi o(a)... (Clique e arraste a elipse para circular o item correto.)

9 b) Quais das Caravelas podem comercializar tecidos ingleses no País Amarelo? [Arraste o X para a(s) caravela(s)] c) Quais das caravelas podem trazer os tapetes e vinhos vindos do País Amarelo? [Arraste o X para a(s) caravela(s)]

10 8. Todas as classes se achavam envolvidas na Guerra civil Inglesa e que durou cerca de três anos. Sobre este conflito podemos perceber abaixo uma série de classes sociais, grupos políticos e religiosos. (Digite no quadro Vermelho os grupos que apoiavam o Exército do Parlamento e no quadro Amarelo o Exército que apoiara o Rei neste grande conflito que fizera parte da Revolução Inglesa.) Cavaleiros: apoiavam o Rei Carlos I Cabeças Redonda: formado pelo Parlamento Puritanos Senhores Feudais Burguesia Mercantil Gentry (latifundiários ligados a burgueses) Escavadores Anglicanos Niveladores Católicos

11 O homem é bom por natureza, a sociedade que o corrompe Defenderei até a morte a sua liberdade a sua liberdade de opinião 9. Clique e arraste as falas dos filósofos iluministas para os respectivos balões. Montesquieu Voltaire Rousseau É preciso que o poder limite o poder do rei

12 10. Com qual idéia cada filósofo se identifica? (Clique em Inserir Formas, escolha a ferramenta linha ou seta e relacione a 1ª coluna com a 2ª.) Princípio da Tolerância: política e religiosa. Tripartição dos poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo. Educação Laica: sem a influência da Igreja.


Carregar ppt "Profª Marta Moura. 1. Destes Movimentos quais foram influenciados pelo iluminismo? Arraste o gif para os itens dos movimentos que foram entusiasmados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google