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17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.

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1 17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2008  Doutorado: ---- Apresentador(a): Francis M. de Almeida Centro de Ciências Sociais e Humanas MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 UFSM Pontos fortes do Programa  Corpo Docente: há um equilíbrio entre as áreas (Sociologia, Antropologia e Ciência Política); Corpo docente jovem, altamente motivado. Em 2011 foram estabelecidos regramentos claros para credenciamento e permanência de DPs e DCs no Programa.  Atividades de Pesquisa: grande número de projetos de pesquisa, relacionados aos grupos cadastrados no CNPq e estímulo ao contato entre os alunos do PPG e bolsistas de iniciação científica.  Atividades de Formação: o índice de evasão do programa é baixo e tem sido mantida uma baixa média de defesas (25 meses).  Infra-Estrutura: temos Núcleos de pesquisas ativos, sala de estudo e de informática, sala de aula com multimídia e internet.  Inserção Social: alta inserção em Projetos de Extensão.

3 UFSM Pontos fracos do Programa  Corpo Docente: o grande afluxo de docentes nos anos subseqüentes à criação do curso, embora a médio prazo seja positivo, de imediato leva a um grande número de professores ainda sem produção consolidada e sem orientações concluídas.  Atividades de Pesquisa: baixíssima captação de recursos externos por meio de editais.  Produção Intelectual Docente: discreta publicação em periódicos com Qualis em estrato superior; concentração da publicação em livros e capítulos de livro.  Produção Intelectual Discente: há pouca publicação de artigos em Qualis publicados em co-autoria entre orientador e orientando; faltam trabalhos publicados em co-autoria com os discentes em periódicos com base nas 25 dissertações defendidas (entregues juntamente com um artigo publicável).  Atividades de Formação: Elevado número de docentes colaboradores; apenas 4 professores com pós-doutorado.  Infra-Estrutura: Falta de uma sala de videoconferência e laboratórios.  Inserção social: Falta de verba e de condições de aplicabilidade dos projetos.

4 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Modificar e consolidar as linhas do programa MédiaInércia institucional/resist ência do corpo docente à mudanças Mudança da área de avaliação (a médio prazo) caso as três áreas sejam mantidas separadas. 1 Aumentar o número de Bolsas de Produtividade em Pesquisa Média Grande número de novos professores no programa Critérios de área e pouca disponibilidade de bolsas 2 Realização de PROCAD/Casadinho com PPGS-USP AltaNecessária reestruturação de linhas Nenhuma – há receptividade para a proposta 3 Consolidar a Revista do Programa AltaFalta de verba / carência de suporte técnico Nenhuma4

5 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Ingresso e assimilação de novos docentes AltaBaixa publicação docente Demora na publicação de artigos qualificados em estrato superior 1 DP - 2008200920102011 1271015

6 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Organização de eventos pelos Núcleos e Linhas de Pesquisa MédiaFalta de verbaFalta de verba; baixa valorização de eventos pelo Comitê de Área 1 Criação de grupos de pesquisa no CNPq para todas as linhas AltaDificuldade na reestruturação das linhas 2 Equipamentos para laboratórios de pesquisa Média – via edital Pró- Equipamentos UFSM Escassez de recursos em edital Pró- Equipamentos UFSM Critérios adotados para financiamento a pesquisa em humanas no edital CAPES Pró-Equip. 3 2008200920102011 22320 Número de projetos de pesquisa

7 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Publicar Artigos em Eventos e revistas com Qualis e. superior AltaFalta de verba para envio dos trabalhos Exigências para publicações 1 Distribuição equilibrada na produção intelectual MédiaAlguns DPs são extremamente produtivos, enquanto outros ainda se apresentam refratários. 2 Publicar em co-autoria com ex-alunos artigos oriundos de suas dissertações MediaResistência cultural por parte de docentes e/ou discentes Perda de contato com os ex-alunos (contornável por cessão de d.a.) 2 Divulgar a revista do PPGCS: Século XXI: Revista de Ciências Sociais Media, Divulgação no Site do PPGCS, e demais Programas da Área Manter a edição on-line atualizada Dificuldade de conseguir patrocínio p/ publicação física 3 2008200920102011 22391613(+4 proj.) Trabalhos completos em periódicos

8 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação2008200920102011 MESTRADO  Número de discentes Ingressantes em cada ano 14171317  Número de discentes matriculados em cada ano 14313236  Número de titulados em cada ano ------021113 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano ------  Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Manter baixo prazo de defesas AltaPrazo muito elevado para qualificação (18 meses) Nenhuma1 Reformulação de disciplinas obrigatórias AltaNenhuma 2

9 UFSM EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos26----- Percentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes ----------- Percentual de egressos que participam em Programas de PG 14------ Demais destinos relevantes dos egressosVariam------

10 UFSM EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA  Metas de 2010: A criação do Núcleo de Ciência Política foi realizada.  Pontos negativos: prazo elevado de qualificações de dissertação, carência de regramentos para desempenho discente, especialmente das atribuições dos bolsistas.  Pontos positivos: estrutura física; distribuição do conteúdo das disciplinas; número de professores.  Laboratório de Informática equipado e funcionando.  Demanda dos alunos por criação de revista própria do corpo discente.  Baixo número de bolsas tendo em vista a projeção do corpo discente.

11 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Criação da sala de editoração e distribuição da revista impressa Século Alta, a revista já possui um número impresso, edição on- line atualizada e 2º número em edição. Falta de um espaço físico próprio Demora na Inserção no Qualis 2

12 UFSM METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 Consolidação e inserção social do Programa MédiaDesafios impostos ao corpo docente em decorrência da alta procura por áreas afins Dificuldades na inserção dos egressos em atribuições de acordo com o grau 1 Publicação de número especial da Revista Século XXI com artigos do evento “Feminilização do Trabalho” Média Falta de recursos materiais e humanos para o número adicional Nenhuma2

13 UFSM CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Incentivar a produção intelectual qualificada em estrato superior (A1, A2 e B1) de docentes permanentes.  Estimular a produção intelectual de docentes colaboradores visando seu credenciamento como professores permanentes.  Estimular a produção discente, inicialmente a partir de colaborações com orientadores e publicar os 24 “artigos publicáveis” entregues juntamente com as dissertações já defendidas.  Manter os níveis qualitativo e quantitativo das dissertações mantendo o prazo de defesas abaixo da média da área.  Diminuir o número de professores colaboradores, assimilando como professores permanentes aqueles que apresentarem produção de acordo com as médias da área.  Aplicação do regimento para fins de descredenciamento de eventuais professores que não apresentarem produção de acordo com as médias da área. PRINCIPAIS METAS

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