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Teoria da Informação COMPRESSÃO ARITMÉTICA Epifanio Diniz Giovani Facchini Renato Costa.

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1 Teoria da Informação COMPRESSÃO ARITMÉTICA Epifanio Diniz Giovani Facchini Renato Costa

2 Motivação Considere uma fonte com alfabeto A={a1, a2, a3), com P(a1)=0.95, P(a2)=0.02 e P(a3)=0.03. A entropia, o código de Huffman e o tamanho médio do código estão dispostos abaixo. H=0.335 bits/símbolo Tamanho médio=1.05 bits/símbolo Diferença de bits/símbolo que é 213% da entropia! LetraProbabilidadeCódigo a a a

3 Motivação A codificação aritmética resolve o problema de probabilidades acumuladas. Bastante útil também com pequenos alfabetos.

4 Idéia Principal É mais eficiente atribuir um código para um seqüência em particular do que gerar um código para cada símbolo. Identificador ÚNICO é gerado para representar a seqüência, este é uma fração binária. Ao contrário do algoritmo de Huffman, que precisa de códigos para cada seqüência possível (crescimento exponencial), a Codificação Aritmética gera um código único.

5 Codificação Para distinguir uma seqüência de símbolos é necessário criar um código único. O código pode ser um número dentro do intervalo [0,1). Necessitamos de uma função mapeando as seqüências nesse intervalo. A função chama-se função de distribuição acumulativa.

6 Modelo Matemático Mapeamento dos símbolos da fonte em números: X(a i )=i a i Є A Onde A={a 1,a 2,...,a m } é o alfabeto de entrada. X é a variável randômica. A função de densidade de probabilidade para a variável randômica é dada por: P(X = i) = P(a i ) E a função de densidade cumulativa é dada por: F x (i) = i k=1 P(X = k)

7 Gerando uma Tag Exemplo: considere um alfabeto de três letras A={a 1,a 2,a 3 }, com P(a 1 )=0.7, P(a 2 )=0.1 e P(a 3 )=0.2. Com a função de densidade temos F x (1)=0.7, F x (2)=0.8 e F x (3 )=1. Particionando o intervalo como na figura a seguir:

8 Procedimento Matemático Para facilitar, começaremos com uma seqüência de tamanho 1. Para o alfabeto A mapeamos cada símbolo para números reais com a fórmula: Analogamente podemos afirmar: Com isso, cada símbolo do alfabeto de entrada tem um valor único. Este é exatamente o ponto intermediário do intervalo, mas podemos pegar qualquer número dentro do intervalo para representar o código de entrada.

9 Procedimento Matemático Agora veremos o procedimento para geração de uma tag de uma seqüência de comprimento inteiro qualquer. Para a seqüência x i temos: Onde y < x significa que y precede x na ordem e o sobrescrito significa o tamanho da seqüência.

10 Geração do Limite Superior e Inferior Para conseguir o limite superior e inferior do intervalo que queremos avaliar temos: Com isso temos o intervalo no qual podemos escolher um número qualquer. Para pegar-se o ponto intermediário usa-se:

11 Exemplo - Codificação Expressar a frase SWISS_MISS em um número, através do método de Codificação Aritmética por Deslocamento.

12 LOW=0000, HIGH=9999 NovoLow = VelhoLow + Intervalo*IntervaloLow(X) NovoHigh = VelhoLow + Intervalo*InvertaloHigh(X) Intervalo = VelhoHigh - VelhoLow Exemplo - Codificação

13 L= 0 +( 1 – 0 )*0.5 = H= 0 +( 1 – 0 )*1.0 = L= 0.5 +( 1 – 0.5 )*0.4 = H= 0.5 +( 1 – 0.5 )*0.5 = L= 0 +( )*0.2 = H= 0 +( )*0.4 = L= 0 +( 1 – 0 )*0.5 = H= 0 +( 1 – 0 )*1.0 = L= 0.5 +( 1 – 0.5 )*0.5 = H= 0.5 +( 1 – 0.5 )*1.0 = SWISSSWISS CharCálculo do index Low/High

14 L= ( 1 – 0.75 )*0.0= H= ( 1 – 0.75 )*0.1= L= 0.5 +(0.75 – 0.5)*0.1= H= 0.5 +(0.75 – 0.5)*0.2 = L= (0.5 – 0.25)*0.2 = H= (0.5 – 0.25)*0.4 = L= 0 +( 0.5 – 0 )*0.5 = H= 0 +( 0.5 – 0 )*1.0 = L= (0.5 – 0.25)*0.5= H= (0.5 – 0.25)*1.0 = _MISS_MISS CharCálculo do index Low/High

15 Valor de saída: Exemplo - Codificação

16 Exemplo - Decodificação index = ((Code-Low+1)*10-1)/(High-Low+1) Low = Low+(High-Low+1) * LowCumFreq[X]/10 High = Low+(High-Low+1) * HighCumFreq[X]/10-1 LOW=0000, HIGH=9999, CODE = 7175

17 1. index= [( ) x ]/( ) = > 7. Symbol "s" is selected. Low = 0 + ( ) x 5/10 = High = 0+ ( ) x 10/10-1 = index= [( ) x ]/( ) = > 4. Symbol "w" is selected. Low = ( ) x 4/10 = High = ( ) x 5/ = After the 7 is shifted out, Low=0000, High=4999, and Code=1753. Exemplo - Decodificação

18 3. index= [( ) x ]/( ) = > 3. Symbol "I" is selected. Low = 0+ ( ) x 2/10 = High = 0+ ( ) x 4/10-1 = After the 1 is shifted out, Low=0000, High=9999, and Code= index= [( ) x ]/( ) = > 7. Symbol "s" is selected. Low = 0+( ) x 5/10 = High = 0+( ) x 10/10-1 = Exemplo - Decodificação

19 5. index= [( ) x ]/( ) = > 5. Symbol "s" is selected. Low = ( ) x 5/10 = High = ( ) x 10/10 -1 = index= [( ) x ]/( I- 1) = > 0. Symbol "u" is selected. Low = ( ) x 0/10 = High = ( ) x 1/ = After the 7 is shifted out, Low=5000, High=7499, and Code=5337. Exemplo - Decodificação

20 7. index= [( ) x ]/( ) = > 1. Symbol "M" is selected. Low = ( ) x 1/10 = High = ( ) x 2/ = After the 5 is shifted out, Low=2500, High=4999, and Code= index= [( ) x ]/( ) = > 3. Symbol "I" is selected. Low = ( ) x 2/10 = High = ( ) x 4/10-1 = After the 3 is shifted out, Low=0000, High=4999, and Code=3750. Exemplo - Decodificação

21 9. index= [( ) x ]/( ) = > 7. Symbol "s" is selected. Low = 0+( ) x 5/10 = High = 0+ ( ) x 10/10-1 = index= [( ) x ]/( ) = > 5. Symbol "s" is selected. Low = ( ) x 5/10 = High = ( ) x 10/ = Exemplo - Decodificação


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