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COORDENADORIA DO SISTEMA MUNICIPAL DE REGULAÇÃO, CONTROLE, AUDITORIA E PROCESSAMENTO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL INSTRUMENTOS E FLUXOS DR. LUÍS.

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1 COORDENADORIA DO SISTEMA MUNICIPAL DE REGULAÇÃO, CONTROLE, AUDITORIA E PROCESSAMENTO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AMBULATORIAL INSTRUMENTOS E FLUXOS DR. LUÍS ANTONIO PRETO 8º AUDHOSP – 2009

2 DEFINIÇÃO Sistema de Informação de Serviços de Saúde como aquele cujo propósito é selecionar os dados pertinentes a esses serviços e transformá-los na informação necessária para o processo de decisões, próprio das organizações e dos indivíduos que planejam, administram, medem e avaliam os serviços de saúde. Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise, a divulgação e as recomendações para a ação (OMS, 1997).DEFINIÇÃO Sistema de Informação de Serviços de Saúde como aquele cujo propósito é selecionar os dados pertinentes a esses serviços e transformá-los na informação necessária para o processo de decisões, próprio das organizações e dos indivíduos que planejam, administram, medem e avaliam os serviços de saúde. Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise, a divulgação e as recomendações para a ação (OMS, 1997). SISTEMA DE INFORMAÇÕES

3 Instrumento necessário à gerência eficaz das organizações As informações podem atuar como um meio para diminuir o grau de incerteza sobre determinada situação de saúde, apoiando o processo de tomada de decisão O processo de gestão do setor saúde exige a tomada de decisões de alta responsabilidade e relevância social. Instrumento necessário à gerência eficaz das organizações As informações podem atuar como um meio para diminuir o grau de incerteza sobre determinada situação de saúde, apoiando o processo de tomada de decisão O processo de gestão do setor saúde exige a tomada de decisões de alta responsabilidade e relevância social. INFORMAÇÕES EM SAÚDE

4 Portaria GM nº 2.048, de 3 de setembro de 2009 Aprova o Regulamento do SUS Art. 15. Deverão ser obedecidas as seguintes normas para a definição, alteração e suspensão dos valores do Limite Financeiro Global do Município, Estado e Distrito Federal: Art. 15. Deverão ser obedecidas as seguintes normas para a definição, alteração e suspensão dos valores do Limite Financeiro Global do Município, Estado e Distrito Federal: III - as transferências, fundo a fundo, do MS para Estados, Distrito Federal e Municípios serão suspensas nas seguintes situações: III - as transferências, fundo a fundo, do MS para Estados, Distrito Federal e Municípios serão suspensas nas seguintes situações: b) falta de alimentação dos Bancos de Dados Nacionais estabelecidos como obrigatórios, por 2 (dois) meses consecutivos ou 3 (três) meses alternados, no prazo de 1 (um) ano b) falta de alimentação dos Bancos de Dados Nacionais estabelecidos como obrigatórios, por 2 (dois) meses consecutivos ou 3 (três) meses alternados, no prazo de 1 (um) ano

5 INFORMAÇÕES EM SAÚDE Art. 65. Os recursos que formam cada bloco de financiamento e os respectivos componentes, bem como os montantes os respectivos componentes, bem como os montantes financeiros transferidos aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios devem estar expressos em memórias de cálculo, para fins de histórico e monitoramento, respeitada a especificidade de cada bloco.

6 INFORMAÇÕES EM SAÚDE Art. 67. As transferências, fundo a fundo, do MS para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios serão suspensas nas seguintes situações: Art. 67. As transferências, fundo a fundo, do MS para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios serão suspensas nas seguintes situações: I - referentes ao bloco da Atenção Básica, quando da falta de alimentação dos Bancos de Dados Nacionais estabelecidos como obrigatórios, por 2 meses consecutivos ou 3 meses alternados, no prazo de um ano e para o bloco da Atenção de MAC Ambulatorial e Hospitalar quando se tratar dos Bancos de Dados Nacionais SIA, SIH e CNES; I - referentes ao bloco da Atenção Básica, quando da falta de alimentação dos Bancos de Dados Nacionais estabelecidos como obrigatórios, por 2 meses consecutivos ou 3 meses alternados, no prazo de um ano e para o bloco da Atenção de MAC Ambulatorial e Hospitalar quando se tratar dos Bancos de Dados Nacionais SIA, SIH e CNES; II - referentes ao bloco da Atenção de MAC Ambulatorial e Hospitalar, quando do não-pagamento aos prestadores de serviços públicos ou privados, hospitalares e ambulatoriais, até o quinto dia útil, após o MS creditar na conta bancária do Fundo de Saúde e disponibilizar os arquivos de processamento do SIH/SUS, no BBS/MS (erro), excetuando-se as situações excepcionais devidamente justificadas II - referentes ao bloco da Atenção de MAC Ambulatorial e Hospitalar, quando do não-pagamento aos prestadores de serviços públicos ou privados, hospitalares e ambulatoriais, até o quinto dia útil, após o MS creditar na conta bancária do Fundo de Saúde e disponibilizar os arquivos de processamento do SIH/SUS, no BBS/MS (erro), excetuando-se as situações excepcionais devidamente justificadas

7 Por que esta informação deve ser produzida? Para que será utilizada? Quem vai utilizá-la? Como será utilizada (formato, fluxo e periodicidade)? Por quanto tempo será útil essa informação? Ela deve ser produzida pelo sistema de informação em saúde ou obtida através de um estudo ou pesquisa pontual? Por que esta informação deve ser produzida? Para que será utilizada? Quem vai utilizá-la? Como será utilizada (formato, fluxo e periodicidade)? Por quanto tempo será útil essa informação? Ela deve ser produzida pelo sistema de informação em saúde ou obtida através de um estudo ou pesquisa pontual? Considerar as seguintes questões : SISTEMA DE INFORMAÇÕES

8 Coleta de dados Coleta de dados: a geração e o registro de dados devem ser padronizados Processamento dos dados Processamento dos dados: deve contemplar a recepção, a codificação, a tabulação, os cálculos básicos, o controle de erros e inconsistências, o armazenamento, a manutenção, a recuperação e a disponibilização dos dados. Produção e disseminação das informações Produção e disseminação das informações: os dados devem ser tratados segundo as necessidades de informações demandadas. Cálculos de indicadores, elaboração de gráficos e tabelas, os mapas temáticos e outros formatos de apresentação Coleta de dados Coleta de dados: a geração e o registro de dados devem ser padronizados Processamento dos dados Processamento dos dados: deve contemplar a recepção, a codificação, a tabulação, os cálculos básicos, o controle de erros e inconsistências, o armazenamento, a manutenção, a recuperação e a disponibilização dos dados. Produção e disseminação das informações Produção e disseminação das informações: os dados devem ser tratados segundo as necessidades de informações demandadas. Cálculos de indicadores, elaboração de gráficos e tabelas, os mapas temáticos e outros formatos de apresentação A organização da produção de informações pode ser sintetizada nos seguintes processos: SISTEMA DE INFORMAÇÕES

9 RESPONSABILIDADE DE QUEM ? informa ( profissional ) codifica ( faturista ) coleta ( digitador / prestador ) processa ( gestor ) controla, avalia, audita dissemina ( gestor : municipal, estadual, MS ) RESPONSABILIDADE DE QUEM ? informa ( profissional ) codifica ( faturista ) coleta ( digitador / prestador ) processa ( gestor ) controla, avalia, audita dissemina ( gestor : municipal, estadual, MS ) INFORMAÇÕES EM SAÚDE

10 Objetivo geral: capturar informações do atendimento assistencial ambulatorial e assistência domiciliar (modalidade) Tabela de habilitação, serviço/classificação e profissionais: origem do SCNES Processamento descentralizado em cada estado e cada município (cadastrar programar, processar a produção e efetuar o pagamento aos prestadores do SUS, tomando por base os valores aprovados em cada competência, de acordo com o contrato/convênio efetuado com os estabelecimentos de saúde sob sua gestão). Objetivo geral: capturar informações do atendimento assistencial ambulatorial e assistência domiciliar (modalidade) Tabela de habilitação, serviço/classificação e profissionais: origem do SCNES Processamento descentralizado em cada estado e cada município (cadastrar programar, processar a produção e efetuar o pagamento aos prestadores do SUS, tomando por base os valores aprovados em cada competência, de acordo com o contrato/convênio efetuado com os estabelecimentos de saúde sob sua gestão). S I A

11 SISTEMAS MATRICIAIS ( CNES, TABELA UNIFICADA, CARTÃO); REGULAÇÃO E PROCESSOS AUTORIZATIVOS. APLICATIVOS : - faz a conversão das Bases Cadastrais do CNES (DE-PARA-SIA); - controle da programação orçamentária : FPO MAGNÉTICA; - de entrada/digitação de dados : BPA-C, BPA-I, APAC; - de faturamento da produção ambulatorial (SIA); - programa verificador de informações do SIA (VERSIA). RELATÓRIOS : PRESTADORES, GESTORES SISTEMAS MATRICIAIS ( CNES, TABELA UNIFICADA, CARTÃO); REGULAÇÃO E PROCESSOS AUTORIZATIVOS. APLICATIVOS : - faz a conversão das Bases Cadastrais do CNES (DE-PARA-SIA); - controle da programação orçamentária : FPO MAGNÉTICA; - de entrada/digitação de dados : BPA-C, BPA-I, APAC; - de faturamento da produção ambulatorial (SIA); - programa verificador de informações do SIA (VERSIA). RELATÓRIOS : PRESTADORES, GESTORES S I A

12 Cadastro de base nacional : estabelecimentos e profissionais Deve ser atualizado sistematicamente : prestador (cadastro e faturamento) Responsabilidade do gestor estadual/municipal/federal Base cadastral única para operacionalização dos SI CNS, habilitações, regras contratuais, terceiros Cadastro de base nacional : estabelecimentos e profissionais Deve ser atualizado sistematicamente : prestador (cadastro e faturamento) Responsabilidade do gestor estadual/municipal/federal Base cadastral única para operacionalização dos SI CNS, habilitações, regras contratuais, terceiros CNES

13 Instrumento de registro ( FALTAM NORMATIZAÇÃO/DESCRIÇÃO) Exigência serviço/classificação Exigência de habilitação (alta complex cardio, ortopedia) Incremento Acompanhamento dos valores (FPO x alterações contratos) Instrumento de registro ( FALTAM NORMATIZAÇÃO/DESCRIÇÃO) Exigência serviço/classificação Exigência de habilitação (alta complex cardio, ortopedia) Incremento Acompanhamento dos valores (FPO x alterações contratos) TABELA UNIFICADA Atributos:

14 Elabora programação físico orçamentária deve ser efetuada em consonância com a PPI e de acordo com a capacidade instalada parâmetros de consulta médica = fator 17.6 flexibiliza a programação valores vigentes (gestor) x valor de referencia = MS incremento = % acrescido ao valor de referência em decorrência de uma habilitação. Elabora programação físico orçamentária deve ser efetuada em consonância com a PPI e de acordo com a capacidade instalada parâmetros de consulta médica = fator 17.6 flexibiliza a programação valores vigentes (gestor) x valor de referencia = MS incremento = % acrescido ao valor de referência em decorrência de uma habilitação. SIA – FPO MAGNÉTICA

15

16 Registrar os atendimentos realizados em regime ambulatorial (solicita autorização para alguns) Digitação : Registrar os atendimentos realizados em regime ambulatorial (solicita autorização para alguns) Digitação : SIA Sistema próprio (os prestadores também podem utilizar aplicativos de captação do atendimento desde que as informações de saída desses aplicativos sejam no formato que possam ser importadas pelo SIA; BPA/magnético ou APAC/magnética que compatibilizam as informações digitadas com algumas regras expressas na tabela de procedimentos que são constantemente atualizados (normas editadas pelo Ministério da Saúde = leia_me ) Sistema próprio (os prestadores também podem utilizar aplicativos de captação do atendimento desde que as informações de saída desses aplicativos sejam no formato que possam ser importadas pelo SIA; BPA/magnético ou APAC/magnética que compatibilizam as informações digitadas com algumas regras expressas na tabela de procedimentos que são constantemente atualizados (normas editadas pelo Ministério da Saúde = leia_me )

17 SIA

18 SIA - FLUXO

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20 Registro individualizado (qualifica informação) Procedimentos que não são de tratamento contínuo Não há associação do procedimento principal com secundários Exemplos : tomografia, ressonância magnética Incluídos : fisioterapia, câncer de mama (punção) e colo do útero, cirurgias eletivas, procedimentos de deslocamento de paciente e acompanhante e ajuda de custo, assistência domiciliar, vasectomia, cintilografia, órtese e prótese. Registro individualizado (qualifica informação) Procedimentos que não são de tratamento contínuo Não há associação do procedimento principal com secundários Exemplos : tomografia, ressonância magnética Incluídos : fisioterapia, câncer de mama (punção) e colo do útero, cirurgias eletivas, procedimentos de deslocamento de paciente e acompanhante e ajuda de custo, assistência domiciliar, vasectomia, cintilografia, órtese e prótese. BPA MAGNÉTICO INDIVIDUALIZADO SIA

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23 Morbidade ambulatorial Procedência SIA

24 Autoriza ç ão de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade/Custo – APAC Integra o SIA : operacionaliza ç ão procedimentos ambulatoriais que necessitam de autoriza ç ão. Possibilita o registro individualizado dos atendimentos e procedimentos considerados pelo MS de alta complexidade/custo, tendo alguns procedimentos de m é dia (fotocoagula ç ão a laser), considerados como necess á rios de serem individualizados. APAC = procedimentos de aten ç ão especializada com tratamento cont í nuo e que tenham associa ç ão de procedimentos principal e secund á rios Autoriza ç ão de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade/Custo – APAC Integra o SIA : operacionaliza ç ão procedimentos ambulatoriais que necessitam de autoriza ç ão. Possibilita o registro individualizado dos atendimentos e procedimentos considerados pelo MS de alta complexidade/custo, tendo alguns procedimentos de m é dia (fotocoagula ç ão a laser), considerados como necess á rios de serem individualizados. APAC = procedimentos de aten ç ão especializada com tratamento cont í nuo e que tenham associa ç ão de procedimentos principal e secund á rios SIA - APAC

25 O APAC-SIA é um aplicativo que dispõe do banco de dados do tipo relacional, composto por um conjunto de tabelas que viabilizam o controle administrativo da produ ç ão ambulatorial. Armazena dados sobre produ ç ão e cadastro de pacientes e de estabelecimentos de sa ú de autorizados a realizar procedimentos de m é dia e de alta complexidade que prescinde de autoriza ç ão. Banco de dados relacional projetado de tal forma que não haja duplicidade de registros. Essa forma de arquivamento otimiza a recupera ç ão e a manuten ç ão (inclusão, altera ç ão e exclusão) dos registros. A comunica ç ão entre as tabelas é feita por meio de uma chave de relacionamento, resultante da combina ç ão de uma ou mais vari á veis para a forma ç ão de um identificador ú nico. O APAC-SIA é um aplicativo que dispõe do banco de dados do tipo relacional, composto por um conjunto de tabelas que viabilizam o controle administrativo da produ ç ão ambulatorial. Armazena dados sobre produ ç ão e cadastro de pacientes e de estabelecimentos de sa ú de autorizados a realizar procedimentos de m é dia e de alta complexidade que prescinde de autoriza ç ão. Banco de dados relacional projetado de tal forma que não haja duplicidade de registros. Essa forma de arquivamento otimiza a recupera ç ão e a manuten ç ão (inclusão, altera ç ão e exclusão) dos registros. A comunica ç ão entre as tabelas é feita por meio de uma chave de relacionamento, resultante da combina ç ão de uma ou mais vari á veis para a forma ç ão de um identificador ú nico. SIA - APAC

26 Per í odo de validade: apresentada at é 3 competências. Inicial 1 ª Comp 1 ª Continuidade 2 ª Comp 2 ª Continuidade 3 ª Comp Per í odo de validade: apresentada at é 3 competências. Inicial 1 ª Comp 1 ª Continuidade 2 ª Comp 2 ª Continuidade 3 ª Comp APAC Inicial/Continuidade (Ex : trs ) APAC SEM CONTINUIDADE ( Ú nica): apresentada uma ú nica vez Per í odo de validade: 01(uma) ou at é de 03 (três) competências, a partir da data de autoriza ç ão. Exemplo : cateterismo card í aco Per í odo de validade: 01(uma) ou at é de 03 (três) competências, a partir da data de autoriza ç ão. Exemplo : cateterismo card í aco SIA - APAC

27 Identificação da Unidade/APAC contém campos para : o registro do número da APAC, número da APAC anterior, código do CNES solicitante, código do CNES executante, início da validade da APAC e fim da validade da APAC, assim como as informações que permitem identificar o usuário, tais como: naturalidade/nacionalidade, número do prontuário, número do cartão nacional de saúde, nome do usuário, nome da mãe, endereço completo paciente, município, data nascimento, sexo Identificação da Unidade/APAC contém campos para : o registro do número da APAC, número da APAC anterior, código do CNES solicitante, código do CNES executante, início da validade da APAC e fim da validade da APAC, assim como as informações que permitem identificar o usuário, tais como: naturalidade/nacionalidade, número do prontuário, número do cartão nacional de saúde, nome do usuário, nome da mãe, endereço completo paciente, município, data nascimento, sexo SIA - APAC

28 Tela Procedimentos Realizados Tela Procedimentos Realizados : são registradas as informações referentes aos códigos dos procedimentos previamente autorizados (chamados de principal) e os códigos dos procedimentos compatíveis com os procedimentos principais (chamados de secundários) Tela Procedimentos Realizados Tela Procedimentos Realizados : são registradas as informações referentes aos códigos dos procedimentos previamente autorizados (chamados de principal) e os códigos dos procedimentos compatíveis com os procedimentos principais (chamados de secundários) SIA - APAC

29 Além disso, registram-se também, o código do CBO de quem realizou o procedimento, o quantitativo de procedimentos realizados, CID principal, o código do motivo de saída/permanência e a data de alta que é obrigatória para os seguintes códigos: em caso de alta, óbito, transferência para outro estabelecimento de saúde e mudança de procedimento. Quando o procedimento realizado necessitar de dados complementares ( Hemodiálise, Quimioterapia, Radioterapia, Transplante, Atenção à Saúde Auditiva, Cirurgia Bariátrica), o aplicativo APAC abre uma tela para o registro das especificidades de cada procedimento Além disso, registram-se também, o código do CBO de quem realizou o procedimento, o quantitativo de procedimentos realizados, CID principal, o código do motivo de saída/permanência e a data de alta que é obrigatória para os seguintes códigos: em caso de alta, óbito, transferência para outro estabelecimento de saúde e mudança de procedimento. Quando o procedimento realizado necessitar de dados complementares ( Hemodiálise, Quimioterapia, Radioterapia, Transplante, Atenção à Saúde Auditiva, Cirurgia Bariátrica), o aplicativo APAC abre uma tela para o registro das especificidades de cada procedimento SIA - APAC

30 PROCEDIMENTOS EM APAC: ALTA COMPLEXIDADE TRATAMENTO CONT Í NUO : Oncologia; Nefrologia, Auditiva CNRAC TRANSPLANTE SA Ú DE MENTAL MEDICAM DISPENSA Ç ÃO EXCEPCIONAL ESTRAT É GICOS TRATAM ORTODONTICO ANOMALIAS CRANIO FACIAIS QUEIMADOS PROCEDIMENTOS EM APAC: ALTA COMPLEXIDADE TRATAMENTO CONT Í NUO : Oncologia; Nefrologia, Auditiva CNRAC TRANSPLANTE SA Ú DE MENTAL MEDICAM DISPENSA Ç ÃO EXCEPCIONAL ESTRAT É GICOS TRATAM ORTODONTICO ANOMALIAS CRANIO FACIAIS QUEIMADOS SIA - APAC

31 paciente necessita de atendimentos que exigem autorização profissional responsável pelo paciente emite o Laudo para Solicitação/Autorização APAC em 2 vias órgão autorizador verifica se o Laudo está corretamente preenchido e se a solicitação procede tecnicamente (protocolos clinicos) se o procedimento é autorizado, o autorizador registra o número da APAC, a data de validade da APAC e o nome do estabelecimento de saúde onde o paciente receberá atendimento. paciente necessita de atendimentos que exigem autorização profissional responsável pelo paciente emite o Laudo para Solicitação/Autorização APAC em 2 vias órgão autorizador verifica se o Laudo está corretamente preenchido e se a solicitação procede tecnicamente (protocolos clinicos) se o procedimento é autorizado, o autorizador registra o número da APAC, a data de validade da APAC e o nome do estabelecimento de saúde onde o paciente receberá atendimento. FLUXOS – AUTORIZAÇÃO APAC / BPI

32 Estabelecimento de saúde presta o devido atendimento aos pacientes e posteriormente através do aplicativo de captação APAC/Magnético efetua o registro de todos os atendimentos autorizados e prestados aos pacientes. O estabelecimento de saúde encaminha as informações registradas no aplicativo APAC/Magnético à Secretaria de Saúde Municipal ou Estadual, dependendo da gestão do estabelecimento, para serem processadas pelo SIA. Estabelecimento de saúde presta o devido atendimento aos pacientes e posteriormente através do aplicativo de captação APAC/Magnético efetua o registro de todos os atendimentos autorizados e prestados aos pacientes. O estabelecimento de saúde encaminha as informações registradas no aplicativo APAC/Magnético à Secretaria de Saúde Municipal ou Estadual, dependendo da gestão do estabelecimento, para serem processadas pelo SIA. FLUXOS – AUTORIZAÇÃO APAC / BPI

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35 Motivos de devolução de laudos APAC: Problemas no preenchimento Rasuras Letra ilegível Procedimento solicitado errado Informações ausentes ou insuficientes Falta CPF médico Preenchimento incompleto e/ou ausência de exames Problemas técnicos Procedimento incompatível com especialidade Cobrança indevida Prestador não autorizado CID incompatível Procedimento x justificativa Motivos de devolução de laudos APAC: Problemas no preenchimento Rasuras Letra ilegível Procedimento solicitado errado Informações ausentes ou insuficientes Falta CPF médico Preenchimento incompleto e/ou ausência de exames Problemas técnicos Procedimento incompatível com especialidade Cobrança indevida Prestador não autorizado CID incompatível Procedimento x justificativa AUTORIZAÇÃO APAC - PROBLEMAS

36 PROCESSAMENTO SI - REQUISITOS LEGISLAÇÃO (PORTARIAS E NORMAS, MANUAIS) CNES (CADASTRO) CONVÊNIOS/CONTRATOS (FPO + TETOS) SISTEMAS/PROGRAMAS (REGRAS, leia_me) CRONOGRAMA (PRAZOS PRESTADOR E GESTOR) LEGISLAÇÃO (PORTARIAS E NORMAS, MANUAIS) CNES (CADASTRO) CONVÊNIOS/CONTRATOS (FPO + TETOS) SISTEMAS/PROGRAMAS (REGRAS, leia_me) CRONOGRAMA (PRAZOS PRESTADOR E GESTOR)

37 PROCESSAMENTO SI - REQUISITOS FLUXOS ADEQUAÇÃO TECNOLÓGICA E PERFIL DE RH ( SI ) DÚVIDAS : LISTAS, FORUM, TELEFONE, FLUXOS ADEQUAÇÃO TECNOLÓGICA E PERFIL DE RH ( SI ) DÚVIDAS : LISTAS, FORUM, TELEFONE,

38 CNES BPA – C BPA – I APAC DE PARA FPO S I A CONSISTÊNCIA/REJEIÇÃO SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO VERSIA TRANSMISSOR RELATORIOS ACOMPANHAM PROGRAMAÇÃO - PRODUÇÃO APROVADA E REJEITADA - FINANCEIRO - PAGAMENTO BANCO DADOS VALIDAÇÃO MS ENTRADAPROCESSAMENTOSAÍDA SIA – FLUXO

39 ORGANIZA/ARQUIVA DOCUMENTAÇÃO COLETA DIGITAÇÃO NOS SISTEMAS CAPTAÇÃO CNES, BPA E APAC ENCAMINHA ARQUIVOS AO GESTOR ORGANIZA/ARQUIVA DOCUMENTAÇÃO COLETA DIGITAÇÃO NOS SISTEMAS CAPTAÇÃO CNES, BPA E APAC ENCAMINHA ARQUIVOS AO GESTOR CRONOGRAMA 1 S I A ENTRADA PRESTADOR ENTRADA PRESTADOR

40 CRONOGRAMA MS S I A CRONOGRAMA MS PROCESSAMENTO GESTOR MANUTENÇÃO CADASTRO; ELABORAÇÃO DA FPO; IMPORTAÇÃO NO SIA; RELATÓRIOS CONFERÊNCIA/INCONSISTÊNCIAS/REJEIÇÕES; RELATÓRIOS FINANCEIROS; ENVIO ARQUIVO PARA MS (TRANSMISSOR); ACOMPANHA REMESSAS e FINALIZA COMPETÊNCIA

41 SISTEMA DE INFORMAÇÕES RELATORIOS REMESSA VALIDAÇÃO DO BANCO DE DADOS CONFERÊNCIA DEPÓSITOS FNS DISPONIBILIZAÇÃO ARQUIVOS TABULAÇÃO SAÍDA MS

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43

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45 SISTEMA DE INFORMAÇÕES PRAZOS CURTOS PARA PROCESSAMENTO E ANÁLISE DOS RESULTADOS AVANÇO : ATUAR DURANTE PROCESSO RELATÓRIOS GERENCIAIS INADEQUADOS (PLANILHA) (relatório de rejeição do SIA por falta de orçamento x CBO e serviço na FPO) EDIÇÃO / VIGÊNCIA DAS PORTARIAS x AGENDAMENTO PRAZOS CURTOS PARA PROCESSAMENTO E ANÁLISE DOS RESULTADOS AVANÇO : ATUAR DURANTE PROCESSO RELATÓRIOS GERENCIAIS INADEQUADOS (PLANILHA) (relatório de rejeição do SIA por falta de orçamento x CBO e serviço na FPO) EDIÇÃO / VIGÊNCIA DAS PORTARIAS x AGENDAMENTO

46 S I A : Manual do Sistema de Informações Ambulatoriais ( é importantíssimo o acesso diário a este site por parte dos gestores e prestadores de serviços para que se mantenham sempre atualizados acerca de novas versões (leia_me), novas portarias ou avisos) S I A : Manual do Sistema de Informações Ambulatoriais ( é importantíssimo o acesso diário a este site por parte dos gestores e prestadores de serviços para que se mantenham sempre atualizados acerca de novas versões (leia_me), novas portarias ou avisos) SITES - BIBLIOGRAFIA

47 Acompanhamento : TABELA UNIFICADA

48 OBRIGADO ! OBRIGADO !

49 COORDENADORIA DO SISTEMA MUNICIPAL DE REGULAÇÃO, CONTROLE, AUDITORIA E PROCESSAMENTO SISTEMA DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR INSTRUMENTOS E FLUXOS DR. LUÍS ANTONIO PRETO 8º AUDHOSP – 2009

50 aa OPERACIONAIS GERENCIAIS NO SCNES TODOS OS PROFISSIONAIS MÉDICOS E DE NÍVEL SUPERIOR COM CARGA HORÁRIA HOSPITALAR DEVERÃO SER CADASTRADOS A Autorização de Internação Hospitalar/AIH é o instrumento de registro padrão do SIH/SUS Com a descentralização dos serviços de saúde para os estados, Distrito Federal e municípios foram adequados os instrumentos e conceitos do SIH/SUS necessários ao processamento pelos gestores locais. Modalidade de Atendimento : Hospitalar, Hospital dia e Internação Domiciliar (TU + CNES) Incremento: (é um percentual acrescido ao valor do procedimento, vinculado a um incentivo decorrente de uma determinada habilitação); A Autorização de Internação Hospitalar/AIH é o instrumento de registro padrão do SIH/SUS Com a descentralização dos serviços de saúde para os estados, Distrito Federal e municípios foram adequados os instrumentos e conceitos do SIH/SUS necessários ao processamento pelos gestores locais. Modalidade de Atendimento : Hospitalar, Hospital dia e Internação Domiciliar (TU + CNES) Incremento: (é um percentual acrescido ao valor do procedimento, vinculado a um incentivo decorrente de uma determinada habilitação); SIH

51 aa OPERACIONAIS GERENCIAIS SIH - ATRIBUTOS

52 aa OPERACIONAIS GERENCIAIS NO SCNES TODOS OS PROFISSIONAIS MÉDICOS E DE NÍVEL SUPERIOR COM CARGA HORÁRIA HOSPITALAR DEVERÃO SER CADASTRADOS SIH - ATRIBUTOS

53 aa OPERACIONAIS GERENCIAIS NO SCNES TODOS OS PROFISSIONAIS MÉDICOS E DE NÍVEL SUPERIOR COM CARGA HORÁRIA HOSPITALAR DEVERÃO SER CADASTRADOS AIH Valor Total SH : valor da internação = componentes SH e SP São 3 as categorias de procedimentos : PROCEDIMENTO PRINCIPAL Gera AIH Exige autorização Campo procedimento solicitado, realizado, realizados AIH Valor Total SH : valor da internação = componentes SH e SP São 3 as categorias de procedimentos : PROCEDIMENTO PRINCIPAL Gera AIH Exige autorização Campo procedimento solicitado, realizado, realizados SIH - ATRIBUTOS

54 aa OPERACIONAIS GERENCIAIS PROCEDIMENTO ESPECIAL Não gera AIH Exige autorização Deve ser lançado no campo procedimentos realizados Não pode ser lançado no campo procedimento realizado e solicitado Agregam grande valor a AIH : órtese e prótese, UTI PROCEDIMENTO ESPECIAL Não gera AIH Exige autorização Deve ser lançado no campo procedimentos realizados Não pode ser lançado no campo procedimento realizado e solicitado Agregam grande valor a AIH : órtese e prótese, UTI SIH - ATRIBUTOS

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56 aa OPERACIONAIS GERENCIAIS PROCEDIMENTO SECUNDÁRIO Não gera AIH Não exige autorização Os procedimentos de SADT que ganharam valor, continuam sendo considerados como secundários. PROCEDIMENTO SECUNDÁRIO Não gera AIH Não exige autorização Os procedimentos de SADT que ganharam valor, continuam sendo considerados como secundários. SIH - ATRIBUTOS

57 aa OPERACIONAIS GERENCIAIS SIH - ATRIBUTOS

58 Possibilidade de registro nas AIH dos atendimentos realizados por todos os profissionais de saúde de nível superior (médico, odontólogo, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeira obstetra, etc.), independente da forma de pagamento dos profissionais. O registro tem objetivo de qualificar a informação em saúde e não pagamento. Serviços profissionais (ex: consulta): preencher a informação do código do CPF bem como a CBO correspondente Outros Procedimentos (ex: radiologia) : preencher o código do procedimento e o sistema fará a consistência com o serviço/classificação no SCNES. Possibilidade de registro nas AIH dos atendimentos realizados por todos os profissionais de saúde de nível superior (médico, odontólogo, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeira obstetra, etc.), independente da forma de pagamento dos profissionais. O registro tem objetivo de qualificar a informação em saúde e não pagamento. Serviços profissionais (ex: consulta): preencher a informação do código do CPF bem como a CBO correspondente Outros Procedimentos (ex: radiologia) : preencher o código do procedimento e o sistema fará a consistência com o serviço/classificação no SCNES. SIH

59 aa HOSPITAL PROFISSIONAIS PRESTADOR DE SERVIÇO(3ºs) AIH-APRESENTAÇÃO AIH-REAPRESENTAÇÃO CONSISTIR PRODUÇÃO APURAR PRÉVIA EXPORTAR PRODUÇÃO IMPRIMIR PROTOCOLO OPERACIONAIS GERENCIAIS CBO CEP CID 10 MUNICÍPIOS PACIENTE PROCEDIMENTO IMPORTAR PRODUÇÃO EXCLUIR PRODUÇÃO FAZER CÓPIA DE SEGURANÇA RESTAURAR OPERACIONAIS GERENCIAIS NO SCNES TODOS OS PROFISSIONAIS MÉDICOS E DE NÍVEL SUPERIOR COM CARGA HORÁRIA HOSPITALAR DEVERÃO SER CADASTRADOS VALORES DE PRÉVIA ? SIH – SISAIH01

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61 Órgão emissor Prestador MIN DA SAÚDE Laudo Atendimento Módulo Captação (SISAIH01) Módulo Captação (SISAIH01) BD Nacional DisseminaçãoDisseminação Módulo Autorizador/Órgão emissor autorizador Gestor Módulo Produção Módulo de Recepção Relatórios Arquivo financeiro Fluxo dos Dados Cronograma prestador Cronograma gestor

62 Laudo > autorizador/emissor > captação SISAIH01 Sisaih01 > digitação/consistência > prévia financeira Cronograma estabelecido pelo gestor Sihd : integridade banco > dentro teto financeiro > verificação entrega por todos os prestadores > verificação quantidade e motivos das rejeições > dnc + homônimos + exclusão crítica > outras verificações (responsabilidade sanitária) Laudo > autorizador/emissor > captação SISAIH01 Sisaih01 > digitação/consistência > prévia financeira Cronograma estabelecido pelo gestor Sihd : integridade banco > dentro teto financeiro > verificação entrega por todos os prestadores > verificação quantidade e motivos das rejeições > dnc + homônimos + exclusão crítica > outras verificações (responsabilidade sanitária) SIHD

63 O arquivo gerado no SISAIH01 deve ser entregue ao gestor local ao final de cada competência : CD ROM ou específico criado pelo gestor local para este único fim, utilizando obrigatoriamente (o aviso de entrega e de leitura funciona como comprovante), pen drive e copiado pelo gestor na presença do prestador, assinado o recibo que é gerado pelo próprio SISAIH01 no fechamento da competência. Em última hipótese pode ser usado disquete, uma vez que este meio está em desuso, é facilmente danificado, e como isto acontece com grande freqüência, é desaconselhado seu uso. O arquivo gerado no SISAIH01 deve ser entregue ao gestor local ao final de cada competência : CD ROM ou específico criado pelo gestor local para este único fim, utilizando obrigatoriamente (o aviso de entrega e de leitura funciona como comprovante), pen drive e copiado pelo gestor na presença do prestador, assinado o recibo que é gerado pelo próprio SISAIH01 no fechamento da competência. Em última hipótese pode ser usado disquete, uma vez que este meio está em desuso, é facilmente danificado, e como isto acontece com grande freqüência, é desaconselhado seu uso. SIH – FLUXOS

64 No caso de detecção de erros ou dados inconsistentes, o gestor local deverá contatar o prestador/hospital e solicitar a correção e reenvio do arquivo para o processamento, sempre observando o cronograma de envio de bancos de dados Encerrado o processamento no SIHD, o gestor envia ao Ministério da Saúde/DATASUS o arquivo das unidades sob sua gerência para alimentar a Base de Dados Nacional, possibilitando a disseminação das informações em nível nacional. No caso de detecção de erros ou dados inconsistentes, o gestor local deverá contatar o prestador/hospital e solicitar a correção e reenvio do arquivo para o processamento, sempre observando o cronograma de envio de bancos de dados Encerrado o processamento no SIHD, o gestor envia ao Ministério da Saúde/DATASUS o arquivo das unidades sob sua gerência para alimentar a Base de Dados Nacional, possibilitando a disseminação das informações em nível nacional. SIH – SISAIH01

65 aa OPERACIONAIS GERENCIAIS NO SCNES TODOS OS PROFISSIONAIS MÉDICOS E DE NÍVEL SUPERIOR COM CARGA HORÁRIA HOSPITALAR DEVERÃO SER CADASTRADOS Sistema que processa as AIHs Submete as informações ao CNES Critica e valora as informações Contém informações para pagamento e relatórios principais causas de internação procedimentos mais frequentes tempo médio de permanência Sistema que processa as AIHs Submete as informações ao CNES Critica e valora as informações Contém informações para pagamento e relatórios principais causas de internação procedimentos mais frequentes tempo médio de permanência SIHD - ATRIBUTOS

66 Atualiza ç ão competência, importa ç ão tabelas e CNES (txt, terceiros, habilita ç ões e fornecedores) Importa ç ão arquivo e verifica ç ão protocolo remessa Criticar e apurar valores Resumo valores aprovados (conferência quantidade de aih com sisaih01) Relatorios total de erros e aih rejeitadas (quantidade de hospitais) Duplicidades, solicita ç ão de libera ç ão, agravos Aih bloqueadas, canceladas e liberadas Auditoria Criticar, valores e emitir relat ó rios novamente Verificar tetos por tipo de financiamento Encerrar e transmitir Acompanhar remessas Encaminhar relat ó rios (gestor e prestador) Atualiza ç ão competência, importa ç ão tabelas e CNES (txt, terceiros, habilita ç ões e fornecedores) Importa ç ão arquivo e verifica ç ão protocolo remessa Criticar e apurar valores Resumo valores aprovados (conferência quantidade de aih com sisaih01) Relatorios total de erros e aih rejeitadas (quantidade de hospitais) Duplicidades, solicita ç ão de libera ç ão, agravos Aih bloqueadas, canceladas e liberadas Auditoria Criticar, valores e emitir relat ó rios novamente Verificar tetos por tipo de financiamento Encerrar e transmitir Acompanhar remessas Encaminhar relat ó rios (gestor e prestador) SIHD – ROTINA

67 Relat ó rios Cr í tica – ERROS Relat ó rio de Importa ç ão de AIH SIHD

68 Relat ó rios Valores Aprovados Resumo dos Valores Aprovados por CNES SIHD

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73 Nos procedimentos eletivos o fluxo inicia-se com uma consulta em estabelecimento de sa ú de ambulatorial onde o profissional assistente emite o laudo. Nos procedimentos de urgência o fluxo inicia-se com o atendimento de urgência direto no estabelecimento para onde o usu á rio for levado, ou por um encaminhamento de outra unidade ou ainda pela Central de Regula ç ão, onde houver. Profissional m é dico, cirurgião-dentista ou enfermeiro obstetra que realizou a consulta/atendimento solicita a Autoriza ç ão para Interna ç ão Hospitalar/AIH, devendo obrigatoriamente preencher o Laudo para Solicita ç ão de AIH. Nos procedimentos eletivos o fluxo inicia-se com uma consulta em estabelecimento de sa ú de ambulatorial onde o profissional assistente emite o laudo. Nos procedimentos de urgência o fluxo inicia-se com o atendimento de urgência direto no estabelecimento para onde o usu á rio for levado, ou por um encaminhamento de outra unidade ou ainda pela Central de Regula ç ão, onde houver. Profissional m é dico, cirurgião-dentista ou enfermeiro obstetra que realizou a consulta/atendimento solicita a Autoriza ç ão para Interna ç ão Hospitalar/AIH, devendo obrigatoriamente preencher o Laudo para Solicita ç ão de AIH. FLUXOS – AUTORIZAÇÃO AIH

74 O laudo cont é m dados de identifica ç ão do paciente, as informa ç ões de anamnese, exame f í sico,resultados de exames complementares, e a descri ç ão das condi ç ões que justificam a interna ç ão do paciente, al é m da hip ó tese diagn ó stica inicial ou do diagn ó stico definitivo. modelo padronizado ou utiliza ç ão de modelos pr ó prios, desenvolvidos por gestores locais ou prestadores, desde que tenha as mesmas informa ç ões necess á rias à alimenta ç ão do SISAIH01. preenchido em duas vias pelo profissional Assistente/Solicitante de forma leg í vel e sem abreviaturas. As duas devem ser enviadas ao ó rgão Gestor Local para viabilizar a emissão da AIH e a segunda via deve ser anexada ao prontu á rio do paciente (aih ou n ú mero). O laudo cont é m dados de identifica ç ão do paciente, as informa ç ões de anamnese, exame f í sico,resultados de exames complementares, e a descri ç ão das condi ç ões que justificam a interna ç ão do paciente, al é m da hip ó tese diagn ó stica inicial ou do diagn ó stico definitivo. modelo padronizado ou utiliza ç ão de modelos pr ó prios, desenvolvidos por gestores locais ou prestadores, desde que tenha as mesmas informa ç ões necess á rias à alimenta ç ão do SISAIH01. preenchido em duas vias pelo profissional Assistente/Solicitante de forma leg í vel e sem abreviaturas. As duas devem ser enviadas ao ó rgão Gestor Local para viabilizar a emissão da AIH e a segunda via deve ser anexada ao prontu á rio do paciente (aih ou n ú mero). FLUXOS – AUTORIZAÇÃO AIH

75 Nos casos eletivos a autoriza ç ão deve ocorrer antes da interna ç ão. Nos casos de urgência, o preenchimento deve ser feito na ocasião da interna ç ão e o envio para autoriza ç ão pelo gestor deve ocorrer at é 72 horas ap ó s o momento da interna ç ão. A autoriza ç ão pode ser concedida pelos profissionais autorizadores no pr ó prio estabelecimento quando de natureza p ú blica e na rede complementar, quando o gestor dispõe de equipe de autorizadores que realizem visitas rotineiras aos hospitais com esta finalidade. Ou, de outra forma, os documentos devem ser enviados ao ó rgão gestor local e l á serem autorizados. Os laudos autorizados passam a ter o n ú mero da AIH, essencial para o registro das informa ç ões no SISAIH01 (não h á exigência de emissão de AIH em papel). Nos casos eletivos a autoriza ç ão deve ocorrer antes da interna ç ão. Nos casos de urgência, o preenchimento deve ser feito na ocasião da interna ç ão e o envio para autoriza ç ão pelo gestor deve ocorrer at é 72 horas ap ó s o momento da interna ç ão. A autoriza ç ão pode ser concedida pelos profissionais autorizadores no pr ó prio estabelecimento quando de natureza p ú blica e na rede complementar, quando o gestor dispõe de equipe de autorizadores que realizem visitas rotineiras aos hospitais com esta finalidade. Ou, de outra forma, os documentos devem ser enviados ao ó rgão gestor local e l á serem autorizados. Os laudos autorizados passam a ter o n ú mero da AIH, essencial para o registro das informa ç ões no SISAIH01 (não h á exigência de emissão de AIH em papel). FLUXOS – AUTORIZAÇÃO AIH

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79 SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE PROCEDIMENTO Durante a internação a hipótese diagnóstica inicial pode não ser confirmada ou pode surgir uma condição clínica superveniente. Ou ainda ser identificada outra patologia de maior gravidade ou complexidade ou intercorrência que implique na necessidade de mudança da conduta inicialmente recomendada ou da especialidade médica/leito. Nestes casos, o procedimento solicitado e autorizado no Laudo para Solicitação/AIH precisa ser modificado. SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE PROCEDIMENTO Durante a internação a hipótese diagnóstica inicial pode não ser confirmada ou pode surgir uma condição clínica superveniente. Ou ainda ser identificada outra patologia de maior gravidade ou complexidade ou intercorrência que implique na necessidade de mudança da conduta inicialmente recomendada ou da especialidade médica/leito. Nestes casos, o procedimento solicitado e autorizado no Laudo para Solicitação/AIH precisa ser modificado. FLUXOS – AUTORIZAÇÃO AIH

80 SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE PROCEDIMENTO Anotar o código do novo procedimento será registrado no campo Procedimento Realizado, devendo ser marcado o campo de sim para Mudança de procedimento no SISAIH01. Não é permitida mudança de procedimento, sob pena de rejeição da AIH, quando a mudança for de um procedimento previamente autorizado, para: Cirurgia Múltipla, Politraumatizado, Psiquiatria, AIDS, Cuidados Prolongados, Cirurgia Múltipla de Lesões Lábio Palatais, Tratamento da AIDS, Diagnostico e/ou Atendimento de Urgência em Clinica Pediátrica, Clinica Cirúrgica, Clinica Médica e em Psiquiatria Ações Relacionadas à Doação de Órgãos, Tecidos eCélulas, Procedimentos Seqüenciais de Coluna em Ortopedia e/ou Neurocirurgia, Cirurgias Plásticas Corretivas em Pacientes Pós Gastroplastia. SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE PROCEDIMENTO Anotar o código do novo procedimento será registrado no campo Procedimento Realizado, devendo ser marcado o campo de sim para Mudança de procedimento no SISAIH01. Não é permitida mudança de procedimento, sob pena de rejeição da AIH, quando a mudança for de um procedimento previamente autorizado, para: Cirurgia Múltipla, Politraumatizado, Psiquiatria, AIDS, Cuidados Prolongados, Cirurgia Múltipla de Lesões Lábio Palatais, Tratamento da AIDS, Diagnostico e/ou Atendimento de Urgência em Clinica Pediátrica, Clinica Cirúrgica, Clinica Médica e em Psiquiatria Ações Relacionadas à Doação de Órgãos, Tecidos eCélulas, Procedimentos Seqüenciais de Coluna em Ortopedia e/ou Neurocirurgia, Cirurgias Plásticas Corretivas em Pacientes Pós Gastroplastia. FLUXOS – AUTORIZAÇÃO AIH

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82 Motivos de devolu ç ão de laudos AIH : Problemas no preenchimento Rasuras Letra ileg í vel Procedimento solicitado errado Informa ç ões ausentes ou insuficientes Falta CPF m é dico/diretor cl í nico Preenchimento incompleto Problemas t é cnicos Procedimento incompat í vel com especialidade Cobran ç a indevida Prestador não autorizado CID incompat í vel Procedimento x justificativa Motivos de devolu ç ão de laudos AIH : Problemas no preenchimento Rasuras Letra ileg í vel Procedimento solicitado errado Informa ç ões ausentes ou insuficientes Falta CPF m é dico/diretor cl í nico Preenchimento incompleto Problemas t é cnicos Procedimento incompat í vel com especialidade Cobran ç a indevida Prestador não autorizado CID incompat í vel Procedimento x justificativa FLUXOS – PRAZOS E PROBLEMAS

83 S I H : Manual Técnico Operacional – MS – Módulo I Manual do SIH – MS – Módulo II – SISAIH01 é importantíssimo o acesso diário a este site por parte dos gestores e prestadores de serviços para que se mantenham sempre atualizados acerca de novas versões, novas portarias ou avisos e erros) S I H : Manual Técnico Operacional – MS – Módulo I Manual do SIH – MS – Módulo II – SISAIH01 é importantíssimo o acesso diário a este site por parte dos gestores e prestadores de serviços para que se mantenham sempre atualizados acerca de novas versões, novas portarias ou avisos e erros) SITES - BIBLIOGRAFIA

84 Acompanhamento : TABELA UNIFICADA

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87 A gestão do SIH é responsabilidade da Secretaria de Atenção à Saúde/SAS, bem como a atualização anual do Manual de Orientações Técnicas e Operacionais do Sistema de Informação Hospitalar, e sua disponibilização na internet, no sitio (Portaria GM/MS n.º 396/00) A gestão do SIH é responsabilidade da Secretaria de Atenção à Saúde/SAS, bem como a atualização anual do Manual de Orientações Técnicas e Operacionais do Sistema de Informação Hospitalar, e sua disponibilização na internet, no sitio (Portaria GM/MS n.º 396/00)

88 OBRIGADO ! OBRIGADO !


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