A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DA TRANSIÇÃO PARA MUDANÇAS O Mundo Mudou. Mudei eu ? Facilitadora: Ms. Lúcia Helena dos Santos Cordeiro (13) 9714-8802.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DA TRANSIÇÃO PARA MUDANÇAS O Mundo Mudou. Mudei eu ? Facilitadora: Ms. Lúcia Helena dos Santos Cordeiro (13) 9714-8802."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA TRANSIÇÃO PARA MUDANÇAS O Mundo Mudou. Mudei eu ? Facilitadora: Ms. Lúcia Helena dos Santos Cordeiro (13)

2 No Mundo... HÁ 4 TIPOS DE PESSOAS... As que fazem as coisas acontecerem; As que fazem as coisas acontecerem; Aquelas para as quais as coisas acontecem... Aquelas para as quais as coisas acontecem... As que assistem às coisas acontecerem e, As que assistem às coisas acontecerem e, As que sequer sabem que alguma coisa está As que sequer sabem que alguma coisa está acontecendo.... acontecendo.... E você ? Em que categoria se enquadra?

3 A ÚNICA CONSTANTE DO UNIVERSO É A MUDANÇA (Heráclito – 550 a 480 a.C) Nunca em toda a história a sociedade mudou tanto. Tudo em segundos torna-se obsoleto... Tudo em segundos torna-se obsoleto... É preciso estar atento para não ser atropelado pelas mudanças, nem ser pego pelas 2 armadilhas: a ARROGÂNCIA e a ACOMODAÇÃO. O mundo mudou... Continua mudando mais aceleradamente... O mundo mudou... Continua mudando mais aceleradamente... MUDEI EU ? MUDEI EU ? A única novidade é a velocidade com que as mudanças estão ocorrendo... Quantas mudanças promovi em minha vida nos últimos 5 anos? Qual é o meu diferencial competitivo? EU me contrataria? Quantos cursos extra-curriculares faço ao ano? Quantos jornais, livros leio ? Etc..... Cuidado com a Síndrome de Gabriela...

4 MUDANÇAS se fazem necessárias... Concordemos ou não, queiramos ou não... Elas virão!!! Resistência a uma mudança não é o problema fundamental a ser resolvido. É apenas um SINTOMA... Descubra dentro de si o que o faz resistir. Ex: Não adianta tomar comprimido para um dente infeccionado. Vá direto em busca da CAUSA-RAIZ. Se não é por AMOR é pela DOR... Ex: Implantar um novo sistema de trabalho. ( Participar ou Sofrer?)

5 O novo não é o contrário do velho, mas o oposto das prisões que nos impomos (Arthur da Távola) O maior pecado do Homem é a auto-limitação. Nenhum grande aperfeiçoamento será possível, em toda a humanidade, até que se opere uma grande mudança na constituição fundamental no modo de pensar dos homens Nenhum grande aperfeiçoamento será possível, em toda a humanidade, até que se opere uma grande mudança na constituição fundamental no modo de pensar dos homens (John Stuart Mill) (John Stuart Mill) Veja que constatação interessante: Ninguém resiste à mudanças... O homem resiste é a forma como é conduzido para as mudanças. Daí a importância daqueles que são responsáveis pelo processo de condução para as mudanças > Período de Transição : as Lideranças.

6 O PROCESSO DE MUDANÇA O que é Mudança? É a saída de uma situação vigente para algo novo. Resulta de uma alteração de hábitos, de poder... Situação Atual Visão Futura Transição MUDANÇA

7 Como as MUDANÇAS ocorrem nas Organizações? Toda mudança numa organização representa alguma modificação nas atividades diárias, nas relações de trabalho, nos hábitos, nas responsabilidades e comportamentos das pessoas. Preparação para as Mudanças: Como as mudanças ocorrem nas pessoas? O 1º passo é mudar a cabeça das pessoas, preparando-as para as mudanças. Mais do que isso, é necessário preparar o ambiente psicológico para a mudança e fazer as pessoas APRENDEREM a APRENDER e a INOVAR. Sem isso... A mudança será apenas ilusória.

8 Estratégias Facilitadoras para minimizar resistências Processo de Comunicação Clarear o por quê, quais os objetivos, resultados esperados, benefícios,... Participação e Envolvimento Facilitação e Apoio TEMPO/MOMENTO OPORTUNO

9 MUDANÇAS : CAUSAS DAS MUDANÇAS: Natureza da Força de Trabalho (mudanças culturais, reengenharia,etc.) Natureza da Força de Trabalho (mudanças culturais, reengenharia,etc.) Novas Tecnologias (exigem novas habilidades. ExLH) Novas Tecnologias (exigem novas habilidades. ExLH) Choques Econômicos Choques Econômicos Globalização e Concorrência Globalização e Concorrência AS MUDANÇAS podem ser: Espontâneas > quando resulta de uma avaliação dos gestores ou dos próprios colaboradores envolvidos no processo (pontos fortes x oportunidades de melhoria) Provocada > quando por outros fatores exigem de seus gestores/colaboradores uma redefinição de suas políticas.

10 Ninguém chega a um novo porto se não deixar a terra firme... ALVO Deixe claro a todos, onde a organização quer chegar. (vantagens, benefícios, riscos,...)

11 Causas da RESISTÊNCIA Individual Hábito > Zona de Conforto (Terei que trabalhar mais? Pensar?) Perda da Segurança (duvido que eu seja capaz...) Medo do Desconhecido (após a mudança, o que acontecerá?) Fatores Economicos (não farei horas extras, terei promoção?) Informação Seletiva > Ignorar a Mudança

12 A Linguagem do Corpo Observe a linguagem gestual das pessoas que resistem à mudanças. Mudanças se fazem necessárias, sempre!!! Provoque você as mudanças que considera importantes (em sua vida pessoal, em seu ambiente de trabalho, em sua comunidade... Evite: se... quando... FAÇA ACONTECER !!!... Não espere acontecer Se não puder... muito faz quem não atrapalha...

13 Quais os atributos hoje exigidos pelas empresas de Excelência? 1.FLEXIBILIDADE FRENTE ÀS MUDANÇAS 2.RESILIÊNCIA 3. BOM HUMOR e ALTO ASTRAL Qual a diferença entre Excelência e Perfeição?

14 DIANTE DAS INEVITÁVEIS MUDANÇAS, TEMOS 3 OPÇÕES DE COMPORTAMENTO: 1 - Agir como um DINOSSAURO 1 - Agir como um DINOSSAURO - Não reagir, não se adaptar - Não reagir, não se adaptar EXTINÇÃO Apesar de sua força, o dinossauro desapareceu... por não ter tido a competência de se adaptar às mudanças de seu tempo.... É PRECISO MUDAR... PARA MELHOR !!! Cuidado com a Síndrome de Gabriela... Ex: Não adianta promover mudanças num cemitério...

15 DIANTE DAS INEVITÁVEIS MUDANÇAS, TEMOS 3 OPÇÕES DE COMPORTAMENTO: 2 - Agir como um AVESTRUZ 2 - Agir como um AVESTRUZ - Esconder-se - Esconder-se ESPERAR A MORTE (TEMOR ao NOVO...) Que, diante do perigo, mete a cabeça no buraco. Ignora as mudanças, os riscos, os perigos e.... morre tranqüilo....

16 DIANTE DAS INEVITÁVEIS MUDANÇAS, TEMOS 3 OPÇÕES DE COMPORTAMENTO: 3 – Agir como um ASTRONAUTA 3 – Agir como um ASTRONAUTA - Reagir de forma PRÓ-ATIVA - Reagir de forma PRÓ-ATIVA NÃO SÓ SOBREVIVER... OUSAR DESENVOLVER-SE ! A capacidade de reagir, interagir, mudar, dominar as circunstâncias é uma característica inerente dos seres humanos que fazem a diferença. É um atributo do colaborador GLOCAL. Resultado de Pesquisa: 5% somente fazem a diferença.

17 Para Reflexão... "Quando eu era jovem e livre, sonhava em mudar o mundo. Na maturidade, descobri que o mundo não mudaria. Então, resolvi transformar meu país. Depois de algum esforço, terminei por entender que também não era possível. No final de meus anos, procurei mudar minha família, mas eles continuaram a ser como eram. Agora, no leito de morte, descubro que minha missão teria sido mudar a mim mesmo... Se tivesse feito isso, eu seria capaz de transformar minha família. Então, com um pouco de sorte esta mudança afetaria meu país e quem sabe o mundo inteiro..." ( Epitáfio de um bispo inglês do ano de 1100, abadia de Westminster)

18 Fórmula para o Sucesso !!! C.H.A ATITUDE ATITUDE A = QUERER FAZER e FAZER !!! A = QUERER FAZER e FAZER !!! Onde se processa a verdadeira transformação pessoal e profissional Onde se processa a verdadeira transformação pessoal e profissional Onde se faz a verdadeira diferença !!! Onde se faz a verdadeira diferença !!! TEATRO ESCOLA H =Habilidade (SABER FAZER) C (Conhecimento=SABER) Vivenciação dos Conhecimentos Busca permanente de Conhecimentos Trabalhar o Emocional Ampliação do Mental Foco no Comportamental Substituir o Não pelo Por que Não?

19 ROTAATORAUTOR MUDANÇAS COM QUALIDADE QUALIDADE TOTAL e QUALIDADE HUMANA

20 Não resista às MUDANÇAS ! PROVOQUE-AS !!! O que diz cada quadro? O que diz cada quadro? Filme Nessum Dorma

21 MUITO OBRIGADA ! MUITO OBRIGADA ! Facilitadora: Prof. Ms. Lúcia Helena dos S. Cordeiro Facilitadora: Prof. Ms. Lúcia Helena dos S. Cordeiro (13) (13)


Carregar ppt "GESTÃO DA TRANSIÇÃO PARA MUDANÇAS O Mundo Mudou. Mudei eu ? Facilitadora: Ms. Lúcia Helena dos Santos Cordeiro (13) 9714-8802."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google