A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Case de sucesso: A conquista da excelência - ONA 3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Case de sucesso: A conquista da excelência - ONA 3"— Transcrição da apresentação:

1 Case de sucesso: A conquista da excelência - ONA 3
18º. Congresso de presidentes, provedores, diretores e administradores hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo Engajamento e fórmulas de sucesso – relacionamento com colaboradores internos, médicos e funcionários Case de sucesso: A conquista da excelência - ONA 3 Genésio A. Körbes, Diretor-administrativo do Hospital Bandeirantes

2

3

4

5 Faturamento: 135 milhões Leitos: 184 / 300 Cirurgias: 700 PDM: 150 médicos Colaboradores ativos: 900 Atendimentos de PS: 5.000 Intervenções cardiovasculares: 550

6 Resultados através de pessoas
As empresas são construídas pelas pessoas São elas que vão conseguir os resultados

7 Resultados através de pessoas
Participativas Comprometidas Felizes Realizadas Envolvidas Resultados através de pessoas

8 A conquista da excelência – ONA 3
CASE DE SUCESSO: A conquista da excelência – ONA 3 2002, decisão para certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Todas as etapas foram seguidas, iniciando pela visita de diagnóstico da instituição certificadora até a criação do Escritório da Qualidade. A certificação em nível 1 foi conquistada em dezembro de 2004 e, um ano depois, a instituição obteve o nível 2 - pleno.

9 A conquista da excelência – ONA 3
CASE DE SUCESSO: A conquista da excelência – ONA 3 O início do processo de acreditação envolveu todas as equipes com motivação intensa dos colaboradores. Uma campanha temática efetiva foi deflagrada preparando a empresa para a visita da equipe auditora. A campanha foi desenvolvida pela área da Comunicação e Marketing, Escritório da Qualidade e Diretoria. Fortalecendo o apelo da campanha junto aos funcionários criou-se um girassol estilizado como símbolo da qualidade na instituição.

10 A conquista da excelência – ONA 3
CASE DE SUCESSO: A conquista da excelência – ONA 3 Um mês antes da visita, realizada em março de 2008, cada colaborador recebeu um girassol para enfeitar seu posto de trabalho, dando início à idéia da criação de um grande Jardim da Qualidade. O Escritório da Qualidade, com o apoio do Marketing, fez uma comunicação contínua e intensa com as orientações finais. Apesar da motivação de todos, dos processos em ordem e do frisson do personagem Girassol, o nivel 3 não foi conseguido.

11 A conquista da excelência – ONA 3
CASE DE SUCESSO: A conquista da excelência – ONA 3 A frustração das equipes foi intensa. No mesmo dia da visita, a leitura de uma carta de agradecimento e motivação conseguiu reverter o jogo: Já plantamos as sementes e as flores começam a brotar. Todos estão se movimentando, seguindo a luz da qualidade. Mas o jardim ainda precisa de alguns cuidados para florescer em todo seu esplendor. Acabamos de receber a visita do IGQ, que resultou na manutenção no nível 2 – pleno da ONA. Nossa meta continua sendo o nível 3, de excelência. Falta pouco para esse dia chegar – daqui a alguns meses, receberemos uma nova visita. Até lá, vamos continuar regando esse jardim repleto de pessoas que buscam incessantemente fazer o melhor. Vamos investir ainda mais nas boas práticas e acreditar que nosso compromisso com a qualidade está prestes a gerar novos frutos. Muito obrigado a todos pelo comprometimento. Estão prontos para brilhar ainda mais?

12 A conquista da excelência – ONA 3
CASE DE SUCESSO: A conquista da excelência – ONA 3 O conteúdo, que fortalecia ainda mais a idéia de um jardim unido girando em torno da qualidade, foi reproduzido em veículos diversos, em momentos distintos. Estávamos em plena Primavera. Os ajustes das oportunidades de melhoria continuavam, a Campanha em ritmo intenso para manter elevado o nível de motivação e envolvimento das equipes. Álbum da Qualidade, figurinhas com fotos de todos os colaboradores, representando o imenso Jardim da Qualidade que deveria ser cultivado, crescer e florescer em seu esplendor.

13 A conquista da excelência – ONA 3
CASE DE SUCESSO: A conquista da excelência – ONA 3 Fotografar colaboradores não foi fácil ou rápida e, durante sua produção – que ocorre em dois meses – era preciso promover outras ações. Além do Qualidade Informa, publicado às quartas-feiras com o Girassol como símbolo, produzimos semanalmente banners, com depoimentos de colaboradores de todas as áreas. Em cada banner, seis rostos diferentes e seis depoimentos sobre a importância da qualidade para a conquista da ONA 3.

14 A sua figura é muito importante nessa conquista.
CASE DE SUCESSO: A conquista da excelência – ONA 3 O álbum foi mantido em segredo, apesar da movimentação em decorrência da intensa produção fotográfica. Em cada banner, um teaser – frase provocativa, dando uma idéia – aguçava a curiosidade de todos. A sua figura é muito importante nessa conquista. Prepare-se! Em setembro, a ONA vem aí. Você está bem na foto? ONA nível 3. Essa idéia vai colar! ONA nível 3. Vamos colecionar qualidade? A primavera está chegando. Você está cuidando bem dos seus girassóis? ONA nível 3. Você é figura fundamental para essa conquista.

15 A conquista da excelência – ONA 3
CASE DE SUCESSO: A conquista da excelência – ONA 3 No dia 10 de setembro de 2008, ocorreu o lançamento da fase final da campanha, em evento reunindo todos os gestores: diretores, gerentes, coordenadores e supervisores. A exibição de um vídeo emocionante, com os momentos mais significativos da busca pela excelência nos últimos meses, preparou os presentes para o recebimento do álbum. Cada gestor ficou responsável pela entrega dos álbuns aos colaboradores de sua equipe e das figurinhas 4 pacotes de 25. O primeiro pacote foi entregue durante o evento. Cada gestor buscava os pacotes – 1 por semana, nas três semanas seguintes.

16 A conquista da excelência – ONA 3
CASE DE SUCESSO: A conquista da excelência – ONA 3 A movimentação no Marketing foi intensa. Todos queriam completar o seu álbum. Campanhas internas, misturando as figurinhas e premiando o colaborador que completasse o álbum primeiro. Atmosfera de integração, expectativa e confiança era contagiante. Tudo estava pronto para a visita agendada: 13 e 14 de outubro.

17 A conquista da excelência – ONA 3
CASE DE SUCESSO: A conquista da excelência – ONA 3 A visita foi um sucesso. Somos uma das 100 instituições acreditadas no Brasil, apenas 37 com excelência e 12 em São Paulo. A segurança dos serviços prestados, a melhoria contínua dos processos e a qualificação dos colaboradores foram a chave para a conquista da ONA 3. A efetividade da Campanha conseguiu reverter um momento de frustração, promover o engajamento de todos de maneira descontraída e amigável rumo à certificação de excelência. O Álbum da Qualidade ocupou o primeiro lugar nos 10 tópicos destacados no relatório da visita. A sintonia fina entre todos era contagiante. O envolvimento das pessoas. A vibração e a energia presentes ao longo do desenvolvimento das ações foi o diferencial,

18 A conquista da excelência – ONA 3
CASE DE SUCESSO: A conquista da excelência – ONA 3 A comemoração de todos no momento da divulgação do resultado da visita foi impar. 30 de outubro, a grande festa, em espaço de eventos, para coroar um ano de trabalho. Sorteio de brindes, show de banda musical e presença da escola de samba Gaviões da Fiel, foi para muitos a melhor festa. Jardim Unido tem mais qualidade!

19 CASE DE SUCESSO: A conquista da excelência – ONA 3


Carregar ppt "Case de sucesso: A conquista da excelência - ONA 3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google