A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manual do Aplicador. CAPACITAÇÃO Deve ocorrer no período de 31 de outubro a 6 de novembro de 2011, no pólo de apoio e treinamento com duração de 8h.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manual do Aplicador. CAPACITAÇÃO Deve ocorrer no período de 31 de outubro a 6 de novembro de 2011, no pólo de apoio e treinamento com duração de 8h."— Transcrição da apresentação:

1 Manual do Aplicador

2 CAPACITAÇÃO Deve ocorrer no período de 31 de outubro a 6 de novembro de 2011, no pólo de apoio e treinamento com duração de 8h.

3 ATIVIDADES DO APLICADOR

4 CADASTRAR NO SISTEMA ONLINE

5 VERIFICAR AGENDAMENTOS COM O COORDENDOR DE PÓLO ORGANIZAR A SEQUENCIA EM QUE AS ESCOLAS SERÃO AVALIADAS CONFIRMAR JUNTO A ESCOLA O AGENDAMENTO

6 VERIFICAR O ENDEREÇO E MEIO DE TRANSPORTE NECESSÁRIO PARA CHEGAR EM CADA ESCOLA ANTES DA APLICAÇÃO

7 FORNECER AO COORDENADOR DE POLO E TREINAMENTO COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE MÍNIMA DE ENSINO MÉDIO ANTES DA APLICAÇÃO

8 BUSCAR MATERIAL DE APLICAÇÃO NO PÓLO DE APOIO E TREINAMENTO Sacola Envelope Plástico da turma – Provas – Formulário de Controle da Aplicação – Etiqueta Autoadesiva Envelope Pardo com os questionários (se for o caso)

9 LEVAR ALÉM DO MATERIAL DE APLICAÇÃO:

10 CHEGAR COM UMA HORA DE ANTECEDÊNCIA DA APLICAÇÃO DIRIGIR-SE A DIREÇÃO OU SECRETARIA DA ESCOLA COM CARTA DE APRESENTAÇÃO E DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO AVISAR AO DIRETOR OU RESPONSÁVEL PELA ESCOLA, DA NECESSIDADE DE ATESTAR A EXECUÇÃO AO FIM DA APLICAÇÃO (QUANDO O DIRETOR NÃO ESTIVER PRESENTE NO DIA DA APLICAÇÃO, O APLICADOR DEVE CONTATAR O SUBSTITUTO LEGAL DO DIRETOR)

11 No caso de aplicação dos questionários: Entregue o questionário do diretor Entregue os questionários dos professores de língua portuguesa e matemática das séries e turmas designadas Caso o(s) professor(es) não esteja(m) presente(s) não deixe o(s) questionários na escola e sim devolva-o(s) ao Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento) Pedir ao diretor ou responsável que o acompanhe e apresente à turma e ao professor. Solicitar a permanência em sala de aula, se possível, de um dos professores da turma, durante toda a aplicação

12 Retirar da sacola o(s) envelope(s) plástico(s) da turma que contém os cadernos de provas, o Formulário de Controle da Aplicação e a(s) etiqueta(s) auto-adesiva(s) para lacrar o(s) envelope(s) plástico(s) após a aplicação. Nas turmas com mais de 36 alunos haverá mais de um envelope plástico. O Formulário de Controle da Aplicação desta turma estará em apenas um dos envelopes plásticos da turma, denominado 1/2.

13 Para garantir a legitimidade e isenção do Saeb e da Prova Brasil, nenhuma pessoa estranha ao processo deve ter acesso às provas durante a aplicação, bem como aos locais de guarda. No entanto, durante o processo de aplicação, representantes nomeados/indicados pelo INEP, e devidamente identificados, poderão acompanhar o andamento dos trabalhos. Nesses casos, o acesso e a disponibilização de informações deverão ser garantidos a esses profissionais.

14 Cumprimentar o professor e os alunos Solicitar que os alunos organizem as carteiras em fila

15 Explicar a importância da participação dos alunos na avaliação

16 Avisar aos alunos que os celulares deverão ser desligados e colocados dentro da mochila ou embaixo da carteira. Solicitar que os alunos preencham a folha de respostas com lápis preto no 5.º ano (4.ª série) ou caneta de tinta azul ou preta nas demais séries.

17 Abrir o envelope plástico pelo picote Retirar do envelope os cadernos de prova, o formulário de controle da aplicação e a etiqueta autoadesiva

18 Marcar, no Formulário de Controle da Aplicação, o horário de abertura do envelope plástico.

19 Conferir o número de alunos frequentes no diário de classe e anotar no item 12 do Formulário de Controle da Aplicação. Verificar o número de alunos presentes e anotar no item 13 do Formulário de Controle da Aplicação.

20 E se a quantidade de provas for insuficiente para o número de alunos presentes? NO DIA DA APLICAÇÃO

21 Se algum aluno presente ficou sem receber o caderno de prova, utilize os dois cadernos de reserva enviados. Caso não sejam suficientes, use o(s) caderno(s) de alunos ausentes e preencha o campo 1(Aluno ausente) da folha de respostas e, a seguir, complete as informações solicitadas. Folha de resposta

22 ATENÇÃO! Se o quantitativo de alunos for maior do que o número de cadernos reserva e o dos alunos ausentes, solicitar que os alunos excedentes sejam encaminhados ao local da escola indicado pela direção. Você deve selecionar, utilizando a ordem alfabética, quais destes alunos farão as provas.

23 Distribuir os cadernos de prova chamando o aluno pelo nome, pedindo que ele levante a mão e dirigir- se à carteira do aluno.

24 Como a aplicação das provas obedece ao tempo marcado para cada uma das partes, NÃO será permitida a entrada de alunos na sala após iniciada a sessão de aplicação. Portanto, Aplicador, não marque a aplicação para o 1.º tempo de aula.

25 Pedir ao aluno que ele marque na folha de resposta o número do seu caderno e assine o seu nome. Folha de resposta NO DIA DA APLICAÇÃO

26 Caso haja alunos com necessidades especiais assinale o campo ANE (3) e preencha os recursos existentes para atender aos alunos, ambos na folha de resposta. Esses recursos poderão ser utilizados na SALA DE AULA, desde que não haja interferência na realização das provas. Em casos em que o estudante não puder realizar a prova junto de sua turma e a escola dispuser de recursos e pessoas especializadas para tal fim, o(s) estudante(s) será(ão) acompanhado(s) por outro Aplicador ao local de prova providenciado pela escola, permanecendo lá até o término da aplicação e trazendo as provas e as folhas de respostas para serem lacradas no envelope plástico da turma.

27 ATENÇÃO! Em hipótese alguma os cadernos de provas poderão ser retirados da sala de aula sem o acompanhamento de um Aplicador, nem copiados por qualquer pessoa. Você também não poderá permitir que o professor, presente na sala, manuseie os cadernos de provas. Portanto, não deixe os cadernos que sobraram em cima da mesa, e sim, guarde-os na sacola do Aplicador.

28 Informar que cada prova é formada por duas partes, uma de Língua Portuguesa e outra de Matemática. Avisar que cada parte da prova possui dois blocos de questões. Esclarecer, ainda, que as provas são diferentes e que algumas começam com questões de Língua Portuguesa e outras com questões de Matemática. Comunicar que os alunos terão um tempo para responder às questões de cada bloco e que este tempo será indicado no decorrer da aplicação da prova. Pedir aos alunos que destaquem a folha de resposta do caderno de prova cuidadosamente, dobrando e passando a mão na linha pontilhada primeiro, antes de destacá-la pelo picote. Você deve demonstrar várias vezes o procedimento e auxiliar os alunos que tenham dificuldade em realizá-lo.

29 Treinar com os alunos da 5º ano/4ª série como marcar as respostas às questões no caderno de prova, usando os exemplos do verso da capa.

30 APLICAÇÃO DO 1º BLOCO DE QUESTÕES 1.Avisar aos alunos que terão 25 minutos para responder ao 1º bloco de questões. 2.Anotar o horário de início da aplicação do bloco. 3.Marcar o tempo. Após 20 minutos, avisar aos alunos que terão mais 5 minutos para concluir o 1º bloco. 4.Interromper após esse prazo. 5.Pedir aos alunos que aguardem autorização para começar o bloco seguinte, parando no aviso: 6.Anotar o horário de término da aplicação deste bloco no Formulário de Controle da Aplicação.

31 APLICAÇÃO DO 2º BLOCO DE QUESTÕES Repetir os procedimentos do 1º bloco. Enquanto os alunos estão fazendo a prova, o aplicador deverá continuar o preenchimento do Formulário de Controle da Aplicação. Após a conclusão de 2 blocos de uma disciplina, treine o preenchimento correto da folha de respostas conforme os exemplos dados no caderno de prova Dê 10 minutos para que os alunos transfiram suas respostas do caderno de prova para a folha de respostas.

32 APLICAÇÃO DO 3º BLOCO DE QUESTÕES Repetir os procedimentos do 1º bloco. APLICAÇÃO DO 4º BLOCO DE QUESTÕES Repetir os procedimentos do 1º bloco. PREENCHIMENTO DA FOLHA DE RESPOSTAS Repetir os procedimentos de preenchimento da folha de respostas feitos para o 1º e o 2º blocos de questões.

33 ATENÇÃO PREENCHIMEN TO DOS HORÁRIOS NO FORMULÁRIO DE CONTROLE DA APLICAÇÃO

34 DURANTE A APLICAÇÃO Supervisione os alunos enquanto eles estiverem respondendo às provas, de modo a garantir o bom andamento dos trabalhos. Certifique-se de que os alunos entenderam como registrar as respostas. Encoraje os alunos a revisarem o material, quando terminarem de responder às questões antes do tempo estipulado. Certifique-se de que as provas e os Questionários estão completos. Caso observe ocorrências incomuns nas provas ou Questionários, tais como ausência de páginas ou defeitos de impressão, registre essas ocorrências no Formulário de Controle da Aplicação.

35 QUESTIONÁRIO DO ALUNO Aplicação do Questionário para os Alunos de 5º ano (ou 4ª série) Duração: 30 minutos O aplicador deverá ler cada questão e suas opções de resposta (somente para esta série) Solicitar aos alunos que destaquem a Folha de Respostas do questionário que está na última folha do caderno de provas.

36 Ler pausadamente, explicando. Exemplo: na primeira questão, sobre o sexo dos alunos, dizer: Marque A - masculino, se você é menino, ou B-feminino, se você for menina, como no exemplo a seguir: Dar o tempo para marcarem sua resposta preenchendo corretamente o campo ótico

37 Ler a segunda questão, também exemplificando: A opção B-pardo(a), é o mesmo que mulato; a opção D-amarelo (a) são os asiáticos como chinês, coreano ou japonês

38 QUESTIONÁRIO DO ALUNO Aplicação do Questionário para os Alunos do 9º ano (ou 8ª série) e da 3ª série EM Duração: 30 minutos Solicitar que os alunos leiam e respondam cada questão Neste caso, o aluno é quem deve fazer a leitura do questionário para responder cada questão.

39 Após o preenchimento do questionário pelos alunos, o aplicador deverá: Solicitar aos alunos que encaixem o questionário na aba (ou dobra) do caderno de provas. Recolher todos os cadernos de provas, solicitando que os alunos permaneçam sentados. Contar se todos os cadernos de provas, as folhas de respostas e os Questionários do Aluno estão de acordo com o conferido inicialmente. Colocar todo material utilizado na aplicação da prova dentro do envelope plástico.

40 ATENÇÃO! Não deixe cadernos de provas ou folhas de respostas na sala de aula ou na Escola. Todo o material deve retornar e ser entregue ao Coordenador de Polo de Apoio e Treinamento. ATENÇÃO! O Formulário de Controle da Aplicação não deve ser colocado dentro do envelope plástico. (o coordenador de polo irá inserir as informações deste formulário no sistema online)

41 Fechar o(s) envelope(s) plástico(s). Colar a(s) etiqueta(s) auto-adesiva(s) de segurança em cima da borda de fechamento, lacrando o(s) envelope(s). Colocar o(s) envelope(s) plástico(s) na sacola do Aplicador.

42

43

44 Após apresentar o Formulário de Controle da Aplicação ao Diretor que atestará a aplicação com carimbo e assinatura, coloque-o, junto com a Carta de Apresentação ao Diretor, na sacola do Aplicador. Caso você não tenha aplicado as provas na turma por algum motivo, como, por exemplo, Diretor se negou a aplicar, turma inexistente, falta coletiva, atividade externa ou outra, assinale essas ocorrências no Formulário de Controle da Aplicação e solicite a assinatura do Diretor comprovando o ocorrido. ATENÇÃO! Estes materiais serão devolvidos diariamente, sempre que for possível, ao Coordenador do Polo de Apoio e Treinamento.

45 Além do questionário do Aluno, existem os seguintes questionários: Questionário do Diretor Questionário do Professor Questionário da Escola Formulário de Controle de Aplicação INSTRUMENTOS

46 Questionário do Diretor

47 Questionário do Professor

48 Questionário da Escola

49 Formulário de Controle da Aplicação

50 Se você chegou na escola e constatou que ela não existia ou foi informado que a escola mudou de endereço, não abra o envelope plástico, e retorne ao pólo para comunicar o fato ao Coordenador do Pólo. O Coordenador de Pólo registrará a ocorrência no Formulário de controle da aplicação e no Questionário da Escola

51 Envelopes plásticos para os cadernos de Provas 5º ano/4ª série EF 9º ano/8ª série EF 3ª série EM

52 Etiqueta de Segurança para o Envelope Plástico

53 Essa apresentação contém as principais informações do Manual do Aplicador mas a leitura deste manual é indispensável! Bom trabalho!


Carregar ppt "Manual do Aplicador. CAPACITAÇÃO Deve ocorrer no período de 31 de outubro a 6 de novembro de 2011, no pólo de apoio e treinamento com duração de 8h."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google