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Análise SWOT Professor: Carlos Cunha Alunos:

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1 Análise SWOT Professor: Carlos Cunha Alunos:
Administração: Beatriz Ribeiro, Juliana Valladares, Natassia Gomes, Rafael Ribeiro; Economia: Carolinne Dias e Vinicius Machado

2 Introdução A origem da Análise SWOT;
O que é necessário para que as empresas se mantenham competitivas no mercado? A SWOT é um tipo de análise de ambiente muito importante.

3 Análise do Ambiente A análise ambiental corresponde ao estudo dos diversos fatores e forças do ambiente, às relações entre eles ao longo do tempo e seus efeitos ou potenciais efeitos sobre a empresa, sendo baseada nas percepções das áreas em que as decisões estratégicas da empresa deverão ser tomadas (OLIVEIRA, 2006, p. 93). O ambiente é o maior influenciador na hora da empresa tomar uma decisão.

4 Combinação das variáveis do ambiente:
Ambiente Interno Predominância de: Pontos Fracos Pontos Fortes Ambiente Externo Ameaças Sobrevivência Manutenção Oportunidades Crescimento Desenvolvimento

5 Análise SWOT “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.” – SUN TZU Definição: Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats Instrumento para analisar o ambiente Fornece suporte para planejamento estratégico e gerenciamento Dividido em ambiente interno e externo

6 Gráfico básico

7 Início Análise S.W.O.T. Inicialmente proposta por Andrews em 1971
Importante levar em conta todos os aspectos da organização Sucesso depende da melhor alocação possível entre os quatro componentes da S.W.O.T. Cordiolli (2001) 4 pontos de análise: êxitos, deficiências, potenciais e obstáculos Rossi e Luce (2002) combinação da análise do ambiente (externa) e da análise interna

8 Conceitos Dois níveis de impacto: Dimensão competitiva e as questões da natureza interna Oportunidade: possibilidade de facilitar o alcance dos objetivos Ameaça: cria dificuldades para alcance das metas Ponto forte: garante uma vantagem competitiva Ponto fraco: limitação que coloca a organização em desvantagem no mercado

9 Forças: patentes, lealdade dos clientes, capacidade de produzir bens e serviços por um custo baixo, recursos para alcançar oportunidades Deficiências: altos custos, falta de financiamento e marcas fracas no mercado Ameaças: novos concorrentes, leis novas limitando a produção, mudança nas preferências dos clientes Oportunidades: Quando a empresa poderá lucrar, descobrimento de nova tecnologia por parte da empresa

10 Ambiente Interno Ambiente Interno (Organização): Analisa-se os principais aspectos que diferenciam as empresas de seus concorrentes, isto é, suas Forças e Fraquezas; - Forças (Strengths): Analisam as vantagens internas da empresa em comparação as empresas concorrentes; - Fraquezas (Weaknesses): Analisam as desvantagens internas em comparação as empresas concorrentes. Começaremos com Maximiaxo (2006) que define análise do Ambiente Interno como uma “identificação de pontos fortes e fracos dentro da organização ainda em paralelo com a análise do ambiente”. Normalmente, as Forças e Fraquezas, estão relacionadas, quase sempre, a fatores internos e são determinadas pela posição produto-mercado da empresa. E como o processo de planejamento é muito dinâmico há também os pontos Neutros, que não são nem “Qualidades”, nem “Deficiências”, mas são enquadrados como pontos Fortes ou Fracos na organização ao longo do tempo.

11 Normalmente é controlado pelos dirigentes das empresas, e esta análise é resultado de estratégias de atuações definidas por estes mesmos dirigentes. Quando se é percebido um ponto forte, este deve ser ressaltado ao máximo, e quando se é percebido um ponto fraco, estes dirigentes devem agir para controlar ou minimizar seu efeito. Quando queremos fazer análises dos pontos Fracos e Fortes, precisamos de pesquisas profundas nos pontos Fortes e Fracos, como: - Fortes: quais são os pontos vantajosos, o que a empresa faz bem, quais são os nossos recursos relevantes, o que o mercado vê como sendo nossas forças, e etc. - Fracos: o que a nossa empresa pode melhorar, o que ela faz mal, o que os meus concorrentes estão fazendo melhor do que a nossa empresa. Como fatores internos podemos citar alguns pontos Fortes e Fracos: - Fortes: Localização da empresa, conhecimento na área de atuação (mercado), produtos novos e inovadores, qualidade em processos e procedimentos, e etc. - Fracos: Falta de conhecimento na área, reputação duvidosa, baixa qualidade de produtos e serviços, localização ruim e produtos semelhantes a dos concorrentes.

12 Ambiente Externo

13 Análise dos fatores que estão fora do controle da empresa.
Maximiano (2006) diz que “a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo” As ameaças e as oportunidades afetam as organizações de forma homogênea.

14 Ambiente Externo: Oportunidades e ameaças
Oportunidades: Correspondem as oportunidades para crescimento, lucro e fortalecimento da empresa. Ameaças: Correspondem as mudanças no ambiente que apresentam ameaças à sobrevivência da empresa. Obs: A análise do ambiente externo deve ser acompanhada da análise do grau de probabilidade de ocorrência do evento.

15 Análise PEST Político: as intervenções governamentais que afetam objetivos das empresas Econômico: fatores como o crescimento do PIB, as taxas de juro e de câmbio Sócio-cultural: a ética de trabalho, a distribuição etária da população e os níveis de saúde também podem ter impacto nas estratégias empresariais. Tecnológico: novas tecnologias, evolução das tecnologias

16 Regras para que a analise Swot seja bem sucedida
• A análise SWOT deverá distinguir entre: onde sua empresa se localiza hoje e onde ela estará no futuro. • A análise SWOT deverá ser sempre específica. Procure evitar áreas desconhecidas. • Sempre aplique a análise em relação a seus competidores, por exemplo: os melhores e piores fatores entre sua empresa e a competição. • Mantenha sua análise SWOT curta e simples. Evite complexidade e análise demasiada. • A SWOT é subjetiva.

17 Principais pontos para fazer a análise
SUSTENTAM OS OBJETIVOS DA CAMAPANHA DE MARKETING Principais pontos para fazer a análise IDENTIFICAR PODE SER USADA COM ANÁLISE SWOT OUTRAS ANÁLISES Ex.: PEST ; Cinco forças de Porter , etc.

18 ERROS MAIS COMUNS NA ELABORAÇÃO DA ANALISE SWOT
Análise superficial Falta de experiência (ou entendimento) do setor em que atua Falta de habilidade para analisar os dados coletados Falta de habilidade para fazer conclusões lógicas e claras Tendência de se prender a pré-conceitos sobre o que é certo e errado Não aplicar a análise a seus competidores, deixando de identificar os melhores e piores fatores entre sua empresa e os concorrentes.

19 CONCLUSÃO


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