A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPACITAÇÃO DE LEDORES ENEM 2011. PROGRAMAÇÃO ENEM 2011 HorárioAtividade 9h às 10hEntrega de Materiais 10h às 10h30minO Ledor 10h30min às 11h30minÉtica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPACITAÇÃO DE LEDORES ENEM 2011. PROGRAMAÇÃO ENEM 2011 HorárioAtividade 9h às 10hEntrega de Materiais 10h às 10h30minO Ledor 10h30min às 11h30minÉtica."— Transcrição da apresentação:

1 CAPACITAÇÃO DE LEDORES ENEM 2011

2 PROGRAMAÇÃO ENEM 2011 HorárioAtividade 9h às 10hEntrega de Materiais 10h às 10h30minO Ledor 10h30min às 11h30minÉtica e Legislação Aplicada 11h30min às 11h45minIntervalo 11h45min às 13hA atuação do Ledor e Técnicas para leitura de provas, exames e avaliações 13h às 14hAlmoço 14h às 14h30minFinalização das Atividades Práticas 14h30min às 15hPessoas com Necessidades Especiais 15h às 16hApresentação dos Procedimentos de Aplicação 16h às 16h15minIntervalo 16h15min às 17h45minApresentação dos Procedimentos de Aplicação (cont.) 17h45min às 18hEncerramento

3 POR QUE ESTOU FAZENDO A CAPACITAÇÃO DE LEDOR? Ler é fácil, mais do que ser chefe ou fiscal!! Vou fazer esse curso só para me chamarem !!! Quero ser ledor porque ganha mais!!! Ihhhhh... Esse curso... Só sei que é obrigatório!!! ENEM 2011

4 CARACTERÍSTICAS DE UM LEDOR PROFISSIONAL! Proativo: Sim o problema é meu! Liderança Pessoal: Sei o que quero! Auto Administração: Primeiro a prioridade! Líder Interpessoal: Equipe todos ganham! Comunicação Empática: Compreensão! Sinergia: Incentivo, movimento! Auto renovação: Afinar instrumentos! ENEM 2011

5 O LEDOR É UM QUESTIONADOR! O mundo do Ledor é sempre colocado a prova. Suas verdades, sua maneira de ver o mundo são sempre alterados por momentos de inquietude, por se deparar com o inesperado, tendo que solucionar problemas não vividos anteriormente, problemas sem solução pronta, rompendo paradigmas antigos para gerar novos. É estar sempre pronto para atender e saber agir diante do novo. ENEM 2011

6 OS MEIOS UTILIZADOS PELO LEDOR A fala em tom agradável para escuta sem forçar demasiadamente as cordas vocais; As imagens (mesmo que de forma imaginária e com analogias, por exemplo) fazendo com que o receptor entenda a informação final; O toque, por exemplo, para desenhar uma curva de gráfico na palma da mão do receptor. ENEM 2011

7 O LEDOR DEVE CONSIDERAR Que as pessoas que possuem os 5 sentidos inalterados ou sem perdas significativas têm como padrão de comunicação um sistema (referencial) audiovisual, onde som e imagem se completam na passagem de informação. Já aquelas com limitações sensoriais, justamente pela falta de um sentido, relacionam-se com o mundo de modo diferenciado. Tátil-auditiva é a maneira como os indivíduos com déficit visual interagem com o mundo. ENEM 2011

8 O PRINCIPAL PAPEL DO LEDOR É Servir como elo entre esses dois mundos, adaptando informação de um para ser compreendido em outro, em um processo amplo e de via dupla. Entender a complexidade dessa ação é uma das chaves do sucesso do Ledor, que fica impedido de apoiar-se em referenciais gráficos ou do mundo visual para realizar sua atuação. ENEM 2011

9 Definição 1: Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Definição 2: Ética é o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem. Definição 3: É tudo aquilo que pode ser feito as claras. ENEM 2011 ÉTICA

10 ÉTICA E MORAL ENEM 2011 ÉTICAMORAL PermanenteTemporal UniversalCultural RegraConduta de regra TeoriaPrática PrincípiosConduta Específica

11 ÉTICA Princípios Fundamentais 1.Respeito pela pessoa 2.Beneficência 3.Justiça ENEM 2011

12 ÉTICA 1. Respeito pela pessoa Respeito pela autonomia, que requer que as pessoas capazes de deliberarem sobre suas escolhas pessoais devam ser tratadas com respeito pela sua capacidade de auto- determinação; Proteção de pessoas com autonomia alterada ou diminuída, que requer que as pessoas dependentes ou vulneráveis SEJAM PROTEGIDAS contra danos ou abusos. ENEM 2011

13 ÉTICA 2. Beneficência Maximizar benefícios e minimizar danos ou prejuízos. Não -maleficência (não fazer mal). 3. Justiça Tratar cada pessoa de acordo com o que é moralmente certo e adequado, de dar a cada pessoa que lhe é devido ENEM 2011

14 HISTÓRICO DOS MARCOS LEGAIS Constituição de 1934 Aleijado, Incapacitado, defeituoso, desvalido Constituição de 1937 e Emenda Const. de 1969 Excepcional Constituição de 1988 Portador de Necessidades Especiais ENEM 2011

15 LEGISLAÇÃO APLICADA Lei 7.853/89 Dispõe sobre a integração do portador de deficiência na sociedade Decreto 3.298/99 Regulamenta a acessibilidade das Pessoa com Necessidades Especiais Lei /2000 Dá prioridade de acesso a serviços ENEM 2011

16 LEGISLAÇÃO APLICADA Lei /2000 Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida Decreto 5.296/2004 Regulamenta as leis /2000 e /2000 Decreto da acessibilidade Lei 8.112/90 Obrigatoriedade do concurso e reserva de vagas até 20% ENEM 2011

17 A COMUNICAÇÃO Deve ser clara e efetiva, porém executada de forma neutra sem gerar benefícios ou prejuízos ao candidato. O objetivo é eliminar as barreiras que impedem a autonomia do candidato em decidir sem interferir, sugerir e influenciar na decisão. O objetivo do atendimento especializado é dar isonomia dentro das diferenças. Mesmos direitos, mesmos deveres, mesmas oportunidades. ENEM 2011

18 A LEITURA O ato de ler deve ser confortável ao ledor e ao seu ouvinte. Ao ler, a altura e a velocidade da voz devem ser suficientes para que o ouvinte não precise se esforçar para conseguir ouvir Deve ser confortável o bastante para que o ledor não force demasiadamente suas cordas vocais, pois pode precisar usá-las durante um tempo prolongado e ininterrupto. ENEM 2011

19 A LEITURA – O posicionamento O ledor sentar à frente do ouvinte é melhor, pois o som se propagará sem obstáculos ou desvios. É interessante que o ledor permaneça com sua cabeça o mais próximo de 90º com relação ao pescoço, pois assim não estará pressionando suas cordas vocais. ENEM 2011

20 A LEITURA – Entonação Ambiente: Calmo; Buscar o maior silêncio possível; Procurar eliminar elementos que possam levar a distração. Altura: A voz deve ter uma altura confortável ao Ledor e ao ouvinte; Regular a intensidade da voz a um padrão confortável. Ritmo: Velocidade constante, evitando a mudança dela durante uma mesma frase ou mesmo parágrafo; Combine com o participante a velocidade adequada. ENEM 2011

21 A LEITURA - Recursos gráficos Gráficos e fotos: Podem ser descritos com detalhes para que o ouvinte possa imaginar a situação; Descrever de maneira informativa e não interpretativa. Evite expressões como eu acho que é...; Comparações são bem vindas, mas lembre-se que muitos ouvintes, devido à gênese de sua deficiência, não possuem memória visual e podem não entender suas comparações; Formas menos complexas podem ser desenhadas na palma da mão do candidato; Para as pessoas cegas a transposição da imagem para o mundo tátil sempre é bem vinda. ENEM 2011

22 Atividade Prática 1 - Recursos gráficos ENEM 2011

23 Atividade Prática 2 - Recursos gráficos ENEM 2011

24 A LEITURA - Recursos gráficos Parênteses/aspas: Deve ser lida da seguinte maneira: Abre parênteses/aspas... e... fecha parênteses/aspas – quando entre eles estiverem mais de uma palavra. Entre parênteses – quando dentro deles estiver uma só palavra. ENEM 2011

25 Atividade Prática 3 - Parênteses ENEM 2011

26 Atividade Prática 4 - Parênteses ENEM 2011

27 Atividade Prática 5 - Aspas ENEM 2011

28 Atividade Prática 6 - Aspas ENEM 2011

29 A LEITURA - Recursos gráficos Negrito, itálico, sublinhados, caixa alta: Também conhecidos como grifo também devem ser anunciados; Exemplo: Descansar no dia anterior é uma das chaves do sucesso do atendimento do ledor. Lê- se oralmente... é uma das chaves do sucesso (a expressão chaves do sucesso está em negrito). ENEM 2011

30 Atividade Prática 7 - Negrito ENEM 2011

31 Atividade Prática 8- Itálico ENEM 2011

32 Atividade Prática 9 - Caixa alta ENEM 2011

33 A LEITURA - Recursos gráficos Travessão: Pode ser omitido quando trata da mudança de fala entre interlocutores. Contudo deve ser lido se estiver exercendo outra função no texto. Rodapé: As notas de rodapés devem ser lidas imediatamente após seu aparecimento. Sempre que for indicada uma informação na nota de rodapé a leitura se faz assim:... Nota de rodapé... – lê-se a nota e depois se diz... voltando ao texto... para prosseguir na leitura. ENEM 2011

34 A LEITURA - Palavras Estrangeiras Devem ser lidas da maneira que for possível ao ledor, e se necessário, soletradas. Exemplo: Meu amigo se chama Washington. Lê- se Meu amigo se chama Washington w-a-s-h-i- n-g-t-o-n. ENEM 2011

35 Atividade Prática 10 - Palavras Estrangeiras ENEM 2011

36 Atividade Prática 11 - Palavras Estrangeiras ENEM 2011

37 A LEITURA - Pontuação e acentuação Em texto corrido não é preciso ler os pontos de interrogação e de exclamação, pois estes ficam evidentes diante da entonação diferenciada; Os pontos referidos, as vírgulas, pontos finais e acentuação gráfica também não são mencionados, mas existem casos em que essa leitura é necessária principalmente em questões de provas de português; Nas questões referentes à averiguação de concordância, ortografia, pontuação, acentuação etc., ler e soletrar as frases minuciosamente. ENEM 2011

38 Atividade Prática 12 - Pontuação e acentuação ENEM 2011

39 Atividade Prática 13 - Pontuação e acentuação ENEM 2011

40 Atividade Prática 14 ENEM 2011

41 Atividade Prática 15 ENEM 2011

42 Atividade Prática 16 ENEM 2011

43 EXEMPLOS PRÁTICOS DE QUESTÕES ENEM 2011

44 EXEMPLO QUESTÃO 1 - Sem adaptação ENEM 2011

45 EXEMPLO QUESTÃO 1 - Com adaptação ENEM 2011

46 QUESTÃO 1 – Análise da adaptação ENEM 2011 SEM ADAPTAÇÃO COM ADAPTAÇÃO

47 EXEMPLO QUESTÃO 2 - Sem adaptação ENEM 2011

48 EXEMPLO QUESTÃO 2 - Com adaptação ENEM 2011

49 QUESTÃO 2 – Análise da adaptação ENEM 2011 SEM ADAPTAÇÃO COM ADAPTAÇÃO

50 PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS Perda permanente na funcionalidade de membros, capacidade motora, capacidade de concentração ou sentidos; Novas estratégias cognitivas (pensam diferente); Novas estratégias comunicativas (Libras, Braille); Normalmente adaptados à condição e treinados para usarem dessas novas estratégias. ENEM 2011

51 PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS São atendidos pelo Ledor/Auxílio Preenchimento Pessoas com Déficit Neuromotor; Dislexos; Transtornos de Atenção, Hiperatividade e Compulsivos; Deficientes Visuais: Baixa Visão Cegos (congênitos e adquiridos). ENEM 2011

52 PESSOAS COM DÉFICIT NEUROMOTOR (Características) Podem ter dificuldade de locomoção; Perda de Coordenação Motora Fina; Movimentos Involuntários; Utilizam órteses ou próteses; Dependendo do grau e acometimento podem apresentar outras limitações associadas. ENEM 2011

53 PESSOAS COM DÉFICIT NEUROMOTOR (Características) Auxiliar no que for preciso, inclusive nos deslocamentos com cadeiras de rodas, andador ou muletas; Perguntar ao candidato, especificamente, como ele gostaria de ser ajudado; Normalmente apresentam dificuldade na escrita e no preenchimento da folha de respostas; Gravar conversas. ENEM 2011

54 PESSOAS COM DISLEXIA (Características) Dificuldades na Leitura e/ou na Escrita; Costuma adivinhar o que está escrito; Inversão ou supressão de letras ou até sílabas; Logo (Lago), Lobo (Bolo); azedo (adezo); infâmia (Infância); Problemas de lateralidade, discalculia, disgrafia, disgrafia; Trocas visuais (pdqb)e/oufonéticas (v/f t/d g/k); Dificuldade de entender os textos que lê (lento). ENEM 2011

55 PESSOAS COM DISLEXIA (Atendimento) Ler a prova para o candidato; Mostrar figuras; Gravar o atendimento; Por vezes o candidato faz a prova sozinho. ENEM 2011

56 PESSOAS TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO, HIPERATIVIDADE OU COMPULSÃO (Características) Distraem-se com facilidade; Alguns são muito agitados (hiperativos); Dificuldade de compreensão de textos longos; Dificuldade em receber orientações (passo-a- passo). ENEM 2011

57 PESSOAS TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO, HIPERATIVIDADE OU COMPULSÃO (Características) Seja claro em suas orientações e certifique-se que o candidato entendeu; Esteja atendo à suas ações (pular passos); Seja cordial e atencioso ao máximo (profissional); Fique fora do campo de visão do candidato; Pergunte como ele prefere ser atendido. ENEM 2011

58 DEFICIENTES VISUAIS - (Baixa visão) Sério comprometimento visual; Utilização de Macrotipos (ampliação); Boa percepção de espacialidade; Pode usar materiais adaptados; Pode ter hora adicional. ENEM 2011

59 DEFICIENTES VISUAIS - (Cego) Transformar o mundo audiovisual para tátil- auditivo Pode utilizar muitos materiais adaptados; Prova em Braille (ledor); Hora adicional; Orientação e Mobilidade. ENEM 2011

60 NOÇÕES DE ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE ENEM 2011 Como abordar o participante? Como conduzir? O que é guarda alta? O que são obstáculos projetados? Como subir e descer escadas? Como descrever o banheiro? Como sentar?

61 ENEM 2011 REFERÊNCIA AGUIRRE, Dário de Avila e NEGRY, Karla C. P.. Capacitação de Ledores e Transcritores para atuação em concursos. Grupo Incluir. Brasília, 2011.

62 MATERIAIS DIFICULDADES NEURO MOTORAS ENEM 2011

63 DEFICIENTE VISUAL - CEGO Reglete Bengala Sorobã Máquina Perkins ENEM 2011

64 DEFICIENTE VISUAL – BAIXA VISÃO Telelupa Lupa com luz Lupa horizontal Óculos especiais Lupa sem luz Lupa com luz ENEM 2011

65 PROCEDIMENTOS DE APLICAÇÃO DO EXAME ENEM 2011

66 SITUAÇÃOATENDIMENTO ESPECIAL DEFERIDO Baixa visão (sem ledor) Prova ampliada Baixa visão (com ledor) Ledor e prova ampliada Cegueira (com ledor) Ledor Cegueira (braile) Prova em braile Surdez (com tradutor e intérprete de Libras) Tradutor e Intérprete de Libras Surdez (com intérprete de leitura labial) Intérprete de leitura labial Dislexia Ledor Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) Auxílio para transcrição Deficiente físico (com auxílio) Auxílio para transcrição Deficiente físico (sem auxílio) Mesa e cadeira separada (sem braços) Deficiente mental/intelectual Ledor Lactante Sala para amamentação GestanteSala convencional – Mesa e cadeira de braço SabatistaSala para sabatista Sabatista com necessidade especialSala conforme o atendimento deferido

67 ATENDIMENTO DEFICIENTE FÍSICO (DF) Página 2 das Instruções para Atendimento Diferenciado e/ou Específico ENEM 2011

68 ATENDIMENTO DEFICIENTE AUDITIVO (DA) Página 3 das Instruções para Atendimento Diferenciado e/ou Específico ENEM 2011

69 ATENDIMENTO DEFICIENTE VISUAL (DV) Página 4 das Instruções para Atendimento Diferenciado e/ou Específico ENEM 2011

70 ATENDIMENTO SURDOCEGUEIRA Página 5 das Instruções para Atendimento Diferenciado e/ou Específico ENEM 2011

71 ATENDIMENTO TRANSTORNO DE DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) ENEM 2011 Página 5 das Instruções para Atendimento Diferenciado e/ou Específico

72 ATENDIMENTO DISLEXIA ENEM 2011 Página 5 das Instruções para Atendimento Diferenciado e/ou Específico

73 ATENDIMENTO LACTANTE ENEM 2011 Página 5 das Instruções para Atendimento Diferenciado e/ou Específico

74 ATENDIMENTO GESTANTE ENEM 2011 Página 5 das Instruções para Atendimento Diferenciado e/ou Específico

75 ATENDIMENTO IDOSO ENEM 2011 Página 5 das Instruções para Atendimento Diferenciado e/ou Específico

76 ENEM 2011 BOM TRABALHO !!


Carregar ppt "CAPACITAÇÃO DE LEDORES ENEM 2011. PROGRAMAÇÃO ENEM 2011 HorárioAtividade 9h às 10hEntrega de Materiais 10h às 10h30minO Ledor 10h30min às 11h30minÉtica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google