A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dimensões Comerciais de Esquadrias Universidade Federal da Bahia – UFBA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IAD176 - Desenho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dimensões Comerciais de Esquadrias Universidade Federal da Bahia – UFBA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IAD176 - Desenho."— Transcrição da apresentação:

1 Dimensões Comerciais de Esquadrias Universidade Federal da Bahia – UFBA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IAD176 - Desenho Técnico Prof. Dennis Coelho Cruz

2 Ao se projetar as aberturas (portas e janelas) da edificação, deve-se levar em consideração que esses elementos têm a importante função de promover ventilação e iluminação aos ambientes. Para que essa função seja cumprida de forma satisfatória, a área mínima das aberturas de uma determinada dependência deve ser calculada em função da área do piso dessa dependência. Assim, recomenda-se utilizar uma área mínima para as aberturas de: - 15% da área do piso da dependência, quando se tratar de dormitórios ou de salas de estar; - 10% da área do piso da dependência, quando se tratar de cozinhas, copas e lavanderias; - 5% da área do piso da dependência, quando se tratar de banheiros e outras dependências que não necessitem de iluminação natural. Sempre que houver disponibilidade econômica, as aberturas devem ser dimensionadas com a maior área possível. Além disso, quando as aberturas forem direcionadas para áreas cobertas ou varandas, a sua área deve ser maior do que os limites especificados acima. De um modo geral, as aberturas não devem ser projetadas com menos de 0,60 m2 de área. Além disso, nenhuma abertura voltada para a divisa do lote deve ter qualquer de seus pontos situados a menos de 1,50 m da divisa, salvo as aberturas voltadas para o alinhamento dos logradouros. Aberturas:

3 AlturaLargura Dimensões de janelas: Janelas de Correr (com ou sem veneziana) ou somente vidro, com 4 a 6 folhas

4 AlturaLargura Janelas Maxim-ar Janelas Basculantes AlturaLargura Dimensões de janelas:

5 Dimensões de portas: Portas de abrir (dimensões para o vão) LarguraAltura 1 folha folha folha folha / 4 folhas / 4 folhas Portas de abrir com folha fixa (dimensões para o vão) LarguraAltura 2 folhas fixas folha fixa

6 Dimensões de portas: Portas de correr (dimensões para o vão) FolhasLarguraAltura 2 folhas folhas folhas folhas folhas folhas200214

7 Referências: MONTENEGRO, G. A. Desenho arquitetônico. 4 ed. São Paulo: Edgard Blucher, Catálogo de Esquadrias Gravia Esquality Indústria Metalúrgica. Disponível em: Catálogo Sasazaki Silenfort. Disponível em:


Carregar ppt "Dimensões Comerciais de Esquadrias Universidade Federal da Bahia – UFBA INSTITUTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL IAD176 - Desenho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google