A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O POVO SUSTENTABILIDADE Ozires Silva Presidente Reitor UNIMONTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O POVO SUSTENTABILIDADE Ozires Silva Presidente Reitor UNIMONTE"— Transcrição da apresentação:

1 O POVO SUSTENTABILIDADE Ozires Silva Presidente Reitor UNIMONTE
26 Agosto 2013

2 DO SÉCULO XIX AO SÉCULO XXI
NOSSA (MINHA) GERAÇÃO DO SÉCULO XIX AO SÉCULO XXI

3 OS HABITANTES DA TERRA NO FUTURO
▪ Dirão que fizemos parte da geração do desperdício! ▪ Entre outros exemplos, não terão compreenderão como gastamos todo o petróleo do Planeta, feito pela Natureza, durante bilhões de anos, simplesmente o queimando nas ruas de nossas cidades

4 SERÃO NECESSÁRIOS CINCO PLANETAS TERRA
▪ Se todos os habitantes da China alcançarem o atual padrão médio dos americanos, asseguram os bióticos, precisaríamos da ordem de cinco planetas Terra!!! (com todas as incorreções que se possa colocar em questão)

5 PODEMOS CONTINUAR DA MESMA FORMA DE HOJE?
▪ Claramente não será possível!!! ▪ As gerações de hoje estão num processo de consumo dos recursos naturais impossível de ser mantido para o futuro!!!

6 …E VIVEMOS NUM MUNDO DESAFIADOR
Um mundo no qual o “NOVO” está vencendo! Tudo do passado está sendo mudado, com coragem e ousadia Um produto ou serviço inovador vence!!!

7 SOCIEDADE MUNDIAL MOLDADA PELO CONHECIMENTO
A COMPETÊNCIA SE GENERALIZA ▪ Jamais se trocou tantas informações ▪ Educação e Treinamento, novos formatos ▪ As transações comerciais e operações cruzam todas as fronteiras e atingem os países mais distantes! A COMPETIÇÃO ENTRE PAÍSES, NÃO SOMENTE ENTRE EMPRESAS!

8 UM MUNDO GLOBAL E DIGITALIZADO!
▪ A globalização atinge todos os setores! A digitalização, com a Tecnologia da Informação, tem sido o mecanismo mais presente na globalização! ▪ Os sucessos e os conteúdos produzem ações inovadoras, que levam a produtos e serviços, agora mudiais!

9 BRASIL... DE$ENVOLVIMENTO ECONÔMICO VS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
UM CONTRASTE ??? BRASIL... DE$ENVOLVIMENTO ECONÔMICO VS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

10 COMO TORNAR A MUDANÇA POSSÍVEL? UMA REAÇÃO POSSÍVEL ESTÁ NA EDUCAÇÃO
Via novas lideranças políticas e da sociedade transformando a Educação como uma real prioridade, certamente teremos um caminho!!! UMA REAÇÃO POSSÍVEL ESTÁ NA EDUCAÇÃO

11 OS EXEMPLOS RECENTES Manchetes do FINANCIAL TIMES (Londres):
CORÉIA DO SUL “Fanatismo pela Educação!” CHINA “Maior Revolução Educacional do Mundo Moderno!”

12 O NOSSO BRASIL NÃO ESTÁ BEM EM EDUCAÇÃO
▪ 70% da população brasileira é analfabeta funcional ▪ Em 65 países os alunos do Brasil aparecem na 53ª colocação (PISA* 2012) ▪ Há muito o que fazer para tirar milhões de brasileiros da marginalidade educacional para que ganhem qualidade de vida Para esse trabalho a participação de todos é essencial!!!

13 NOSSA EDUCAÇÃO PRECISA GANHAR UMA REAL PRIORIDADE
▪ Novas e agressivas políticas para a Educação, formando cidadãos de sucesso ▪ Eliminar a tributação sobre os Estudantes ▪ Instituir estímulos para as doações ▪ Eliminar os encargos sociais quando as empresas educarem os colaboradores Aberturas legais para as empresas e pessoas físicas contribuirem para melhoria da Educação!

14 O ACELERADO DESENVOLVIMENTO MUNDIAL
▪ Embora as crises, o Mundo está em paz ▪ O comércio exterior mundial bate recordes de crescimento ▪ Oportunidades amplas para novos entrantes com produtos ou serviços inovadores

15 CRESCENTES VALORES DE PRODUÇÃO POR UNIDADE DE PESO DE PRODUTO.
Ozires Silva O VALOR AGREGADO DOS NOSSOS PRODUTOS ▪ Commodities – Somente uns US$ 50 ¢/Kg ▪Aviões e Eletrônicos – US$ 2,000.00/Kg ▪ Satélites – US$ 50,000.00/Kg ▪Produtos de novas tecnologias: US$ …milhões/Kg ▪ O valor da Proteína da PELE NOVA CRESCENTES VALORES DE PRODUÇÃO POR UNIDADE DE PESO DE PRODUTO.

16 A NOSSA INDÚSTRIA AERONÁUTICA
▪ A nova e bem sucedida indústria aeronáutica brasileira, com a EMBRAER e suas subisidárias, nasceu com EXPRESSIVO APOIO DA FAB, e com base na Educação, criatividade, dedicação e crenças! É POSSÍVEL MODIFICAR O PRESENTE E CONSTRUIR NOVOS FUTUROS!!!

17 UMA EXPRESSIVA INICIATIVA DOS ITEANOS
▪ Uma visão de um sistema de transporte aéreo regional de 1965▪ O projeto de uma nova aeronave no CTA, que seria um avião de transporte turbo-hélice, para 16 passageiros, robusto para operar em aeroportos sem infra-estutura ▪ Nenhum fabricante mundial tinha pensado nisso! E, se pensaram, acharam inviável OPERAR um avião de transporte de pequeno porte!

18 Precisávamos projetar e construir uma
Prova do Conceito da Aviação Regional Com pouca credibilidade e muitas dificuldades conseguiu-se chegar ao sonho do primeiro voo! Esta é a foto original na manhã de 22 de Outubro de 1968 18

19 ESFORÇOS DE UM GRANDE CEARENSE
▪ Coronel Casimiro Montenegro Filho sonhou e lutou e, ao final dos anos 1940, conseguiu que a FAB criasse o ITA Instituto Tecnológico de Aeronáutica ▪ A primeira escola a formar Engenheiros Aeronáuticos no Brasil

20 EM SEQUÊNCIA MONTENEGRO CRIA O CTA
▪ A idéia de criar, ao lado do ITA (uma escola) e um Centro de Pesquisas Aeronaúticas, começando pela Educação, teve êxito! ▪ Naquele Centro, constituiu um Departamento de Aeronaves, onde, anos mais tarde, lá nasceria a EMBRAER

21 A LUTA PELA PRODUÇÃO ▪ A intenção era a criação diferentes aeronaves para o Serviço de Transporte Aéreo Regional, que, acreditávamos, logo entraria em operação em todo o mundo! ▪ O projeto tinha de ser internacional, pois a demanda interna não era suficiente para remunerar as variadas tecnologias necessárias a um produto tão complexo e diversificado como o avião!

22 A BUSCA DE SOLUÇÕES ▪ Muitas reuniões com empreendedores
privados foram realizadas, todas sem êxito. ▪ Os empresários não acreditavam que seria possível lançar um tão ousado projeto ▪ Mas, impunha-se uma nova iniciativa, e foi imaginada uma companhia com capital do Estado e do setor privado (PPP) O GOVERNO DA ÉPOCA NÃO ACEITOU A IDÉIA

23 Lançamento da produção garantida por uma encomenda de
80 unidades para a FAB EMB 110 BANDEIRANTE Primeiro avião de Transporte Aéreo Regional, desenvolvido a partir do protótipo do CTA

24 UM DIA DE SORTE O Presidente prometeu trabalhar na idéia!!!
Ozires Silva UM DIA DE SORTE Num domingo, Abril de 1969 ▪ O Presidente de Brasil estava voando para Guaratinguetá, cujo aeroporto estava fechado por forte nevoeiro. ▪ SJCampos funcionou como alternativa! ▪ Embora num domingo, estávamos trabalhando e pudemos receber o Presidente, surgindo a oportunidade para convencê-lo para criar uma nova empresa estatal O Presidente prometeu trabalhar na idéia!!!

25 EMB 120 BRASÍLIA Avião de Transporte Pressurizado para 30 passageiros

26 EMB 312 TUCANO Avião de Treinamento Militar turboélice

27 SUCESSO!!! Em 26 de Junho de 1969 Numa reunião Ministerial, pela primeira vez, foi pronunciado o nome da EMBRAER Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. criada sob a forma de uma Sociedade de Economia Mista, por Lei de 19 Ago 1969

28 COMEÇOU VISANDO PRODUZIR UMA LINHA DE AVIÕES COMERCIAIS E MILITARES
Todos os tipos e modelos deveriam ser projetados, desenvolvidos e fabricados no Brasil, ganhando marcas próprias e garantindo a propriedade intelectual de todos os produtos

29 Licença da AERMACCHI Itália
EMB 326 XAVANTE Avião de Treinamento Militar produzido Sob Licença da AERMACCHI Itália

30 Novas aeronaves executivas
4 a 40 assentos

31 AMX – Avião de Caça de Apoio
ao Solo produzido em cooperação com a ALENIA da Itália

32 Cargueiro militar contratado pela FAB.
KC 390 Cargueiro militar contratado pela FAB.

33 A DECISÃO DE CRIAR UM NOVO JATO COMERCIAL
▪ Com a interrupção do Projeto CBA 123 a EMBRAER estava sem produtos para vender ▪ Não seria adequado transferir o capital para o setor privado sem produtos para entregar ▪ A Lei de Desestatização não permite investimentos durante o processo ▪ Decidimos lançar o Projeto do EMB 145, primeiro jato comercial da Empresa financiado pelos fornecedores mundiais!

34 Aviões de Transporte de
EMB-170/195 Aviões de Transporte de 70 a 120 assentos 2004

35 SUPER TUCANO A 29 USAF

36 OPERAÇÕES GLOBAIS Uma Multinacional Latina
France Le Bourget Villepinte EUA Nashville Fort Lauderdale Jacksonville CHINA Pequim Harbin Portugal Alverca Singapore BRAZIL Gavião Peixoto Botucatu São José dos Campos Eugênio de Melo ELEB

37 UMA TENTATIVA COM A ARGENTINA!
CBA VECTOR

38 AVIÕES BRASILEIROS HOJE VOAM EM 90 PAÍSES
1 – Produtos globais com características e conteúdos, os melhores do mercado 2 – Intensa renovação de projetos e desenvolvimento de produtos 3 - Capitalização sólida 4 – Responsabilidade pela distribuição e vendas 5 – Inovação permanente com fortes estratégias para o futuro!

39 ESTA É UMA HISTÓRIA DE PENSAR GRANDE
▪ As políticas mundiaia para o desenvolvimento obriga o ganho de espaços no mercado internacional ▪ Para tanto temos de viver no mundo e não somente dentro de nossas fronteiras ▪ Não se pode pensar unicamente na COMPETIÇÃO. Há enormes espaços mundiais para a COLABORAÇÃO, principalmente pelo fato de que não mais há produtos ou serviços 100% nacionais

40 NOSSOS GOVERNOS PRECISAM ASSEGURAR PREVISIBILIDADE
▪ Novas e agressivas políticas para a Educação, formando cidadãos de sucesso ▪ Garantir investimentos na Infra-Estrutura ▪ Estimular as Ciências e as Pesquisas Tecnológicas e seus mecanismos de transferência para os empreendimentos VIA MECANISMOS LEGAIS INTELIGENTES E EFICAZES, ASSEGURAR COMPETITIVIDADE SISTÊMICA DO PAÍS

41 DESAFIOS PARA AS EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES
▪ Inovar e vencer na Competição Global ▪ Gerar tecnologias e marcas próprias, na sua linha de produtos ou serviços Ou fora dela! ▪ Posições nos mercados nacional e internacional, com produtos atrativos aos olhos dos consumidores mundiais! EDUCAÇÃO, TREINAMENTO E MOTIVAÇÃO CONTINUADOS DA FORÇA DE TRABALHO!

42 Pediu que cada aluno escrevesse um pequeno texto comentando
O PONTO NEGRO Um Professor começou sua aula entregando aos alunos uma folha de papel com um único, PONTO NEGRO, no centro! Pediu que cada aluno escrevesse um pequeno texto comentando o que via!

43 NA REALIDADE A VIDA É UMA PÁGINA EM BRANCO
Todos alunos, sem exceção, fixaram-se no Ponto Negro O Professor comentou que a vida é um presente da Natureza, dado a nós e temos motivos para comemorar sempre, mas não deveríamos nos fixar no Ponto Negro!!! E acentuou, tirem-no de suas vidas e aproveitem as bênçãos de cada momento, AVANÇANDO…

44 MAS TEMOS DE RECONQUISTAR NOSSA COMPETITIVIDADE
PENSAR NO FUTURO MAS TEMOS DE RECONQUISTAR NOSSA COMPETITIVIDADE ▪ Várias empresas brasileiras já deslocam sua produção, total ou parcialmente, para outros países!!! Problemas: Câmbio, Taxas de Juros, Nível de Tributação, Custos Trabalhistas, Burocracia Pesada, Nível Educacional baixo da força de trabalho, Base Tecnológica insuficiente, Capitais Sementes difíceis…

45 O ACELERADO DESENVOLVIMENTO MUNDIAL
▪ O comércio exterior mundial bate recordes de crescimento ▪ Parece não haver consumidores para todos os produtos já em produção ▪ Vencem os mais inovadores, mais confiáveis, de maior aplicabilidade e melhor qualidade ▪ Oportunidades amplas para novos entrantes com produtos ou serviços inovadores

46 A MOBILIDADE SE ACENTUA
▪ Para atender os requisitos da mobilidade, novas alternativas e soluções são necessárias ▪ Oportunidades estão aqui, e agora, e não podem ser perdidas ▪ Estratégias, Planejamentos, Focos, Eficiência Administrativa, Gerencial e ENVOLVIMENTO DE TODOS!!!

47 A MENTE QUE SE ABRE PARA UMA NOVA IDÉIA JAMAIS VOLTA AO SEU
Ozires Silva UM VALIOSO PENSAMENTO DE EINSTEIN A MENTE QUE SE ABRE PARA UMA NOVA IDÉIA JAMAIS VOLTA AO SEU TAMANHO ORIGINAL!

48 O BRASIL PODE CONTRIBUIR PARA A SUSTENTABILIDADE
Inovando e acreditando que conseguirá, e se dedicando com afinco e denodo, para que todos possamos ter um futuro de viver, mas deixando para as próximas gerações recursos naturais que necessitarão! E poderá ser um bom exemplo!

49 COM ENTUSIASMO, ESFORÇOS E PAIXÃO

50


Carregar ppt "O POVO SUSTENTABILIDADE Ozires Silva Presidente Reitor UNIMONTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google