A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

15 anos de história e de lutas. SINTEPS nasce da fusão de duas Entidades O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Ceeteps, tem suas origens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "15 anos de história e de lutas. SINTEPS nasce da fusão de duas Entidades O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Ceeteps, tem suas origens."— Transcrição da apresentação:

1 15 anos de história e de lutas

2 SINTEPS nasce da fusão de duas Entidades O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Ceeteps, tem suas origens em Unesp Em 1976, o governador Paulo Egydio decidiu acabar com os diversos institutos isolados de ensino existentes no Estado, é quando surge a Unesp. Lei 952/76, a Lei de criação da UNESP, em vigor até hoje A dúvida do governo era: o que fazer com o Ceeteps? A solução foi transformá-lo em autarquia de regime especial, vinculada e associada à Unesp, através da Lei 952/76, a Lei de criação da UNESP, em vigor até hoje.

3 SINTEPS tem origem na ASPS e na ADETEPS Sinteps A história do Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza, Sinteps, é produto da participação e da luta de muita gente, ao longo de vários anos. Antes que surgisse, em dezembro de 1993, o nosso Sindicato já era realidade no Centro Paula Souza, através da existência de outras entidades. Sinteps Duas delas, a Associação dos Servidores do Ceeteps (ASPS) e a Associação dos Docentes das Escolas Técnicas do Centro Paula Souza (Adeteps), se uniram dando origem ao Sinteps.

4 PRIMEIRA VITÓRIA DA LUTA ORGANIZADA Lei 4.672/85Resolução 73/85 Em 1984 e 1985, mais organizados em sua associação, os servidores conseguem, através da Lei 4.672/85 e da Resolução 73/85, a aprovação do Estatuto dos Servidores do Ceeteps. É esta legislação que garante o regime autárquico similar ao dos funcionários públicos estatuais. Até então, todos os servidores do Centro eram regidos pelo regime CLT.

5 Nasce o SINTEPS: Uma história tecida à várias mãos Em 1993 as duas associações ASPS e ADETEPS, que já trabalhavam juntas, decidiram-se unir e formar um sindicato. Naquele ano foi consultada a ADFATEC, Associação dos Docentes das FATECS para se unir também ao sindicato que nasceria, porém, aquela associação não aceitou a fusão. Durante todo o ano foram realizadas assembléias para discutir a fusão e elaborar o novo estatuto da entidade. Em 13 de dezembro de 2003 foi realizada na ETE Júlio de Mesquita, em Santo André, SP, a assembléia de fundação do SINTEPS. Desde então, são 15 anos de história e de lutas.

6 Cronologia das Lutas 1993 – ANO DE CRIAÇÃO DO SINTEPS 1994 – ELEIÇÃO DA PRIMEIRA DIRETORIA SINDICAL 1995 – REALIZAÇÃO DO I CONGRESSO DA CATEGORIA INÍCIO DA LUTA DA DIREÇÃO DO SINTEPS PELA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE 2,1% DO ICMS, QUOTA PARTE ESTADUAL PARA O CEETEPS LUTA ORGANIZADA E VITORIOSA CONTA O GRUPO DE TRABALHO INTERVENTOR QUE PRETENDIA FECHAR CURSOS, MUDAR OS CURRÍCULOS E MODIFICAR O PAPEL DAS ESCOLAS TÉCNICAS E DAS FACULDADES DE TECNOLOGIA.

7 Cronologia das Lutas 1996 – LUTA NACIONAL VITORIOSA CONTRA O PL 1603/96 QUE PRETENDIA REFORMULAR E MODULARIZAR O ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO – LUTA ORGANIZADA CONTRA O DECRETO 2.208/97. Desta vez o Banco Mundial e os interesses neoliberais venceram – LUTA CONTRA A CARREIRA DO CEETEPS QUE PREVIA PERDAS SALARIAIS E DE DIREITOS PARA OS SERVIDORES TÉCNICO ADMINISTRATIVOS DO CEETEPS REALIZAÇÃO DO II CONGRESSO DA CATEGORIA – LUTA VITORIOSA PELA ABERTURA DE VAGAS NAS ETES

8 2000 GREVE VITORIOSA PELA MANUTENÇÃO DO VÍNCULO À UNESP, QUE NOS PERMITE ATÉ HOJE, REIVINDICAR OS REAJUSTES DO CRUESP JUDICIALMENTE.

9 Cronologia de lutas 2001 – REALIZAÇÃO DO II CONGRESSO DA CATEGORIA – LUTA VITORIOSA CONTRA A REFORMULAÇÃO DO CEETEPS – 10 ANOS DE ANIVERSÁRIO DO SINTEPS. EDIÇÃO DA REVISTA COM 10 ANOS DE HISTÓRIA E DE LUTAS

10 2004 GREVE HISTÓRICA DA CATEGORIA, QUE DUROU 80 DIAS E CONQUISTOU O REAJUSTE DE 10% NAQUELE ANO E 20% E 11% EM 2005, FATO INÉDITO ATÉ ENTÃO NO GOVERNO DO PSDB.

11 2005 PARTICIPAÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA E MILITANTES DO SINTEPS EM TODAS AS 59 AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA LEI ORÇAMENTÁRIA E DO ORÇAMENTO DO ESTADO, DENUNCIANDO A SITUAÇÃO SALARIAL DA CATEGORIA. CONQUISTAMOS NOVO REAJUSTE SALARIAL PARA OS TRABALHADORES E MAIS VERBAS PARA AS ESCOLAS DO CEETEPS. CONQUISTA DA LEI DE DATA BASE PARA O FUNCIONALISMO PÚBLICO ESTADUAL CONQUISTA DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE 1% DO ICMS QUOTA PARTE ESTADUAL PARA O CEETEPS, O QUE GARANTIRIA VERBAS PARA SALÁRIOS. ESTA CONQUISTA FOI VETADA PELO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN.

12 Cronologia das Lutas 2006 – NOVA CONQUISTA DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE 1% DO ICMS QUOTA PARTE ESTADUAL PARA O CEETEPS, O QUE GARANTIRIA VERBAS PARA SALÁRIOS. ESTA CONQUISTA FOI VETADA PELO GOVERNADOR CLAUDIO LEMBO – REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO SOBRE O ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICA, COM DURAÇÃO DETRÊS DIAS PARA MUNICIAR OS TRABALHADORES DA CONJUNTURA ESTADUAL. PARTICIPAÇÃO DA DIREÇÃO DO SINDICATO NOS ATOS DA GREVE DAS 3 UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS. A CATEGORIA FOI CHAMADA À GREVE CONTRA OS DECRETOS DO SERRA, MAS NÃO ADERIU AO CHAMADO.

13 2008 CONVOCAÇÃO PARA A GREVE GERAL DA CATEGORIA A PARTIR DE PRIMEIRO DE MARÇO.

14

15

16

17 ORGANIZAÇÃO DO SINTEPS O SINTEPS, ALÉM DAS LUTAS PRINCIPAIS EM DEFESA DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES, TEM COMO PRÁTICAS REGULARES: A EDIÇÃO DE BOLETINS E JORNAIS PARA MANTER INFORMADOS OS TRABALHADORES; ATENDIMENTO JURÍDICO E DE ORIENTAÇÃO AOS TRABALHADORES NA SEDE DO SINDICATO;

18 ORGANIZAÇÃO DO SINTEPS REUNIÕES MENSAIS DA DIRETORIA EXECUTIVA, DIRETORIA REGIONAL E CONSELHO DE DIRETORES DE BASE PARA DISCUTIR E DELIBERAR SOBRE AS ATIVIDADES DO SINDICATO; DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA, COM ELEIÇÕES SEMESTRAIS PARA COMPLETAR O QUADRO DE DIRETORES DE BASE DAS UNIDADES, ANUAIS PARA A DIRETORIA REGIONAL E TRIENAIS PARA O CONSELHO DE BASE, PARA O CONSELHO FISCAL E PARA A DIRETORIA EXECUTIVA.

19 SEM LUTA NÃO HÁ CONQUISTA A HISTÓRIMOSTRA QUE NAS VEZES EM QUE FOMOS À LUTA CONSEGUIMOS MANTER ALGUM DIREITO QUE QUERIAM RETIRAR E/OU CONQUISTAR REAJUSTE SALARIAL, MAIS VERBAS PARA A EDUCAÇÃO E PARA O CEETEPS, MANUTENÇÃO DE VAGAS PÚBLICAS, MANUTENÇÃO DE NOSSOS EMPREGOS E DE NOSSA DIGNIDADE. A HISTÓRIA MOSTRA QUE NAS VEZES EM QUE FOMOS À LUTA CONSEGUIMOS MANTER ALGUM DIREITO QUE QUERIAM RETIRAR E/OU CONQUISTAR REAJUSTE SALARIAL, MAIS VERBAS PARA A EDUCAÇÃO E PARA O CEETEPS, MANUTENÇÃO DE VAGAS PÚBLICAS, MANUTENÇÃO DE NOSSOS EMPREGOS E DE NOSSA DIGNIDADE.

20 Não haverá ensino de qualidade para todos se não ampliarmos os recursos. Ou seja, O FINANCIAMENTO da educação não se resolve apenas com um aperfeiçoamento de aspectos gerenciais ou com a diminuição/eliminação de desvios: é imprescindível o aporte de novos recursos.

21 ENTÃO... VAMOS À GREVE POR MELHORES SALÁRIOS, MANUTENÇÃO DOS NOSSOS EMPREGOS, MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E MAIS VERBAS PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA.


Carregar ppt "15 anos de história e de lutas. SINTEPS nasce da fusão de duas Entidades O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Ceeteps, tem suas origens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google