A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O esqueleto humano. Funções do esqueleto: Sustentação, Proteção, Movimento, Armazenamento e homeostase mineral (especialmente cálcio e fósforo), Local.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O esqueleto humano. Funções do esqueleto: Sustentação, Proteção, Movimento, Armazenamento e homeostase mineral (especialmente cálcio e fósforo), Local."— Transcrição da apresentação:

1 O esqueleto humano

2 Funções do esqueleto: Sustentação, Proteção, Movimento, Armazenamento e homeostase mineral (especialmente cálcio e fósforo), Local de produção de células do sangue, Armazenamento de lipídios.

3 Classificação dos ossos

4 Ossos longos: Epífise proximal Diáfise Epífese distal Ex. fêmur, úmero, rádio, ulna,fíbula, falanges

5 Osso laminar ou plano: Comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura. Ex. Ossos do crânio, como o parietal, frontal, occipital a escápula e os ossos do quadril. Escápula Osso do quadril

6 Osso curto: É aquele que apresenta equivalência das três dimensões. Os ossos do carpo e do tarso.

7 Juntas e articulações Junta é o local de junção entre dois ou mais ossos. Algumas juntas, como as do crânio, são fixas; nelas os ossos estão firmemente unidos entre si. Em outras juntas, denominadas articulações, os ossos são móveis e permitem ao esqueleto realizar movimentos. Ligamentos Os ossos de uma articulação mantêm-se no lugar por meio dos ligamentos, cordões resistentes constituídos por tecido conjuntivo fibroso. Os ligamentos estão firmemente unidos às membranas que revestem os ossos.

8 SINUSITE A sinusite acontece quando vírus, bactérias, fungos e principalmente processos alérgicos inflamam e obstruem espaços ocos existentes em alguns ossos do crânio denominados seios paranasais.

9 UDESC 2008 QUESTÃO: Os problemas de articulações têm sido cada vez mais freqüentes, devido aos movimentos repetitivos. Algumas dessas conseqüências são a bursite e a tendinite. a) O que é bursa, onde se localiza e qual a função? b) De que tecido são formados os tendões? c) Como são chamadas as inflamações nos tendões?

10 UDESC 2008 Questão: Assinale a alternativa que indica corretamente o nome dos ossos que compõem os membros superiores (braços e antebraços). a) Ulna, tíbia e fíbula b) Úmero, tíbia e fíbula c) Rádio, tíbia e ulna d) Úmero, rádio e ulna e) Clavícula, rádio e fíbula

11 UDESC 2007 Sobre a nova terminologia anatômica, assinale a alternativa que contém a incorreta associação entre os termos atuais e antigos, respectivamente. a) Cápsula do glomérulo renal e Alça de Henle b) Articulação e Junta c) Escápula e Omoplata d) Mandíbula e Maxilar Inferior e) Patela e Rótula


Carregar ppt "O esqueleto humano. Funções do esqueleto: Sustentação, Proteção, Movimento, Armazenamento e homeostase mineral (especialmente cálcio e fósforo), Local."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google