A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORÍFEROS. IDENTIFICAÇÃO DO FILO Reino Animalia Sub reino Parazoa Filo Porífera (latim: porus = poro; ferre = portar)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORÍFEROS. IDENTIFICAÇÃO DO FILO Reino Animalia Sub reino Parazoa Filo Porífera (latim: porus = poro; ferre = portar)"— Transcrição da apresentação:

1 PORÍFEROS

2 IDENTIFICAÇÃO DO FILO Reino Animalia Sub reino Parazoa Filo Porífera (latim: porus = poro; ferre = portar)

3 IDENTIFICAÇÃO DO FILO Nomes populares: esponja-do- mar, cauxi Número de espécies No mundo: No Brasil: 300

4 CARACTERÍSTICAS Corpo coberto por poros Hábitat Aquático Marinho (poucas espécies de água doce)

5 CARACTERÍSTICAS Presos em rochas ou em outras estruturas submersas Em profundidades rasas e profundas

6 CARACTERÍSTICAS 3) Tamanhos, formas e cores variadas 4) A maioria vive em colônias ou em associações com algas

7 CARACTERÍSTICAS 5) Suas células não formam tecidos, órgãos ou sistemas 6) Metabolismo: Não se locomovem Digestão Intracelular Respiração por Difusão

8 CARACTERÍSTICAS Únicos animais do Reino Animalia que não apresentam sistema nervoso ou células sensitivas Reprodução Assexuada (brotamento, regeneração ou gemulação) ou Sexuada

9 ESTRUTURA ÓSCULO: Abertura na extremidade superior do porífero PINACÓCITO Camada externa da parede formada por células achatadas chamadas pinócitos.

10 ESTRUTURAMESÊNQUIMA Material gelatinoso que preenche a parede, onde encontramos: 1) Amebócitos: células relacionadas a reprodução. 2) Espículas: Elementos esqueléticos que sustentam a parede e mantém a esponja ereta.

11 ESTRUTURAPORÓCITO Célula alongada que vai da camada externa à camada interna da parede. Na extremidade que encontra a camada externa existe uma abertura, o óstio, que se trata de um poro inalante (que puxa a água)

12 ESTRUTURA COANÓCITOS Revestem a camada interna da parede. São células flageladas de colarinho. ÁTRIO Meio interno, também chamado de espongiocele.

13 ESTRUTURA DO SICON Outra característica importante: a parede tem projeções em forma de dedos.

14 ESTRUTURA LÊUCON A parede da esponja leuconóide é a mais espessa dos três tipos. A mesênquima ocupa quase todo o porífero e o átrio é bem reduzido.

15 REPRODUÇÃO SEXUADA

16 IMPORTÂNCIA A importância das esponjas é bastante reduzida em relação a outros filos. O seu esqueleto pode ser usado para o banho já que são muito macias e absorventes. Antigamente pessoas que sofriam de problemas de tiróide utilizam os poríferos já que são ricos em iodo, que é indispensável para a produção de tiroxina pela tiróide.


Carregar ppt "PORÍFEROS. IDENTIFICAÇÃO DO FILO Reino Animalia Sub reino Parazoa Filo Porífera (latim: porus = poro; ferre = portar)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google