A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO RURAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO RURAL"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO RURAL

2 APRESENTAÇÃO NOME IDADE CIDADE POR QUE FAZER FACULDADE?
POR QUE ESSE CURSO? ÁREA DE ATUAÇÃO DESEJADA

3 COMBINAÇÕES PARA O SEMESTRE
LIVRE E FRANCO DIÁLOGO RESPEITO MÚTUO – INCLUI: CELULAR NO VIBRACALL HORÁRIO NÃO ATRAPALHAR O APRENDIZADO DOS COLEGAS  Outros acordos da classe

4 PROGRAMA Visão sistêmica e integrada da Administração Rural com as áreas de produção setor primário. As funções da Administração Rural e a importância de sua aplicação no planejamento da propriedade e no controle cotidiano de suas atividades. A importância do Processo de Tomada de decisão e suas etapas, na procura de soluções de curto, médio e longo prazos, dentro do ambiente rural.

5 Microeconomia: As forcas de mercado, da oferta e demanda, e das variações dos preços dos produtos agrícolas.  Macroeconomia: Os ambientes interno e externo da empresa rural. A gestão e a liderança dos recursos humanos.

6 OBJETIVOS GERAIS: Que os alunos aprendam os conceitos fundamentais e mais relevantes da economia e administração rural. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Que os alunos desenvolvam a habilidade de aplicarem os conhecimentos de administração e economia no gerenciamento de propriedades rurais.

7 DESCRIÇÃO DO PROGRAMA UNIDADE I: A ADMINISTRAÇÃO RURAL E O AGRONEGÓCIO
CONCEITO E APLICAÇÃO. UNIDADE II: FATORES E CUSTO DE PRODUÇÃO UNIDADE III: A EMPRESA E O AMBIENTE: GERAL E OPERACIONAL. UNIDADE IV: OS FATORES QUE AFETAM OS RESULTADOS ECONÔMICOS. UNIDADE V: UMA VISÃO SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO RURAL. UNIDADE VI: OS RECURSOS DA EMPRESA RURAL.

8 UNIDADE VII: OS NÍVEIS DE GESTAO: ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL. 
UNIDADE VIII: GESTÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA. UNIDADE IX: PLANEJAMENTO UNIDADE X: GESTÃO DE ROTINA ADMINISTRATIVA. UNIDADE XI: UTILIZAÇÃO DOS MODELOS MATEMÁTICOS NA ADMINISTRAÇÃO RURAL. UNIDADE XII: TOMADA DE DECISÃO: PASSO A PASSO.

9 AVALIAÇÃO 2 PROVAS BIMESTRAIS – PESO 10,0
AVALIAÇÃO MÚLTIPLA – PESO 10,0 Trabalhos, seminários, práticas, participação as aulas, etc.

10 O que é ECONOMIA? Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança. No sentido figurado, economia significa o controle para evitar desperdícios em qualquer serviço ou atividade. A palavra “economia” deriva da junção dos termos gregos: “oikos” (casa) e “nomos” (costume, lei) resultando em “regras ou administração da casa, do lar”.

11 O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é  feita a distribuição desses bens entre os indivíduos. Escassez de recursos sugere a ideia de que os recursos materiais são limitados e que não é possível produzir uma quantidade infinita de bens, tendo em conta que os desejos e as necessidades humanas são ilimitados e insaciáveis. Partindo desse princípio, a economia observa o comportamento humano em decorrência da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazer essas necessidades. A investigação dos principais problemas econômicos e as tomadas de decisão baseiam-se em quatro questões fundamentais sobre a produção: “O que produzir?”, “Quando produzir?”, “Que quantidade produzir?”, “Para quem produzir?”.

12 Microeconomia e macroeconomia são os dois grandes ramos da economia
Microeconomia e macroeconomia são os dois grandes ramos da economia. A microeconomia estuda as várias formas de comportamento nas escolhas individuais dos agentes econômicos, enquanto a macroeconomia analisa os processos microeconômicos observando uma economia como um todo. Microeconomia está atrelada as leis de oferta e demanda, leis de mercado capitalista basicamente. Estuda os agentes econômicos, consumidores e empresas produtoras e suas relações mútuas. Macroeconomia são as resultantes da microeconomia, como produção, inflação, taxa de juros, taxa de desemprego, políticas monetárias governamentais, políticas internacionais, acordos econômicos, etc.

13 O que é ADMINISTRAÇÃO? Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios,  pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.

14 A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras. Em uma empresa, o ato de administrar significa planejar, organizar, coordenar e controlar tarefas visando alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos definidos pela organização. Um dos ramos da administração de empresas é a administração financeira, que consiste na administração das finanças da organização.

15 A forma como as organizações são administradas é que vai determinar se conseguirão utilizar eficazmente os seus recursos para atingir os objetivos propostos. Por isso, o papel do administrador tem um forte impacto sobre o desempenho das organizações. O curso superior de Administração forma profissionais responsáveis pelo gerenciamento da rotina diária de uma organização, desde o controle dos recursos financeiros, materiais e humanos ao desenvolvimento de estratégias de mercado.

16 “A Administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses
“A Administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses.” – Honoré de Balzac (Honoré de Balzac foi um prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna.) (Tours, 20 de maio de 1799 — Paris, 18 de agosto de 1850) "É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende, insultar o que se inveja." "O tempo é o único capital das pessoas que têm como fortuna apenas a sua inteligência." A mulher de trinta anos é talvez o título mais conhecido de Honoré de Balzac. Foi este romance que originou o termo "balzaquiana" para designar mulheres mais maduras.

17 Entender os DEZ princípios da economia
Primeiro- Nada é de graça com isso temos que tomar as nossas decisões. Qual o porquê disso: Escolhas de um objetivo em detrimento de outro. O que afeta: A sociedade com dois pensamento, a eficiência, que é a obtenção do máximo possível a partir de seus recursos escassos .E a igualdade que é a distribuição para a prosperidade econômica de maneira uniforme entre os membros da sociedade. Ex: a eficiência se refere ao tamanho do bolo econômico e igualdade, amaneira como o bolo é dividido em partes.

18 Segundo – Tudo tem um custo
Segundo – Tudo tem um custo. Isto implicar que podemos definir que o custo é uma oportunidade. Mas que devemos abrir mão de um item para obter algum outro item. Terceiro - Os economistas presumem que as pessoas são racionais. O que são pessoas racionais, são aquelas que, tem uma VISÃO sistemática e objetiva e que faz o máximo para alcançar seus objetivos.E que fazem mudanças MARGINAS,que são ,pequenos AJUSTE incrementais a uma plano de ação,criado oportunidades.

19 Quarta - As pessoas reagem a incentivos.
Mas na verdade o que é incentivo: é algo que induz a pessoas a AGIR. Ex. Café na década de 30 Ao analisarmos qualquer política, precisamos considerar não apenas seus efeitos diretos, mas também os efeitos indiretos e menos óbvios que operam por meio dos incentivos. Se a política mudar os incentivos, ela provocará alteração no comportamento das pessoas.

20 Quinta – O comércio pode ser bom para todos.
O comércio permite que eles (País, família, etc.) se especializam naquilo que fazem de melhor e desfrutem de uma maior variedade. Ex. Porque quando as pessoas procuram um emprego ela não dizem nada para míngüem. Na economia é diferente o comércio permite que as pessoas se especializem na atividade em que são melhores, agricultura, engenharia e ciências da computação.Ao comerciarem com outros,as pessoas podem comprar uma maior variedade de bens e serviços a um custo menor.

21 Sexta – Economia de mercado, mas o que é isso: É mercado economia que aloca recursos por meio das decisões descentralizadas de empresas e família quando estas interagem nos mercados de bens e serviços. Mercado livre é enigmático. Em uma economia de mercado, ninguém cuida do bem-estar econômico de toda a sociedade. Os mercados livres contêm muitos compradores e vendedores de diversos bens e serviços e todos estão interessados, antes de mais nada, no seu próprio bem-estar. Ainda, assim, apesar da tomada descentralizada de decisões e de tomadores de decisões movidos pelo interesse particular, as economias de mercado têm se mostrado muito bem sucedidos na organização da atividade econômica para promover o bem-estar econômico geral.

22 Manipulado: Os países comunistas operam com base na premissa de que as autoridades do governo estavam na melhor posição para alocar os recursos escassos da economia o maior Problema é mão invisível do mercado. A magia da mão invisível do mercado se constitui que no mercado, o comprador observa o preço ao determinar a demanda e o vendedor analisa o preço ao decidir a oferta. Com resultado dessas decisões,os preços de mercado refletem não só o valor de um bem para a sociedade,mas também o custo de sua manufatura.Dentro da visão de Adam Smith,era de que os preços se ajustam para direcionar a oferta e a demanda,de modo a alcançar resultados que,em muitos casos,maximizam o bem-estar da sociedade como um todo.Ele apresenta uma informação importante: quando o governo impede que os preços se ajustam naturalmente á oferta e á demanda,impede que a mão invisível coordene as decisões de empresas e família que compõem a economia .Esse cenário explica por que os impostos têm um efeito adverso sobre alocação de recursos: ELES distorcem os preços e, com isso,as decisões das empresas e das famílias .O pior é que com estas decisões afetam o controle político dos preços como a de controle de aluguéis.É isso que explica o fracasso do comunista.

23 SETE – O governo no mercado
Às vezes os governos podem melhor os resultados dos mercados. QUAIS são os objetivos dos governos, os governo são arrecadadores, e por este motivo têm que alocar recursos para a educação ,Saúde,segurança e infra estrutura. Dois motivos que o governo intervém na economia: 1 Promover a eficiência . 2 Promover a igualdade. 

24 Em função desta visão a mão invisível pode fazer maravilhas se o governo não cumprir as regras e manter as instituições principais da economia.Todos nós confiamos no governo que providencia política tributarias para fazer valer o direito do cidadão e o direito de propriedade de modo que os indivíduos tenham condições de possuir e controlar os recursos escassos Consideremos que o primeiro objetivo econômico é a eficiência. E mais que a mão invisível geralmente leve os mercados a alocar os recursos de forma eficiente para maximizar o tamanho do bolo econômico, isto de vez em quanto acontece. Dentro deste encaminhamento os economistas usam a expressão FOLHA DE MERCADO (Uma situação em que o mercado, por si só, fracassa ao alocar recursos com eficiência). Como veremos, uma possível causa de falha de mercado é a EXTERNALIDADE (O impacto das ações de uma pessoa sobre o bem- estar de outras que não tomam parte da ação) o exemplo mais típico é a poluição. Outra causa possível de marcado é o PODER DE MERCADO, que se refere á capacidade de uma pessoa (ou um pequeno grupo de pessoas) influenciar indevidamente os preços de marcado. Ex. Jogador de futebol X Jogadora de futebol no Brasil.

25  Oitava- Produtividade.
Produção: Os fatores de produção: terra, trabalho, capital, tecnologia e capacidade empresarial. Produção, portanto é a capacidade de transformar o conhecimento em produto.    Produtividade: Nos países onde trabalhadores podem produzir uma grande quantidade de bens e serviços por unidade de TEMPO, as maiorias das pessoas desfrutam de padrões de vida elevada; em nações onde os trabalhadores são menos produtiva,a maioria das pessoas precisa enfrentar uma existência com maior escassez e,portanto,menos confortável.De forma semelhante, a taxa de crescimento da produtividade de um país determina a taxa de crescimento de sua renda média. A relação fundamental entre produtividade e padrões de vida é simples, mas suas implicações são profundas. Se a Produtividade é o determinante principal do padrão de vida, outras determinantes devem ser secundária.

26 Nona – INFLAÇÃO. O aumento do nível geral de preços da economia, como assim, os preços sobem quando o governo emite moeda demais. Como uma inflação elevada impõe diversos custos á sociedade, mantê-la em níveis baixos é um objetivo dos formuladores de políticas econômicas de todo o mundo.

27 Décimo – Desemprego e inflação.
A grande importância para analisar o ciclo de negócios é muitas flutuações da atividade econômica, medidas pelo número de pessoas empregadas ou pela produção de bens e serviços ou pelo número de pessoas empregadas. O governo pode mudar o cenário como, diminuir os gastos do governo, políticas de arrecadação de impostos, o trato com a moeda,os formuladores de políticas podem influenciar a demanda global por bens e serviços.As mudanças na demanda ,por sua vez influenciam a combinação de inflação e desemprego que a economia apresenta no curto prazo.Uma vez que esses instrumentos de política econômica são potencialmente tão poderoso,a maneira como os formuladores de políticas devem utilizá-los para controlar a economia e mesmo se devem ou não utilizá-los é objetivo de constante debate.


Carregar ppt "DISCIPLINA DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO RURAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google