A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO: PERSPECTIVAS DE UM MUNDO POSSÍVEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO: PERSPECTIVAS DE UM MUNDO POSSÍVEL"— Transcrição da apresentação:

1 POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO: PERSPECTIVAS DE UM MUNDO POSSÍVEL
AULA 31/04 POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO: PERSPECTIVAS DE UM MUNDO POSSÍVEL

2 Processo produtivo globalizado
A emancipação do capital financeiro em relação à produção econômica real torna as grandes corporações descompromissadas com o desenvolvimento dos territórios, enfraquecendo a produção local auto-sustentável e eliminando as resistências à exploração econômica Novas formas de organização da produção, baseadas no associativismo e nas redes de pequenas empresas, vem emergindo com força crescente e conseguindo acumular as vantagens de ser “grande” (escala na produção, compra e venda) e “pequeno” (flexibilidade, personalização, humanidade) Resultado esperado: que os participantes estejam habilitados a desenvolver provas de acordo com o modelo conceitual e normas práticas propostos. Quem é o público? – Professores do Colégio Machado de Assis (EF e EM) O que eles sabem? – Experiência prática na preparação e aplicação de provas, mas muitos sem uma fundamentação construtivista. Como irão reagir às mensagens? – (1) Sentir identificação com as situações-problema apresentadas; (2) Perceber coerência nas orientações propostas

3 Os meios de comunicação
Os meios de comunicação vinculados ao capital, dominados por um conjunto limitado de indivíduos e instituições, disseminam a ideologia burguesa que reforça a cultura do consumo voraz e o distanciamento virtual entre miseráveis e abastados Resultado esperado: que os participantes estejam habilitados a desenvolver provas de acordo com o modelo conceitual e normas práticas propostos. Quem é o público? – Professores do Colégio Machado de Assis (EF e EM) O que eles sabem? – Experiência prática na preparação e aplicação de provas, mas muitos sem uma fundamentação construtivista. Como irão reagir às mensagens? – (1) Sentir identificação com as situações-problema apresentadas; (2) Perceber coerência nas orientações propostas Novas tecnologias de comunicação, interativas e abertas, se tornam cada vez mais acessíveis e utilizadas, permitindo a veiculação de informações livres da influência do poder econômico

4 Organização política e social
O crescimento das economias privadas frente ao enxugamento dos Estados tornou as corporações capazes de moldar a política e legislação de países do Terceiro Mundo de forma a satisfazer seus próprios interesses privados. Resultado esperado: que os participantes estejam habilitados a desenvolver provas de acordo com o modelo conceitual e normas práticas propostos. Quem é o público? – Professores do Colégio Machado de Assis (EF e EM) O que eles sabem? – Experiência prática na preparação e aplicação de provas, mas muitos sem uma fundamentação construtivista. Como irão reagir às mensagens? – (1) Sentir identificação com as situações-problema apresentadas; (2) Perceber coerência nas orientações propostas A ampliação do acesso a ferramentas comunicativas da Web 2.0 e 3.0 e a disseminação dos ideais democráticos tem permitido uma mobilização mais articulada e mais inteligente da população, contra as forças políticas dominantes

5 Hábitos de consumo O arsenal publicitário em favor das grandes corporações produziu hábitos de consumo cosmopolitas e vorazes, disseminando uma epidemia da “ansiedade pelo consumo” Resultado esperado: que os participantes estejam habilitados a desenvolver provas de acordo com o modelo conceitual e normas práticas propostos. Quem é o público? – Professores do Colégio Machado de Assis (EF e EM) O que eles sabem? – Experiência prática na preparação e aplicação de provas, mas muitos sem uma fundamentação construtivista. Como irão reagir às mensagens? – (1) Sentir identificação com as situações-problema apresentadas; (2) Perceber coerência nas orientações propostas Movimentos de defesa do consumidor, redes de troca de informações sobre produtos e empresas se solidificam dentro de conceitos de “consumo consciente” e “slow movement”, ganhando adeptos massivamente

6 Por uma nova globalização
"É preciso explicar porque o mundo de hoje, que é horrível, é apenas um momento de um longo desenvolvimento histórico, e que a esperança sempre foi uma dos forças dominantes das revoluções e insurreições. Eu ainda sinto a esperança, como minha concepção de futuro". Jean Paul Sartre, 1963, prefácio de "Os Condenados da Terra" de Frantz Zanon. Resultado esperado: que os participantes estejam habilitados a desenvolver provas de acordo com o modelo conceitual e normas práticas propostos. Quem é o público? – Professores do Colégio Machado de Assis (EF e EM) O que eles sabem? – Experiência prática na preparação e aplicação de provas, mas muitos sem uma fundamentação construtivista. Como irão reagir às mensagens? – (1) Sentir identificação com as situações-problema apresentadas; (2) Perceber coerência nas orientações propostas


Carregar ppt "POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO: PERSPECTIVAS DE UM MUNDO POSSÍVEL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google