A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão

2 apresentar uma proposta de desenvolvimento de estratégias de leitura e escrita para ser desenvolvida com os alunos do Ensino Superior. Objetivo

3 PRALER Essa proposta está sendo implementada por meio do projeto denominado Prática de leitura reflexiva (PRALER) e tem como ponto de partida o desenvolvimento de habilidades e competências, as quais, por alguma razão, não foram o alvo do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, sobretudo àquelas que dizem respeito à leitura e à produção de textos.

4 Projeto – PRALER Visa atender aos alunos da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Jaguarão com o objetivo de proporcionar um espaço de reflexão acerca da importância do papel da leitura e da escrita na formação de nossos discentes a fim de que, através de nossos diálogos e atividades, possam ir se constituindo enquanto leitores e produtores textuais proficientes.

5 ... Isto porque entendemos que a leitura deve ser desenvolvida através de perspectiva interacionista de linguagem e, para tal, planejamos um trabalho que contemple o texto e as suas múltiplas facetas em seu aspecto dinâmico, heterogêneo e múltiplo, uma vez que todo processo de construção de sentidos caracteriza-se pelo movimento, pelo dinamismo, pela troca e pela interação.

6 Moodle No PRALER, as atividades de leitura e produção textual serão mediadas pelo Moodle (Modular object-oriented dynamic learning environment), o qual é um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que possibilita a integração de diferentes tipos de textos, a interatividade e o diálogo entre os envolvidos no projeto por apresentar várias ferramentas de recursos e atividades.

7

8

9 Atividades

10 Reflexões O desenvolvimento de habilidades e competências de leitura é um processo contínuo, que não pode se restringir ao período de formação na educação básica. Dessa forma, acreditamos ser necessário que a universidade ofereça momentos de reflexão sobre a recepção de textos teóricos e científicos, sobre os quais os alunos se debruçam durante o curso de graduação. O PRALER é uma oportunidade de rever conteúdos e tentar garantir que todos os ingressantes sejam capazes de lerem com certa proficiência, com base em estratégias mínimas para se garantir um desempenho satisfatório em atividades de escrita exigidas na educação superior.

11 ... O fato de oferecermos um curso na modalidade a distância nos garante uma maior abrangência, pois podemos atingir um grande número de alunos, em espaços diferentes, bem como expandir o tempo, que não restringe apenas ao tempo disponível para uma atividade presencial.

12 Referências FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. São Paulo: Contexto, 2007. KATO, Mari. No mundo da escrita. São Paulo: Ática, 2004. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2005. ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988. PALMIERE, Denise Teles Leme. Os engenheiros também leem. In: GHIRALDELO, Claudete Moreno. Língua Portuguesa no ensino superior:experiências e reflexões. São Carlos: Claraluz, 2006. PIETRI, Emerson de. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.


Carregar ppt "Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google