A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS EQUINODERMOS Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS EQUINODERMOS Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal,"— Transcrição da apresentação:

1

2 OS EQUINODERMOS

3 Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes em todos os oceanos do mundo.

4 Características gerais Animais de vida livre; Marinhos; Endoesqueleto calcário, geralmente repleto de espinhos. Adultos simetria radial (adulto) e as larvas bilateral.

5 Não possuem cabeça A boca situa-se na região oral. É composta por placas calcárias, soldadas na pele e nos músculos. Na pele, pinças (pedicelárias) promovem a limpeza da superfície corporal.

6 Praticamente todos vivem permanentemente fixos ao substrato ou deslocam-se lentamente sobre ele. Os equinodermos apresentam uma grande variedade de formas: o corpo pode ser constituído por braços (estrelas do mar), ramificado e plumoso (lírios do mar) ou esférico a cilíndrico (ouriços e pepinos do mar).

7

8 SISTEMA AMBULACRÁRIO: Possuem internamente sistema de canais com líquido que é exclusivo e auxiliam na locomoção, alimentação e respiração.

9 Na extremidade interna de cada pé ambulacrário existe uma ampola ambulacrária, musculosa, que injecta água no pé, fazendo-o distender-se. O funcionamento conjunto de todos os numerosos pés ambulacrários permite ao animal subir superfícies verticais, abrir conchas de moluscos de que se alimenta ou agarrar-se a rochas batidas pelas ondas.

10

11 CLASSIFICAÇÃO

12 Classe Asteroidea – estrelas-do-mar

13

14 Classe Ophiuroidea - ofiúros

15 Classe Crinoidea – lírio-do-mar

16 Classe Echinoidea – bolacha-da-praia e ouriços-do-mar

17 Anatomia Interna do Ouriço-do-mar

18 Classe Holothuroidea – pepino-do-mar

19 NUTRIÇÃO: Sistema digestório completo (boca até ânus) Digestão extracelular, glândulas digestivas e absorção do alimento no intestino. São animais carnívoros ou herbívoros. Neste filo existem formas predadoras, como as estrelas-do-mar, e formas herbívoras, como os ouriços-do-mar.

20

21 RESPIRAÇÃO: Os gases difundem-se pelos pés ambulacrários. Em ouri ç os e estrelas-do-mar, a respira ç ão é realizada por brânquias externas juntos aos p é s ambulacr á rios.Pepino do mar: á rvores respirat ó rias pr ó ximas à cloaca. CIRCULA Ç ÃO: Não existe vasos sangu í neos, sendo feita por canais dentro do celoma. Não existe sangue. Sistema ambulacr á rio.L í quido celômico leva os nutrientes.

22 EXCREÇÃO: Não possuem- os excretas são eliminados por difusão pelo sistema ambulacrário e pelas brânquias. LOCOMOÇÃO: Todos, menos o lírio-do-mar. Movem-se lentamente por meio de pés – ambulacrários, com exceção da serpente-do-mar, que se movimenta rapidamente seus 5 braços. Estrela-do-mar: cada braço possui 2 fileiras de pés ambulacrários.

23 A água entra pelos poros da placa madrepórica, segue pelos canais pétreos até os canais anelares, e, dá, aos canais radias cheios de água, os animais tornam-se mais rígidos, sustentando e permitindo o movimento da estrela-do-mar. Cada pé liga-se a uma ampola, espécie de saco musculoso. Ao contrair a ampola força a saída de água. Isso faz o pé esticar aderindo as ventosas no substrato e contraindo os músculos.

24 SISTEMA NERVOSO E ÓRGÃOS DO SENTIDO: Não existe cérebro nem gânglios, tal como órgãos dos sentidos, de modo geral. A recepção sensorial é feita através de células não especializadas da epiderme. REPRODUÇÃO: Dióicos; Fecundação externa e desenvolvimento indireto; Grande capacidade de regeneração.

25 LARVA

26 Curiosidades A maior estrela-do-mar atinge 80 cm e o maior ouriço, de mares profundos, 30 cm. Uma espécie de holotúria atinge 2 metros de comprimento, embora com apenas 5 centímetros de diâmetro.


Carregar ppt "OS EQUINODERMOS Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google