A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS EQUINODERMOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS EQUINODERMOS."— Transcrição da apresentação:

1 OS EQUINODERMOS

2 Os equinodermas (gr. echinos = espinho + derma = pele) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecíveis do reino animal, sendo abundantes em todos os oceanos do mundo.

3 Características gerais
►Animais de vida livre; ►Marinhos; ►Endoesqueleto calcário, geralmente repleto de espinhos. ►Adultos simetria radial (adulto) e as larvas bilateral.

4 ►A boca situa-se na região oral.
►Não possuem cabeça ►A boca situa-se na região oral. ►É composta por placas calcárias, soldadas na pele e nos músculos. ►Na pele, pinças (pedicelárias) promovem a limpeza da superfície corporal.

5 Praticamente todos vivem permanentemente fixos ao substrato ou deslocam-se lentamente sobre ele.
Os equinodermos apresentam uma grande variedade de formas: o corpo pode ser constituído por braços (estrelas do mar), ramificado e plumoso (lírios do mar) ou esférico a cilíndrico (ouriços e pepinos do mar).

6

7 SISTEMA AMBULACRÁRIO: Possuem internamente sistema de canais com líquido que é exclusivo e auxiliam na locomoção, alimentação e respiração.

8 Na extremidade interna de cada pé ambulacrário existe uma ampola ambulacrária, musculosa, que injecta água no pé, fazendo-o distender-se. O funcionamento conjunto de todos os numerosos pés ambulacrários permite ao animal subir superfícies verticais, abrir conchas de moluscos de que se alimenta ou agarrar-se a rochas batidas pelas ondas.

9

10 CLASSIFICAÇÃO

11 Classe Asteroidea – estrelas-do-mar

12

13 Classe Ophiuroidea - ofiúros

14 Classe Crinoidea – lírio-do-mar

15 Classe Echinoidea – bolacha-da-praia e ouriços-do-mar

16 Anatomia Interna do Ouriço-do-mar

17 Classe Holothuroidea – pepino-do-mar

18 NUTRIÇÃO: ►Sistema digestório completo (boca até ânus) ►Digestão extracelular, glândulas digestivas e absorção do alimento no intestino. ►São animais carnívoros ou herbívoros. Neste filo existem formas predadoras, como as estrelas-do-mar, e formas herbívoras, como os ouriços-do-mar.

19

20 RESPIRAÇÃO: ►Os gases difundem-se pelos pés ambulacrários
RESPIRAÇÃO: ►Os gases difundem-se pelos pés ambulacrários. ►Em ouriços e estrelas-do-mar, a respiração é realizada por brânquias externas juntos aos pés ambulacrários. ►Pepino do mar: árvores respiratórias próximas à cloaca. CIRCULAÇÃO: Não existe vasos sanguíneos, sendo feita por canais dentro do celoma. Não existe sangue. Sistema ambulacrário.Líquido celômico leva os nutrientes.

21 EXCREÇÃO: ►Não possuem- os excretas são eliminados por difusão pelo sistema ambulacrário e pelas brânquias. LOCOMOÇÃO: ►Todos, menos o lírio-do-mar. ►Movem-se lentamente por meio de pés –ambulacrários, com exceção da serpente-do-mar, que se movimenta rapidamente seus 5 braços. ►Estrela-do-mar: cada braço possui 2 fileiras de pés ambulacrários.

22 A água entra pelos poros da placa madrepórica, segue pelos canais pétreos até os canais anelares, e, dá, aos canais radias cheios de água, os animais tornam-se mais rígidos, sustentando e permitindo o movimento da estrela-do-mar. Cada pé liga-se a uma ampola, espécie de saco musculoso. Ao contrair a ampola força a saída de água. Isso faz o pé esticar aderindo as ventosas no substrato e contraindo os músculos.

23 SISTEMA NERVOSO E ÓRGÃOS DO SENTIDO: ►Não existe cérebro nem gânglios, tal como órgãos dos sentidos, de modo geral. A recepção sensorial é feita através de células não especializadas da epiderme. REPRODUÇÃO: ►Dióicos; ►Fecundação externa e desenvolvimento indireto; ►Grande capacidade de regeneração.

24 LARVA

25 Curiosidades A maior estrela-do-mar atinge 80 cm e o maior ouriço, de mares profundos, 30 cm. Uma espécie de holotúria atinge 2 metros de comprimento, embora com apenas 5 centímetros de diâmetro.                                    


Carregar ppt "OS EQUINODERMOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google