A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 5ª SÉRIE PROFESSOR EDLIN TEIXEIRA HOMEM DE MENEZES EDLIN TEIXEIRA HOMEM DE MENEZES AULAS 2, 3 e 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 5ª SÉRIE PROFESSOR EDLIN TEIXEIRA HOMEM DE MENEZES EDLIN TEIXEIRA HOMEM DE MENEZES AULAS 2, 3 e 4."— Transcrição da apresentação:

1 INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 5ª SÉRIE PROFESSOR EDLIN TEIXEIRA HOMEM DE MENEZES EDLIN TEIXEIRA HOMEM DE MENEZES AULAS 2, 3 e 4

2 2 O que é informática? INFORMAÇÃOTECNOLOGIA INFORMÁTICA INFORmação autoMÁTICA

3 3 ÁBACO Na China, 3000 anos antes de Cristo, surgiu o ábaco, primeiro equipamento para efetuar cálculos.

4 ÁBACO

5 BLAISE PASCAL Na França, em 1642, Blaise Pascal criou uma máquina de somar mecânica. Foi a primeira calculadora mecânica do mundo, chamava-se La Pascaline

6 LA PASCALINE (PASCALINA)

7 CHARLES BABBAGE Charles Babbage é mais conhecido e considerado o "Pai do Computador. Reverenciado como o inventor que projetou o primeiro computador de uso geral, utilizando apenas partes mecânicas: a máquina analítica.

8 CHARLES BABBAGE Máquina Analítica

9 MÁQUINA DIFERENCIAL

10 HERMANN HOLLERITH Nos Estados Unidos, em 1880, Hermann Hollerith criou um equipamento que usava cartões perfurados para realizar o censo demográfico norte- americano. Ele foi também um dos fundadores da IBM.

11 LEITORA DE CARTÕES PERFURADOS

12 Cartão Perfurado

13

14 ENIAC Em 1946, devido ao surgimento da válvula, Eckert e Mauchly construíram o ENIAC, (Electronic Numerical Integrator and Calculator), o primeiro computador eletrônico digital. Apesar de ser quase uma calculadora, pois sua memória tinha capacidade para apenas 80 caracteres, o ENIAC pesava 30 toneladas, possuindo mais de válvulas.

15 ENIAC

16 VÁLVULA Válvula termoiônica, ou Válvula Termiônica, ou Válvula Eletrônica é um dispositivo eletrônico formado por um invólucro de vidro de alto vácuo chamada ampola contendo vários elementos metálicos, algo muito similar a uma lâmpada.

17 VÁLVULA

18 TRANSISTOR O transistor (ou transistor) é um componente eletrônico que tem como função amplificar e chavear sinais elétricos. O termo vem de transfer resistor (resistor de transferência) Substituiu a válvula na maioria dos equipamentos eletrônicos.

19 TRANSISTOR

20 CIRCUITO INTEGRADO Um circuito integrado, também conhecido por chip, é um dispositivo microeletrônico que consiste de muitos transistores e outros componentes interligados capazes de desempenhar muitas funções.

21 CIRCUITO INTEGRADO

22 BUG Bug é um erro no funcionamento comum de um software, e pode causar erros na utilização dos programas, fornecer dados incorretos ou executar ações não solicitadas.

23 BUG O ENIAC também contribuiu ao uso da palavra. Ele era movido a válvulas e, assim, atraía milhares de insetos. Diz-se que esses insetos provocavam Curto Circuitos nas placas do ENIAC levando a falhas nos programas.

24 BUG

25 PRÓXIMA AULA NÚMEROS BINÁRIOS O que são Como funcionam Transformando: binários/decimais/binários AULAS 5 E 6

26 NÚMEROS BINÁRIOS O sistema binário é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam utilizando como base o número dois, com o que se dispõe das cifras: zero e um (0 e 1). Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term).

27 0 DESLIGADO 1 LIGADO

28 = a) = 81 b) = 170 c) = 51 a) b) c) =

29 UNIDADES DE MEDIDAS O que são Bit, Byte, Kb, Mb, Gb, Tb, Pb Convertendo as unidades AULAS 7 e 8

30 UN. DE MEDIDASIGLAESPAÇO 1 bitbit valor ByteB8 bits 1 KilobyteKb1024 bytes 1 MegabyteMb1024 Kb 1 GigabyteGb1024 Mb 1 TerabyteTb1024 Gb 1 PetabytePb1024 Tb UNIDADE DE MEDIDA

31 Transformar as unidades de medidas 2576 bits= 322 bytes 3458 bytes= 3,38 Kb 4780 Kb= 4,67 Mb 1600 Mb= 1,56 Gb 2870 Gb= 2,80 Tb

32 2576 bits= 322 bytes x 8 1 Bit= valores 0 e 1 1 Byte= 8 bits 1 Byte= 1 caracter ÷8÷8

33 3458 bytes= 3,38 Kb x 1024 ÷ Mb= 1,56 Gb x 1024 ÷ 1024

34 2048 Mb Gb Byte – Kb – Mb – Gb – Tb – Pb ÷ 1024 x ÷ 1024

35 18 Mb Kb x Bytes Kb 1,80... ÷ 1024

36 3 Gb Mb 3072 x Kb x 1024 Byte – Kb – Mb – Gb – Tb – Pb ÷ 1024 x 1024

37 HARDWARESHARDWARES SOFTWARESSOFTWARES PERIFÉRICOSPERIFÉRICOS DISPOSITIVOS DE ENTRADADISPOSITIVOS DE ENTRADA DISPOSITIVOS DE SAÍDADISPOSITIVOS DE SAÍDA DISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAÍDADISPOSITIVOS DE ENTRADA/SAÍDA AULAS 10, 11, 12, e 13

38 HARDWARE E SOFTWARE HARD HARDWARE HARD: Duro, Rígido. Parte Física do computador, ou seja, a parte que você pode tocar ou pegar, como placas e componentes internos. Exemplos; placa-mãe, hard drives (HD), drives de CD-ROM, placas de expansão, etc.

39 HARDWARE E SOFTWARE SOFT SOFTWARE SOFT: Macio, Mole. Parte Lógica do computador, ou seja, a parte que você não consegue tocar, como as instruções do computador, programas, documentos e dados. Exemplos: Windows, Word, Jogos, Internet Explorer, Nero, Emule, etc.

40 PERIFÉRICOS: Periféricos são dispositivos ou placas que estão em volta do computador e estão diretamente ligados a ele. São responsáveis pelo envio e recebimento das informações do PC. Exemplos de periféricos: impressora, o scanner, leitor e ou gravador de CDs e DVDs, leitor de cartões e disquetes, mouse, teclado, Webcam, entre outros.

41 Dispositivos de Entrada: –Enviam informação para o computador como o teclado, mouse, scanner, webcam, etc;

42 Dispositivos de Saída –Transmitem informação do computador para o utilizador como o monitor, impressora, caixas de som, etc.

43 Dispositivos de Entrada/Saída –Também conhecidos com o mistos, eles enviam e recebem informação do computador, como o monitor touch screen, cd's, dvd's, modens, etc.

44 SOFTWARES TIPOS DE SOFTWARES CLASSIFICAÇÃO DOS SOFTWARES AULAS 13, 14 E 15

45 Sistemas Operacionais É um conjunto de softwares que controlam o computador (sem eles, o computador não funciona). Exemplo: MS-DOS, Windows, OS/2, Unix, etc.

46 Editores de Texto Editor de texto (ou processador de texto) é destinado a editar e visualizar arquivos de texto. O Ele faz uso dos recursos computacionais a fim de realizar tarefas que seriam difíceis com uma máquina de escrever como: verificação ortográfica, negrito, itálico, sublinhado, tabelas, imagens, etc. Exemplo: Word.

47 Planilhas de Cálculo Planilhas de Cálculo (ou planilha eletrônica) é um tipo de programa de computador que utiliza tabelas para realização de cálculos, apresentação de dados e gráficos. Exemplo: Excel

48 Editores Gráficos Servem para se criar desenhos, imagens, alterar fotografias. Exemplo: Corel Photo Paint, Paint Shop Pro, Ulead Photo Impact, etc

49 Integrados Servem para os usuários que necessitam trabalhar com diversos softwares ao mesmo tempo (planilha, editore de texto, banco de dados, gráficos). Exemplo: MS-Works, StarOffice, etc.

50 Educacionais São de diversos tipos, desde programas educacionais para crianças, quanto cursos de línguas, tradutores, enciclopédias, dicionários, etc.

51 Jogos (Entretenimento) Servem para divertir crianças e adultos, através de jogos, músicas e videos. Exemplo: Jogos:Jogos: Paciência, Pac-Man, Doom, Prince of Persia, etc. Música:Música: iTunes, Winamp, RealPlayer, Windows Media Player, etc. Vídeos:Vídeos: RealPlayer, Windows Media Player, etc.

52 Classificação dos Softwares Freeware Shareware Demo Trial Adware Opensource Outros

53 FREEWARE São programas gratuitos, eles não expiram e você pode usá-los livremente que nunca terá que pagar nada por isso. Alguns programas são gratuitos apenas para pessoas físicas ou uso não comercial.

54 ADWARE Também são programas gratuitos, mas trazem publicidade em forma de banners ou links que bancam os custos do desenvolvimento e manutenção do software. Muitos adwares oferecem versões pagas dos programas, sem propaganda, mas a compra neste caso é opcional, você pode ficar com a versão com banners por quanto tempo quiser.

55 OPENSOURCE São programas gratuitos que possuem o código-fonte aberto, desenvolvidos na maioria das vezes por comunidades que dedicam seu tempo livre para fazê-lo. Se você for programador, pode modificar o código-fonte dos programas se quiser, desde que mantenha os créditos aos criadores deles.

56 SHAREWARE São programas que após um determinado tempo de uso você deve ou apagá-lo do computador ou registrá-lo através do pagamento de uma taxa ao desenvolvedor.

57 DEMO Mais comuns em Jogos, os demos apresentam apenas algumas fases e servem para você analisar se vale a pena comprá-lo ou não. Os demos não expiram e nem podem ser registrados. Se você quiser comprar o software terá que recorrer a uma loja.

58 TRIAL É semelhante ao tipo DEMO, mas se aplica a programas. Você pode testar o programa em sua totalidade, com todos os recursos e por quanto tempo quiser, mas geralmente não poderá salvar ou exportar os trabalhos feitos. Outros permitem que você salve e exporte os trabalhos por um certo tempo, mas após este tempo a opção é comprar o programa completo ou apagá-lo do computador

59 OUTROS TIPOS Existem algumas licenças meio malucas, como o Postcardware e o StampwareCardware. Na Postcardware você deve enviar um cartão postal ao desenvolvedor para obter o registro e na StampwareCardware uma carta deve ser enviada ao desenvolvedor para registrar o software.

60 COMPONENTES DO COMPUTADOR Processador Memória RAM/ROM Disco Rígido (HD) Placa de Vídeo Placa de Som Placa de Rede Placa-Mãe Modem Cooler Drive (Disquete/CD) Fonte

61 PROCESSADOR É o cérebro da máquina, onde as informações são processadas, são trabalhadas, é bom lembrar que eles também estão presentes em outros dispositivos eletrônicos, até mesmo no seu celular. Alguns exemplos: Pentium 4 HT, Celeron, Athlon, Sempron, Dual Core, Core 2 Duo

62 PROCESSADOR

63 MEMÓRIA RAM/ROM As memórias são componentes eletrônicos, ou magnéticos, que permitem a gravação e leitura de dados. O computador possui dois tipos de memória física: –RAM (Random Access Memory) (Memória de Acesso Aleatório (Randômico)) –ROM (Read Only Memory) (Memória Apenas de Leitura)

64 MEMÓRIA RAM/ROM RAM (Random Access Memory) Este tipo de memória permite tanto a leitura como a gravação e regravação de dados. No entanto, assim que elas deixam de ser alimentadas eletricamente, ou seja, quando o usuário desliga o computador, a memória RAM perde todos os seus dados.

65 MEMÓRIA RAM/ROM ROM (Read Only Memory) É um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.

66 MEMÓRIA RAM

67 MEMÓRIA ROM

68 DISCO RÍGIDO (HD) Disco rígido ou disco duro, também HD ou HDD (do inglês hard disk/hard disk drive), é a parte do computador onde são armazenadas as informações, dados, jogos, programas, documentos, ou seja, é a "memória permanente, que é aquela na qual as informações não são perdidas quando o computador é desligado.

69 DISCO RÍGIDO (HD)

70 PLACA DE VÍDEO Placa de vídeo ou placa gráfica é um componente de um computador que envia sinais para o monitor, de forma que possam ser apresentadas imagens. Normalmente possui memória própria, com capacidade medida em bytes. Quanto maior a memória, melhor a capacidade de rodar jogos e vídeos em qualidade.

71 PLACA DE VÍDEO

72 PLACA DE SOM Placa de som é um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador. Muitas Placas-Mãe (Motherboard) possuem a placa de áudio integrada, que são chamadas de placa mãe com som onboard.

73 PLACA DE SOM

74 PLACA-MÃE Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso, que serve como base para a instalação dos demais componentes de um computador, como o processador, memória RAM, as placas controladoras (Video e Som), Drives...

75 PLACA DE REDE Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC) é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede. A placa de rede permite aos computadores conversarem entre si através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede.

76 PLACA DE REDE

77 PLACA-MÃE

78 MODEM A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e demodulador. Ele é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet ou a outro computador.

79 MODEM

80 COOLER Para fazer o resfriamento do processador e de outros componentes internos do computador, são utilizados os Coolers ou Dissipadores. Normalmente nos computadores atuais a refrigeração do processador principal é feita através de um dissipador de calor, fabricado em alumínio ou cobre, e uma ventoinha, para fazer a exaustão do ar quente.

81 COOLER

82 DRIVES Dispositivo responsável por fazer a leitura e ou gravação de Disquetes, CDs e DVDs.

83 DRIVES

84 FONTE Uma fonte de alimentação é usada para transformar a energia que sai da rede elétrica e vai para o computador. É o dispositivo responsável pela distribuição correta de energia (volts) para as placas e componentes internos do computador.

85 FONTE

86 TIPOS DE COMPUTADORES Os computadores podem ser classificados pelo porte. Existem vários tipos de computadores: »Supercomputadores »Mainframes »Minicomputadores »Servidores »Microcomputadores »Workstation »Portáteis

87 TIPOS DE COMPUTADORES Supercomputadores: É um computador com altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória, empregado em pesquisas científicas e militares. Mainframes - que são computadores de grande ou médio porte, utilizados em grandes empresas; Minicomputadores - Computadores com um processamento maior do que um computador comum, é utilizado para processamento de grandes informações

88 TIPOS DE COMPUTADORES Servidor: é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser diversos, por exemplo, arquivos, internet e correio eletrônico. Microcomputadores: também conhecidos como "desktop", é o computador que usamos em casa ou na escola. Workstation: São as estações de trabalho, computadores desenvolvidos para serem usados em escritórios. Portáteis: conhecemos como os laptops, notebooks, mini-notebooks, handhelds, notepads e palm tops.

89 SUPERCOMPUTADOR

90 MAINFRAME

91 MINICOMPUTADOR

92 SERVIDORES

93 DESKTOP

94 WORKSTATION

95 LAPTOP

96 PALM, HANDHELS E PDA


Carregar ppt "INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 5ª SÉRIE PROFESSOR EDLIN TEIXEIRA HOMEM DE MENEZES EDLIN TEIXEIRA HOMEM DE MENEZES AULAS 2, 3 e 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google