A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rádio Radiodifusão Radiodifusão é a transmissão de sons no espaço, em forma de ondas semelhantes às da luz e do calor, mediante variações de correntes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rádio Radiodifusão Radiodifusão é a transmissão de sons no espaço, em forma de ondas semelhantes às da luz e do calor, mediante variações de correntes."— Transcrição da apresentação:

1 Rádio Radiodifusão Radiodifusão é a transmissão de sons no espaço, em forma de ondas semelhantes às da luz e do calor, mediante variações de correntes elétricas. Radiodifusão era chamado inicialmente de telégrafo sem fio. A palavra rádio substitui o conceito de difusão sonora por meios técnicos altamente aperfeiçoados, designa também o aparelho receptor das ondas de radiofreqüência.

2 Rádio Rádio FM Rádio AM Linguagem mais próxima do ouvinte;
(AMPLITUDE MODULADA) Linguagem mais próxima do ouvinte; Busca uma maior intimidade; Preocupação com a participação do ouvinte; 70% informação e 30% música. (FREQÜÊNCIA MODULADA) Linguagem direta e objetiva; Busca instantaneidade; Fidelidade do ouvinte; A música como carro-chefe.

3 Rádio Pontos (+) Ponto (-) Poucos investimentos;
Rapidez na veiculação da mensagem; Baixo custo unitário comercial; Maior abrangência por ser portátil; Interatividade; Aguça a imaginação; Diversidade de recursos. Baixa cobertura por mensagem; Cobertura lenta; O custo; Concorrência com os outros veículos; Os bons programas sem garantia de reprise; Variação prejudica confiabilidade; Falta de percepção visual; Cansaço e distração.

4 Rádio Hoje Rádio É um meio de integração nacional;
A rádio é 10% equipamento e 90% atitude; Boa cobertura por mensagem transmitida; Oferece programação e faixa etária seletiva; Pode ser segmentada ou eclética; Estima-se que existem emissoras no Brasil; 75% são emissoras FM’s e as demais AM’s; Em média cada casa tem de 2 a 3 receptores de rádio; Os aparelhos de rádio se encontram: 95% domicílio, 63% automóveis, 43% portáteis, 41% rádio relógio e 22% walkman.

5 A Rádio como veículode Comunicação de Massa
O Rádio é um meio de comunicação fundamental, principalmente por ser um veículo com um extraordinário poder de persuasão. O conteúdo do rádio hoje é formado basicamente por informação e entretenimento. Tratam-se de “mensagens=mercadoria” veiculadas de forma unidirecional, vertical e hierárquica. Versatilidade Mobilidade Abrangência Social

6 Rádio Rádio: Indústria Cultural Perfil dos Ouvintes Rádio Comercial
Rádio Comunitária Indústria Fonográfica, grandes produtoras e busca de audiência Pequenos anunciantes, jornalismo e informação voltada aos interesses da comunidade Perfil dos Ouvintes

7 Popularidade do Artista
Rádio Rádio: Indústria Cultural Contrato Grandes Gravadoras Ind. Produtora de discos Artista Popular Produção Musical: Estereotipado Rádio Comercial Poder Publicitário (Anunciantes) Ind. Fonográfica: Sistema Capitalista Lucro Garantido Audiência Preço Varia Popularidade do Artista

8 Principais Características do Rádio Estrutura da Linguagem
Linguagem Oral Penetração Mobilidade Instantaneidade Sensorialidade Estrutura da Linguagem O TEXTO: Simples, claro, direto e conciso; A MÚSICA: Ritmo ao texto, ilustra ao conteúdo e substitui as palavras; OS EFEITOS SONOROS: Ruídos, cria ambientação, instiga a imaginação etc.

9 Levantamento e checagem de informações:
Rádio Fluxograma da Informação Levantamento e checagem de informações: * Repórteres * Noticiaristas * Pesquisadores * Radioescutas Chefia de Reportagem – Reportagem – Edição - *Apresentação* Editoria – Redação – Texto - *Locução*

10 Rádio Estrutura da Redação Radiofônica
Clareza e lineralidade expressivas; 2. Brevidade e simplicidade; 3. Frases curtas, sucessão lógica de idéias; 4. Evitar monotonia intercalando frases simples com outras mais longas; 5. Evitar rimas, sibilância e repetição de sons parecidos ou iguais; 6. Evitar cacófatos ou repetição de palavras; 7. Evitar expressões que se contradizem e expressões redundantes.

11 Motivos para Anunciar na Rádio
1- Para atingir novos consumidores; 2- As pessoas passam mais tempo ouvindo Rádio; 3- O Rádio está junto ao consumidor na decisão da compra, por anunciar continuamente junto tb com a concorrência; 4- O Rádio é imbatível durante o horário comercial; 5- Obtém os melhores resultados a longo prazo; 6- As pessoas passam 17% mais tempo com o rádio do que com outro MCM; 7- O Rádio atinge os consumidores dos principais ramos; 8- O Rádio chega onde a TV não vai; 9- Só o Rádio acompanha seu público no verão; 10- Uma produção de alto nível no rádio custa 95% menos; 11- O comercial de rádio pode mudar em menos de uma hora e ajuda a manter a imagem positiva; 12- Anunciar no Rádio custa 15 vezes menos;

12 Coordenação de programação
Mercado de Trabalho Rádio A comunicação audiovisual e multimídia é uma necessidade da sociedade moderna. A atuação do profissional da área vai além da produção de programas para emissoras de Rádio e TV. Em crescente expansão, o mercado de trabalho abrange funções técnicas e gerenciais, indo da criação à pós-graduação, exigindo criatividade e versatilidade no mundo analógico e digital. Criação Coordenação de programação Direção Edição Produção Roteiro Técnica

13 Rádio LOCUTOR Profissionais
“O profissional de Rádio deve estar sintonizado com o mundo, conhecer o momento histórico, as manifestações culturais e preocupar-se sempre com a atualização técnica constante renovação dos conhecimentos, que permitirão seu aprimoramento contínuo”. LOCUTOR “O Locutor é o profissional que demonstra o estilo da rádio” Características: Autocontrole; boa dicção; boa voz; capacidade de comunicação; capacidade de improviso; facilidade de expressão; objetividade; simpatia.

14 Rádio Rádio Comunitária “A Rádio Comunitária é um dos mais fortes veículos de comunicação, ela contribui para o cumprimento da cidadania e democracia do país. A Rádio Comunitária se objetiviza na preservação da cultura e dos interesses da comunidade local, com a participação efetiva do povo”.


Carregar ppt "Rádio Radiodifusão Radiodifusão é a transmissão de sons no espaço, em forma de ondas semelhantes às da luz e do calor, mediante variações de correntes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google