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Radiodifusão é a transmissão de sons no espaço, em forma de ondas semelhantes às da luz e do calor, mediante variações de correntes elétricas. Radiodifusão.

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1 Radiodifusão é a transmissão de sons no espaço, em forma de ondas semelhantes às da luz e do calor, mediante variações de correntes elétricas. Radiodifusão era chamado inicialmente de telégrafo sem fio. A palavra rádio substitui o conceito de difusão sonora por meios técnicos altamente aperfeiçoados, designa também o aparelho receptor das ondas de radiofreqüência.

2 (AMPLITUDE MODULADA) Linguagem mais próxima do ouvinte; Busca uma maior intimidade; Preocupação com a participação do ouvinte; 70% informação e 30% música. (FREQÜÊNCIA MODULADA) Linguagem direta e objetiva; Busca instantaneidade; Fidelidade do ouvinte; A música como carro-chefe.

3 Poucos investimentos; Rapidez na veiculação da mensagem; Baixo custo unitário comercial; Maior abrangência por ser portátil; Interatividade; Aguça a imaginação; Diversidade de recursos. Baixa cobertura por mensagem; Cobertura lenta; O custo; Concorrência com os outros veículos; Os bons programas sem garantia de reprise; Variação prejudica confiabilidade; Falta de percepção visual; Cansaço e distração.

4 É um meio de integração nacional; A rádio é 10% equipamento e 90% atitude; Boa cobertura por mensagem transmitida; Oferece programação e faixa etária seletiva; Pode ser segmentada ou eclética; Estima-se que existem emissoras no Brasil; 75% são emissoras FMs e as demais AMs; Em média cada casa tem de 2 a 3 receptores de rádio; Os aparelhos de rádio se encontram: 95% domicílio, 63% automóveis, 43% portáteis, 41% rádio relógio e 22% walkman.

5 O Rádio é um meio de comunicação fundamental, principalmente por ser um veículo com um extraordinário poder de persuasão. O conteúdo do rádio hoje é formado basicamente por informação e entretenimento. Tratam-se de mensagens=mercadoria veiculadas de forma unidirecional, vertical e hierárquica.

6 Indústria Fonográfica, grandes produtoras e busca de audiência Pequenos anunciantes, jornalismo e informação voltada aos interesses da comunidade Rádio ComercialRádio Comunitária Perfil dos Ouvintes

7 Rádio Comercial Ind. Produtora de discos Poder Publicitário (Anunciantes) Ind. Fonográfica: Sistema Capitalista Preço Varia Audiência Popularidade do Artista Lucro Garantido Artista Popular Contrato Grandes Gravadoras Produção Musical: Estereotipado

8 Linguagem Oral Penetração Mobilidade Instantaneidade Sensorialidade Linguagem Oral Penetração Mobilidade Instantaneidade Sensorialidade

9 Chefia de Reportagem – Reportagem – Edição - *Apresentação* Levantamento e checagem de informações: * Repórteres * Noticiaristas * Pesquisadores * Radioescutas Editoria – Redação – Texto - *Locução*

10 1.Clareza e lineralidade expressivas; 2. Brevidade e simplicidade; 3. Frases curtas, sucessão lógica de idéias; 4. Evitar monotonia intercalando frases simples com outras mais longas; 5. Evitar rimas, sibilância e repetição de sons parecidos ou iguais; 6. Evitar cacófatos ou repetição de palavras; 7. Evitar expressões que se contradizem e expressões redundantes.

11 1- Para atingir novos consumidores; 2- As pessoas passam mais tempo ouvindo Rádio; 3- O Rádio está junto ao consumidor na decisão da compra, por anunciar continuamente junto tb com a concorrência; 4- O Rádio é imbatível durante o horário comercial; 5- Obtém os melhores resultados a longo prazo; 6- As pessoas passam 17% mais tempo com o rádio do que com outro MCM; 7- O Rádio atinge os consumidores dos principais ramos; 8- O Rádio chega onde a TV não vai; 9- Só o Rádio acompanha seu público no verão; 10- Uma produção de alto nível no rádio custa 95% menos; 11- O comercial de rádio pode mudar em menos de uma hora e ajuda a manter a imagem positiva; 12- Anunciar no Rádio custa 15 vezes menos;

12 A comunicação audiovisual e multimídia é uma necessidade da sociedade moderna. A atuação do profissional da área vai além da produção de programas para emissoras de Rádio e TV. Em crescente expansão, o mercado de trabalho abrange funções técnicas e gerenciais, indo da criação à pós-graduação, exigindo criatividade e versatilidade no mundo analógico e digital. Criação Coordenação de programação Direção Edição Produção Roteiro Técnica

13 LOCUTOR O Locutor é o profissional que demonstra o estilo da rádio Características: Autocontrole; boa dicção; boa voz; capacidade de comunicação; capacidade de improviso; facilidade de expressão; objetividade; simpatia. O profissional de Rádio deve estar sintonizado com o mundo, conhecer o momento histórico, as manifestações culturais e preocupar-se sempre com a atualização técnica constante renovação dos conhecimentos, que permitirão seu aprimoramento contínuo.

14 A Rádio Comunitária é um dos mais fortes veículos de comunicação, ela contribui para o cumprimento da cidadania e democracia do país. A Rádio Comunitária se objetiviza na preservação da cultura e dos interesses da comunidade local, com a participação efetiva do povo.


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