A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sinopse das funções orgânicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sinopse das funções orgânicas"— Transcrição da apresentação:

1 Sinopse das funções orgânicas
Alcenos

2 1- Alcenos São hidrocarbonetos acíclicos contendo uma única ligação dupla em sua cadeia carbônica. Também chamados de alquenos, olefinas ou hidrocarbonetos etilênicos; A fórmula geral é: CnH2n.

3 1- Alcenos Exemplos: Fórmula estrutural Fórmula molecular CH2 = CH2
CH2 = CH – CH3 C3H6 CH2 = CH - CH2 - CH3 C4H8 CH3 - CH = CH - CH2 - CH3 C5H10

4 1- Alcenos Eteno e Propeno, os dois alcenos mais simples, estão entre os mais importantes produtos químicos; Eteno é usado como matéria- prima para a síntese de diversos compostos industriais, incluindo etanol, óxido de etileno, e o polímero Polietileno.

5 1- Alcenos Propeno é usado na preparação do polímero Polipropileno, além de outros usos, o propeno é a matéria- prima para a síntese de acetona e cumeno.

6 1.1- Nomenclatura dos Alcenos
A) Alcenos não- ramificados Segundo a IUPAC, a nomenclatura dos alcenos é semelhante à dos alcanos, bastando trocar- se a terminação ANO pela terminação ENO. Obs.: IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry)= UIQPA.

7 1.1- Nomenclatura dos Alcenos
Por exemplo: Fórmula estrutural Fórmula molecular Nome CH2 = CH2 C2H4 Eteno CH2 = CH – CH3 C3H6 Propeno

8 1.1- Nomenclatura dos Alcenos
Para cadeias maiores, torna- se necessário citar a posição da ligação dupla; Lembre- se que a ligação dupla é sempre o “local” mais importante na estrutura de um alceno.

9 1.1- Nomenclatura dos Alcenos
Exemplos: CH2 = CH – CH2 – CH3 CH3 – CH = CH – CH3 São moléculas (e substâncias) diferentes, devido à posição da ligação dupla. Seus nomes deverão ser, evidentemente, diferentes.

10 1.1- Nomenclatura dos Alcenos
As regras da IUPAC mandam indicar a posição da ligação dupla por meio de um número. Deve- se então numerar cada cadeia a partir da extremidade mais próxima da ligação dupla. Citar o menor número dos dois números que abrangem a ligação dupla, escrevendo- o antes da terminação ENO.

11 1.1- Nomenclatura dos Alcenos
Exemplo 1: CH2 = CH – CH2 – CH3 Nomenclatura IUPAC: But - 1- eno Obs.: Nomenclatura Antiga: 1- Buteno

12 1.1- Nomenclatura dos Alcenos
Exemplo 2: CH3 – CH = CH – CH3 Nomenclatura IUPAC: But – 2 – eno Obs.: Nomenclatura Antiga: 2- buteno.

13 1.1- Nomenclatura dos Alcenos
B-) Alcenos ramificados: A nomenclatura dos alcenos de cadeias longas e ramificadas é, ainda, semelhante à dos alcanos, lembrando- se, porém, que: B1-) A cadeia principal é a mais longa que contém ligação dupla.

14 1.1- Nomenclatura dos Alcenos
B2-) A numeração da cadeia principal é sempre feita a partir da extremidade mais próxima da ligação dupla, independentemente das ramificações presentes na cadeia;

15 1.1- Nomenclatura dos Alcenos
No nome do alceno, a posição da dupla é dada pelo número do primeiro carbono da dupla. Esse número é escrito antes da terminação ENO.

16 1.1- Nomenclatura dos Alcenos
Exemplo 1: CH3 – CH - CH2 – CH = CH – CH3 CH3 Nomenclatura IUPAC: 5- metil- hex- 2- eno Obs.: Nomenclatura antiga: 5- metil- 2- hexeno

17 1.1- Nomenclatura dos Alcenos
Exemplo 2: CH3 – CH2 – CH2 – CH - CH2 – CH2 – CH2- CH3 2 CH 1 CH2 Nomenclatura IUPAC: 3- propil- hept- 1- eno Obs.: Nomenclatura Antiga: 3- propil- 1- hepteno

18 1.2- Grupos Insaturados Grupo Nome IUPAC Nome Usual CH2 = Metenil
Metileno CH2 = CH - Etenil Vinil CH2 = CH – CH2 - 2- propenil Alil

19 1.3- A Transformação Petroquímica
Principais aplicações por produto (xérox):


Carregar ppt "Sinopse das funções orgânicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google