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Análise Webradios.

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Apresentação em tema: "Análise Webradios."— Transcrição da apresentação:

1 Análise Webradios

2 CBN – a rádio que toca notícia

3 Conceito de jornalismo praticado
A emissora possui cerca de 200 jornalistas e tem por objetivo a informação correta e a isenção, com espaço para pluralidade de opiniões e análise crítica dos fatos

4 Rádio na Internet: Linguagem Oral: procura colocar imagens na home para atrair o usuário a ouvir a notícia Penetração e Mobilidade: permite que diversos usuários ouçam a rádio, independente de onde ele esteja (maior distância que o modelo hertziano Imediatismo e Instantaneidade: Uso de arquivos sonoros, como podcasts; acesso pode ser feito após a transmissão Autonomia: Tecnologia para “falar com cada ouvinte”

5 Foco da emissora Mesmo que a emissora tenha presença ou não online, é necessário se focar. Locutores, boletins e o site devem estar alinhados ao estilo da emissora para seguir um padrão na Prestação de Serviços, Ferramentas e Interatividade,  Departamento Comercial, Publicidade e até mesmo no Público Alvo.

6 Rádio Capital São Paulo AM 1040 kHz

7 Conceito de jornalismo praticado
A emissora foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1978, aniversário da cidade de São Paulo. Segundo o site, não foi à toa: A rádio está atenta em tudo o que acontece no Brasil e no mundo, mas não perde as raízes com a metrópole. A missão da rádio é orientar, informar e divertir. Isso fica evidente, o Programa do Eli Correa é um exemplo, pois é ouvido por muitas donas de casa diariamente, que buscam uma companhia e gostam de ouvir histórias de outras pessoas, receitas de novos pratos, dentre outros.

8 Rádio na internet Linguagem oral: Igual a do rádio, a transmissão é a mesma para os dois suportes; Linguagem Visual: na home, possui uma grande chamada para as redes sociais Twitter e Facebook, a fim de fazer o ouvinte interagir com a rádio em outras mídias. O site possui fundo claro, dispõe de resumos sobre a história de cada programa e tem links para os blogs da rádio.

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10 Penetração e Mobilidade: permite que diversos usuários ouçam a rádio, independente de onde ele esteja, deixando claro, porém, que o foco é a cidade de São Paulo. Imediatismo e Instantaneidade: Há uma aba que permite escutar a programação ao vivo, e traz descrito abaixo o nome do programa que está no ar e a próxima atração. Da mesma forma que a Rádio CBN, usa de arquivos sonoros, como podcasts. É possível acessar após a transmissão. Não explora tanto a questão do imediatismo e furo de reportagem. Diz, apenas, que “preocupa-se em apresentar, diariamente, notícias e diversão com credibilidade”.

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12 Autonomia: Segundo o portal, a Rádio Capital não faz concessões
Autonomia: Segundo o portal, a Rádio Capital não faz concessões. Isso mostra uma independência e autonomia por parte da rádio, que põe “a ética e o respeito pelo ouvinte em primeiro lugar”.

13 Foco da emissora A Rádio Capital é bem clara ao falar do Público Alvo em seu histórico, pois esclarece sua missão e explica a ligação com a cidade de São Paulo. No site, não há Prestação de Serviços, como previsão do tempo ou horário atual. Ferramentas de Interatividade: Conforme já explicado no slide anterior, a home possui um grande espaço com divulgação do Facebook e Twitter da rádio, que permite a interação dos ouvintes. Há uma aba chamada CONTATO, como outros sites, que o internauta deixa o nome, telefone, assunto...abaixo disso há o endereço do estúdio.

14 A publicidade do site ocupa o espaço superior esquerdo, como se fosse um cabeçalho, com uma faixa anuncia os 20 anos da Fundação Abrinq e, em seguida, entra um anúncio sugerindo que outras empresas anunciem também nesse espaço.

15 Interatividade A interatividade no rádio se dá por meio de cartas, telefonemas e a participação do público no estúdio. Com o advento da internet, a interatividade ganhou força e modificou o conceito de “eu falo e você escuta”, pois o ouvinte tem maior poder de influenciar no conteúdo da programação. Conceito: EMISSOR – MENSAGEM – MEIO – RECEPTOR E o caminho do RECEPTOR da MENSAGEM pelo MEIO até o EMISSOR é quase na mesma velocidade.

16 Canais de interatividade
Na homepage do site da CBN ( é encontrada no rodapé da página a opção “Fale Conosco” e ao clicar, abre uma página com o nome dos responsáveis pelas programações e o de cada um.

17 Canais de interatividade
Na homepage da Rádio Capital ( existe a página “CONTATO” para enviar alguma mensagem à emissora. No espaço também estão dois grandes ícones das redes sociais Twitter e Facebook.

18 Canais de interatividade
No intervalo das programações da CBN, uma espécie de “vinheta” anuncia o seguinte – para sugestões e críticas, seguida do slogan “O seu canal de comunicação 24 horas por dia na Rádio que Toca Notícia”. Na Rádio Capital, ainda na opção “CONTATO”, é possível também entrar em contato por meio do telefone (11) intitulado “Central do Ouvinte”. Além do

19 Canais de interatividade
O é uma ferramenta de fácil comunicação com a emissora e o ouvinte sente que é respeitado e que a emissora se interessa por sua opinião e sugestão. Além de ser uma maneira de fidelizar o “webouvinte”.

20 Canais interativos CBN
Repórter ouvinte CBN Passo-a-passo para envio de conteúdo colaborativo; explicações de como cadastrar-se no site e enviar fotos, vídeos e matérias escritas pelo ouvinte.

21 CBN e Rádio Capital nas Redes Sociais
CBN e Rádio Capital no Twitter Na CBN, os perfis disponíveis são de Programas e âncoras, comentaristas e boletins e de repórteres. Na Rádio Capital o perfil é

22 CBN e Rádio Capital nas Redes Sociais
CBN e Rádio Capital no Facebook Página disponível em Com seguidores ou pessoas que curtem a CBN. Página disponível em Com mais de seguidores ou pessoas que curtem a Rádio Capital.

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24 CBN no Youtube CBN no Youtube
Página disponível em São postados vídeos de entrevistas realizadas

25 Interatividade Com a facilidade de interagir por meio da internet, os portais de rádio devem ter um cuidado especial. Pois, às vezes, os comentários podem ser ofensivos e provocar discussões indesejadas. Por exemplo, textos mais pesados são desmobilizados para que não tenha um efeito negativo.

26 Usabilidade Na homepage da CBN, o primeiro impacto é pela cor vermelha chamativa, que leva junto o slogan da rádio localizado ao lado esquerdo da tela. Na barra localizada ao lado direito é possível visualizar o acesso online e também o programa exibido ao vivo, além da possibilidade de conferir a frequência da rádio

27 A ferramenta disponível para ouvir a programação web fica localizada no canto superior direito e a mídia permite que os ciberouvintes ouçam a programação das demais localidades do Brasil

28 Email e idiomas disponíveis Busca de conteúdo no site

29 Comparado com a CBN, o site da Rádio Capital não oferece uma homepage chamativa. Ocupa muito espaço com publicidade das redes sociais, quanto este poderia localizar nas barras laterais, ocorre uma saturação de imagens nas cores e conteúdo repetitivos.

30 Projeto Eye Track – A localização da ferramenta para ouvir a programação, diferente da CBN fica melhor localizada no canto bem superior do lado direito, seguindo o mesmo padrão da CBN de oferecer ao ouvinte escolher a programação

31 Email e idiomas disponíveis Busca de conteúdo no site

32 Rádio CBN A Rádio CBN (Central Brasileira de Notícias) foi criada em 1° de outubro de Seu slogan A rádio que toca notícia foi criado junto com a emissora e traduz um conceito que ainda não existia no Brasil. O modelo all news da Rede CBN, programação composta apenas de notícias e reportagens de cunho jornalístico, foi pioneiro e, atualmente, está presente nas principais cidades brasileiras, com quatro emissoras próprias (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte) e 26 afiliadas.

33 Pesquisa feita pela Troiano Consultoria de Marca, para o jornal "Meio & Mensagem", apontou a CBN - pelo décimo primeiro ano consecutivo (2010) - como a marca de maior prestígio do rádio brasileiro. Entre outras premiações, a CBN conquistou o Prêmio Unesco de melhor veículo de comunicação e o Prêmio de Veículo do Ano, concedido pela Associação Brasileira de Propaganda. O perfil dos seus ouvintes é na maioria homens, de classe social econômica A e B, com idade média de 50 anos.

34 Anunciantes Seus anunciantes são instituições financeiras, seguros, lojas e produtos que atendam as necessidades deste público ouvinte.

35 Rádio Capital A emissora tem jornalismo, esportes, comunicadores e uma equipe técnica, num estilo que faz do rádio o grande amigo de todos, buscando audiência, sem desprezar a ética. Os seus ouvintes são na maioria do sexo feminino, da classe socioeconômica B, com idade média de 60 anos.

36 Comunicação e Propagandas
No site é possível encontrar versões digitalizadas das notícias, programas e especiais da Rádio Capital, para escutar no computador ou no em MP3 Debate do Paulo Lopes Paulinho Boa Pessoa Eli Correa Jornal Verdade Capital 1.040 Acorda São Paulo Show de Bola com equipe 1.040

37 Blogs Blog Show de Bola Capital Blog da previdência

38 Como anunciar na Rádio Capital
Para anunciar na Rádio Capital basta entrar em contato por ou telefone para ter todas as informações de custo, audiência e perfil. A equipe comercial da Rádio Capital oferece ao mercado projetos diferenciados visando sempre alcançar o objetivo do cliente. Os anúncios são simples e objetivos direcionados à classe popular de consumidor. Os produtos e as lojas anunciantes também atendem ao perfil dos ouvintes da programação no horário exibido.

39 Segmentação Rádio Capital - No site da Rádio Capital, busca-se abordar todos os assuntos, porém há de se perceber que o esporte é um dos segmentos que a rádio optou por priorizar, pelo menos nos dias de jogos. Na página principal, por exemplo, os assuntos esportivos estão estrategicamente centralizados. Já que há estudos que comprovam que os internautas sempre batem o olho primeiramente no centro da tela. E ter as notícias esportivas como prioridade talvez possa ser uma forma de atrair a atenção do internauta. Mas no seu todo, há uma variedade de assuntos.

40 Segmentação Rádio CBN - O mesmo acontece com a Rádio CBN, quase 100% dedicada à notícia, mas que em seu site predomina os assuntos esportivos. Provavelmente é uma estratégia para atrair seus leitores.

41 Programação Rádio Capital - apesar de ter um viés informativo, seu espaço compete com bastante música e entretenimento; - A Capital abrange diversão, música, entretenimento e informação na mesma emissora. Ou seja, tem um público muito variado e entende que precisa agradar a todos. Intercala entre informação e entretenimento.

42 Programação Rádio CBN - - O slogan da CBN: “A rádio que toca notícia” explica muito sobre o produto que ela vende. Ou seja, notícia; A CBN tem quadros específicos que falam sobre música como: * Cesta de música, espaço onde se entrevista o cantor; * Sala de música que fala sobre um CD novo e passa alguns trechos, pra dar um gostinho; * Viva Música é um espaço para músicas clássicas e com um pouco de história

43 A CBN se compromete com a qualidade de notícia, a Capital com o público, Eli Correia é apresentado na rádio como “O repórter do povo”; O público da CBN é muito mais específico e seu tom na maioria das vezes ao passar a informação é bem mais sério. A CBN, tem colunistas que falam sobre assuntos diferentes, como economia com Mauro Halfeld, emprego com Max Gehringer, política com Lucia Hippolito bastante espaço pra esporte, com Juca Kfouri e com o quadro Na geral, além de outros assuntos que envolve cultura, notícias, cotidiano, tecnologia entre outros, muito mais organizada;

44 Em resumo... CBN - A rádio tem mais produção jornalística. São curtos os espaços para abordagem de outros segmentos. Há programas específicos de música, inclusive para a erudita. O esporte também é muito presente na programação da rádio, que tem como principal enfoque o conceito de ‘Hardnews’. Não é a toa que o slogan da CBN seja “A rádio que toca notícia”. Programas específicos como economia, política e também esportes, como já dito acima, têm jornalistas especializados para comentários do assunto.

45 Capital - A rádio oferece programas voltados ao jornalismo, principalmente com notícias relacionadas com a cidade de São Paulo. Pode-se perceber que notícias com destaque nacional são transmitidas pela rádio nos programas “Capital Cidadania”, “Jornal da Verdade” e “Acorda São Paulo”. Porém, a programação é mais voltada para o entretenimento do ouvinte. Transmissão de jogos de futebol da série B do Campeonato Brasileiro de futebol, programas religiosos (católico) e de músicas antigas da MPB brasileira. O público alvo da rádio parece ser mais para as classes “B” e “C”. Comenta-se muito as teledramaturgias, o trade de celebridades e programas de bate papo com o ouvinte. O jornalismo é presente, mas não é o principal foco da emissora, que tenta mesclar várias características da vida do brasileiro.

46 Análise das Rádios CBN e Capital
Adriana Monteiro Analina Arouche Bruna Pontes Fernando Richter º semestre Gabriela Pio Jornalismo Larissa Ferreira Maria Andalaft /05/2011 Nayelen Carvalho Rafael Carrieri


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