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Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão

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Apresentação em tema: "Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão"— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
Aula 3 – Redes de Computador Wladimir da Costa

2 2. Rede de Computador Definição
Uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sub-sistema de comunicação, ou seja, é quando há pelo menos dois ou mais computadores interligados por um meio de comunicação para compartilhar informações ou recursos computacionais. A rede também proporciona a constituição de grupos de trabalhos que podem estar separados geograficamente, porém compartilhando informações, recursos e serviços.

3 2. Rede de Computador Definição Tradicional Atual

4 2. Rede de Computador Definição – TIPOS LAN - (Local Area Network)‏
MAN - (Metropolitan Area Network)‏ WAN - (Wide Area Network)

5 2. Rede de Computador Definição – TIPOS LAN - Local Area Network:
Geograficamente se encontra dentro de um mesmo prédio físico. Não ultrapassa o muro físico da organização. Características: altas taxas de transmissão baixas taxas de erros propriedade privada - autenticação geograficamente limitadas Como exemplo podemos citar a rede que está dentro do Campus de uma Universidade

6 2. Rede de Computador Definição – TIPOS
MAN - Metropolitan Area Network: Geograficamente conecta computadores que estão a alguns quilômetros de distâncias . Características: Posição geográfica - restrita a uma área metropolitana; meios de transmissão geralmente de alta velocidade na troca de informação ( cabos óticos, rádio, linha de banda larga); Interliga várias entidades ou instituições – LAN com LAN; Como exemplo de rede metropolitana, poderíamos citar a rede pertencente a Unicamp - USP.

7 2. Rede de Computador Definição – TIPOS WAN - Wide Area Network:
• São redes que conectam computadores que estão distantes uns dos outros, independente da região geográfica (cidade, país, continente) que estes se encontram. Características: • conecta redes locais e/ou metropolitanas geograficamente distantes; • meios de transmissão: satélites, linhas de banda larga, wireless, fibra ótica, power line; • gerenciada por um comitê regional e mundial. •no Brasil o responsável pela Internet é o Comite Gestor Internet Brasil (CGI - auxiliado pela RNP rende nacional de pesquisa ( No Brasil o registro na Internet é feito no site

8 2. Rede de Computador A infra-estrutura de uma rede de computadores, implica sempre em alguns componentes básicos de hardware: Computadores e periféricos: são os componentes fundamentais da rede, porque contém os softwares que permitem acessar aos recursos da rede e trocar informações com outros usuários; Meio físico de comunicação: é o canal de comunicação que pode ser do tipo guiável (“cabo”) e do tipo não guiável (“sem fio”) pelo qual os computadores enviam e recebem informações; Dispositivos de conexão à rede: nas redes LANs utiliza-se placas de redes que são as pontes para interligar o computador e o meio de comunicação. Para acessar as redes MAN e WAN, geralmente utiliza-se MODEM, que tem a função de adaptar os sinais digitais utilizados no computador ao meio de comunicação de longa distância. Dispositivo de roteamento das mensagens: Existem diversos dispositivos para realizar o roteamento (rota) da mensagem em um ambiente de rede. Em rede LAN utiliza hub e switch. Para interligar uma rede LAN com uma rede MAN ou WAN utiliza-se um Roteador. Obs.:É importante padronizar a marca dos periféricos utilizados na rede

9 2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura - MODEM
O MODEM converte sinal digital em sinal analógico e vice versa. Sinal Digital : Transmite dados em código binário (linguagem do computador) bits 1 e bits 0 Sinal Analógico: Transmiste dados através de sinal de frequencia de ondas senoidal – utilizados no processo da telefonia. Modem executa uma transformação, por modulação (modem analógico) ou por codificação (modem digital), dos sinais emitidos pelo computador, gerando sinais analógicos adequados à transmissão sobre uma linha telefônica, por exemplo. No destino, um equipamento igual demodula (modem analógico) ou decodifica (modem digital) a informação, entregando o sinal digital restaurado ao equipamento terminal a ele associado ADSL é a sigla para "Assymmetric Digital Subscriber Line" ou "Linha Digital Assimétrica para Assinante". Trata-se de uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas Comuns. A tecnologia ADSL basicamente divide a linha telefônica em três canais virtuais, sendo um para voz, um para downstreams (download ) e um para upstreams (upload com velocidade média se comparado ao canal de download). Teoricamente, as velocidades de download podem ir de 256 Kbps até 6.1 Mbps. No caso do upload essas taxas variam de 16 Kbps até 640 Kbps. É por causa dessas características que o ADSL ganhou o termo "assymmetric" (assimétrica) no nome, pois indica que a tecnologia possui maior velocidade para download e menor velocidade para upload. A tecnologia ADSL funciona instalando-se um modem específico para esse tipo de conexão na residência ou empresa do usuário e fazendo-o se conectar a um equipamento na central telefônica. Neste caso, a linha telefônica serve como "estrada" para a comunicação entre esses dois pontos. Essa comunicação ocorre em freqüências acima de 5000 Hz, não interferindo na comunicação de voz (que funciona entre 300 Hz e 4000 Hz)

10 2. Rede de Computador A infra-estrutura de uma rede de computadores, implica sempre em alguns componentes básicos de hardware: Computadores e periféricos: são os componentes fundamentais da rede, porque contém os softwares que permitem acessar aos recursos da rede e trocar informações com outros usuários; Meio físico de comunicação: é o canal de comunicação que pode ser do tipo guiável (“cabo”) e do tipo não guiável (“sem fio”) pelo qual os computadores enviam e recebem informações; Dispositivos de conexão à rede: nas redes LANs utiliza-se placas de redes que são as pontes para interligar o computador e o meio de comunicação. Para acessar as redes MAN e WAN, geralmente utiliza-se MODEM, que tem a função de adaptar os sinais digitais utilizados no computador ao meio de comunicação de longa distância. Dispositivo de roteamento das mensagens: Existem diversos dispositivos para realizar o roteamento (rota) da mensagem em um ambiente de rede. Em rede LAN utiliza hub e switch. Para interligar uma rede LAN com uma rede MAN ou WAN utiliza-se um Roteador. Obs.:É importante padronizar a marca dos periféricos utilizados na rede

11 2. Rede de Computador A arquitetura de uma rede pode ser do tipo: - Cliente x Servidor - Ponto a Ponto Cliente x Servidor Neste tipo de rede existe a figura de uma máquina principal (servidor) que gera recursos para os demais micros da rede. O servidor é um micro especializado com o objetivo de gerenciar serviços e aplicações de um ambiente de rede. O Usuário não deverá utilizar essa máquina para a sua produtividade diária - máquina dedicada. Esse tipo de rede é projetada em torno da convenção de que aplicativos e dados são armazenados em um ou mais servidores que os usuários podem acessar a partir de qualquer um dos clientes (servidor primário e servidores secundários).

12 2. Rede de Computador Servidor de Autenticação Servidor de Arquivos
A arquitetura de uma rede pode ser do tipo: - Cliente x Servidor - Ponto a Ponto Cliente x Servidor Principais servidores – serviços: Servidor de Autenticação Servidor de Arquivos Servidor de Impressão Servidor de Web Servidor de Banco de Dados Servidor DHCP Servidor WINS Servidor de DNS

13 CLIENTE SERVIDOR x PONTO A PONTO
2. Rede de Computador A arquitetura de uma rede pode ser do tipo: - Cliente x Servidor - Ponto a Ponto Ponto a Ponto •É basicamente uma rede de pares. Toda máquina conectada a rede ponto a ponto possui os mesmos direitos de acesso de qualquer outra máquina da rede; não existe um local centralizado para os aplicativos e também não tem uma máquina gerenciadora do ambiente, ou seja, em um determinado momento a máquina pode fazer a função de um servidor e em outro momento a vez de uma estação. CLIENTE SERVIDOR x PONTO A PONTO

14 2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura – Meios de Comunicação É o dispositivo o qual a informação irá utilizar para navegar e ser transmitida de uma máquina para outra na rede. Popularmente é conhecido como cabo da rede. Tipos Distância Aplicação Velocidade Coaxial m LAN Mbps Para trançado m LAN Mbps a 1000Mbps Fibra ótica m a km LAN a WAN Mbps a Gbps Wireless m a Km LAN a MAN b, 54ag,108g Mbps Novo modelo n = 300 Mbps A telefônica está oferecendo banda larga através de fibra ótica na velocidade de 30 Mbmps, isto ocorre em certos pontos da capital paulista como o bairro do Jardins e Morumbi. Power Line Communication (Power Line – PLC) Internet via rede elétrica, tendência para os próximos anos. Cidade de Barreirinha em São Luiz do Maranhão – velocidade 1 a 16Mb - 200Mb

15 2 Rede de Computador Definição – Infra-estrutura – Meios de Comunicação - CABOS O mais utilizado é o cat 5 Malha de cobre ou luva de alumínio Isolamento (PVC, Teflon)‏ Núcleo de Cobre (condutor)‏ Par trançado UTP Par trançado STP Coaxial Fibra

16 2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura – Meios de Comunicação WiMax O WiMAX poderia ser considerado uma evolução do Wi-Fi, que por sua vez é o atual padrão para acesso sem fio à Internet. A transmissão do sinal WiMAX é bem parecida com a de um telefone celular. Uma torre central envia o sinal para várias outras torres espalhadas, as quais vão multiplicar o sinal para chegar aos receptores. E o usuário final recebe o sinal por uma pequena antena, ligada ao PC ou notebook via placa de rede. O WiMAX pode chegar a um raio de 50 km e velocidade de 75 Mbps em condições ideais. A qualidade depende da geografia (montanhas, barreiras, prédios altos) mas tende a ser bem melhor do que o Wi-Fi Sistema móvel de terceira geração 3G O objetivo é possibilitar a transmissão em alta velocidade de multimídia e internet; Velocidade de transmissão de dados de 600 kbps a 2 Mb - 4G 10 a Mb – Máx. 100 Mb (Japão);

17 2. Rede de Computador Protocolo
Definição – Infra-estrutura - PROTOCOLO Protocolo É um conjunto de regras/acordos entre duas ou mais partes que desejam comunicar-se; É um procedimento que estabelece um link de comunicação entre dois computadores; É um “tradutor” entre dois computadores. O Protocolo padrão para ambiente de redes é o TCP/IP.

18 2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura - PROTOCOLO É constituído por diversas camadas; Há uma hierarquia nos procedimentos e implementações dos serviços por camada; Cada camada tem uma função específica e passa uma determinada tarefa para a camada que vem logo abaixo (origem) ou acima (destino); Cada camada possui um protocolo para realizar um serviço.

19 2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura - PROTOCOLO
Vejamos o exemplo de um protocolo para enviar um passageiro (mensagem) de uma origem a um destino.

20 OSI - Open Systems Interconnections
2. Rede de Computador - PROTOCOLO O Modelo OSI é dividido em sete camadas hierárquicas, onde cada camada é responsável por algum tipo de tarefa, e que cada camada apenas se comunica com a camada imediatamente inferior ou superior. Desta forma a camada 6 só poderá se comunicar com as camadas 7 e 5, e nunca diretamente com a camada 1 . OSI - Open Systems Interconnections Preocupa-se com problemas de aplicações Preocupa-se com problemas de transporte de dados Adaptado de Cisco Academy

21 2. Rede de Computador - Internet
Histórico  A Internet surgiu nos anos 60, na época da Guerra Fria, nos Estados Unidos. O Departamento de Defesa americano pretendia criar uma rede de comunicação de computadores em pontos estratégicos. A intenção era descentralizar informações valiosas de forma que não fossem destruídas por bombardeios se estivessem localizadas em um único servidor. Assim, a ARPA (Advanced Research Projects Agency), uma das subdivisões do Departamento, criou uma rede conhecida por ARPANET, ligada por um backbone (“espinha dorsal”) que passava por debaixo da terra, o que dificultava sua destruição. O acesso à ARPANET era restrito a militares e pesquisadores. Resumindo surgiu de projetos ao longo dos anos 60 pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Esses projetos visavam o desenvolvimento de uma rede de computadores para comunicação entre os principais centros militares de comando e controle que pudesse sobreviver a um possível ataque nuclear. Ao longo dos anos 70 e meados do anos 80 muitas universidades se conectaram a essa rede, o que moveu a motivação militarista do uso da rede para uma motivação mais cultural e acadêmica.

22 2. Rede de Computador - Internet
Histórico no Brasil Até recentemente, no Brasil, o acesso à Internet era restrito a Professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. As instituições governamentais e privadas também obtiveram acesso devido a colaborações acadêmicas e atividades não-comerciais. Somente a partir de 1995, surgiu a oportunidade para que usuários fora das instituições acadêmicas tivessem acesso à Internet.

23 2. Rede de Computador - Internet
Histórico no Brasil A FAPESP (Fundações de Pesquisa do Estado de São Paulo) e o LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica – RJ) conectaram-se a instituições nos EUA via Embratel as tarifas normais pela utilização de circuitos de comunicação de dados. 1990 – O Ministério da Ciência e Tecnologia – implementa a rede Nacional de Pesquisa (RNP) com o objetivo de implantar uma moderna infraestrutura, com abrangência nacional, para a Internet. 1991 – É apresentado um projeto para interconectar os diversos centros de pesquisa do país. Em 7 de junho é aprovado o backbone para a RNP. 1992/93 – É feito um enorme backbone para cobrir a maior parte do país com a velocidade de 9600 bits por segundo. 1995 – O Ministério da Comunicação e da Ciência e Tecnologia lançam um backbone global de uso misto (comercial e acadêmico). A Embratel cadastra 11 empresas para disponibilizar o serviço de WWW.

24 2. Rede de Computador - Internet
Histórico no Brasil 1996 – Implementação do backbone da RNP por toda a região do território brasileiro. 1998 – Evolução do backbone da RNP e ……

25 2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura – INTERNET - Serviços É um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores, que estão interligados para permite o acesso em tempo real a informações e todo tipo de transferência de dados e recursos. Os principais serviços da Internet são: WWW (Word Wid Web): é o navegador gráfico para acessar as páginas da Internet; (Correio eletrônico): realiza a troca de mensagens eletrônicas entre usuários da rede, através de endereço e caixa eletrônica; FTP (File Transfer Protocol): Realiza a transferência de arquivos eletrônicos (download ou upload) entre os computadores da rede; IRC (Internet Relay Chat): proporciona a “conversa” eletrônica em tempo real. Um dos programas mais utilizados é o MSN;

26 2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura – INTERNET - Serviços Os principais serviços da Internet são: VOIP (Voice over Internet Protocol): é os sistema que transmite VOZ “telefonia” utilizando o protocolo TCP. Programa mais utilizado Skype; Newsgroup (Grupos de discussão): são grupos de discussão onde se estabelece a necessidade de inscrição e cumprimentos de regras; Conferência: É a transmissão online de som e imagem através de câmeras, entre computadores que estão a longa distância. Atualmente é muito utilizados por Universidade e Industrias no EAD (E-Learning); SSH: Permite um usuário através de um computador, se conectar a outra computador remotamente; e utilizar dos serviços e informações desse computador que está distante.

27 2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura – INTERNET - Serviços O FUTURO da Internet Atualmente a Internet possui 1,5 bilhões de computadores interligados no mundo todo (computadores, telefones celulares, televisores e geladeiras) Em 10 anos estima-se que aproximadamente 7 trilhões de equipamentos (computadores, celulares, televisão, torradeira, torneiras, interruptores e luz, lâmpadas, aviões, entre outros) estejam conectados na Internet. A previsão é de desenvolver chips para inserção de qualquer objeto (tênis, sacolas, etc) ou animal (bichos de estimação ou criação e humanos). Nos humanos serão oferecidos em tempo real informações como o consulmo de calorias e dados de doenças. E sobre tudo a “computação na nuvem”

28 2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura – INTERNET - Serviços O FUTURO da Internet – Computação na Nuvem A idéia desse projeto começou a surgir em 1961 com o pesquisador John McCarthy em Inteligência Artifical do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde previa um modelo de computação oferecido como um serviço semelhante ao de distribuição de energia (centrais e clientes). Como exemplo atual dessa realidade podemos citar: o armazenamento de fotos ou armazenamento de arquivos no Google Docs em grandes datas centers. A vantagem desse tipo de serviço é poder acessar os arquivos de qualquer lugar, sem que estes estejam “trancados” em um computador local/específico. Demanda de mercado: baratear o custo e aumentar a venda de produtos portateis e sem fio para o acesso a “grande rede”.

29 2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura – INTERNET - Serviços O FUTURO da Internet – Computação na Nuvem Ainda não há uma definição para esse termo Principal objetivo é armazenar arquivos e disponibilizar recursos de processamento na Internet em centros de computação espalhados pelo mundo, porém conectados entre si. Grandes datas centers que reúnem milhares de servidores. “A era da nuvem já começou. Terá um impacto revolucionário na maneira como as pessoas lidam com a tecnologia e vai determinar a história da computação nos próximos cinquenta anos” Ray Ozzie substituto de Bill Gates na Microsoft

30 2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura – INTERNET - Serviços O FUTURO da Internet – Computação na Nuvem Atualmente existem 1000 datas centers de grande e médio porte espalhados pelo mundo. Reunidos os datas center ocupam um espaço de 278 campos de futebol. Os gigantes da tecnologias possuem esses data centers: Google, Microsoft, Amazon, IBM, HP e outros. Só a Google possue 36 centrais dispersas pelo mundo. O processo que está possibilitando a criação dos datas center é a virtualização. Com a virtualização uma máquina física que antigamente ficava ociosa em nivel de processamento é transformada em várias máquinas virtuais – Vator positivo reduz custo e aumenta o poder de armazenamento e processamento.

31 2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura – INTERNET - Serviços O FUTURO da Internet – Computação na Nuvem A virtualização pode ser aplicada em servidores ou em processos/tarefas. No caso de tarefas quando um ambiente em nuvem percebe que uma máquina está ociosa solicita a sua participação para agilizar tarefas. Quando a tarefa é terminada ou a máquina começa a produzir a virtualização é interrompida. PCs ZUMBIS. – Projeto da IBM vários computadores voluntários estão no projeto. Com a virtualização e a computação em nuvem as empresas não precisarão mais gastar fortunas para montar estruturas de tecnologia que ficam desatualizadas rapidamente. IBM já oferece esse serviço. Esta prestação de serviço movimentou 46 bilhões de dolares em 2008. A bolsa de valores americana (Nasdaq) em 2008 precisava inovar a sua infraestrutura computacional e previa gastar 7 milhões de dolares, com o serviço da nuvem gastou 100 dolares.

32 2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura – INTERNET - Serviços O FUTURO da Internet – Computação na Nuvem O mercado de aluguel de processamento/armazenamento e de software na nuvem está previsto de usuários atuais para 49 milhões de usuários em 2013. Como toda revolução tecnológica, o surgimento da nuvem desperta temores e apreensões, principalmente o que envolve segurança e privacidade. Cidades verdes (tudo controlado com chips) com a de Nova Songdo na Coreia do Sul, bancada pelas grandes empresas como GE, Simens, IBM irão ajudar a planejar o futuro da computação na nuvem.

33 Procure a informação CERTA no local CERTO!
2. Rede de Computador Definição – Infra-estrutura – INTERNET Que tipos de informações são encontradas na Internet? Não há limites para o tipo de informação que se pode encontrar na Internet. Você encontrará diversos tipos de informações como artigos publicados em congressos, informações jornalísticas, dados estatísticos, como também poderá encontrar “lixos” de informações. CUIDADO: A informação que se publica na Internet não é sujeita a nenhum tipo de avaliação prévia por seu autor, e nem toda informação é de qualidade e confiabilidade. Procure a informação CERTA no local CERTO!

34 2. Rede de Computador Como procurar uma informação na Internet?
As informações na Internet não estão organizadas para facilitar a sua recuperação. Um local apropriado para coletar informações são os sites de universidades, congressos, revistas eletrônicas (IEEE, ACM Computer, Proquest, Capes, etc) Uma outra forma é utilizando os pesquisadores eletrônicos da Web, que podem buscar ou listar páginas da Internet através de palavras chaves indicadas pelo usuários. Principais pesquisadores eletrônicos: domina 80% do mercado

35 Qual é o problema que podemos ter com a Internet?
2. Rede de Computador Qual é o problema que podemos ter com a Internet? .

36 2. Rede de Computador O que é Intranet e Extranet?
Intranet e Extranet são redes de computadores que utilizam a mesma tecnologia e serviços da Internet. Na Intranet os serviços e sistemas corporativos só estão disponíveis aos funcionários da empresa que estão cadastrados para acesso da mesma. Na Extranet os serviços e sistemas corporativos estão disponíveis aos usuários e parceiros de negócios que precisam acessar/trocar informações, tanto a nível interno ou externo da empresa, acessando dados ou sistemas corporativos.

37 Redes – Atividade Prática
2. Rede de Computador Redes – Atividade Prática Como criar uma rede ponto a ponto no Windows? 1- Ter a infra-estrutura montada, computadores interligados por um meio físico de comunicação e o drive da placa de rede instalada; 2- Instalar um protocolo de comunicação (NetBIOS e/ou TCP/IP); Obs.: este procedimento é feito pressionando o botão direito do mouse sobre Meus locais de redes, propriedades, botão direito sobre a placa de rede, botão direito propriedade – instalar. 4- Em meu computador – propriedades configure o mesmo grupo para todos os computadores que fazem parte da rede. Cada computador deve ter um nome diferente,porém pertencer a um mesmo grupo. 5- Posicione sobre o item que quer compartilhar (pasta, impressora ...) pressione o botão direito do mouse e escolha a opção. Compartilhamento e Segurança. Neste item selecione o item Compartilhamento e dentro deste a opção marque o item Compartilhamento dessa pasta na rede. Logo em seguida informe o nome que você quer dar ao compartilhamento e o direito que os usuário poderão ter sobre o compartilhamento

38 Obs.: (\\Maquina\impressora)
2. Rede de Computador Redes – Atividade Prática Há duas formas: Abra o ícone "Ambiente de Rede" que aparecerá na área de trabalho. Será aberta uma janela com todos os compartilhamentos da sua rede. Você poderá acessar todos as pastas e arquivos como se estivessem no seu próprio micro . Mande localizar o micro que tem compartilhamento, através do nome ou IP. Quando encontrado de dois clicks sobre o mesmo,e o dispositivos compartilhados serão disponibilizados. Dica: o comando ipconfig no prompt do DOS mostra o endereço (IP) de sua máquina. Obs.: (\\Maquina\impressora)


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