A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Introdução à Administração Harvey Cosenza. 2 Introdução à Administração zAdministração yImportante atividade em nossa sociedade pluralista baseada no.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Introdução à Administração Harvey Cosenza. 2 Introdução à Administração zAdministração yImportante atividade em nossa sociedade pluralista baseada no."— Transcrição da apresentação:

1 1 Introdução à Administração Harvey Cosenza

2 2 Introdução à Administração zAdministração yImportante atividade em nossa sociedade pluralista baseada no esforço cooperativo do homem por meio das organizações yTarefa básica: fazer as coisas por meio das pessoas, com os melhores resultados. Busca- se alcançar a eficiência e a eficácia.

3 3 Introdução à Administração zAdministração yO conteúdo varia conforme a teoria considerada: xAdministração científica: métodos e processos de trabalho de cada operário. xTeoria Clássica: envolve previsão, organização, direção, coordenação e controle do trabalho realizado em toda a organização. xTeoria das Relações Humanas: deve buscar os melhores resultados por meio de condições que permitam a integração das pessoas nos grupos sociais e a satisfação das necessidades individuais.

4 4 Introdução à Administração zAdministração yObjetivo xAtividade organizacional Início: atividade fabril Depois: empresas industriais Mais adiante: todo o tipo de organização humana, passando gradativamente a envolver também o intercâmbio entre as organizações e seus ambientes.

5 5 O Papel do Administrador zHabilidades yTécnica xUtilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas por meio de experiência profissional yHumana xCapacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz. yConceitual xCapacidade para lidar com idéias e conceitos abstratos. xPermite que se faça abstrações e desenvolva filosofias e princípios gerais de ação.

6 6 Habilidades Administrativas Necessárias nos Vários Níveis da Organização HUMANAS CONCEITUAIS TÉCNICAS HABILIDADES NECESSÁRIAS INSTITUCIONAL ALTA DIREÇÃO INTERMEDIÁRIO OPERACIONAL GERÊNCIA SUPERVISÃO NÍVEIS ADMINISTRATIVOS

7 7 Perspectivas Futuras da Administração zMudanças cada vez mais rápidas e inesperadas yNos campos do conhecimento e da tecnologia zCrescimento em tamanho das organizações yQue se tornam complexas e internacionalizam suas operações zAtividades organizacionais cada vez mais complexas yExigindo pessoas de competências diversas, envolvendo problemas de coordenação e, principalmente, de acompanhamento das rápidas mudanças.

8 8 Perspectivas Futuras da Administração - Desafios zCrescimento das organizações yOrganizações bem sucedidas tendem a crescer e ampliar suas atividades. zConcorrência mais aguda yAumentando os mercados e os negócios, crescem também os riscos da atividade empresarial. zSofisticação da Tecnologia yMaior eficiência devido ao uso das telecomunicações, computador e do transporte zTaxas Elevadas de Inflação yCustos de pessoal, energia, matérias-primas e do dinheiro se elevam continuamente yExigência de maior da administração.

9 9 Perspectivas Futuras da Administração - Desafios zGlobalização da Economia e Internacionalização dos Negócios yO esforço das exportações e a criação de novas subsidiárias para deitar raízes em outros países. zVisibilidade maior das organizações yEnquanto crescem, as organizações se tornam competitivas, mais sofisticadas, internacionalizam-se e com isso aumentam sua influência ambiental yMais atenção do ambiente e do público.

10 10 Administração Científica zPrimeiro Período de Taylor yO objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção yAplicação de métodos científicos e estabelecimento de processos padronizados a fim de e permitir o controle das operações ySeleção de empregados e colocação dos mesmos e seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas yEmpregados treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar as tarefas, a fim de cumprir uma produção normal yAtmosfera de cooperação entre a Administração e os trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico adequado

11 11 Administração Científica zSegundo Período de Taylor yDesenvolveu-se um estudo sobre a Administração Geral a qual denominou Administração Científica, sem deixar de se preocupar com as tarefas do operário. yMales xVadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção para manter seus salários xDesconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização xFalta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho

12 12 Administração Científica zOrganização Racional do Trabalho (ORT) yAnálise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos yEstudo da fadiga humana yDivisão do trabalho e especialização do operário yDesenho de cargos e de tarefas yIncentivos salariais e prêmios de produção yCondições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto, etc. yPadronização de métodos e de máquinas ySupervisão funcional

13 13 Administração Científica zAnálise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos (objetivos) yEliminação de todo o desperdício de esforço humano yAdaptação dos operários à tarefa yTreinamento dos operários yEspecialização dos operários yEstabelecimento de normas de execução do trabalho

14 14 Administração Científica zEstudo da fadiga humana- baseado na anatomia e fisiologias humanas (objetivos) yEliminar movimentos inúteis na execução de uma tarefa yExecutar – do ponto de vista fisiológico – os movimentos inúteis com a maior economia de esforço e tempo yDar aos movimentos uma série apropriada e economia de movimentos.

15 15 Administração Científica zDivisão do trabalho e Especialização do Operário yEliminação os movimentos desnecessários, economizando energia e tempo Um operário desempenha a tarefa total Vários operários desempenham em paralelo partes da tarefa Vários operários desempenham em série partes da tarefa total

16 16 Administração Científica zDesenho de cargos e tarefas yTarefa xToda e qualquer atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização xConstitui a menor unidade possível dentro da divisão de trabalho em uma organização yCargo xConjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou repetitiva xDesenhar um cargo e especificar seu conteúdo (tarefas), os métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes

17 17 Administração Científica zDesenho de cargos e tarefas yVantagens xAdmissão de empregados com qualificações mínimas e salários menores, reduzindo os custos de produção xRedução de erros na execução, diminuindo os refugos e rejeições xFacilidade de supervisão, pois cada supervisor pode controlar um número maior de subordinados xAumento da eficiência do trabalhador, permitindo maior produtividade.


Carregar ppt "1 Introdução à Administração Harvey Cosenza. 2 Introdução à Administração zAdministração yImportante atividade em nossa sociedade pluralista baseada no."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google