A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos"— Transcrição da apresentação:

1 3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos
Método dedutivo 3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos

2 Afirmação do antecedente” Condicionais válidos
Argumentos Dedutivos Condicionais Válidos Afirmação do antecedente” Condicionais válidos Negação do conseqüente Indutivos

3 Argumentos Todo mamífero tem um coração. Ora, todos os cães são mamíferos. Logo, todos os cães tem um coração Dedutivo:

4 Característica 1 Dedutivo: Premissas: Todo mamífero tem coração
Todos os cães são mamíferos Conclusão (implícita nas premissas) : Todos os cães tem coração. Para essa conclusão ser falsa uma das premissas teria de ser falsa

5 Característica 2 Todo mamífero tem um coração. Ora, todos os cães são mamíferos. Logo, todos os cães tem um coração A conclusão de argumentos dedutivos reformula, de forma clara, uma informação que já havia sido apresentada de maneira implícita nas premissas. Por isso se as premissas são verdadeiras a conclusão será NECESSARIAMENTE verdadeira.

6 Argumentos Todos os cães que foram observados tinham um coração: logo todos os cães tem um coração Indutivo:

7 Premissa: todos os cães que foram observados tinham um coração
Característica 1 Premissa: todos os cães que foram observados tinham um coração Conclusão (não esta presente na premissa) : Todos os cães tem coração. No argumento indutivo pode acontecer da premissa ser verdadeira e a conclusão ser falsa. O fato de não termos observado um cão sem coração não é garantia de que todos possuam

8 Característica 2 Todos os cães que foram observados tinham um coração;
Logo todos os cães tem um coração. A conclusão de argumentos indutivos enuncia algo que não foi apresentado nas premissas, é um conteúdo adicional e por isso pode ser falso.

9 2 características que diferenciam os métodos indutivos do dedutivos
1) Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, mas não necessariamente. 2) A conclusão não estava nem implicitamente nas premissas Indutivos 2) A conclusão já estava presente na premissa, mesmo que implicitamente 1) Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão DEVE ser verdadeira Dedutivo

10 Objetivos Dedutivo: Explicar o conteúdo das premissas, seu conteúdo é correto ou não, não existe meio termo. Indutivo: Ampliar o alcance dos conhecimentos, seu conteúdo admite diferentes graus de ‘força”

11 Argumentos Dedutivos Condicionais
Dentre as diferentes formas de argumentos dedutivos os que nos interessam são os CONDICIONAIS VÁLIDOS, estes se subdividem em: Afirmação do antecedente Negação do conseqüente

12 Argumentos Dedutivos Condicionais
Afirmação do antecedente Se José tirar nota inferior a 5, será reprovado. José tirou nota inferior a 5. José será reprovado. Recebe este nome porque a primeira premissa é um enunciado condicional, a segunda premissa é antecedente desta e a conclusão é conseqüente da primeira premissa

13 Argumentos Dedutivos Condicionais
Negação do conseqüente Se a água ferver, então a temperatura alcança 100 graus . A temperatura não alcançou 100 graus. Então a água não ferverá. Recebe este nome porque a primeira premissa é uma condicional e a segunda é uma negação desta.

14 Método Hipotético-dedutivo

15 Voltando..... O método científico parte de um problema ao qual se oferece um provável solução, esta é avaliada e criticada para ver se não tem erros e com isso surge um novo problema.

16 2 autores Popper Bunge

17 Problema Possível solução Crítica Eliminação de erros

18 Podemos dizer que a ciência começa e termina com Problemas
Podemos dizer que a ciência começa e termina com Problemas. O método científico é a escolha de problemas interessantes e o desenvolvimento de possíveis soluções.

19 Etapas do Método Hipotético-Dedutivo segundo Popper.
Problema Conjecturas Falseamento

20 Etapas do Método Hipotético-Dedutivo segundo Bunge
Colocação de um problema Construção de um modelo Teórico Dedução de conseqüências Adição das conclusões na teoria Teste das Hipóteses

21 Método Dialético

22 As 4 Leis fundamentais da dialética
1) Ação recíproca 2) Mudança dialética 3) Mudança qualitativa 4) Luta dos contrários

23 1) Ação Recíproca A Dialética compreende o mundo como um conjunto de processos, as coisas são analisadas no movimento; Nada esta acabado, o fim de um processo é sempre o início de outro; As coisas não existem isoladas, são um todo unido e coerente. Ex: Uma planta fixa o oxigênio do ar, mas também, interfere no gás carbônico e essa interação modifica ao mesmo tempo a planta e o ar.

24 2) Mudança Dialética Todo movimento ocorre por meio de contradições ou da negação de uma coisa. A negação de uma coisa é o ponto de transformação das coisas em seu contrário. Ex: Para que haja um lápis uma árvore deve ser cortada.

25 3) Mudança Qualitativa: Passagem da quantidade para a qualidade
Análise da mudança contínua através de “saltos”. Ex: Aquecimento da água: 21, graus é uma mudança contínua mas ao chegar aos 100 graus ocorre uma mudança brusca, QUALITATIVA. 1 a 99 graus: mudanças graduais ou quantitativas Acima ou abaixo deste limite a mudança é brusca ou qualitativa.

26 4) Luta dos contrários Os objetos e fenômenos da natureza possuem contradições internas pois tem um lado positivo e outro negativo, um passado e um futuro. A evolução vem da luta destes contrários, quando um se transforma no outro e vice versa. Ex: O dia que se transforma na noite e vice versa.

27 Métodos de Procedimento

28 Retomando Os Métodos indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo e dialético são maneiras mais abstratas de observarmos a os fenômenos da natureza e da sociedade, são considerados MÉTODOS DE ABORDAGEM. Os métodos propostos pelas ciência sociais são etapas mais concretas de investigação, buscam explicar os fenômenos de maneira mais objetiva e menos abstrata. São considerados MÉTODOS DE PROCEDIMENTO.

29 Métodos das ciências sociais
Histórico Comparativo Monográfico Estatístico Tipológico Funcionalista Estruturalista

30 Método Histórico (Boas)
Parte do princípio de que as formas atuais de vida social e costumes tem origem no passado. Consiste na investigação de acontecimento do passado para verificar a sua influencia no presente. Ex: Para compreender a formação da família atual preciso pesquisar vários tipos de famílias e as fases de sua evolução social.

31 Método Comparativo (Tylor)
Para compreender o comportamento humano devo estudar semelhanças e diferenças entre diversos tipos de grupos e sociedades. Este método pode ser usado tanto para comparações de grupos no presente , no passado e entre estes. Ex: O modo de vida rural e urbano no Estado de São Paulo.

32 Método Monográfico (Le Play)
Parte do princípio de que qualquer caso estudado em profundidade pode ser considerado representativo de muitos outros. Tem como finalidade buscar generalizações. A investigação deve analisar todos os fatores que influenciam o objeto de estudo. Ex: Estudo de delinqüentes juvenis.

33 Método Estatístico (Quetelet)
Seu principal objetivo é fornecer uma descrição quantitativa da sociedade. Se baseia na redução de fenômenos em termos quantitativos com o objetivo de encontrar e comprovar relações entre estes fenômenos e obter generalizações . Ex: Pesquisar a classe social dos estudantes de Psicologia.

34 Método Tipológico (Max Weber)
O pesquisador estabelece modelos ideais (abstratos) que servirão de modelo para pesquisar fenômenos sociais complexos reais. O papel do cientista é ampliar as qualidades do fenômeno que pretende estudar. OBS: Só fenômenos que tem uma divisão, uma dicotomia podem ser objetos de estudo deste método. Ex: cidades e outros tipos de povoamento, organização burocrática e não burocrática. Ex: Estudo dos governos democráticos atuais e passados para estabelecer as características típicas destas.

35 Método Funcionalista (Malinowski)
A sociedade é formada por partes, este método a função desta unidades como um sistema organizado.

36 Método Estruturalista (Lévi- Strauss)
Investiga um fenômeno concreto através da constituição de um modelo hipotético que represente o objeto a ser estudado. Ex: Verificar as leis que regem o casamento através da construção de um modelo que retrate os indivíduos e suas relações . Difere do Tipológico pois o modelo criado neste é a única representação da realidade.

37 Diversos Métodos podem ser usados concomitantemente na mesma pesquisa.
Ex: Posso estudar um caso específico em profundidade, considera-lo uma amostra significativa (monográfico) e usar o estatística para embasar o meu pensamento (estatístico).

38 Próxima aula: Tipos de Pesquisa


Carregar ppt "3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google