A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston"— Transcrição da apresentação:

1 VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
CRB1 2437 FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA-FECRA PREFEITURA MUNICIPAL DE COSTA RICA

2 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

3 O presente instrumento destina-se à avaliação das condições iniciais exigidas para o credenciamento de instituição de educação superior (faculdade) cujo resultado servirá de referencial básico para decisão das instâncias regulatórias. Foi elaborado pela Secretaria de Educação Superior e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira de acordo com as diretrizes e bases da educação nacional (Lei nº 9.394/1996), os princípios da avaliação (Lei do Sinaes nº /2004,o Decreto nº 5.773/2007 e a Portaria Normativa nº 40/2007, entre outras, além de levar em conta a política de expansão com qualidade específica do Ministério da Educação.

4 BIBLIOTECA DA IES – METAS A ATINGIR

5

6

7

8 BIBLIOTECÁRIO E A IES O profissional participativo deve estar ligado constantemente com a coordenação dos cursos, principalmente quanto da seleção e aquisição das obras que serão adquiridas ou farão parte da nova ementa dos cursos. Ter conhecimento do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional:

9 Consiste num documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do Plano da IES, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. Deverá apresentar, ainda, um quadro-resumo contendo a relação dos principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situação atual e futura (após a vigência do PDI).

10 Biblioteca Com relação à biblioteca, o PDI deverá conter indicação do acervo, formas de sua atualização e expansão, identificando sua correlação pedagógica com os cursos e programas existentes ou previstos, bem como as obras clássicas, dicionários e enciclopédias, destacando em especial: os livros, periódicos acadêmicos e científicos e assinaturas de revistas e jornais; vídeos, DVDs, CD Roms e assinaturas eletrônicas; a descrição do espaço físico incluindo as instalações para estudos individuais e em grupo; o horário de funcionamento, pessoal técnico-administrativo e serviços oferecidos, tais como consulta e empréstimo, acesso a redes, a bases de dados, a outras bibliotecas nacionais e internacionais, a consultas e leituras eletrônicas.

11 Indicadores Espaço físico (Declarar existência de instalações para o acervo; para estudos individuais e em grupos) Acervo (descrição do acervo de livros, periódicos, multimídia; do estádio de informatização, das políticas de expansão e atualização) Serviços (declarar os dias, horários, condições de funcionamento; existência de serviço de consultas e empréstimos; quadro de pessoal técnico-administrativo)

12 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
BIBLIOGRAFIA BÁSICA 3 LIVROS BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 5 A 8 LIVROS

13

14 Proporção: livros X alunos
Os padrões de qualidade para os cursos estabelecem a proporção de livros a ser adquirida por aluno, O curso de turismo indica a proporção de um livro para um grupo de 20 alunos e os cursos de farmácia, jornalismo e direito indicam a proporção de um livro para cada grupo de 10 alunos, e, no restante, a quantidade é de um livro para cada grupo de 15 alunos. Deve-se ter sempre em mente que a proporção de material a ser adquirida é uma decisão das IES, que deverá estar explicitada na política de desenvolvimento de coleção da biblioteca, a qual manterá a coerência com o planejamento e recursos da instituição. A indicação deverá valer como sugestão e não como regra, pois a autonomia e o planejamento da instituição devem ser respeitados e entendidos na sua proposta.

15 LEIAM O SEGUINTE ARTIGO:
OLIVEIRA, Nirlei Maria. A biblioteca das instituições de ensino superior e os padrões de qualidades do MEC: uma análise preliminar. Artigo, Disponível em: <portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/409/221>. Acesso em: 08 de mar

16 E-MAIL: rose_liston123@hotmail.com


Carregar ppt "VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google