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1 Programas de Preparação para a Aposentadoria : um Desafio Atual à Responsabilidade Social das Organizações Francisco Sobreira Netto Ilha Solteira / SP.

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1 1 Programas de Preparação para a Aposentadoria : um Desafio Atual à Responsabilidade Social das Organizações Francisco Sobreira Netto Ilha Solteira / SP 2009 unesp II Congresso de Preparação Para a Aposentadoria

2 2 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Problema O que se entende por PPAs? Qual a sua relação com os conceitos de RS no campo das org.? Como as empresas estão se comportando diante desses programas? Como se pode medir o grau de adesão e implantação dos PPAs nas org. preocupadas com a RS? Objetivo Responder as estas questões...

3 3 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Continuidade do Trabalho Discussões globais recentes: Assembléias Mundiais da ONU sobre envelhecimento da população de Viena-1982 e Madri-2002 – formas dos aposentados participarem ativamente da vida comunitária das nações, com benefícios à sociedade; Recomendações para ações governamentais e empresariais contidas no Report of the Second World Assembly on Ageing – Madrid/2002;

4 4 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Continuidade do Trabalho Oficina Internacional do Trabalho – a OIT e as pessoas de idade avançada – 1992: facilitar a continuidade do trabalho de pessoas pré e pós-aposentadoria. Duas recomendações: 1) Condições de trabalho: respeitar limitações físicas e psicológicas, e ritmo de trabalho – uso da experiência e conhecimento; 2) PPA: incentivar uma transição paulatina entre vida laboral e pós-aposentadoria; novas atividades junto às comunidades: educação, cultura, lazer, esportes, trabalhos manuais, filantropia, etc.

5 5 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Moragas (1991) propõe atividades ocupacionais pós-aposentadoria, de desenvolvimento:

6 6 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA – Breve histórico Primeiros registros: década de 50, nos EUA, com foco na prestação de informações sobre sistemas de aposentadorias e pensões. Após, foram agregados novos conteúdos; No Brasil, iniciativas no final dos anos 70 (ditadura e tensão entre empresários e sindicatos geravam desconfiança), refreamento na década de 90 (instabilidade econômica, privatizações, incentivo à aposentadoria, enxugamento de org.) e retomada no novo milênio. Até 1994 não existia política para velhice. Antes, só ações assistenciais em favor dos idosos e iniciativas privadas para idosos carentes;

7 7 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA – Breve histórico Após CF 88, surgiram a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (1993) e a Política Nacional do Idoso – PNI (1994); Efeitos da falta de preparação traduzem-se na brusca redução da qualidade de vida do inativo, gerando doenças e até a morte; Art 28 do Estatuto do Idoso (2003): prevê a criação de programas de profissionalização especializada para idosos, aproveitando potenciais e habilidades para atividades regulares e remuneradas No Brasil, a partir de 2003, trata-se de movimento consolidado e crescente nas empresas de grande porte, rumo à educação e capacitação na PPA.

8 8 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA – Principais Características Aposentadoria – traz idéias contraditórias: Antes: liberdade, realizações e desobrigações Depois: nostalgia, saudade, enfado Se algo penoso libertação do sofrimento Se algo gratificante problema Estudo: gregos, durante 12 anos – quem se aposentou mais cedo apresentou taxa de mortalidade 51% mais alta do que aqueles que continuaram trabalhando.

9 9 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA – Principais Características Victorelli (2007): um PPA deve contribuir para que: Ex: Blue Zones – Okinawa (Japão), Golfo Nicoya (C. Rica), Sardenha (Itália), Loma Linda (EUA) – não uso de alimentos processados; atividades físicas normais; valor à vida, à espiritualidade ou religiosidade; projeto maior de vida.

10 10 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA – Principais Características Processo educativo, continuado, interligado a planejamento de vida; Para o bom andamento do programa, a empresa deve viabilizar:

11 11 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA – Principais Características Motivos do alto índice de óbitos pós-aposentadoria nos 2 a 3 anos: perda de identidade (parte dela ligada ao nome ou cultura da org.), falta de convívio social, sensação de inutilidade, falta perspectiva futura; Preparar funcionário com palestras de profissionais de diversas áreas com relato de suas experiências pós- aposentadoria; Proporcionar, pelo autoconhecimento, possibilidade de elaboração de projeto de vida com gama considerável de opções para o futuro;

12 12 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA – Principais Características Inclusão no programa os membros da família – problemas dentro de casa e Combate ao desestímulo inconsciente dos novos com o tratamento dispensado aqueles prestes a se desligar; Problemas inusitados: aposentados entre 40 e 50 anos podem adquirir vícios pelo ócio improdutivo (dependências de fumo, álcool, bingo, medicamentos);

13 13 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA – Principais Características Exercício de atividades em outro emprego formal (ME), autônomo, consultor, negócio próprio, franquia; Noções sobre atitudes pós saída da org. e aposentadoria empreendedora ganham relevância; PPA deve começar pelo menos 3 anos antes do desligamento; PPA deve incluir identificação de habilidades e capacidades, armas de combate ao estresse e gerenciamento eficaz do tempo; Novo círculo de convivência: net living (convivência) x net work (trabalho);

14 14 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA – Principais Características Entraves: principalmente financeiros (instabilidade e estagnação econômica, enxugamentos de quadros por fusões, novas tecnologias, impossibilidade de mensuração dos ganhos com PPA); Org. que demonstram maior interesse: já equacionaram questões previdenciárias e assistenciais e acreditam que a educação para aposentadoria faz parte da RS; Boa PPA, ética e transparente, mantêm a lealdade e comprometimento até o último dia e auto-estima positiva; Autoestima elevada reduz problemas psicológicos, médicos, depressão, estresse, hipertensão, com ganhos para as org.;

15 15 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA – Principais Características Funcionário com visão futura e bem resolvido quanto à atividade pós aposentadoria trabalhará sem traumas na formação do sucessor e transmissão de conhecimento aos substitutos; Riscos de aposentado ir para concorrentes ou levar segredos profissionais diminuem significativamente; Curiosidade: funcionários com habilidades manuais ou especializadas são mais valorizados que executivos e gestores no reingresso ao mercado de trabalho;

16 16 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA – Principais Características Três pilares básicos a pensar:

17 17 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA – Principais Características Dois conceitos recentes: aposentadoria ativa - maximizar as oportunidades de êxito profissional e pessoal pós desligamento – sentido da vida e novos desafios; envelhecimento ativo – Organização Mundial de Saúde - OMS define como o processo em busca do bem estar físico- mental-social, participação e segurança com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. Manter a autonomia e independência no processo de envelhecimento é meta fundamental;

18 18 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações RS – Principais Conceitos NBR 16001:2004, Instituto Ethos (2007) e FNQ (2006): RS é a atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.

19 19 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Responsabilidade Social – atributos conceituais comuns

20 20 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA e a RS nas organizações Nos EUA e Europa é cada vez maior nº de fundos de investimento formados por ações de empresas com conceitos de RS; Índice Sustainability Index – Dow Jones: dá ênfase à necessidade de integração dos fatores econômicos, sociais, ambientais nas estratégias de negócio das empresas;

21 21 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA e a RS nas organizações Normas e Padrões certificáveis relacionados à RS:

22 22 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA e a RS nas organizações Em 2000, a ONU convidou dirigentes de org., trabalhadores e sociedade civil para apoiar novos princípios universais em direitos humanos, trabalho e meio ambiente; Surge o Pacto Mundial – Agenda Global Compact, derivado da Declaração Universal de Direitos Humanos; da Declaração de Princípios da OIT; da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento;

23 23 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA e a RS nas organizações Agenda Global Compact: 6 de 10 princípios universais se relacionam com a gestão do público interno nas org.:

24 24 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA e a RS nas organizações Para fortalecer o movimento da RS no Brasil, o Instituto Ethos concebeu um rol de indicadores como instrumento de avaliação para org. e reforço da tomada de consciência de dirigentes públicos, empresários e sociedade brasileira; Indicadores de RS: ferramenta de auto-diagnóstico cuja principal finalidade é auxiliar as organizações a gerenciarem os impactos sociais e ambientais decorrentes de suas atividades.

25 25 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA e a RS nas organizações Objetivo Indicadores Ethos: mobilizar org. para a RS, com ferramenta de gestão de caráter holístico e melhorar a qualidade de relatórios e balanços sociais, ao servir como sistema de avaliação do estágio em que se encontram as práticas de RS nas empresas; Calculados a partir de dados, obtidos por questionários, classificados em temas, subtemas e índices propriamente ditos;

26 26 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA e a RS nas organizações Indicadores Ethos - Temas:

27 27 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA e a RS nas organizações Público Interno: empresa RS não se limita a respeitar direitos dos funcionários contido na legislação trabalhista ou padrões OIT. Faz mais, investindo no desenvolvimento pessoal e profissional de funcionários, melhoria das condições de trabalho e firmeza de relação com seus empregados; Respeito às culturas locais, relacionamento ético e responsável com minorias e instituições que os representem.

28 28 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA e a RS nas organizações Subtemas e indicadores de RS – Público Interno

29 29 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA e a RS nas organizações Estágio de RS – Indicador PPA

30 30 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações PPA e a RS nas organizações Informações adicionais do Indicador PPA:

31 31 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Pesquisa Relatada - NUPEGS A. Indústria de grande porte, MG, maioria trabalhadores casados, com filhos, 2° grau completo, homens, trabalho em minas – VALE DO RIO DOCE. B. Setor de serviços de telecomunicações, MG, trabalhadores solteiros, sem filhos, jovens, universitários, pouco tempo de casa – TELEMIG. C. Setor alimentício para mercado interno e externo, MG - ITAMBÉ. D. Setor metalúrgico, multinacional, Brasil e exterior, funcionários sindicalizados - ARCELOR MITTAL. E. Serviços de engenharia e tecnologia, Brasil e exterior, atuação no setor público e privado - PROMON.

32 32 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Pesquisa Relatada – NUPEGS – Evolução da Compatibilidade 1° Nível – aproximação entre os princípios de RS firmados pelas empresas e a prática percebida por trabalhadores, sindicalistas e gestores; 2° Nível – alguma coerência entre as percepções; 3° Nível – menor consistência entre o discurso e a prática.

33 33 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Pesquisa Relatada – NUPEGS – PPA por empresa

34 34 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Pesquisa Relatada – NUPEGS – PPA Geral

35 35 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Pesquisa Relatada – AFPESP Fonte: Jornal da AFPESP – Junho/2008.

36 36 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Considerações Finais – Pesquisa HSBC/Oxford Aumento da longevidade dos povos; Avanços das ciências humanas, médicas e tecnológicas; Conclusões da pesquisa HSBC/Oxford corroboram a preocupação das org. em preparar pessoas e famílias para nova etapa de vida de sua força de trabalho; Busca do auto-desenvolvimento pessoal e profissional contínuo; Emancipação do ser humano das org. ditas eminentemente produtivas;

37 37 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Considerações Finais Relatório Anual HSBC e Oxford Institute of Ageing (2008):

38 38 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Considerações Finais PPA surgiu como tema significativamente importante quando se fala em RS nas org.; PPA: incipiente, porém crescente, nas economias de transição e desenvolvimento, e grande avanço nas desenvolvidas; Entraves por oscilações de ordem econômica, política e social não tiram da pauta as discussões em foruns nacionais e internacionais sobre a continuidade do trabalho;

39 39 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Considerações Finais PPA já é incluído no planejamento estratégico e gerencial das organizações. Já é questão de sobrevivência das orgs.; Conceitos como aposentadoria ativa e envelhecimento ativo são assimilados com mais naturalidade; A sustentabilidade da sociedade e a preservação de recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, e o respeito às diversidades e diminuição das desigualdades sociais devem fazer parte das estratégias de todas as empresas;

40 40 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Considerações Finais A análise, a avaliação e o acompanhamento das ações de RS devem ser feitos pelas empresas em conjunto com todos os stakeholders envolvidos; Nada mais pragmático e objetivo do que a concepção e aplicação de indicadores de processos e de resultados, a fim de que as ações gozem de transparência e estejam sujeitas a correções e ajustes ao longo do tempo.

41 41 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Considerações Finais Não se tem conhecimento de relatos estatísticos ou dados recentes do universo de empresas brasileiras que possuem algum tipo de PPA; As experiências brasileiras também necessitam de registros em que se possa não apenas observar uma situação pontual, mas de continuidade, com destaque para os pontos fortes dos programas e oportunidades de melhoria.

42 42 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Considerações Finais O que se conhece no rol de notícias esparsas em periódicos e em sites da Internet, sujeitas à verificação de veracidade e consistência, é que surpreendentemente, são as empresas públicas as que mais mencionam iniciativas de PPAs, tais como universidades, prefeituras municipais, tribunais ligados ao poder judiciário, secretarias de governos estaduais e empresas estatais do governo federal brasileiro.

43 43 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Considerações Finais - Experiências diversas Universidade Federal de SC Unicamp PUC-RS Universidade Federal do PA Universidade Federal de GO UnaTi – UERJ Universidade Estadual Ciências Saúde AL Universidade Católica de GO Universidade de Brasília

44 44 PPA – Desafio à Responsabilidade Social das Organizações Considerações Finais Com um mapeamento qualitativo e quantitativo do que acontece com os empregados prestes a se aposentar e dos já aposentados, e de como as org. estão agindo e reagindo às demandas ditadas pelos aspectos da RS e a implantação de PPA nas org., certamente as análises e avaliações dos aspectos aqui apresentados poderão evoluir. A discussão sobre o tema e as experiências dele decorrentes encontram-se em aberto.

45 45 Programas de Preparação para a Aposentadoria : um Desafio Atual à Responsabilidade Social das Organizações OBRIGADO!!! Francisco – DÚVIDAS?? MUITAS...


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