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O PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ÁREA DE NEGÓCIO DE GÁS E ENERGIA DA PETROBRAS RJ, 29 de outubro de 2007 II ENCONTRO DE GESTÃO DIRAD - FIOCRUZ.

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1 O PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA ÁREA DE NEGÓCIO DE GÁS E ENERGIA DA PETROBRAS RJ, 29 de outubro de 2007 II ENCONTRO DE GESTÃO DIRAD - FIOCRUZ

2 As apresentações podem conter previsões acerca de eventos futuros. Tais previsões refletem apenas expectativas dos administradores da Companhia. Os termos antecipa", "acredita", "espera", "prevê", "pretende", "planeja", "projeta", "objetiva", "deverá", bem como outros termos similares, visam a identificar tais previsões, as quais, evidentemente, envolvem riscos ou incertezas previstos ou não pela Companhia. Portanto, os resultados futuros das operações da Companhia podem diferir das atuais expectativas, e o leitor não deve se basear exclusivamente nas informações aqui contidas. A Companhia não se obriga a atualizar as apresentações e previsões à luz de novas informações ou de seus desdobramentos futuros. Aviso aos Investidores Norte-Americanos: A SEC somente permite que as companhias de óleo e gás incluam em seus relatórios arquivados reservas provadas que a Companhia tenha comprovado por produção ou testes de formação conclusivos que sejam viáveis econômica e legalmente nas condições econômicas e operacionais vigentes. Utilizamos alguns termos nesta apresentação, tais como descobertas, que as orientações da SEC nos proíbem de usar em nossos relatórios arquivados. AVISO

3 AGENDA: 1.A PETROBRAS 2.Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia 3.Desdobramento do Plano Estratégico 4.Monitoração 5.Novo Ciclo 6.Principais desafios

4 1.A PETROBRAS Organagrama:

5 1.A PETROBRAS Lucro Líquido (2006)R$ 25,919 milhões Reservas provadas SEC (2006) bilhões de barris de óleo e gás equivalente Plataformas de produção103 (76 fixas e 27 flutuantes) Unidades fabris16 refinarias + 3 fábricas de fertilizantes Produção (2006) mil barris de petróleo/dia 42 Milhões m 3 de gás/dia Empregados (2007) Controladora: (GE: 1.477) Sistema Petrobras: Investimento Plano de Negócios US$ 112,4 bilhões Dutos (2007)6.481Km Geração de EnergiaGN: MW, OD: 31 MW, PCH: 16 MW

6 Objetivos: Senso de direção e continuidade no longo prazo Flexibilidade e agilidade 2. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia PremissasFormulação EstratégicaDesdobramentoMonitoramento O PROCESSO

7 Premissas FORMULAÇÃO DE CENÁRIOS CENÁRIOS CORPORATIVOS CENÁRIOS FOCAIS ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNOANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO DIAGNÓSTICO INTERNO PONTOS FRACOS PONTOS FORTES AMEAÇAS OPORTUNIDADES 2. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia

8 Indicadores PIB – Mundo (% ao ano) – PPP4,24,3 PIB – América Latina (% ao ano) – PPP (*) 3,73,9 PIB – Brasil (% ao ano)4,0 Taxa de Câmbio (R$/US$)2,502,18 Preços de Derivados Parametrizados pelos preços do mercado internacional, sem alteração nos preços relativos (*) PPP – paridade do poder de compra Cenários Corporativos: Premissas Macroeconômicas 2. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia

9 Cenários Focais: Estudo do caminho que diversas variáveis irão seguir (responder as incertezas) Demanda de Gás Natural Demanda de Energia Elétrica Aspectos Regulatórios (Lei do Gás) Aspectos Ambientais (Mudanças Climáticas) Fontes alternativas de energia Inovação Tecnológica Oferta de Energia Elétrica

10 Formulação Estratégica 2. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia CENÁRIOS MISSÃO VISÃO ESTRATÉGIAS

11 Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse Visão 2020 Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. Missão 2020 PETROBRAS Formulação Estratégica 2. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia

12 Desenvolver e liderar o mercado brasileiro de gás natural e atuar de forma integrada nos mercados de gás e energia elétrica com foco na América do Sul Expandir a atuação integrada em refino, comercialização, logística e distribuição com foco na Bacia do Atlântico Atuar, globalmente, na comercialização e logística de biocombustíveis, liderando a produção nacional de biodiesel e ampliando a participação no negócio de etanol Ampliar a atuação em petroquímica no Brasil e na América do Sul, de forma integrada com os demais negócios do Sistema PETROBRAS Crescer produção e reservas de petróleo e gás, de forma sustentável, e ser reconhecida pela excelência na atuação em E&P Ampliar a atuação nos mercados-alvo de petróleo, derivados, petroquímico, gás e energia, biocombustíveis e distribuição, sendo referência mundial como uma empresa integrada de energia Comprometimento com o desenvolvimento sustentável Gás & Energia E&P Downstream (RTC) Distribuição Petroquímica Biocombustíveis Excelência operacional, em gestão, recursos humanos e tecnologia Crescimento Integrado Rentabilidade Responsabilidade Social e Ambiental Estratégia Corporativa Estratégias por Segmento de Negócio Formulação Estratégica 2. Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Área de Gás e Energia

13 Desdobramento 3. Desdobramento do Plano Estratégico ESTRATÉGIAS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS INDICADORES METAS METODOLOGIA BALANCED SCORECARD

14 Desdobramento 3. Desdobramento do Plano Estratégico Prover soluções tecnológicas para clientes Interiorizar distribuição Aumentar barreiras de entrada Dominar segmento industrial Aumentar Receitas Aumentar qualidade do produto Domínio da nova tecnologia Criatividade e iniciativa Responsabilidade sócio-ambiental Consolidar liderança APRENDIZADO PROCESSOS INTERNOS MERCADO FINANCEIRA EXEMPLO HIPOTÉTICO DE UM MAPA ESTRATÉGICO BSC Indicador: market share Meta: 69%

15 Desdobramento 3. Desdobramento do Plano Estratégico Prover soluções tecnológicas para clientes Interiorizar distribuição Aumentar barreiras de entrada Dominar segmento industrial Aumentar Receitas Aumentar qualidade do produto Domínio da nova tecnologia Criatividade e iniciativa Responsabilidade sócio-ambiental Consolidar liderança APRENDIZADO PROCESSOS INTERNOS MERCADO FINANCEIRA INICIATIVAS ESTRATÉGICAS (PROJETOS) DEFINIÇÃO DE RECURSOS E RESPONSABILIDADES (GERÊNCIAS)

16 Monitoramento 4. Monitoramento INICIATIVAS ESTRATÉGICAS Acompanhamento períodico Sistema de consequências e ajustes EXECUÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO CENÁRIO DE REFERÊNCIA Acompanhamento períodico CENÁRIOS Sistema de ajustes

17 5. Novo Ciclo Monitoramento da Execução do Plano Estratégico Monitoramento dos cenários Novas informações e análises (IC) Novo ciclo de planejamento

18 6. Principais Desafios 1.Comunicação 2. Aderência do Plano Estratégico 3. Garantia de execução 4. Capacidade em prover soluções novas e rápidas Estratégias Emergentes

19 6. Principais Desafios

20 Obrigada!! Jacqueline Kellen Ribeiro PETROBRAS/ Área de Gás e Energia/ Gerência de Planejamento Estratégico Av. Almirante Barroso, º andar – Centro RJ-RJ Fone:


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