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Secretaria-Geral da Presidência da República Secretaria Nacional de Juventude Coordenação Nacional do ProJovem Urbano Assessoria Pedagógica Organização.

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Apresentação em tema: "Secretaria-Geral da Presidência da República Secretaria Nacional de Juventude Coordenação Nacional do ProJovem Urbano Assessoria Pedagógica Organização."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria-Geral da Presidência da República Secretaria Nacional de Juventude Coordenação Nacional do ProJovem Urbano Assessoria Pedagógica Organização dos Tempos e Espaços

2 Qual é a carga horária do ProJovem Urbano? Carga Horária por Dimensão Curricular Carga Horária Formação Básica Qualificação Profissional Participação Cidadã Total Horas presenciais Horas não- presenciais 440 Total2.000

3 Qual é a carga horária do ProJovem Urbano? Carga horária semanal ao longo das 6 UFs Dimensão/ Componente Curricular UF IUF IIUF IIIUF IVUF VUF VI Ensino Fundamental10 Trabalho Interdisciplinar/ Integração Informática Total Formação Básica14 Formação Técnica Geral4332 ___ Arcos Ocupacionais Total Qualificação Profissional Participação Cidadã Total Geral20

4 Qual é a carga horária do ProJovem Urbano? Carga horária docente Tipo de Atividade Docente Educador de Formação Básica Educador de participação Cidadã Educador de Qualificação Profissional Docência até 20 Planejamento222 Formação Continuada333 Outras Atividades11155 até 10

5 Quais as funções desempenhadas pelos educadores? A) Educadores de Formação Básica Atua em uma das áreas do ensino fundamental 2 horas semanais para cada turma Cria situações que favorecem os temas integradores - 3 horas semanais Ensino de informática – 1 aula semanal Educadores de Formação Básica Professor Especialista Professor Orientador

6 Quais as funções desempenhadas pelos educadores? B) Educadores de Participação Cidadã Apoiar e acompanhar a elaboração e a implementação do Plano de Ação Comunitária (PLA) - 1 hora semanal por turma ou 5 horas em cada núcleo = 10 horas semanais (2 núcleos) Articular contatos, visitas e parcerias de interesse dos jovens para viabilizar os PLAs Relacionar atividades e Arcos Ocupacionais para integrar Qualificação Profissional e Participação Cidadã Contribuir para a integração entre os jovens de cada núcleo em atividades e apresentações públicas dos PLAs

7 Quais as funções desempenhadas pelos educadores? C) Educadores de Qualificação Profissional Planejar e orientar a implementação dos Arcos Ocupacionais Contatar empresas, organizações, visitas guiadas, estágios dos alunos e visitas de profissionais aos núcleos Pesquisar filmes, vídeos, livros para aproximar os jovens do mundo do trabalho e orientá-los em suas escolhas Analisar os Projetos de Orientação Profissional (POP) Interagir-se com os educadores de Participação Cidadã e de Formação Básica

8 Quais são as outras atividades dos educadores? Planejar as atividades presenciais de cada UF na semana anterior ao início da mesma Detalhar o planejamento nas reuniões semanais (2h) Articular as aulas das áreas específicas com as atividades integradoras: sínteses interdisciplinares, POP e PLA Orientar e/ou co-orientar o POP e o PLA. Colaborar na elaboração das sínteses interdisciplinares Avaliar coletivamente o desenvolvimento geral dos alunos com suporte da ficha especial (ficha 11) Corrigir trabalhos e provas Atender os alunos em suas dificuldades específicas (horário semanal de plantões)

9 Qual a duração e carga horária da qualificação profissional? A QP ocorre durante todo o curso (18 meses) A FTG é desenvolvida da UF I a IV Os Arcos são desenvolvidos ao longo das seis UFs. A carga horária da QP é 390 horas presenciais (5 horas semanais, durante 78 semanas) A carga horária da FTG (156 horas) é decrescente e a carga horária Arcos (234 horas) é crescente A carga horária não presencial deverá ser utilizada também pela QP. Não existe uma carga horária, dentro do arco, estabelecida ou pré-fixada para cada ocupação

10 Qual a carga horária e o nº de turmas atendidas por um educador do arco? Assim serão 3 educadores: 2 do Arco X – um atende a 4 turmas e o outro a 3 turmas – 1 do Arco Y que atenderá a 3 turmas Educador de Qualificação Profissional Mínimo de 3 turmas Mínimo de 4 turmas 15 a 20 horas de efetiva docência ArcosPrimeiro NúcleoSegundo NúcleoTotal X3 turmas4 turmas7 turmas Y2 turmas1 turma3 turmas Exemplo: O Município possui 2 núcleos – 10 turmas – e oferece 2 Arcos

11 Como desenvolver os Arcos? Organizar sua execução para as seis UFs (18 meses) Analisar cuidadosamente o material didático de cada arco para definir quanto tempo será necessário no desenvolvimento de cada ocupação Observar: O que, onde, como, quando e quanto será necessário para desenvolver o arco em cada UF? Qual ou quais arcos/ocupações apresentam maior complexidade? Onde desenvolver as atividades propostas em cada arco/ocupação? Será necessário trabalhar o arco/ocupação apenas em uma oficina ou laboratório? Quais as atividades que podem ocorrer no núcleo ou em visitas externas?

12 Quais estratégias pedagógicas poderão ser implementadas na execução dos arcos? É fundamental colocar o aluno em situações reais de vivência com as ocupações. Conhecer instituições relacionadas ao arco por meio de visitas técnica guiadas Ouvir profissionais especialistas Observar demonstração profissional da atividade Simular atividades


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