A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HANDEBOL. HISTÓRICO MODALIDADE CRIADA PELO ALEMÃO KARL SCHHELENZ, EM 1919. A PRINCIPIO O JOGO ERA DISPUTADO EM UM CAMPO DE 110 X 90. NO INICIO O JOGO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HANDEBOL. HISTÓRICO MODALIDADE CRIADA PELO ALEMÃO KARL SCHHELENZ, EM 1919. A PRINCIPIO O JOGO ERA DISPUTADO EM UM CAMPO DE 110 X 90. NO INICIO O JOGO."— Transcrição da apresentação:

1 HANDEBOL

2 HISTÓRICO MODALIDADE CRIADA PELO ALEMÃO KARL SCHHELENZ, EM A PRINCIPIO O JOGO ERA DISPUTADO EM UM CAMPO DE 110 X 90. NO INICIO O JOGO ERA DISPUTADO APENAS POR MULHERES NOS ARREDORES DE BERLIM. A PRIMEIRA PARTIDA DISPUTADA FOI EM 1925 ENTRE ALEMANHA E AUSTRIA ONDE OS ALEMÃES VENCERAM POR 6 A 3.

3 DESENVOLVIMENTO Em 1934, o COI (Comitê Olímpico Internacional) inclui o handebol como esporte Olímpico. Nas olimpíadas de Berlim (1936), seis países disputaram a medalha de ouro. A Alemanha tornou-se campeã, após derrotar a Áustria por 10 a 6. Em 1938, foi disputado, na Alemanha, o primeiro campeonato mundial de handebol. Em 18 de julho de 1946, foi fundada a IHF (International Handball Federation), atualmente com sede na cidade de Basiléia (Suíça).

4 No ano de 1966, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão. Após um período sem participação, o esporte volta a fazer parte das Olimpíadas nos Jogos Olímpicos de Montreal, em Porém, com regras reformuladas e partidas disputadas em quadra. Em 1987 o esporte passa integrar os jogos panamericanos, em Indianápolis (E.U.A.). Atualmente o esporte é praticado em 183 países, envolvendo mais de um milhão de equipes e trinta milhões de profissionais (jogadores, treinadores e outros profissionais do esporte).

5 CURIOSIDADE O BRASIL NUNCA OBTEVE UM RESULTADO EXPRESSIVO EM COMPETIÇÕES INTERNACIONAIS. MESMO ASSIM A MODALIDADE É A SEGUNDA MAIS JOGADA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS.

6 ENTIDADES RESPONSÁVEIS COI FEDERAÇÃO INTERNACIONAL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA FEDERAÇÃO PAULISTA

7 REGRAS QUADRA:

8 CAMPO DE JOGO 40X20M AREA DE GOLEIRO 6M LINHA DE ATAQUE (TRASSEJADA) 9M AREA DE SUBSTITUIÇÃO 3M DE CADA LADO AREA DE PENALIDADE 7M

9 TEMPO DE JOGO 2 TEMPOS DE 30 MINUTOS (PROGRESSIVO E SÓ PARADO QUANDO SOLICITADO PELO ARBITRO) INTERVALO DE 10 MINUTOS ENTRE O PRIMEIRO E O SEGUNDO TEMPO EM CASO DE PRORROGAÇÃO 2 TEMPOS DE 5 MINUTOS SEM INTERVALO

10 A BOLA A bola é constituída por um invólucro de couro ou de matéria plástica de cor uniforme. É de forma redonda. Bolas brilhantes ou lisas não serão permitidas. Para os homens, a bola deve medir no início do jogo de 58 a 60 cm de circunferência e pesar de 425 a 475g. Para as mulheres a bola deve medir no início do jogo de 54 a 56cm de circunferência de pesar de 325 a 400g.

11 JOGADORES Uma equipe se compõe de 12 jogadores (10 jogadores de quadra e 2 goleiros). EM QUADRA SÃO 6 DE LINHA E 1 GOLEIRO Durante o jogo os reservas podem entrar na quadra a qualquer momento e repetidamente, sem avisar o cronometrista, desde que os jogadores substituídos tenham abandonado a quadra. Isto vale igualmente para a substituíção do goleiro.

12 PUNIÇÕES AS EQUIPES PODEM TOMAR TRÊS CARTÕES AMARELOS. APÓS ISSO OS ATLETAS RECEBERÃO PUNIÇÕES DE 2 MINUTOS SE UM ÚNICO ATLETA LAVAR TRÊS PUNIÇÕES ELE RECEBE UM CARTÃO VERMELHO E A EQUIPE FICA COM UM JOGADOR A MENOS DURANTE DOIS MINUTOS CASO A FALTA SEJA MUITO GRAVE O JOGADOR PODE SER EXPULSO. ISSO OCORRE COM UM SINAL EM X FETIO COM OS BRAÇOS PELO ARBITRO.

13 DINÂMICA DE ARBITRAGEM É FORMADA POR DOIS ARBITROS, UM CRONOMETRISTA E UM SECRETARIO


Carregar ppt "HANDEBOL. HISTÓRICO MODALIDADE CRIADA PELO ALEMÃO KARL SCHHELENZ, EM 1919. A PRINCIPIO O JOGO ERA DISPUTADO EM UM CAMPO DE 110 X 90. NO INICIO O JOGO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google