A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Memória RAM. O que é Memória RAM Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Memória RAM. O que é Memória RAM Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório,"— Transcrição da apresentação:

1 Memória RAM

2 O que é Memória RAM Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório, em inglês, e esta nomenclatura se deve ao fato de que o sistema acessa dados armazenados de maneira não-sequencial, ao contrário de outros tipos de memória. A memória RAM é volátil, ou seja, não grava de modo permanente os dados nela contidos. Quando a alimentação do sistema é cortada, tudo que foi guardado é perdido.

3 Encapsulamento - DIP (Dual In Line Package) - esse é um tipo de encapsulamento de memória antigo e que foi utilizado em computadores XT e 286, principalmente como módulos EPROM (que eram soldados na placa). Também foi muito utilizado em dispositivos com circuitos menos sofisticados;

4

5 SIPP (Single In Line Pin Package) - esse tipo encapsulamento é uma espécie de evolução do DIP. A principal diferença é que esse tipo de memória possui, na verdade, um conjunto de chips DIP que formavam uma placa de memória (mais conhecida como pente de memória). O padrão SIPP foi aplicado em placas-mãe de processadores 286 e 386; - é o formato que deu origem ao termo pente de memória.

6 SIMM (Single In Line Memory Module) - o encapsulamento SIMM é uma evolução do padrão SIPP. Foi o primeiro tipo a usar um slot (um tipo de conector de encaixe) para sua conexão à placa-mãe. Existiram pentes no padrão SIMM com capacidade de armazenamento de 1 MB a 16 MB. Este tipo foi muito usado nas plataformas 386 e 486 (primeiros modelos).

7 Na verdade, houve dois tipos de padrão SIMM: o SIMM-30 e o SIMM-72. O primeiro é o descrito no parágrafo anterior e usava 30 pinos para sua conexão. O segundo é um pouco mais evoluído, pois usa 72 pinos na conexão e armazena mais dados (já que o pente de memória é maior), variando sua capacidade de 4 MB a 64 MB. O SIMM-72 foi muito utilizado em placas-mãe de processadores 486, Pentium e em equivalentes deste;

8

9

10 - DIMM (Double In Line Memory Module) - esse é o padrão de encapsulamento que surgiu após o tipo SIMM. Muito utilizado em placas-mãe de processadores Pentium II, Pentium III e em alguns modelos de Pentium 4 (e processadores equivalentes de empresas concorrentes), o padrão DIMM é composto por módulos de 168 pinos. Os pentes de memória DIMM empregam um recurso chamado ECC (Error Checking and Correction - detecção e correção de erros) e tem capacidades mais altas que o padrão anterior: de 16 a 512 MB. As memórias do tipo SDRAM e as DDRs utilizam o encapsulamento DIMM.

11

12

13 Resumo: Memórias estáticas: Também chamadas de sram são as memórias que equipam os chips de memória CACHE

14 Memórias Dinamicas - Dram memórias assíncronas - (não sincronizada com a freqüência do barramento local) FPM (Fast Page Mode): utilizada na maioria do antigos 486 A principal característica da FPM DRAM é que os seus acessos são feitos em grupos de 4 transferências. Utiliza encapsulamento dos tipos SIMM/30 ou SIPP/30. EDO (Extended Data Out): utilizada em na época dos 486 e Pentium Bastante comum a partir de 1995, a EDO (Extended Data Out) DRAM é obtida a partir de um melhoramento de engenharia nas memórias FPM DRAM.

15 Memórias Dinamicas - Dram memórias síncronas – (sincronizada com a freqüência do barramento local), chamadas de SDRAM SDR-SDRAM: Estas memórias são normalmente conhecidas por sua freqüência de operação: PC66. PC100 e PC133.

16

17

18 Memórias Dinamicas - Dram memórias síncronas – DDR-SDRAM: trabalham sincronizadas também, mas ao invés de enviar apenas um lote de dados por ciclo de transmissão, estas memórias enviam dois lotes de dados, duplicando a performance da memória. DDR é a abreviação de Double Data Rate que significa justamente taxa de transmissão duplicada.

19 DDR 2

20 Apesar do maior número de contatos, os módulos DDR e DDR2 são exatamente do mesmo tamanho que os módulos SDR de 168 vias, por isso foram introduzidas mudanças na posição dos chanfros de encaixe, de forma que você não consiga encaixar os módulos em placas incompatíveis. Os módulos SDR possuem dois chanfros, enquanto os DDR (abaixo) possuem apenas um chanfro, que ainda por cima é colocado numa posição diferente:

21 Os módulos DDR 2 também utilizam um único chanfro, mas ele está posicionado mais à esquerda que o usado nos módulos DDR, de forma que é novamente impossível encaixar um módulo DDR2 numa placa antiga:

22

23

24

25

26

27 Cache Atualmente as memórias cache vem nos processadores mas antes elas vinham embutidas na placa mãe.

28 1 - Comprando peças em uma loja da Santa Ifigênia, você é surpreendido com a pergunta de um cliente para o balconista: Você tem memória DIMM?. O balconista prontamente pergunta qual a capacidade que o cliente deseja. Em seguida, o cliente completa: Ela está mais barata que a memória DDR?. O balconista simplesmente falou que não e que em breve as memórias DIMM deixariam de ser revendidas pela loja e eles só trabalhariam com memória DDR. Se você acha que este diálogo foi absolutamente normal, então você – bem como a maioria das pessoas – acabou de cometer um erro importante no mundo do hardware. Quais erros foram cometidos acima? E de uma sugestão de como seria mais correto esse dialogo: 2) Diferencie memória ROM de memória RAM. 3) Cite 3 tipos diferentes de encapsulamento de memória. 4) Qual a principal diferença entre a memória SDRAM e a DDR?


Carregar ppt "Memória RAM. O que é Memória RAM Memória RAM é um sistema de armazenamento de dados. RAM significa Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google