A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos Básicos da Internet

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos Básicos da Internet"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Básicos da Internet
Definição:A Internet é, de uma vez e ao mesmo tempo, um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial e um meio para colaboração e interação entre indivíduos e seus computadores, independentemente de suas localizações geográficas. A Internet representa um dos mais bem sucedidos exemplos dos benefícios da manutenção do investimento e do compromisso com a pesquisa e o desenvolvimento de uma infra-estrutura para a informação. Começando com as primeiras pesquisas em trocas de pacotes, o governo, a indústria e o meio acadêmico tem sido parceiros.

2 Conceitos Básicos da Internet
Glossário: Attachment é o nome que se dá a um ou mais arquivos que seguem anexados (attached ou, aportuguesando, atachados) a uma mensagem eletrônica. Autenticação é a técnica pela qual a Internet requer a identificação do internauta através da digitação do seu username e password. Backbone é a infra-estrutura formada pelas linhas de comunicação e o hardware de transmissão e de recepção para acesso à Internet .

3 Conceitos Básicos da Internet
Glossário: Banner é um anúncio de propaganda colocado num website . Browser são programas de computador usados para localizar e visualizar documentos em HTML. São esses programas que permitem a navegação no ambiente WWW e a visualização de websites. Os mais famosos browsers são o Netscape e o Internet Explorer. Criptografia é o embaralhamento do conteúdo de uma mensagem eletrônica ou e- mail numa sequência de caracteres alfa- numéricos. É usada para dar maior segurança ao envio de dados pela Internet.

4 Conceitos Básicos da Internet
Glossário: Dial-Up é nome do programa utilizado pelo Windows para fazer a conexão do internauta com o provedor de acesso à Internet. Download é o ato de copiar um arquivo de um website qualquer disponível na Internet para o seu computador pessoal. Firewall são softwares de proteção cuja missão é impedir a entrada de hackers em empresas conectadas à Internet. Formulários são páginas HTML usadas para coletar informações dos internautas. São também chamadas "scripts".

5 Conceitos Básicos da Internet
Glossário: Gateway é a porta de entrada de cada rede individual ligada à Internet. Homepage é a página de entrada ou página principal de um website. É nesta página que estão os links para as demais páginas do website. Host é um computador numa rede de computadores. Intranet é uma rede baseada em protocolos TCP/IP (uma internet) que pertence a uma empresa e que é acessada apenas pelos membros e funcionários da empresa (e, eventualmente, também por outras pessoas que tenham autorização para tal). Como a Internet, intranets são usadas para compartilhar informações.

6 Conceitos Básicos da Internet
Glossário: On-line significa ligado e conectado. Usuários estão on-line quando estão conectados com a Internet através de um modem. Página é o conjunto de textos e ilustrações que são mostrados em uma mesma tela. Portal é uma página ou website que agrega vários links e serviços, servindo como porta de entrada ou ponto de partida para a navegação de internautas. Provedor de acesso é uma empresa que provê acesso à Internet aos seus clientes através da manutenção de uma central de linhas telefônicas exclusivas ligadas aos seus servidores de serviços Internet.

7 Conceitos Básicos da Internet
Glossário: Freeware é um programa de distribuição livre, desde que não seja para uso comercial. O termo freeware nao significa necessariamente que o programa seja gratuito, mas sim que existe liberdade de se conhecer, adaptar, corrigir, modificar, redistribuir ou vender o código do programa. Muitos freeware são gratuitos. Adware é um programa gratuito para o usuário, que exibem publicidade de empresas que patrocinam o seu desenvolvimento.

8 Conceitos Básicos da Internet
Glossário: Shareware programa criado por autor independente. É disponibilizada uma cópia de avaliação, que se pode instalar gratuitamente e funciona durante um certo período (30 dias) ou que possui apenas algumas de suas funções ativadas. Payware programa que deve ser comprado.

9 Conceitos Básicos da Internet - Funcionamento
Conexão telefone/cabo/rádio (56 Kbps à 256 MBps) Provedor Usuário Conexão dedicada (64 Kbps à 2MBps) Internet2 155 MBps Conexão dedicada (2 Mbps) Internet2 155 MBps EUA Embratel/RNP Backbone

10 Conceitos Básicos da Internet - IP
Cada computador na Internet tem um único endereço, chamado de Endereço IP. Este é um número representado por quatro números unidos por pontos ('.'). Um exemplo é o endereço do servidor do Energia que tem o endereço IP , esse tipo de representação também é chamado de quádrupla. As primeiras duas ou três partes representam a subrede à qual o sistema está ligado. Por exemplo, todos os computadores estão na subrede

11 Conceitos Básicos da Internet - IP
Cada endereço IP tem um nome associado (ex. contudo para que a informação possa trafegar na rede somente pelo número. Como é bem mais fácil memorizar o nome, existe um servidor que faz a conversão do nome para o número. DNS significa Domain Name Server. É um sistema hierárquico de bases de dados distribuídas que converte um nome de domínio em um endereço IP. A Internet foi projetada para uso de ambos os métodos, tanto o "Domain Name" como "Endereço IP".

12 Conceitos Básicos da Internet - Domínio
Domínio é o nome de uma área reservada num servidor Internet que indica o endereço de um website. O identificador do ambiente Web (http://www) não faz parte do domínio. Geralmente, o domínio toma a forma de nomedaempresa.com.br, se a empresa for comercial, ou nomedaorganização.org.br, se a empresa não for comercial. Existem também outros tipos de domínios no Brasil(.edu, .br, .com, .gov, etc)

13 Conceitos Básicos da Internet - Domínio
A obtenção de domínio com o nome da sua empresa, projeto ou produto é fundamental , pois a forma mais fácil de alguém supor o seu endereço de website (ou URL) é colocando o nome da sua empresa ou projeto ou produto.com.br. O Que É Necessário para Registrar um Domínio no Brasil? No Brasil, o órgão regulador de domínios é a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. A FAPESP mantém o banco de registros de domínios pela Internet. O registro.br permite o registro, a manutenção e a publicação dos domínios na Internet sob o domínio .br (indicador do Brasil como país sede do domínio), por pessoas físicas e jurídicas estabelecidas no Brasil.

14 WWW - World Wide Web (teia mundial)
Funcionamento dos Browsers WWW - World Wide Web (teia mundial) Cada página tem seu endereço particular e único, chamado URL(Uniform Resource Locator). Não se preocupe com o significado disso, o que você precisa saber é que o URL contém o endereço para a página que você quer acessar.

15 Funcionamento dos Browsers
Parar de carregar a página Voltar à pagina anterior Ir à pagina inicial Ferramenta de Correio eletrônico Imprimir pagina atual Página Atualizar a página atual Avançar à pagina seguinte Barra de localização link Acessar a página fixar conceitos Acessar página visualizar backbone

16 Álgebra Booleana Funções algébricas Booleanas (funções lógicas) AND OR
NOT XOR Combinações

17 Álgebra Booleana AND (Lógica E) ENTRADAS SAÍDA 1 S B A

18 Álgebra Booleana OR (Lógica OU) ENTRADAS SAÍDA 1 S B A

19 Álgebra Booleana NOT (Lógica NÃO) ENTRADA SAÍDA 1 S A

20 XOR (Lógica OU EXCLUSIVO)
Álgebra Booleana XOR (Lógica OU EXCLUSIVO) ENTRADAS SAÍDA 1 S B A

21 Ferramentas da Internet - Ping
Definição: Aplicativo para verificar se uma determinada máquina está ativa. Sintaxe: ping nomeDaMáquina (no prompt do DOS) Tempo de resposta Tentativas de comunicação com o host Número IP da máquina Num. De pacotes enviados Num. De pacotes recebidos Num. De pacotes perdidos Num. De pacotes perdidos

22 Ferramentas da Internet - WinIpCfg
Definição: Aplicativo para apresentar a configuração IP da máquina. Sintaxe: winipcfg (no prompt do DOS ou no executar) Nome máquina Servidor DNS Endereço MAC Endereço IP Máquina de saída

23 Ferramentas da Internet - Tracert
Definição: Aplicativo para apresentar o caminho percorrido pelo pacote até o destino. Sintaxe: tracert nomeDaMáquina (no prompt do DOS)

24 Ferramentas da Internet - FTP
Definição: FTP significa File Transfer Protocol ou Protocolo de transferência de arquivos. É o protocolo para a transferência eficiente e confiável de arquivos entre servidores distintos, possibilitando o armazenamento remoto de arquivos e a sua recuperação. Para transferir arquivos de uma máquina remota, conectada a internet, o usuário deve ter uma conta (login) e uma senha (password). A partir disso pode-se navegar entre os diretórios dessa conta e transferir os arquivos dela para seu computador local, ou vice-versa. Muitos computadores permitem que você os acesse remotamente (embora de forma restrita) mesmo sem ter uma conta ou senha - o chamado FTP anômimo.

25 Ferramentas da Internet - FTP via Browser
Diretório atual Retornar um nível no diretório Pasta ou diretório

26 Ferramentas da Internet - FTP via Browser
Arquivo .exe Data de atualização Tamanho do arquivo Para fazer o ftp (dowloading) basta clicar no arquivo desejado e selecionar o diretório para onde seja copiá-lo.

27 Ferramentas da Internet - Correio Eletrônico
Definição: (vem do termo eletronic mail), é o processo pelo qual você envia mensagens por meio de uma rede de computadores. Podendo attachar arquivos as mensagens Formato: Identificação do usuário Separador entre ident. e servidor Servidor de É uma forma barata de se comunicar com outras pessoas.

28 Ferramentas da Internet - Correio Eletrônico
Além do envio/recebimento de mails via navegador, existem softwares que foram feitos para isto, como: Outlook (Microsoft); Eudora (Qualcom); Netscape Messager (Netscape). A vantegem do uso destes softwares, quando se faz o acesso via conexão discada, é a economia, pois pode se baixar primeiro todos os mails e depois lê-los, sem estar conecatado ao servidor.

29 Ferramentas da Internet - Correio Eletrônico
Como ter certeza de que minha mensagem chegou ao destinatário? Infelizmente não existe uma maneira consistente e geral de se ter certeza que uma mensagem chegou a seu destinatário. É importante ter em mente, contudo, que a regra geral e que as mensagens cheguem, é que a Internet avisa se por algum motivo isso não acontecer. Alguns softwares podem ser configurados para que o destinatário avise se recebeu a mensagem.

30 Ferramentas da Internet - Outros Serviços
Chat É o encontro virtual onde pessoas podem se encontrar e conversar em tempo real através de mensagens escritas, tanto participando de discussões grupais, em um dos milhares de canais e salas de bate-papo, como conversando em particular com amigos e familiares. Você pode “conversar” tanto utilizando o mIRC, como o ICQ ou através de salas de chat pela Web. Para os dois primeiros é necessário fazer o download do software e instalá-lo na máquina.

31 Ferramentas da Internet - Outros Serviços
Lista de Discussão É uma lista de endereços de correio eletrônico de pessoas interessadas em determinados assuntos. Uma lista de discussão é formada quando existe um número relativamente grande de pessoas que pretendem discutir algum assunto online, através de mails. Quando você envia uma mensagem para o endereço eletrônico da lista, um programa de computador no servidor de correio eletrônico automaticamente re-distribui a mensagens para os endereços eletrônicos dos participantes da lista.

32 Ferramentas da Internet - Outros Serviços
Telnet Telnet é um serviço que permite a um usuário entrar em outra máquina ligada a Internet, transformando a máquina local em um terminal da máquina remota. Para executar o telnet é necessário que o usuário tenha acesso a uma conta nessa máquina, incluindo uma senha. Quando você usar o Telnet para conectar-se a um outro computador, parecerá que você está sentado em frente ao teclado daquele computador. Por questões de segurança, alguns servidores não ativam este tipo de serviço, ou limitam o seu uso a alguns usuários.

33 Ferramentas da Internet - FTP
Existem softwares específicos para se fazer um FTP. Eles implementam caracterísitcas como: Transferência bi-direcional; Re-iniciar uma transferência de arquivo, a partir do ponto onde foi interrompida; Desligar automaticamente o computador ao encerrar uma transferência; Rotinas para otimizar download. Dentre os softwares existentes pode-se destacar: NetVampire, Lightning Download GetRight


Carregar ppt "Conceitos Básicos da Internet"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google