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Avaliação institucional no âmbito do SINAES: o caso da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Prof. Wagner Bandeira Andriola Coordenador de Análise Institucional e Avaliação (Pró-Reitoria de Planejamento) Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA)
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Idéias Iniciais Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Foi instituído pela Lei Federal n° de 14 de fevereiro de 2004. Visa a obter conhecimento global acerca de todas as atividades das IES, através da integração de diversas bases de dados, uso de vários instrumentos e engajamento dos diferentes atores institicionais.
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Pressupostos Teóricos
Holística (propiciar conhecimento do todo); Participativa (buscar o engajamento dos atores); Útil (servir ao aprimoramento da IES); Ética (pautada em valores acadêmico-científicos); Sistemática (ter ciclo regular); Iluminadora (geradora de novos conhecimentos); Pedagógica (propiciar reflexão coletiva acerca dos conhecimentos gerados); Indutora (gerar novos comportamentos individuais e nova consciência coletiva.
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Pressupostos Teóricos
Deve constituir-se numa sistemática rigorosa, que visa a identificar o mérito ou o valor de todas as atividades (MEIO E FIM) desenvolvidas pelas IES para proporcionar seu repensar ou re-planejar. Necessita, por isso mesmo, ser atividade coletiva. Assim, a avaliação institucional não constitui-se em atividade com fim em si mesma. Serve para o aprimoramento de todas as atividades das IES e, por conseguinte, do Sistema de Educação Superior brasileiro.
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Pressupostos Teóricos
Devemos indagar-nos, neste momento: Qual a natureza das atividades institucionais a serem avaliadas?
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Atividades Institucionais
F E S Reperc. Social Atividades MEIO: recursos humanos (docentes, discentes e téc.-adm.); PDI e PPI; sustentabilidade financeira; estrutura física (lab. e equip.); comunicação interna e externa; biblioteca e acervo; currículo; clima e gestão institucionais; ênfase à publicação; planejamento estratégico etc.
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Repercussões internas
Idéia de avaliação institucional como atividade multi-referencial, holística e complexa. Idéia de avaliação institucional como processo participativo e democrático. Idéia de avaliação institucional como atividade geradora de novos conhecimentos. Idéia de avaliação institucional como atividade propiciadora de reflexão e de discussão coletiva. Propiciadora de maior consciência coletiva acerca do valor da avaliação institucional.
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Repercussões internas
Idéia de avaliação como atividade que permite o aprimoramento institucional. Idéia de avaliação como guia e iluminadora do planejamento estratégico e das atividades institucionais (atividades meio e fim). Idéia de avaliação como exercício cotidiano de reflexão coletiva acerca da realidade institucional e da práxis dos seus atores. Idéia de avaliação institucional como processo de formação política e cidadã. Idéia de avaliação como atividade indutora de novos comportamentos individuais e coletivos.
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Exemplo de uso da avaliação institucional
Afirmamos que a avaliação institucional proporciona reflexão coletiva acerca da IES; Possibilita ao gestor e aos atores institucionais maior e melhor conhecimento acerca da IES; Possibilita múltiplos olhares em torno de um mesmo aspecto institucional; Induz a novos comportamentos; Ilumina o gestor na tomada de decisões. Vejamos um exemplo do seu uso.
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Exemplo do uso da Avaliação Institucional
5 a 7% ano
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Depende do ponto de vista.
Será positivo ou negativo continuar com uma taxa de crescimento do número de matriculados nos cursos de graduação ao redor de 7% ao ano? Depende do ponto de vista. Vejamos: de acordo com a visão da sociedade. 15 a 20% ano
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De acordo com a sociedade (egressos do ensino médio): a taxa de crescimento do número de matriculados é visivelmente insuficiente dada a maior demanda social. De acordo com o mantenedor: trata-se de taxa excelente, pois revela a otimização do uso dos recursos financeiros e humanos das IFES; De acordo com o gestor: pode-se dizer que é uma taxa bastante satisfatória, dado: (a) o “congelamento” do financiamento das IFES praticado pelo Governo Federal, no mesmo período; (b) as precárias condições materiais de trabalho (incluam-se salas de aula, equipamentos de informática e laboratórios); (c) a baixa motivação dos servidores das IFES (políticas federais de “congelamento” salarial), que implica em pouco envolvimento em algumas atividades institucionais de porte (a avaliação institucional é uma delas).
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À Guisa de Conclusão Avaliação institucional = reflexão coletiva (múltiplos olhares sobre um mesmo aspecto da IES), que busca o aprimoramento institucional. Implica, portanto, compromisso dos atores institucionais. Supõe, assim, câmbios na cultura institucional estabelecida de desvalorização da atividade de avaliação institucional. Essas mudanças constituem processo gradual, lento e muitas vezes frustrante. Possibilita à IES comparar o passado com o presente (avaliação diagnóstica e crítica).
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À Guisa de Conclusão Aplicação à avaliação educacional das idéias do russo Lev S. Vygotsky: zona de desenvolvimento institucional atual (ZDIA = presente institucional) e zona de desenvolvimento institucional potencial (ZDIP = (futuro institucional). O que sou (ZDIA) e o que idealizo ser (ZDIP), enquanto INSTITUICAO EDUCACIONAL (formada por atividades MEIO e FIM). Assim, ressaltamos a tese central da nossa apresentação: A avaliação institucional (diagnóstica, crítica e participativa) fundamenta o planejamento estratégico institucional (participativo), isto e, o olhar consciente de uma coletividade para o seu futuro.
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Prof. Wagner Bandeira Andriola.
OBRIGADO A TODOS. Prof. Wagner Bandeira Andriola. (PRPL - UFC).
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