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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: IMPACTOS INSTITUCIONAIS LUCIA IZABEL CZERWONKA SERMANN.

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Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: IMPACTOS INSTITUCIONAIS LUCIA IZABEL CZERWONKA SERMANN."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: IMPACTOS INSTITUCIONAIS LUCIA IZABEL CZERWONKA SERMANN

2 PUCPR IES Particular Católica Comunitária Marista Desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura e promover a formação integral e permanente de cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e o progresso da sociedade.

3 PUCPR Qualidade, Sintonia social, Crescimento. OPÇÕES ESTRATÉGICAS:

4 PUCPR Desenvolver a qualidade do ensino na graduação Consolidar pós-graduação e pesquisa Intensificar a atuação comunitária Desenvolver a educação à distância Gestão com eficácia e eficiência operacional Aprimorar a comunicação institucional Consolidar um quadro de docentes titulados OBJETIVOS:

5 AVALIAÇÃO COMO POLÍTICA toda pol í tica p ú blica é uma forma de interven ç ão na realidade social envolve diferentes sujeitos e organiza ç ões é orientada por interesses, expectativas, intencionalidades econômicas, sociais, pol í ticas, institucionais, etc.

6 AVALIAÇÃO COMO POLÍTICA INSTITUCIONAL COMPLEXIDADE organizacional Pr á tica Reflexiva Execu ç ão das a ç ões necess á rias para cumprir os objetivos e metas estabelecidos. Identidade institucional Consciência social Dimensão humana

7 AVALIAÇÃO COMO FORÇA REGULADORA Mecanismo de aperfeiçoamento de gestão Orientação para a excelência e melhoria contínua dos processos Análise e conhecimento da Universidade Assegurar a efetividade institucional Facilitar a prestação de contas (accountability)

8 AVALIAÇÃO COMO PROGRAMA INSTITUCIONAL Processo que envolve: diagn ó stico, planejamento, mobiliza ç ão e aloca ç ão de recursos, divisão de trabalho, uso de controles, intera ç ão entre sujeitos, interesses diversos, adapta ç ões, riscos...

9 Campi da PUCPR

10 Cursos de graduação

11 Matriculados nos cursos de graduação

12 Número de docentes da PUCPR

13 Percentual de docentes segundo a qualificação

14 Formação continuada

15 Cursos de especialização

16 Número de funcionários

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20 PERSPECTIVAS Perspectiva Institucional Perspectiva Acadêmica Perspectiva Administrativa AVALIAÇÃOINSTITUCIONALAVALIAÇÃOINSTITUCIONAL

21 PERSPECTIVA INSTITUCIONAL Percentual de alunos atendidos com bolsas de estudoPercentual de alunos atendidos com bolsas de estudo Devolução de bolsas em projetos sociais Percentual de alunos envolvidos em projetos sociais (exceto Projeto Comunitário)Percentual de alunos envolvidos em projetos sociais (exceto Projeto Comunitário) n o de horas de participação dos docentes no Projeto Identidade n o de docentes participantes do Projeto Identidade n o de eventos / atendimentos da Pastoral n o de procedimentos / pacientes atendidos nas clínicas e institutosn o de procedimentos / pacientes atendidos nas clínicas e institutos n o de atendimentos à comunidade nos Programas do ProAção n o de crescimento da procura pelo ProAção n o de ações desenvolvidas no Projeto Comunitário n o de participantes das ações do Programa de Aleitamento Materno – Palma n o de clientes do entorno socialn o de clientes do entorno social etcetc

22 PERSPECTIVA ACADÊMICA n o de cursos de graduaçãon o de cursos de graduação n on o de matriculados nos cursos de graduação Auto-Avaliação dos cursos de graduaçãoAuto-Avaliação dos cursos de graduação Desempenho do ENADE (% dos cursos) Avaliação-externa dos cursos de graduação n o de alunos matriculados na pós-graduaçãon o de alunos matriculados na pós-graduação n o de programas oferecidos lato e stricto sensu oferecidos n o de grupos de pesquisa cadastrado n o de ações de atenção aos alunos portadores de necessidades especiais n o de eventos de extensão realizadas por centro universitário n o de procedimentos acadêmicos na modalidade de EADn o de procedimentos acadêmicos na modalidade de EAD n o de docentes capacitados para a modalidade de EADn o de docentes capacitados para a modalidade de EAD n o de professores em oficinas formação continuadan o de professores em oficinas formação continuada etcetc

23 PERSPECTIVA ADMINISTRATIVA Avaliação docenteAvaliação docente Índice de professores titulados / investimento da instituiçãoÍndice de professores titulados / investimento da instituição Índice de professores com 40 horas semanais de trabalhoÍndice de professores com 40 horas semanais de trabalho Taxa de evasão dos alunos Escolaridade dos funcionários alcançada com recursos ou programas da instituiçãoEscolaridade dos funcionários alcançada com recursos ou programas da instituição Relação candidato vaga n o de alunos em relação ao n o de funcionários n o de laboratórios, auditórios, salas de aula, acervo bibliográfico, equipamentos de informática etc. Taxa de crescimento dos índices de produtividade aparenteTaxa de crescimento dos índices de produtividade aparente etcetc

24 REBATIMENTO DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO NAS AÇÕES AVALIATIVAS DA PUCPR Constiuição da Comissão Própria de Avaliação Estrutração do Projeto de Auto-Avaliação Sensibilização da Comunidade Acadêmica Coleta de dados Divulgação dos relatórios Reorientação das ações institucionais Meta-avaliação

25 AVALIAÇÃO PARA A EFETIVIDADE Auto-renovação e melhoria em todos os segmentos da instituição, considerando as evidências quantitativas e qualitativas dos resultados da avaliação, a fim de examinar a congruência com os propósitos e objetivos educacionais.

26 EFETIVIDADE INSTITUCIONAL: IMPACTOS Avaliação de resultados do estudante Produtividade do corpo docente Excelência no ensino e na pesquisa Impacto do ambiente nos resultados acadêmicos Planejamento e uso eficiente dos recursos Qualidade e utilidade dos serviços Comparação entre a missão e funções para verificar congruência e incongruência

27 A avaliação é um processo fundamental para o desenvolvimento contínuo da universidade. Pois é preciso saber, de forma permanente e integrada, quais são os valores dominantes nas suas atividades, sejam elas pedagógicas ou administrativas, bem como, compreendê-las crítica e integradamente para a construção de sua qualidade.


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